Profissionalização no mercado audiovisual potiguar: um estudo de caso da transição entre os Cursos de Comunicação Social - Radialismo e Comunicação Social - Audiovisual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eduardo Fernandes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34422
Resumo: Esta monografia visa analisar a formação de profissionais para o mercado audiovisual potiguar a partir de um estudo de caso sobre a transição do extinto curso de Comunicação Social – Radialismo para o curso de Comunicação Social – Audiovisual da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisa buscou refletir sobre o emprego e a formação de mão de obra para o setor audiovisual no Brasil e almejou apresentar um panorama da formação profissional no estado do Rio Grande do Norte. Para isso, elaborou-se um levantamento sobre as perspectivas de concluintes e de egressos desses cursos no que se refere à inserção dos mesmos no mercado de trabalho. A partir disso, foram identificadas características gerais que resultaram em observações comparativas entre os grupos investigados. Foram analisados três perfis distintos: 1) Egressos do curso de Comunicação Social – Radialismo que cursaram entre 2009 e 2014; 2) Egressos do curso de Comunicação Social – Audiovisual; 3) Concluintes do curso de Comunicação Social – Audiovisual, isto é, estudantes que alcançaram 70% ou mais da carga total do curso em 2019. Os resultados apresentam um panorama do cenário vigente do emprego no setor, reflete sobre a transição entre os cursos e sobre a inserção no mercado de trabalho dos egressos, bem como destaca apontamentos sobre os desafios na formação superior a partir das respostas dos participantes.
id UFRN_2db7b00d2aa93a8232f4a10b927536d6
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/34422
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Eduardo FernandesSegundo, Carlos Antônio dos SantosCoelho, Diana XavierAires, Janaine Sibelle Freires2020-07-30T03:19:44Z2021-09-20T12:37:38Z2020-07-30T03:19:44Z2021-09-20T12:37:38Z202020170022071SILVA, Eduardo Fernandes. Profissionalização no Mercado Audiovisual Potiguar: um estudo de caso da transição entre os Cursos de Comunicação Social - Radialismo e Comunicação Social - Audiovisual. 2020. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social). - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34422Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilComunicação Social - AudiovisualPalavras-chave: Emprego; Formação profissional; Mercado Audiovisual no Rio Grande do Norte; Curso de Comunicação Social – Radialismo; Curso de Comunicação Social – Audiovisual.Profissionalização no mercado audiovisual potiguar: um estudo de caso da transição entre os Cursos de Comunicação Social - Radialismo e Comunicação Social - AudiovisualProfessionalization in the potiguar audiovisual market: a case study of the transition between Social Communication Courses - Radio and Social Communication - Audiovisual  info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEsta monografia visa analisar a formação de profissionais para o mercado audiovisual potiguar a partir de um estudo de caso sobre a transição do extinto curso de Comunicação Social – Radialismo para o curso de Comunicação Social – Audiovisual da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisa buscou refletir sobre o emprego e a formação de mão de obra para o setor audiovisual no Brasil e almejou apresentar um panorama da formação profissional no estado do Rio Grande do Norte. Para isso, elaborou-se um levantamento sobre as perspectivas de concluintes e de egressos desses cursos no que se refere à inserção dos mesmos no mercado de trabalho. A partir disso, foram identificadas características gerais que resultaram em observações comparativas entre os grupos investigados. Foram analisados três perfis distintos: 1) Egressos do curso de Comunicação Social – Radialismo que cursaram entre 2009 e 2014; 2) Egressos do curso de Comunicação Social – Audiovisual; 3) Concluintes do curso de Comunicação Social – Audiovisual, isto é, estudantes que alcançaram 70% ou mais da carga total do curso em 2019. Os resultados apresentam um panorama do cenário vigente do emprego no setor, reflete sobre a transição entre os cursos e sobre a inserção no mercado de trabalho dos egressos, bem como destaca apontamentos sobre os desafios na formação superior a partir das respostas dos participantes.porreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALProfissionalizacaoMercado_Silva_2020.pdfapplication/pdf735061https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34422/1/ProfissionalizacaoMercado_Silva_2020.pdffc0b79deabc1311e8bbca8733594e02bMD51LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34422/2/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD52TEXTProfissionalizaçãonomercado_Silva_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain115665https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34422/3/Profissionaliza%c3%a7%c3%a3onomercado_Silva_2020.pdf.txtb8cc3a4d5e4971ba2e0c31c680cbdec4MD53123456789/344222023-01-11 17:47:46.472oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-11T20:47:46Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Profissionalização no mercado audiovisual potiguar: um estudo de caso da transição entre os Cursos de Comunicação Social - Radialismo e Comunicação Social - Audiovisual
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Professionalization in the potiguar audiovisual market: a case study of the transition between Social Communication Courses - Radio and Social Communication - Audiovisual  
title Profissionalização no mercado audiovisual potiguar: um estudo de caso da transição entre os Cursos de Comunicação Social - Radialismo e Comunicação Social - Audiovisual
spellingShingle Profissionalização no mercado audiovisual potiguar: um estudo de caso da transição entre os Cursos de Comunicação Social - Radialismo e Comunicação Social - Audiovisual
Silva, Eduardo Fernandes
Palavras-chave: Emprego; Formação profissional; Mercado Audiovisual no Rio Grande do Norte; Curso de Comunicação Social – Radialismo; Curso de Comunicação Social – Audiovisual.
title_short Profissionalização no mercado audiovisual potiguar: um estudo de caso da transição entre os Cursos de Comunicação Social - Radialismo e Comunicação Social - Audiovisual
title_full Profissionalização no mercado audiovisual potiguar: um estudo de caso da transição entre os Cursos de Comunicação Social - Radialismo e Comunicação Social - Audiovisual
title_fullStr Profissionalização no mercado audiovisual potiguar: um estudo de caso da transição entre os Cursos de Comunicação Social - Radialismo e Comunicação Social - Audiovisual
title_full_unstemmed Profissionalização no mercado audiovisual potiguar: um estudo de caso da transição entre os Cursos de Comunicação Social - Radialismo e Comunicação Social - Audiovisual
title_sort Profissionalização no mercado audiovisual potiguar: um estudo de caso da transição entre os Cursos de Comunicação Social - Radialismo e Comunicação Social - Audiovisual
author Silva, Eduardo Fernandes
author_facet Silva, Eduardo Fernandes
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Segundo, Carlos Antônio dos Santos
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Coelho, Diana Xavier
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Eduardo Fernandes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aires, Janaine Sibelle Freires
contributor_str_mv Aires, Janaine Sibelle Freires
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras-chave: Emprego; Formação profissional; Mercado Audiovisual no Rio Grande do Norte; Curso de Comunicação Social – Radialismo; Curso de Comunicação Social – Audiovisual.
topic Palavras-chave: Emprego; Formação profissional; Mercado Audiovisual no Rio Grande do Norte; Curso de Comunicação Social – Radialismo; Curso de Comunicação Social – Audiovisual.
description Esta monografia visa analisar a formação de profissionais para o mercado audiovisual potiguar a partir de um estudo de caso sobre a transição do extinto curso de Comunicação Social – Radialismo para o curso de Comunicação Social – Audiovisual da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisa buscou refletir sobre o emprego e a formação de mão de obra para o setor audiovisual no Brasil e almejou apresentar um panorama da formação profissional no estado do Rio Grande do Norte. Para isso, elaborou-se um levantamento sobre as perspectivas de concluintes e de egressos desses cursos no que se refere à inserção dos mesmos no mercado de trabalho. A partir disso, foram identificadas características gerais que resultaram em observações comparativas entre os grupos investigados. Foram analisados três perfis distintos: 1) Egressos do curso de Comunicação Social – Radialismo que cursaram entre 2009 e 2014; 2) Egressos do curso de Comunicação Social – Audiovisual; 3) Concluintes do curso de Comunicação Social – Audiovisual, isto é, estudantes que alcançaram 70% ou mais da carga total do curso em 2019. Os resultados apresentam um panorama do cenário vigente do emprego no setor, reflete sobre a transição entre os cursos e sobre a inserção no mercado de trabalho dos egressos, bem como destaca apontamentos sobre os desafios na formação superior a partir das respostas dos participantes.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-30T03:19:44Z
2021-09-20T12:37:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-30T03:19:44Z
2021-09-20T12:37:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 20170022071
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Eduardo Fernandes. Profissionalização no Mercado Audiovisual Potiguar: um estudo de caso da transição entre os Cursos de Comunicação Social - Radialismo e Comunicação Social - Audiovisual. 2020. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social). - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34422
identifier_str_mv 20170022071
SILVA, Eduardo Fernandes. Profissionalização no Mercado Audiovisual Potiguar: um estudo de caso da transição entre os Cursos de Comunicação Social - Radialismo e Comunicação Social - Audiovisual. 2020. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social). - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Comunicação Social - Audiovisual
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34422/1/ProfissionalizacaoMercado_Silva_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34422/2/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34422/3/Profissionaliza%c3%a7%c3%a3onomercado_Silva_2020.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fc0b79deabc1311e8bbca8733594e02b
7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
b8cc3a4d5e4971ba2e0c31c680cbdec4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117796365074432