Sequência didática para o estudo da paisagem no contexto da educação de jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49100 |
Resumo: | Este relatório técnico tem como objetivo construir uma sequência didática para o ensino da Geografia na Educação de Jovens e Adultos (EJA), enfatizando o estudo da paisagem, dos espaços e lugares de vivência dos estudantes. Parte-se de um contexto de fragilidade de políticas públicas e efetivação de ações voltadas à modalidade, a qual é formada por estudantes jovens e adultos com suas trajetórias e vivências, que constituem-se nos elementos a serem significados e reconhecidos com esta sequência didática. O estudo se desenvolveu a partir de uma revisão bibliográfica e documental que desembocou em sua análise, da coleta de dados que ocorreu por meio de um questionário virtual com perguntas semiestruturadas, além da observação e do desenvolvimento da intervenção em sala de aula. A proposta da sequência didática possibilitou discutir o conceito de espaço e de paisagem, a elaboração de narrativas que versavam sobre experiências em suportes diversos: como a leitura, a escrita e a fotografia. Estas narrativas foram objeto de análise a posteriori, compreendendo que estas “falas” revelam os espaços cotidianos e oportunizam ao aluno a reflexão sobre a constituição das paisagens, suas transformações, dinâmicas, bem como a ação transformadora do Homem. Como contribuição, entende-se que esta proposta visa desconstruir uma ideia de fragilidade e precariedade atribuídas ao público e à modalidade, oportunizando a criação de práticas e metodologias próprias às salas de aula da EJA. Por fim, constatou-se que por meio do estudo da paisagem geográfica, os alunos expressaram um conhecimento geográfico que ultrapassa os componentes curriculares, visto que partem de suas realidades na tentativa de compreender os diferentes aspectos que a constituem (culturais, naturais, sociais), reverberando na tomada de consciência e de sentido que são sujeitos produtores e transformadores do espaço. |
id |
UFRN_2d183ac36752ba28c169577bbe7b56c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49100 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Maria do Socorro de Mourahttps://orcid.org/0000-0001-7321-178Xhttp://lattes.cnpq.br/2134052466686472http://lattes.cnpq.br/1897351088415800Aguiar, Alexandre da Silvahttp://lattes.cnpq.br/1732985241974213Correa, Gabriel SiqueiraMorais, Ione Rodrigues DinizFernandez, Pablo Sebastian Moreira2022-08-08T18:37:40Z2022-08-08T18:37:40Z2022-05-17PEREIRA, Maria do Socorro de Moura. Sequência didática para o estudo da paisagem no contexto da educação de jovens e adultos. 2022. 111f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49100Este relatório técnico tem como objetivo construir uma sequência didática para o ensino da Geografia na Educação de Jovens e Adultos (EJA), enfatizando o estudo da paisagem, dos espaços e lugares de vivência dos estudantes. Parte-se de um contexto de fragilidade de políticas públicas e efetivação de ações voltadas à modalidade, a qual é formada por estudantes jovens e adultos com suas trajetórias e vivências, que constituem-se nos elementos a serem significados e reconhecidos com esta sequência didática. O estudo se desenvolveu a partir de uma revisão bibliográfica e documental que desembocou em sua análise, da coleta de dados que ocorreu por meio de um questionário virtual com perguntas semiestruturadas, além da observação e do desenvolvimento da intervenção em sala de aula. A proposta da sequência didática possibilitou discutir o conceito de espaço e de paisagem, a elaboração de narrativas que versavam sobre experiências em suportes diversos: como a leitura, a escrita e a fotografia. Estas narrativas foram objeto de análise a posteriori, compreendendo que estas “falas” revelam os espaços cotidianos e oportunizam ao aluno a reflexão sobre a constituição das paisagens, suas transformações, dinâmicas, bem como a ação transformadora do Homem. Como contribuição, entende-se que esta proposta visa desconstruir uma ideia de fragilidade e precariedade atribuídas ao público e à modalidade, oportunizando a criação de práticas e metodologias próprias às salas de aula da EJA. Por fim, constatou-se que por meio do estudo da paisagem geográfica, os alunos expressaram um conhecimento geográfico que ultrapassa os componentes curriculares, visto que partem de suas realidades na tentativa de compreender os diferentes aspectos que a constituem (culturais, naturais, sociais), reverberando na tomada de consciência e de sentido que são sujeitos produtores e transformadores do espaço.This dissertation aims to build a didactic sequence for the teaching of Geography in Youth and Adult Education (EJA), emphasizing the study of the landscape, spaces and places where students live. It starts here from elements of policy implementation and implementation of actions implemented in fashion, which is the form of a context of configuration by students, who formed elements of their trajectories and with this didactic sequence and recognized . The study is based on a bibliographic review and document of a bibliographic review, the analysis, which took place through data collection of a virtual class with semi-structured questions, in addition to the observation and development of the intervention in a virtual data collection room. The narrative proposal made possible the controversial concept of space and landscape, an elaboration of diverse sequences that dealt with experiences in experiences: such as reading, writing and photography. These projects are planned for the analysis of its transformations, dynamics, as well as a transforming man. As a contribution, it is understood that this proposal aims to build an idea of public classroom and precariousness attributed to the creation of practices and methodologies specific to EJA's public classrooms. Finally, an attempt, known as natural of the geographical landscape, the students who form a geographical study, since they start from their reality in the understanding of understanding (cultural, social aspects), reverberating in the awareness and meaning that are producers and transformers of the space.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERESUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAEducação de jovens e adultosEnsino de GeografiaSequência didáticaPaisagem - geografiaSequência didática para o estudo da paisagem no contexto da educação de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSequenciadidaticaestudo_Pereira_2022.pdfapplication/pdf5439761https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49100/1/Sequenciadidaticaestudo_Pereira_2022.pdf3587ffdd644ea7e33ff010417532c0ebMD51123456789/491002022-08-08 15:38:34.387oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49100Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-08-08T18:38:34Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sequência didática para o estudo da paisagem no contexto da educação de jovens e adultos |
title |
Sequência didática para o estudo da paisagem no contexto da educação de jovens e adultos |
spellingShingle |
Sequência didática para o estudo da paisagem no contexto da educação de jovens e adultos Pereira, Maria do Socorro de Moura CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA Educação de jovens e adultos Ensino de Geografia Sequência didática Paisagem - geografia |
title_short |
Sequência didática para o estudo da paisagem no contexto da educação de jovens e adultos |
title_full |
Sequência didática para o estudo da paisagem no contexto da educação de jovens e adultos |
title_fullStr |
Sequência didática para o estudo da paisagem no contexto da educação de jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
Sequência didática para o estudo da paisagem no contexto da educação de jovens e adultos |
title_sort |
Sequência didática para o estudo da paisagem no contexto da educação de jovens e adultos |
author |
Pereira, Maria do Socorro de Moura |
author_facet |
Pereira, Maria do Socorro de Moura |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-7321-178X |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2134052466686472 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1897351088415800 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Aguiar, Alexandre da Silva |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1732985241974213 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Correa, Gabriel Siqueira |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Morais, Ione Rodrigues Diniz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Maria do Socorro de Moura |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fernandez, Pablo Sebastian Moreira |
contributor_str_mv |
Fernandez, Pablo Sebastian Moreira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA Educação de jovens e adultos Ensino de Geografia Sequência didática Paisagem - geografia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Ensino de Geografia Sequência didática Paisagem - geografia |
description |
Este relatório técnico tem como objetivo construir uma sequência didática para o ensino da Geografia na Educação de Jovens e Adultos (EJA), enfatizando o estudo da paisagem, dos espaços e lugares de vivência dos estudantes. Parte-se de um contexto de fragilidade de políticas públicas e efetivação de ações voltadas à modalidade, a qual é formada por estudantes jovens e adultos com suas trajetórias e vivências, que constituem-se nos elementos a serem significados e reconhecidos com esta sequência didática. O estudo se desenvolveu a partir de uma revisão bibliográfica e documental que desembocou em sua análise, da coleta de dados que ocorreu por meio de um questionário virtual com perguntas semiestruturadas, além da observação e do desenvolvimento da intervenção em sala de aula. A proposta da sequência didática possibilitou discutir o conceito de espaço e de paisagem, a elaboração de narrativas que versavam sobre experiências em suportes diversos: como a leitura, a escrita e a fotografia. Estas narrativas foram objeto de análise a posteriori, compreendendo que estas “falas” revelam os espaços cotidianos e oportunizam ao aluno a reflexão sobre a constituição das paisagens, suas transformações, dinâmicas, bem como a ação transformadora do Homem. Como contribuição, entende-se que esta proposta visa desconstruir uma ideia de fragilidade e precariedade atribuídas ao público e à modalidade, oportunizando a criação de práticas e metodologias próprias às salas de aula da EJA. Por fim, constatou-se que por meio do estudo da paisagem geográfica, os alunos expressaram um conhecimento geográfico que ultrapassa os componentes curriculares, visto que partem de suas realidades na tentativa de compreender os diferentes aspectos que a constituem (culturais, naturais, sociais), reverberando na tomada de consciência e de sentido que são sujeitos produtores e transformadores do espaço. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-08T18:37:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-08T18:37:40Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-05-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PEREIRA, Maria do Socorro de Moura. Sequência didática para o estudo da paisagem no contexto da educação de jovens e adultos. 2022. 111f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49100 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Maria do Socorro de Moura. Sequência didática para o estudo da paisagem no contexto da educação de jovens e adultos. 2022. 111f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49100 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERES |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49100/1/Sequenciadidaticaestudo_Pereira_2022.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3587ffdd644ea7e33ff010417532c0eb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117890605842432 |