Sequência didática para o estudo da paisagem no contexto da educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Maria do Socorro de Moura
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49100
Resumo: Este relatório técnico tem como objetivo construir uma sequência didática para o ensino da Geografia na Educação de Jovens e Adultos (EJA), enfatizando o estudo da paisagem, dos espaços e lugares de vivência dos estudantes. Parte-se de um contexto de fragilidade de políticas públicas e efetivação de ações voltadas à modalidade, a qual é formada por estudantes jovens e adultos com suas trajetórias e vivências, que constituem-se nos elementos a serem significados e reconhecidos com esta sequência didática. O estudo se desenvolveu a partir de uma revisão bibliográfica e documental que desembocou em sua análise, da coleta de dados que ocorreu por meio de um questionário virtual com perguntas semiestruturadas, além da observação e do desenvolvimento da intervenção em sala de aula. A proposta da sequência didática possibilitou discutir o conceito de espaço e de paisagem, a elaboração de narrativas que versavam sobre experiências em suportes diversos: como a leitura, a escrita e a fotografia. Estas narrativas foram objeto de análise a posteriori, compreendendo que estas “falas” revelam os espaços cotidianos e oportunizam ao aluno a reflexão sobre a constituição das paisagens, suas transformações, dinâmicas, bem como a ação transformadora do Homem. Como contribuição, entende-se que esta proposta visa desconstruir uma ideia de fragilidade e precariedade atribuídas ao público e à modalidade, oportunizando a criação de práticas e metodologias próprias às salas de aula da EJA. Por fim, constatou-se que por meio do estudo da paisagem geográfica, os alunos expressaram um conhecimento geográfico que ultrapassa os componentes curriculares, visto que partem de suas realidades na tentativa de compreender os diferentes aspectos que a constituem (culturais, naturais, sociais), reverberando na tomada de consciência e de sentido que são sujeitos produtores e transformadores do espaço.
id UFRN_2d183ac36752ba28c169577bbe7b56c8
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49100
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Pereira, Maria do Socorro de Mourahttps://orcid.org/0000-0001-7321-178Xhttp://lattes.cnpq.br/2134052466686472http://lattes.cnpq.br/1897351088415800Aguiar, Alexandre da Silvahttp://lattes.cnpq.br/1732985241974213Correa, Gabriel SiqueiraMorais, Ione Rodrigues DinizFernandez, Pablo Sebastian Moreira2022-08-08T18:37:40Z2022-08-08T18:37:40Z2022-05-17PEREIRA, Maria do Socorro de Moura. Sequência didática para o estudo da paisagem no contexto da educação de jovens e adultos. 2022. 111f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49100Este relatório técnico tem como objetivo construir uma sequência didática para o ensino da Geografia na Educação de Jovens e Adultos (EJA), enfatizando o estudo da paisagem, dos espaços e lugares de vivência dos estudantes. Parte-se de um contexto de fragilidade de políticas públicas e efetivação de ações voltadas à modalidade, a qual é formada por estudantes jovens e adultos com suas trajetórias e vivências, que constituem-se nos elementos a serem significados e reconhecidos com esta sequência didática. O estudo se desenvolveu a partir de uma revisão bibliográfica e documental que desembocou em sua análise, da coleta de dados que ocorreu por meio de um questionário virtual com perguntas semiestruturadas, além da observação e do desenvolvimento da intervenção em sala de aula. A proposta da sequência didática possibilitou discutir o conceito de espaço e de paisagem, a elaboração de narrativas que versavam sobre experiências em suportes diversos: como a leitura, a escrita e a fotografia. Estas narrativas foram objeto de análise a posteriori, compreendendo que estas “falas” revelam os espaços cotidianos e oportunizam ao aluno a reflexão sobre a constituição das paisagens, suas transformações, dinâmicas, bem como a ação transformadora do Homem. Como contribuição, entende-se que esta proposta visa desconstruir uma ideia de fragilidade e precariedade atribuídas ao público e à modalidade, oportunizando a criação de práticas e metodologias próprias às salas de aula da EJA. Por fim, constatou-se que por meio do estudo da paisagem geográfica, os alunos expressaram um conhecimento geográfico que ultrapassa os componentes curriculares, visto que partem de suas realidades na tentativa de compreender os diferentes aspectos que a constituem (culturais, naturais, sociais), reverberando na tomada de consciência e de sentido que são sujeitos produtores e transformadores do espaço.This dissertation aims to build a didactic sequence for the teaching of Geography in Youth and Adult Education (EJA), emphasizing the study of the landscape, spaces and places where students live. It starts here from elements of policy implementation and implementation of actions implemented in fashion, which is the form of a context of configuration by students, who formed elements of their trajectories and with this didactic sequence and recognized . The study is based on a bibliographic review and document of a bibliographic review, the analysis, which took place through data collection of a virtual class with semi-structured questions, in addition to the observation and development of the intervention in a virtual data collection room. The narrative proposal made possible the controversial concept of space and landscape, an elaboration of diverse sequences that dealt with experiences in experiences: such as reading, writing and photography. These projects are planned for the analysis of its transformations, dynamics, as well as a transforming man. As a contribution, it is understood that this proposal aims to build an idea of public classroom and precariousness attributed to the creation of practices and methodologies specific to EJA's public classrooms. Finally, an attempt, known as natural of the geographical landscape, the students who form a geographical study, since they start from their reality in the understanding of understanding (cultural, social aspects), reverberating in the awareness and meaning that are producers and transformers of the space.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERESUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAEducação de jovens e adultosEnsino de GeografiaSequência didáticaPaisagem - geografiaSequência didática para o estudo da paisagem no contexto da educação de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSequenciadidaticaestudo_Pereira_2022.pdfapplication/pdf5439761https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49100/1/Sequenciadidaticaestudo_Pereira_2022.pdf3587ffdd644ea7e33ff010417532c0ebMD51123456789/491002022-08-08 15:38:34.387oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49100Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-08-08T18:38:34Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sequência didática para o estudo da paisagem no contexto da educação de jovens e adultos
title Sequência didática para o estudo da paisagem no contexto da educação de jovens e adultos
spellingShingle Sequência didática para o estudo da paisagem no contexto da educação de jovens e adultos
Pereira, Maria do Socorro de Moura
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Educação de jovens e adultos
Ensino de Geografia
Sequência didática
Paisagem - geografia
title_short Sequência didática para o estudo da paisagem no contexto da educação de jovens e adultos
title_full Sequência didática para o estudo da paisagem no contexto da educação de jovens e adultos
title_fullStr Sequência didática para o estudo da paisagem no contexto da educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed Sequência didática para o estudo da paisagem no contexto da educação de jovens e adultos
title_sort Sequência didática para o estudo da paisagem no contexto da educação de jovens e adultos
author Pereira, Maria do Socorro de Moura
author_facet Pereira, Maria do Socorro de Moura
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-7321-178X
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2134052466686472
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1897351088415800
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Aguiar, Alexandre da Silva
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1732985241974213
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Correa, Gabriel Siqueira
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Morais, Ione Rodrigues Diniz
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Maria do Socorro de Moura
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernandez, Pablo Sebastian Moreira
contributor_str_mv Fernandez, Pablo Sebastian Moreira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Educação de jovens e adultos
Ensino de Geografia
Sequência didática
Paisagem - geografia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Ensino de Geografia
Sequência didática
Paisagem - geografia
description Este relatório técnico tem como objetivo construir uma sequência didática para o ensino da Geografia na Educação de Jovens e Adultos (EJA), enfatizando o estudo da paisagem, dos espaços e lugares de vivência dos estudantes. Parte-se de um contexto de fragilidade de políticas públicas e efetivação de ações voltadas à modalidade, a qual é formada por estudantes jovens e adultos com suas trajetórias e vivências, que constituem-se nos elementos a serem significados e reconhecidos com esta sequência didática. O estudo se desenvolveu a partir de uma revisão bibliográfica e documental que desembocou em sua análise, da coleta de dados que ocorreu por meio de um questionário virtual com perguntas semiestruturadas, além da observação e do desenvolvimento da intervenção em sala de aula. A proposta da sequência didática possibilitou discutir o conceito de espaço e de paisagem, a elaboração de narrativas que versavam sobre experiências em suportes diversos: como a leitura, a escrita e a fotografia. Estas narrativas foram objeto de análise a posteriori, compreendendo que estas “falas” revelam os espaços cotidianos e oportunizam ao aluno a reflexão sobre a constituição das paisagens, suas transformações, dinâmicas, bem como a ação transformadora do Homem. Como contribuição, entende-se que esta proposta visa desconstruir uma ideia de fragilidade e precariedade atribuídas ao público e à modalidade, oportunizando a criação de práticas e metodologias próprias às salas de aula da EJA. Por fim, constatou-se que por meio do estudo da paisagem geográfica, os alunos expressaram um conhecimento geográfico que ultrapassa os componentes curriculares, visto que partem de suas realidades na tentativa de compreender os diferentes aspectos que a constituem (culturais, naturais, sociais), reverberando na tomada de consciência e de sentido que são sujeitos produtores e transformadores do espaço.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-08T18:37:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-08T18:37:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-05-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEREIRA, Maria do Socorro de Moura. Sequência didática para o estudo da paisagem no contexto da educação de jovens e adultos. 2022. 111f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49100
identifier_str_mv PEREIRA, Maria do Socorro de Moura. Sequência didática para o estudo da paisagem no contexto da educação de jovens e adultos. 2022. 111f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERES
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49100/1/Sequenciadidaticaestudo_Pereira_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3587ffdd644ea7e33ff010417532c0eb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117890605842432