Profissionalização no mercado audiovisual potiguar: um estudo de caso da transição entre os Cursos de Comunicação Social - Radialismo e Comunicação Social - Audiovisual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34422 |
Resumo: | Esta monografia visa analisar a formação de profissionais para o mercado audiovisual potiguar a partir de um estudo de caso sobre a transição do extinto curso de Comunicação Social – Radialismo para o curso de Comunicação Social – Audiovisual da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisa buscou refletir sobre o emprego e a formação de mão de obra para o setor audiovisual no Brasil e almejou apresentar um panorama da formação profissional no estado do Rio Grande do Norte. Para isso, elaborou-se um levantamento sobre as perspectivas de concluintes e de egressos desses cursos no que se refere à inserção dos mesmos no mercado de trabalho. A partir disso, foram identificadas características gerais que resultaram em observações comparativas entre os grupos investigados. Foram analisados três perfis distintos: 1) Egressos do curso de Comunicação Social – Radialismo que cursaram entre 2009 e 2014; 2) Egressos do curso de Comunicação Social – Audiovisual; 3) Concluintes do curso de Comunicação Social – Audiovisual, isto é, estudantes que alcançaram 70% ou mais da carga total do curso em 2019. Os resultados apresentam um panorama do cenário vigente do emprego no setor, reflete sobre a transição entre os cursos e sobre a inserção no mercado de trabalho dos egressos, bem como destaca apontamentos sobre os desafios na formação superior a partir das respostas dos participantes. |
id |
UFRN_2db7b00d2aa93a8232f4a10b927536d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/34422 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Eduardo FernandesSegundo, Carlos Antônio dos SantosCoelho, Diana XavierAires, Janaine Sibelle Freires2020-07-30T03:19:44Z2021-09-20T12:37:38Z2020-07-30T03:19:44Z2021-09-20T12:37:38Z202020170022071SILVA, Eduardo Fernandes. Profissionalização no Mercado Audiovisual Potiguar: um estudo de caso da transição entre os Cursos de Comunicação Social - Radialismo e Comunicação Social - Audiovisual. 2020. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social). - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34422Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilComunicação Social - AudiovisualPalavras-chave: Emprego; Formação profissional; Mercado Audiovisual no Rio Grande do Norte; Curso de Comunicação Social – Radialismo; Curso de Comunicação Social – Audiovisual.Profissionalização no mercado audiovisual potiguar: um estudo de caso da transição entre os Cursos de Comunicação Social - Radialismo e Comunicação Social - AudiovisualProfessionalization in the potiguar audiovisual market: a case study of the transition between Social Communication Courses - Radio and Social Communication - Audiovisual info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEsta monografia visa analisar a formação de profissionais para o mercado audiovisual potiguar a partir de um estudo de caso sobre a transição do extinto curso de Comunicação Social – Radialismo para o curso de Comunicação Social – Audiovisual da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisa buscou refletir sobre o emprego e a formação de mão de obra para o setor audiovisual no Brasil e almejou apresentar um panorama da formação profissional no estado do Rio Grande do Norte. Para isso, elaborou-se um levantamento sobre as perspectivas de concluintes e de egressos desses cursos no que se refere à inserção dos mesmos no mercado de trabalho. A partir disso, foram identificadas características gerais que resultaram em observações comparativas entre os grupos investigados. Foram analisados três perfis distintos: 1) Egressos do curso de Comunicação Social – Radialismo que cursaram entre 2009 e 2014; 2) Egressos do curso de Comunicação Social – Audiovisual; 3) Concluintes do curso de Comunicação Social – Audiovisual, isto é, estudantes que alcançaram 70% ou mais da carga total do curso em 2019. Os resultados apresentam um panorama do cenário vigente do emprego no setor, reflete sobre a transição entre os cursos e sobre a inserção no mercado de trabalho dos egressos, bem como destaca apontamentos sobre os desafios na formação superior a partir das respostas dos participantes.porreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALProfissionalizacaoMercado_Silva_2020.pdfapplication/pdf735061https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34422/1/ProfissionalizacaoMercado_Silva_2020.pdffc0b79deabc1311e8bbca8733594e02bMD51LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34422/2/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD52TEXTProfissionalizaçãonomercado_Silva_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain115665https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34422/3/Profissionaliza%c3%a7%c3%a3onomercado_Silva_2020.pdf.txtb8cc3a4d5e4971ba2e0c31c680cbdec4MD53123456789/344222023-01-11 17:47:46.472oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-11T20:47:46Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Profissionalização no mercado audiovisual potiguar: um estudo de caso da transição entre os Cursos de Comunicação Social - Radialismo e Comunicação Social - Audiovisual |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Professionalization in the potiguar audiovisual market: a case study of the transition between Social Communication Courses - Radio and Social Communication - Audiovisual |
title |
Profissionalização no mercado audiovisual potiguar: um estudo de caso da transição entre os Cursos de Comunicação Social - Radialismo e Comunicação Social - Audiovisual |
spellingShingle |
Profissionalização no mercado audiovisual potiguar: um estudo de caso da transição entre os Cursos de Comunicação Social - Radialismo e Comunicação Social - Audiovisual Silva, Eduardo Fernandes Palavras-chave: Emprego; Formação profissional; Mercado Audiovisual no Rio Grande do Norte; Curso de Comunicação Social – Radialismo; Curso de Comunicação Social – Audiovisual. |
title_short |
Profissionalização no mercado audiovisual potiguar: um estudo de caso da transição entre os Cursos de Comunicação Social - Radialismo e Comunicação Social - Audiovisual |
title_full |
Profissionalização no mercado audiovisual potiguar: um estudo de caso da transição entre os Cursos de Comunicação Social - Radialismo e Comunicação Social - Audiovisual |
title_fullStr |
Profissionalização no mercado audiovisual potiguar: um estudo de caso da transição entre os Cursos de Comunicação Social - Radialismo e Comunicação Social - Audiovisual |
title_full_unstemmed |
Profissionalização no mercado audiovisual potiguar: um estudo de caso da transição entre os Cursos de Comunicação Social - Radialismo e Comunicação Social - Audiovisual |
title_sort |
Profissionalização no mercado audiovisual potiguar: um estudo de caso da transição entre os Cursos de Comunicação Social - Radialismo e Comunicação Social - Audiovisual |
author |
Silva, Eduardo Fernandes |
author_facet |
Silva, Eduardo Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Segundo, Carlos Antônio dos Santos |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Coelho, Diana Xavier |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Eduardo Fernandes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Aires, Janaine Sibelle Freires |
contributor_str_mv |
Aires, Janaine Sibelle Freires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavras-chave: Emprego; Formação profissional; Mercado Audiovisual no Rio Grande do Norte; Curso de Comunicação Social – Radialismo; Curso de Comunicação Social – Audiovisual. |
topic |
Palavras-chave: Emprego; Formação profissional; Mercado Audiovisual no Rio Grande do Norte; Curso de Comunicação Social – Radialismo; Curso de Comunicação Social – Audiovisual. |
description |
Esta monografia visa analisar a formação de profissionais para o mercado audiovisual potiguar a partir de um estudo de caso sobre a transição do extinto curso de Comunicação Social – Radialismo para o curso de Comunicação Social – Audiovisual da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisa buscou refletir sobre o emprego e a formação de mão de obra para o setor audiovisual no Brasil e almejou apresentar um panorama da formação profissional no estado do Rio Grande do Norte. Para isso, elaborou-se um levantamento sobre as perspectivas de concluintes e de egressos desses cursos no que se refere à inserção dos mesmos no mercado de trabalho. A partir disso, foram identificadas características gerais que resultaram em observações comparativas entre os grupos investigados. Foram analisados três perfis distintos: 1) Egressos do curso de Comunicação Social – Radialismo que cursaram entre 2009 e 2014; 2) Egressos do curso de Comunicação Social – Audiovisual; 3) Concluintes do curso de Comunicação Social – Audiovisual, isto é, estudantes que alcançaram 70% ou mais da carga total do curso em 2019. Os resultados apresentam um panorama do cenário vigente do emprego no setor, reflete sobre a transição entre os cursos e sobre a inserção no mercado de trabalho dos egressos, bem como destaca apontamentos sobre os desafios na formação superior a partir das respostas dos participantes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-30T03:19:44Z 2021-09-20T12:37:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-07-30T03:19:44Z 2021-09-20T12:37:38Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
20170022071 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Eduardo Fernandes. Profissionalização no Mercado Audiovisual Potiguar: um estudo de caso da transição entre os Cursos de Comunicação Social - Radialismo e Comunicação Social - Audiovisual. 2020. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social). - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34422 |
identifier_str_mv |
20170022071 SILVA, Eduardo Fernandes. Profissionalização no Mercado Audiovisual Potiguar: um estudo de caso da transição entre os Cursos de Comunicação Social - Radialismo e Comunicação Social - Audiovisual. 2020. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social). - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34422 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Comunicação Social - Audiovisual |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34422/1/ProfissionalizacaoMercado_Silva_2020.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34422/2/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34422/3/Profissionaliza%c3%a7%c3%a3onomercado_Silva_2020.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fc0b79deabc1311e8bbca8733594e02b 7278bab9c5c886812fa7d225dc807888 b8cc3a4d5e4971ba2e0c31c680cbdec4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832947304333312 |