Conteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Danilo Serafim da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37540
Resumo: O Comentário Gerado pelo Usuário (CGU) tem proporcionado significativa importância como fator decisório no processo de compra de serviços e produtos turísticos, e escolha por destinos turísticos vem ganhando destaque. Para a investigação deste trabalho, foi utilizada a Teoria do Comportamento Planejado, onde se analisou o uso de Comentários de Destinos de Viagem da Internet como fator influenciador na intenção de escolha de um destino turístico. Para este estudo foi desenvolvido um instrumento de pesquisa, com perguntas estruturadas e fechadas, o qual foi aplicado de forma aleatória. A metodologia deste trabalho foi utilizada pesquisa quantitativa e descritiva-exploratória. Utilizou-se ainda um levantamento de dados do tipo Survey com 135 pessoas, onde os resultados foram analisados pela Modelagem de Equações Estruturais (SEM) com a técnica Partial Least Squares (PLS). Verificou-se a partir da análise dos resultados que a maioria das pessoas utiliza os Comentários de Destinos de Viagem na Internet, o qual influenciou na intenção de escolha do destino turístico. Por meio da análise da Teoria do Comportamento Planejado, pelos resultados, verifica-se no modelo estrutural que duas das três hipóteses foram confirmadas (H1 e H2) e apenas uma foi rejeitada (H3). Corrobora-se que a variável atitude, bem como a variável normas subjetivas em usar Comentários de Destinos de Viagem na Internet influencia positivamente a sua intenção de utilizá-la quando fazendo escolha de um destino turístico. Pode-se afirmar que a utilização de Comentários de Destinos de Viagem na Internet pode influenciar a intenção de escolha de um destino turístico para as pessoas que planejam sua viagem online.
id UFRN_2e4818ff2bf60f9cd12040e2642c1bf5
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37540
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Danilo Serafim daChagas, Márcio Marreiro dasCruz, Shirley Pereira de SouzaMendes Filho, Luiz Augusto Machado2017-09-15T17:07:16Z2021-09-22T13:53:24Z2017-09-15T17:07:16Z2021-09-22T13:53:24Z20132010017277SILVA, Danilo Serafim da. Conteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turístico. 2013. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37540Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilTurismoConteúdo gerado pelo usuárioInternetComentários de destinos de viagem na internetTeoria do Comportamento PlanejadoIntenção comportamentalConteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turísticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO Comentário Gerado pelo Usuário (CGU) tem proporcionado significativa importância como fator decisório no processo de compra de serviços e produtos turísticos, e escolha por destinos turísticos vem ganhando destaque. Para a investigação deste trabalho, foi utilizada a Teoria do Comportamento Planejado, onde se analisou o uso de Comentários de Destinos de Viagem da Internet como fator influenciador na intenção de escolha de um destino turístico. Para este estudo foi desenvolvido um instrumento de pesquisa, com perguntas estruturadas e fechadas, o qual foi aplicado de forma aleatória. A metodologia deste trabalho foi utilizada pesquisa quantitativa e descritiva-exploratória. Utilizou-se ainda um levantamento de dados do tipo Survey com 135 pessoas, onde os resultados foram analisados pela Modelagem de Equações Estruturais (SEM) com a técnica Partial Least Squares (PLS). Verificou-se a partir da análise dos resultados que a maioria das pessoas utiliza os Comentários de Destinos de Viagem na Internet, o qual influenciou na intenção de escolha do destino turístico. Por meio da análise da Teoria do Comportamento Planejado, pelos resultados, verifica-se no modelo estrutural que duas das três hipóteses foram confirmadas (H1 e H2) e apenas uma foi rejeitada (H3). Corrobora-se que a variável atitude, bem como a variável normas subjetivas em usar Comentários de Destinos de Viagem na Internet influencia positivamente a sua intenção de utilizá-la quando fazendo escolha de um destino turístico. Pode-se afirmar que a utilização de Comentários de Destinos de Viagem na Internet pode influenciar a intenção de escolha de um destino turístico para as pessoas que planejam sua viagem online.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTDaniloSS_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain113521https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37540/1/DaniloSS_Monografia.pdf.txt42b7cf23561b3614342bab5c1d6cb194MD51ORIGINALDaniloSS_Monografia.pdfTurismoapplication/pdf941658https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37540/2/DaniloSS_Monografia.pdfbf4315df38741a4d4fef2829e6b05a99MD52LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37540/3/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD53123456789/375402021-09-22 10:53:24.14oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37540PGNlbnRlcj48c3Ryb25nPlVOSVZFUlNJREFERSBGRURFUkFMIERPIFJJTyBHUkFOREUgRE8gTk9SVEU8L3N0cm9uZz48L2NlbnRlcj4KPGNlbnRlcj48c3Ryb25nPkJJQkxJT1RFQ0EgRElHSVRBTCBERSBNT05PR1JBRklBUzwvc3Ryb25nPjwvY2VudGVyPgoKPGNlbnRlcj5UZXJtbyBkZSBBdXRvcml6YcOnw6NvIHBhcmEgZGlzcG9uaWJpbGl6YcOnw6NvIGRlIE1vbm9ncmFmaWFzIGRlIEdyYWR1YcOnw6NvIGUgRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbyBuYSBCaWJsaW90ZWNhIERpZ2l0YWwgZGUgTW9ub2dyYWZpYXMgKEJETSk8L2NlbnRlcj4KCk5hIHF1YWxpZGFkZSBkZSB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBkYSBtb25vZ3JhZmlhLCBhdXRvcml6byBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRvIFJpbyBHcmFuZGUgZG8gTm9ydGUgKFVGUk4pIGEgZGlzcG9uaWJpbGl6YXIgYXRyYXbDqXMgZGEgQmlibGlvdGVjYSBEaWdpdGFsIGRlIE1vbm9ncmFmaWFzIGRhIFVGUk4sIHNlbSByZXNzYXJjaW1lbnRvIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBhIExlaSBuwrAgOTYxMC85OCwgbyB0ZXh0byBpbnRlZ3JhbCBkYSBvYnJhIHN1Ym1ldGlkYSBwYXJhIGZpbnMgZGUgbGVpdHVyYSwgaW1wcmVzc8OjbyBlL291IGRvd25sb2FkLCBhIHTDrXR1bG8gZGUgZGl2dWxnYcOnw6NvIGRhIHByb2R1w6fDo28gY2llbnTDrWZpY2EgYnJhc2lsZWlyYSwgYSBwYXJ0aXIgZGEgZGF0YSBkZXN0YSBzdWJtaXNzw6NvLiAKRepositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-22T13:53:24Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pr_BR.fl_str_mv Conteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turístico
title Conteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turístico
spellingShingle Conteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turístico
Silva, Danilo Serafim da
Conteúdo gerado pelo usuário
Internet
Comentários de destinos de viagem na internet
Teoria do Comportamento Planejado
Intenção comportamental
title_short Conteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turístico
title_full Conteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turístico
title_fullStr Conteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turístico
title_full_unstemmed Conteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turístico
title_sort Conteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turístico
author Silva, Danilo Serafim da
author_facet Silva, Danilo Serafim da
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Chagas, Márcio Marreiro das
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Cruz, Shirley Pereira de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Danilo Serafim da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendes Filho, Luiz Augusto Machado
contributor_str_mv Mendes Filho, Luiz Augusto Machado
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv Conteúdo gerado pelo usuário
Internet
Comentários de destinos de viagem na internet
Teoria do Comportamento Planejado
Intenção comportamental
topic Conteúdo gerado pelo usuário
Internet
Comentários de destinos de viagem na internet
Teoria do Comportamento Planejado
Intenção comportamental
description O Comentário Gerado pelo Usuário (CGU) tem proporcionado significativa importância como fator decisório no processo de compra de serviços e produtos turísticos, e escolha por destinos turísticos vem ganhando destaque. Para a investigação deste trabalho, foi utilizada a Teoria do Comportamento Planejado, onde se analisou o uso de Comentários de Destinos de Viagem da Internet como fator influenciador na intenção de escolha de um destino turístico. Para este estudo foi desenvolvido um instrumento de pesquisa, com perguntas estruturadas e fechadas, o qual foi aplicado de forma aleatória. A metodologia deste trabalho foi utilizada pesquisa quantitativa e descritiva-exploratória. Utilizou-se ainda um levantamento de dados do tipo Survey com 135 pessoas, onde os resultados foram analisados pela Modelagem de Equações Estruturais (SEM) com a técnica Partial Least Squares (PLS). Verificou-se a partir da análise dos resultados que a maioria das pessoas utiliza os Comentários de Destinos de Viagem na Internet, o qual influenciou na intenção de escolha do destino turístico. Por meio da análise da Teoria do Comportamento Planejado, pelos resultados, verifica-se no modelo estrutural que duas das três hipóteses foram confirmadas (H1 e H2) e apenas uma foi rejeitada (H3). Corrobora-se que a variável atitude, bem como a variável normas subjetivas em usar Comentários de Destinos de Viagem na Internet influencia positivamente a sua intenção de utilizá-la quando fazendo escolha de um destino turístico. Pode-se afirmar que a utilização de Comentários de Destinos de Viagem na Internet pode influenciar a intenção de escolha de um destino turístico para as pessoas que planejam sua viagem online.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-15T17:07:16Z
2021-09-22T13:53:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-15T17:07:16Z
2021-09-22T13:53:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv 2010017277
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Danilo Serafim da. Conteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turístico. 2013. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37540
identifier_str_mv 2010017277
SILVA, Danilo Serafim da. Conteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turístico. 2013. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Turismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37540/1/DaniloSS_Monografia.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37540/2/DaniloSS_Monografia.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37540/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 42b7cf23561b3614342bab5c1d6cb194
bf4315df38741a4d4fef2829e6b05a99
a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832674485829632