Conteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turístico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37540 |
Resumo: | O Comentário Gerado pelo Usuário (CGU) tem proporcionado significativa importância como fator decisório no processo de compra de serviços e produtos turísticos, e escolha por destinos turísticos vem ganhando destaque. Para a investigação deste trabalho, foi utilizada a Teoria do Comportamento Planejado, onde se analisou o uso de Comentários de Destinos de Viagem da Internet como fator influenciador na intenção de escolha de um destino turístico. Para este estudo foi desenvolvido um instrumento de pesquisa, com perguntas estruturadas e fechadas, o qual foi aplicado de forma aleatória. A metodologia deste trabalho foi utilizada pesquisa quantitativa e descritiva-exploratória. Utilizou-se ainda um levantamento de dados do tipo Survey com 135 pessoas, onde os resultados foram analisados pela Modelagem de Equações Estruturais (SEM) com a técnica Partial Least Squares (PLS). Verificou-se a partir da análise dos resultados que a maioria das pessoas utiliza os Comentários de Destinos de Viagem na Internet, o qual influenciou na intenção de escolha do destino turístico. Por meio da análise da Teoria do Comportamento Planejado, pelos resultados, verifica-se no modelo estrutural que duas das três hipóteses foram confirmadas (H1 e H2) e apenas uma foi rejeitada (H3). Corrobora-se que a variável atitude, bem como a variável normas subjetivas em usar Comentários de Destinos de Viagem na Internet influencia positivamente a sua intenção de utilizá-la quando fazendo escolha de um destino turístico. Pode-se afirmar que a utilização de Comentários de Destinos de Viagem na Internet pode influenciar a intenção de escolha de um destino turístico para as pessoas que planejam sua viagem online. |
id |
UFRN_2e4818ff2bf60f9cd12040e2642c1bf5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37540 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Danilo Serafim daChagas, Márcio Marreiro dasCruz, Shirley Pereira de SouzaMendes Filho, Luiz Augusto Machado2017-09-15T17:07:16Z2021-09-22T13:53:24Z2017-09-15T17:07:16Z2021-09-22T13:53:24Z20132010017277SILVA, Danilo Serafim da. Conteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turístico. 2013. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37540Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilTurismoConteúdo gerado pelo usuárioInternetComentários de destinos de viagem na internetTeoria do Comportamento PlanejadoIntenção comportamentalConteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turísticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO Comentário Gerado pelo Usuário (CGU) tem proporcionado significativa importância como fator decisório no processo de compra de serviços e produtos turísticos, e escolha por destinos turísticos vem ganhando destaque. Para a investigação deste trabalho, foi utilizada a Teoria do Comportamento Planejado, onde se analisou o uso de Comentários de Destinos de Viagem da Internet como fator influenciador na intenção de escolha de um destino turístico. Para este estudo foi desenvolvido um instrumento de pesquisa, com perguntas estruturadas e fechadas, o qual foi aplicado de forma aleatória. A metodologia deste trabalho foi utilizada pesquisa quantitativa e descritiva-exploratória. Utilizou-se ainda um levantamento de dados do tipo Survey com 135 pessoas, onde os resultados foram analisados pela Modelagem de Equações Estruturais (SEM) com a técnica Partial Least Squares (PLS). Verificou-se a partir da análise dos resultados que a maioria das pessoas utiliza os Comentários de Destinos de Viagem na Internet, o qual influenciou na intenção de escolha do destino turístico. Por meio da análise da Teoria do Comportamento Planejado, pelos resultados, verifica-se no modelo estrutural que duas das três hipóteses foram confirmadas (H1 e H2) e apenas uma foi rejeitada (H3). Corrobora-se que a variável atitude, bem como a variável normas subjetivas em usar Comentários de Destinos de Viagem na Internet influencia positivamente a sua intenção de utilizá-la quando fazendo escolha de um destino turístico. Pode-se afirmar que a utilização de Comentários de Destinos de Viagem na Internet pode influenciar a intenção de escolha de um destino turístico para as pessoas que planejam sua viagem online.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTDaniloSS_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain113521https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37540/1/DaniloSS_Monografia.pdf.txt42b7cf23561b3614342bab5c1d6cb194MD51ORIGINALDaniloSS_Monografia.pdfTurismoapplication/pdf941658https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37540/2/DaniloSS_Monografia.pdfbf4315df38741a4d4fef2829e6b05a99MD52LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37540/3/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD53123456789/375402021-09-22 10:53:24.14oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-22T13:53:24Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pr_BR.fl_str_mv |
Conteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turístico |
title |
Conteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turístico |
spellingShingle |
Conteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turístico Silva, Danilo Serafim da Conteúdo gerado pelo usuário Internet Comentários de destinos de viagem na internet Teoria do Comportamento Planejado Intenção comportamental |
title_short |
Conteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turístico |
title_full |
Conteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turístico |
title_fullStr |
Conteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turístico |
title_full_unstemmed |
Conteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turístico |
title_sort |
Conteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turístico |
author |
Silva, Danilo Serafim da |
author_facet |
Silva, Danilo Serafim da |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Chagas, Márcio Marreiro das |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Cruz, Shirley Pereira de Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Danilo Serafim da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mendes Filho, Luiz Augusto Machado |
contributor_str_mv |
Mendes Filho, Luiz Augusto Machado |
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv |
Conteúdo gerado pelo usuário Internet Comentários de destinos de viagem na internet Teoria do Comportamento Planejado Intenção comportamental |
topic |
Conteúdo gerado pelo usuário Internet Comentários de destinos de viagem na internet Teoria do Comportamento Planejado Intenção comportamental |
description |
O Comentário Gerado pelo Usuário (CGU) tem proporcionado significativa importância como fator decisório no processo de compra de serviços e produtos turísticos, e escolha por destinos turísticos vem ganhando destaque. Para a investigação deste trabalho, foi utilizada a Teoria do Comportamento Planejado, onde se analisou o uso de Comentários de Destinos de Viagem da Internet como fator influenciador na intenção de escolha de um destino turístico. Para este estudo foi desenvolvido um instrumento de pesquisa, com perguntas estruturadas e fechadas, o qual foi aplicado de forma aleatória. A metodologia deste trabalho foi utilizada pesquisa quantitativa e descritiva-exploratória. Utilizou-se ainda um levantamento de dados do tipo Survey com 135 pessoas, onde os resultados foram analisados pela Modelagem de Equações Estruturais (SEM) com a técnica Partial Least Squares (PLS). Verificou-se a partir da análise dos resultados que a maioria das pessoas utiliza os Comentários de Destinos de Viagem na Internet, o qual influenciou na intenção de escolha do destino turístico. Por meio da análise da Teoria do Comportamento Planejado, pelos resultados, verifica-se no modelo estrutural que duas das três hipóteses foram confirmadas (H1 e H2) e apenas uma foi rejeitada (H3). Corrobora-se que a variável atitude, bem como a variável normas subjetivas em usar Comentários de Destinos de Viagem na Internet influencia positivamente a sua intenção de utilizá-la quando fazendo escolha de um destino turístico. Pode-se afirmar que a utilização de Comentários de Destinos de Viagem na Internet pode influenciar a intenção de escolha de um destino turístico para as pessoas que planejam sua viagem online. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-15T17:07:16Z 2021-09-22T13:53:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-09-15T17:07:16Z 2021-09-22T13:53:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv |
2010017277 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Danilo Serafim da. Conteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turístico. 2013. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37540 |
identifier_str_mv |
2010017277 SILVA, Danilo Serafim da. Conteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turístico. 2013. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37540 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Turismo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37540/1/DaniloSS_Monografia.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37540/2/DaniloSS_Monografia.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37540/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
42b7cf23561b3614342bab5c1d6cb194 bf4315df38741a4d4fef2829e6b05a99 a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832674485829632 |