Proposição diagnóstica para o atraso no crescimento em adolescentes escolares: análise de conteúdo e validação clínica
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24743 |
Resumo: | O termo crescimento é muitas vezes compreendido, conceitualmente, como sinônimo de desenvolvimento. Apesar de correlatos, esses são fenômenos distintos. O crescimento é um acontecimento biológico complexo, determinado geneticamente e modulado por fatores extrínsecos. No período da adolescência, o ser humano vivência uma série de alterações, dentre elas seu segundo surto de crescimento. Diante da necessidade de clarificar esse termo e analisar os fatores influenciadores e as características do atraso no crescimento durante a adolescência, o presente estudo tem como objetivo analisar o conteúdo e as medidas de acurácia da proposição diagnóstica de enfermagem Atraso no crescimento em adolescentes escolares. Trata-se de um estudo metodológico, desenvolvido em duas etapas, a saber: análise de conteúdo e validação clínica. Na primeira etapa, foram analisados os componentes e definições da proposição diagnóstica, por meio do grupo focal, com nove enfermeiras. Ocorreram três encontros, nos meses de janeiro a fevereiro de 2017. A segunda etapa avaliou, na prática clínica, as características definidoras mais acuradas para a proposição diagnóstica. Participaram 385 adolescentes de oito escolas estaduais, localizadas no município de Natal-RN. Para análise dos dados, foi utilizada a estatística descritiva e inferencial. Na análise descritiva, utilizou-se as medidas de tendência central e de dispersão. Na inferencial, a mensuração das medidas de acurácia ocorreu por meio da análise de classe latente, sendo obtidos valores de especificidade e sensibilidade. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob o número 1.713.820. Os achados referentes à primeira etapa resultaram em oito fatores relacionados a proposição atraso no crescimento e sete características definidoras. Como definição para a proposição diagnóstica, adotou-se: Crescimento abaixo do esperado para indivíduos, de mesmo sexo, na faixa etária de 10 aos 19 anos. A prevalência do diagnóstico proposto foi de 1,3% na clientela investigada. As características definidoras com maior sensibilidade foram Velocidade de crescimento abaixo do esperado e Baixa estatura por idade. Os específicos foram: Baixo peso por idade, Velocidade de crescimento abaixo do esperado, Estatura final inferior ao alvo genético e maturação sexual retardada. Conclui-se que a proposição diagnóstica atraso no crescimento foi analisada pelos especialistas e validada na clínica. Acredita-se que essa validação contribuiu para o avanço do conhecimento da enfermagem ao fornecer um conjunto de características que auxiliam o enfermeiro na detecção do atraso no crescimento em adolescentes escolares. Outrossim, permite ao profissional a aproximação das terminologias específicas da profissão, a partir de elementos acurados para a sua prática clínica. |
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Lúcio, Kadyjina Daiane Batistahttp://lattes.cnpq.br/9950072832568453https://orcid.org/0000-0002-7255-960Xhttp://lattes.cnpq.br/4545130167501174Vieira, Caroline Evelin Nascimento Kluczynikhttp://lattes.cnpq.br/9110613032951067Santos, Paula Fernanda Brandão Batista doshttp://lattes.cnpq.br/0414246002092813Guedes, Nirla Gomeshttp://lattes.cnpq.br/3155866747356509Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho2018-02-16T15:10:23Z2018-02-16T15:10:23Z2017-12-18LÚCIO, Kadyjina Daiane Batista. Proposição diagnóstica para o atraso no crescimento em adolescentes escolares: análise de conteúdo e validação clínica. 2017. 121f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24743O termo crescimento é muitas vezes compreendido, conceitualmente, como sinônimo de desenvolvimento. Apesar de correlatos, esses são fenômenos distintos. O crescimento é um acontecimento biológico complexo, determinado geneticamente e modulado por fatores extrínsecos. No período da adolescência, o ser humano vivência uma série de alterações, dentre elas seu segundo surto de crescimento. Diante da necessidade de clarificar esse termo e analisar os fatores influenciadores e as características do atraso no crescimento durante a adolescência, o presente estudo tem como objetivo analisar o conteúdo e as medidas de acurácia da proposição diagnóstica de enfermagem Atraso no crescimento em adolescentes escolares. Trata-se de um estudo metodológico, desenvolvido em duas etapas, a saber: análise de conteúdo e validação clínica. Na primeira etapa, foram analisados os componentes e definições da proposição diagnóstica, por meio do grupo focal, com nove enfermeiras. Ocorreram três encontros, nos meses de janeiro a fevereiro de 2017. A segunda etapa avaliou, na prática clínica, as características definidoras mais acuradas para a proposição diagnóstica. Participaram 385 adolescentes de oito escolas estaduais, localizadas no município de Natal-RN. Para análise dos dados, foi utilizada a estatística descritiva e inferencial. Na análise descritiva, utilizou-se as medidas de tendência central e de dispersão. Na inferencial, a mensuração das medidas de acurácia ocorreu por meio da análise de classe latente, sendo obtidos valores de especificidade e sensibilidade. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob o número 1.713.820. Os achados referentes à primeira etapa resultaram em oito fatores relacionados a proposição atraso no crescimento e sete características definidoras. Como definição para a proposição diagnóstica, adotou-se: Crescimento abaixo do esperado para indivíduos, de mesmo sexo, na faixa etária de 10 aos 19 anos. A prevalência do diagnóstico proposto foi de 1,3% na clientela investigada. As características definidoras com maior sensibilidade foram Velocidade de crescimento abaixo do esperado e Baixa estatura por idade. Os específicos foram: Baixo peso por idade, Velocidade de crescimento abaixo do esperado, Estatura final inferior ao alvo genético e maturação sexual retardada. Conclui-se que a proposição diagnóstica atraso no crescimento foi analisada pelos especialistas e validada na clínica. Acredita-se que essa validação contribuiu para o avanço do conhecimento da enfermagem ao fornecer um conjunto de características que auxiliam o enfermeiro na detecção do atraso no crescimento em adolescentes escolares. Outrossim, permite ao profissional a aproximação das terminologias específicas da profissão, a partir de elementos acurados para a sua prática clínica.The term growth is often understood, conceptually, as synonymous with development. Although correlates, these are different phenomena. Growth is a complex biological event, genetically determined and modulated by extrinsic factors. In adolescence, the human being experiences a series of alterations, among them his second growth spurt. Given the need to clarify this term and to analyze the factors influencing and the characteristics of growth retardation during adolescence, the present study aims to analyze the content and accuracy measures of the nursing diagnosis Delay in growth in school adolescents. It is a methodological study, developed in two stages, namely: content analysis and clinical validation. In the first stage, the components and definitions of the diagnostic proposal were analyzed, through the focal group, with nine nurses. Three meetings took place from January to February 2017. The second stage evaluated, in clinical practice, the most accurate defining characteristics for the diagnostic proposition. A total of 385 adolescents from eight state schools, located in the city of Natal-RN, participated. To analyze the data, descriptive and inferential statistics were used. In the descriptive analysis, the measures of central tendency and dispersion were used. In the inferential, the measurement of the accuracy measurements occurred through the latent class analysis, obtaining values of specificity and sensitivity. The research project was approved by the Research Ethics Committee under number 1,713,820. The findings related to the first stage resulted in eight factors related to the delayed growth proposition and seven defining characteristics. As a definition for the diagnostic proposition, we adopted: Growth below that expected for individuals of the same sex, in the age group from 10 to 19 years. The prevalence of the proposed diagnosis was 1.3% in the clientele investigated. The defining characteristics with greater sensitivity were growth velocity below the expected and Low stature by age. The specifics were: Low weight for age, Lower than expected growth velocity, Final height below the genetic target and delayed sexual maturation. It is concluded that the diagnostic proposition delayed growth was analyzed by the specialists and validated in the clinic. It is believed that this validation contributed to the advancement of nursing knowledge by providing a set of characteristics that help the nurse in the detection of growth retardation in school adolescents. In addition, it allows the professional to approach the specific terminologies of the profession, from elements that are accurate to their clinical practice.porCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMDiagnóstico de enfermagemEstudos de validaçãoAdolescenteInsuficiência de crescimentoEscolaresProposição diagnóstica para o atraso no crescimento em adolescentes escolares: análise de conteúdo e validação clínicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTKadyjinaDaianeBatistaLucio_DISSERT.pdf.txtKadyjinaDaianeBatistaLucio_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain234517https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24743/2/KadyjinaDaianeBatistaLucio_DISSERT.pdf.txt59a1c57a360443fe3061317691cf1f16MD52THUMBNAILKadyjinaDaianeBatistaLucio_DISSERT.pdf.jpgKadyjinaDaianeBatistaLucio_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2675https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24743/3/KadyjinaDaianeBatistaLucio_DISSERT.pdf.jpg6125660fc103aa551704106f55b6da08MD53TEXTKadyjinaDaianeBatistaLucio_DISSERT.pdf.txtKadyjinaDaianeBatistaLucio_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain234517https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24743/2/KadyjinaDaianeBatistaLucio_DISSERT.pdf.txt59a1c57a360443fe3061317691cf1f16MD52THUMBNAILKadyjinaDaianeBatistaLucio_DISSERT.pdf.jpgKadyjinaDaianeBatistaLucio_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2675https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24743/3/KadyjinaDaianeBatistaLucio_DISSERT.pdf.jpg6125660fc103aa551704106f55b6da08MD53ORIGINALKadyjinaDaianeBatistaLucio_DISSERT.pdfKadyjinaDaianeBatistaLucio_DISSERT.pdfapplication/pdf3085824https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24743/1/KadyjinaDaianeBatistaLucio_DISSERT.pdfb63fe15f251b41dbcd6a5ee50ffc2221MD51123456789/247432022-10-14 19:16:43.148oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24743Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-10-14T22:16:43Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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