O uso continuo do conteúdo gerado pelo usuário na escolha de um destino turístico: um estudo longitudinal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Isabelle da Fonsêca
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37640
Resumo: O uso da tecnologia vem influenciando cada vez mais no processo de decisão durante o planejamento de viagens turísticas. Nesse contexto, o Conteúdo Gerado pelo Usuário (CGU) se tornou um importante auxílio na tomada de decisões dos turistas. Os Comentários de Viagem na Internet (CVI), uma forma de CGU, são uma ferramenta de ajuda nesse processo decisório, e consiste em comentários postados online por turistas, acerca de experiências que os mesmos já vivenciaram em suas viagens, dando autonomia ao consumidor durante o planejamento de viagens. O objetivo do presente trabalho consiste em analisar fatores que motivam o uso continuo dos CVI na escolha de um destino turístico e defrontar dados sobre tais fatores em dois períodos distintos por meio do Modelo de Uso Continuo de sistema de informação. Utilizou-se como metodologia a pesquisa descritivo-exploratória, e análise de dados quantitativa. Os resultados demonstram mudanças pouco perceptíveis ou nulas dos fatores em duas análises, feitas com um intervalo de um ano de diferença. A análise demonstrou que os quatro fatores estudados, satisfação, confirmação das expectavas, intenção de continuidade de uso e utilidade percebida, são pertinentes para a escolha de destinos turísticos por meio de CVI.
id UFRN_71f6c15ee3aaedf4dcb4955cdc415ab2
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37640
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Xavier, Isabelle da FonsêcaSilva, Gislainy Laíse daDutra, José Eneas MontenegroSilva, Marcela MartinsSilva, Gislainy Laíse da2018-12-14T12:32:55Z2021-09-22T13:56:54Z2018-12-14T12:32:55Z2021-09-22T13:56:54Z2018-11-3020150105936XAVIER, Isabelle da Fonsêca. O uso contínuo do conteúdo gerado pelo usuário na escolha de um destino turístico: Um estudo longitudinal. 2018. 28 f. Monografia (Graduação em turismo), Departamento de Turismo, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37640O uso da tecnologia vem influenciando cada vez mais no processo de decisão durante o planejamento de viagens turísticas. Nesse contexto, o Conteúdo Gerado pelo Usuário (CGU) se tornou um importante auxílio na tomada de decisões dos turistas. Os Comentários de Viagem na Internet (CVI), uma forma de CGU, são uma ferramenta de ajuda nesse processo decisório, e consiste em comentários postados online por turistas, acerca de experiências que os mesmos já vivenciaram em suas viagens, dando autonomia ao consumidor durante o planejamento de viagens. O objetivo do presente trabalho consiste em analisar fatores que motivam o uso continuo dos CVI na escolha de um destino turístico e defrontar dados sobre tais fatores em dois períodos distintos por meio do Modelo de Uso Continuo de sistema de informação. Utilizou-se como metodologia a pesquisa descritivo-exploratória, e análise de dados quantitativa. Os resultados demonstram mudanças pouco perceptíveis ou nulas dos fatores em duas análises, feitas com um intervalo de um ano de diferença. A análise demonstrou que os quatro fatores estudados, satisfação, confirmação das expectavas, intenção de continuidade de uso e utilidade percebida, são pertinentes para a escolha de destinos turísticos por meio de CVI.The use of technology has been increasingly influencing the decision-making process during the planning of tourist trips. In this context, User Generated Content (UGC) has become an important aid in the decision-making of tourists. Online Travel Reviews (OTR), which are a form of UGC, are a helping tool in this decision-making process, and consist of comments posted online by tourists about experiences they have experienced on their trips, giving autonomy to the consumer while planning his trips. The objective of the present study is to analyze factors that motivate the continuous usage of OTR in the choice of a tourist destination and to face data on such factors in two distinct periods through the IS Continuance Model. The methodology was descriptive-exploratory, and the analysis of the results was quantitative. The results show little or no evidence of changes in the factors in two analyzes, with an interval of one-year difference. The analysis showed that the four factors studied, satisfaction, confirmation of expectations, intention of continuity of use and perceived utility, are pertinent for the choice of tourist destinations through OTR.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilTurismoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessConteúdo gerado pelo usuárioUser Generated ContentDestino turísticoTourist DestinationOnline Travel ReviewsModelo de uso contínuoComentários de viagem na internetO uso continuo do conteúdo gerado pelo usuário na escolha de um destino turístico: um estudo longitudinalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNLICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37640/1/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD51ORIGINALUsoContinuo_Xavier_2018.pdfapplication/pdf877150https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37640/2/UsoContinuo_Xavier_2018.pdf66b0532d291118f97ad624b746738ed9MD52CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37640/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53TEXTUsoContinuo_Xavier_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain61601https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37640/4/UsoContinuo_Xavier_2018.pdf.txtd1be863a6ef41b69e5874a130cdab7b2MD54123456789/376402021-09-22 10:56:54.217oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-22T13:56:54Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso continuo do conteúdo gerado pelo usuário na escolha de um destino turístico: um estudo longitudinal
title O uso continuo do conteúdo gerado pelo usuário na escolha de um destino turístico: um estudo longitudinal
spellingShingle O uso continuo do conteúdo gerado pelo usuário na escolha de um destino turístico: um estudo longitudinal
Xavier, Isabelle da Fonsêca
Conteúdo gerado pelo usuário
User Generated Content
Destino turístico
Tourist Destination
Online Travel Reviews
Modelo de uso contínuo
Comentários de viagem na internet
title_short O uso continuo do conteúdo gerado pelo usuário na escolha de um destino turístico: um estudo longitudinal
title_full O uso continuo do conteúdo gerado pelo usuário na escolha de um destino turístico: um estudo longitudinal
title_fullStr O uso continuo do conteúdo gerado pelo usuário na escolha de um destino turístico: um estudo longitudinal
title_full_unstemmed O uso continuo do conteúdo gerado pelo usuário na escolha de um destino turístico: um estudo longitudinal
title_sort O uso continuo do conteúdo gerado pelo usuário na escolha de um destino turístico: um estudo longitudinal
author Xavier, Isabelle da Fonsêca
author_facet Xavier, Isabelle da Fonsêca
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Silva, Gislainy Laíse da
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Dutra, José Eneas Montenegro
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Silva, Marcela Martins
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Isabelle da Fonsêca
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Gislainy Laíse da
contributor_str_mv Silva, Gislainy Laíse da
dc.subject.por.fl_str_mv Conteúdo gerado pelo usuário
User Generated Content
Destino turístico
Tourist Destination
Online Travel Reviews
Modelo de uso contínuo
Comentários de viagem na internet
topic Conteúdo gerado pelo usuário
User Generated Content
Destino turístico
Tourist Destination
Online Travel Reviews
Modelo de uso contínuo
Comentários de viagem na internet
description O uso da tecnologia vem influenciando cada vez mais no processo de decisão durante o planejamento de viagens turísticas. Nesse contexto, o Conteúdo Gerado pelo Usuário (CGU) se tornou um importante auxílio na tomada de decisões dos turistas. Os Comentários de Viagem na Internet (CVI), uma forma de CGU, são uma ferramenta de ajuda nesse processo decisório, e consiste em comentários postados online por turistas, acerca de experiências que os mesmos já vivenciaram em suas viagens, dando autonomia ao consumidor durante o planejamento de viagens. O objetivo do presente trabalho consiste em analisar fatores que motivam o uso continuo dos CVI na escolha de um destino turístico e defrontar dados sobre tais fatores em dois períodos distintos por meio do Modelo de Uso Continuo de sistema de informação. Utilizou-se como metodologia a pesquisa descritivo-exploratória, e análise de dados quantitativa. Os resultados demonstram mudanças pouco perceptíveis ou nulas dos fatores em duas análises, feitas com um intervalo de um ano de diferença. A análise demonstrou que os quatro fatores estudados, satisfação, confirmação das expectavas, intenção de continuidade de uso e utilidade percebida, são pertinentes para a escolha de destinos turísticos por meio de CVI.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-14T12:32:55Z
2021-09-22T13:56:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-12-14T12:32:55Z
2021-09-22T13:56:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-11-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 20150105936
dc.identifier.citation.fl_str_mv XAVIER, Isabelle da Fonsêca. O uso contínuo do conteúdo gerado pelo usuário na escolha de um destino turístico: Um estudo longitudinal. 2018. 28 f. Monografia (Graduação em turismo), Departamento de Turismo, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37640
identifier_str_mv 20150105936
XAVIER, Isabelle da Fonsêca. O uso contínuo do conteúdo gerado pelo usuário na escolha de um destino turístico: Um estudo longitudinal. 2018. 28 f. Monografia (Graduação em turismo), Departamento de Turismo, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Turismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37640/1/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37640/2/UsoContinuo_Xavier_2018.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37640/3/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37640/4/UsoContinuo_Xavier_2018.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
66b0532d291118f97ad624b746738ed9
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
d1be863a6ef41b69e5874a130cdab7b2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117784821301248