Práticas da comunicação pública no contexto digital: o Senado Federal no Facebook
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30427 |
Resumo: | Esta tese investiga as práticas de comunicação pública no Facebook do Senado Federal do Brasil. Os objetivos são analisar os tipos de informação e as características das publicações (linguagem, critérios de seleção dos assuntos, uso de recursos audiovisuais); as situações de interação e a forma de posicionamento do Senado Federal nos comentários; os questionamentos direcionados à página e como essas demandas são solucionadas; as conversas (comportamento dos participantes, assuntos discutidos, expressão de sentimentos) na publicação que obteve a maior quantidade de comentários no período estudado; e quais dos pré-requisitos da comunicação pública (transparência, acesso, interação, ouvidoria) estão presentes no Facebook. A coleta do material foi realizada pelo aplicativo Netvizz entre julho e dezembro de 2017. Os métodos adotados são a Análise de Conteúdo e a Hermenêutica de Profundidade. Uma entrevista com o coordenador do núcleo de mídias sociais se fez necessária para compreender melhor a dinâmica do trabalho de comunicação do Legislativo nas redes sociais virtuais. A discussão teórica se baseia nos conceitos de comunicação pública e dos seus pré-requisitos e aborda ainda a visibilidade de instituições públicas no contexto digital, a ação e impacto do algoritmo do Facebook no acesso a informações políticas e experiências de governos na internet. Os resultados mostram que a divulgação de publicações cumpriu com os requisitos de oferecer acesso e dar transparência às informações de interesse público, mesmo que nem tudo o que ocorre no Senado Federal seja publicado no Facebook. As perguntas dos seguidores que foram respondidas denotaram temas de interesse público, como as novas regras da reforma trabalhista. Porém, em relação à totalidade dos comentários deixados nas publicações no período analisado, constatou-se que os momentos de interação entre o Senado Federal no Facebook com seus seguidores foram ínfimos. No geral, os comentários de uma publicação sobre a reforma trabalhista expressaram a falta de confiança nas instituições políticas e em seus representantes e o descontentamento com a política brasileira, exibidos nas trocas comunicacionais entre os participantes. Pode-se dizer que os pré-requisitos da comunicação pública estão presentes na página, todavia as práticas desse tipo de comunicação no ambiente virtual continuam sendo um desafio no que tange a garantir uma experiência plena de transparência e interação. |
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Os objetivos são analisar os tipos de informação e as características das publicações (linguagem, critérios de seleção dos assuntos, uso de recursos audiovisuais); as situações de interação e a forma de posicionamento do Senado Federal nos comentários; os questionamentos direcionados à página e como essas demandas são solucionadas; as conversas (comportamento dos participantes, assuntos discutidos, expressão de sentimentos) na publicação que obteve a maior quantidade de comentários no período estudado; e quais dos pré-requisitos da comunicação pública (transparência, acesso, interação, ouvidoria) estão presentes no Facebook. A coleta do material foi realizada pelo aplicativo Netvizz entre julho e dezembro de 2017. Os métodos adotados são a Análise de Conteúdo e a Hermenêutica de Profundidade. Uma entrevista com o coordenador do núcleo de mídias sociais se fez necessária para compreender melhor a dinâmica do trabalho de comunicação do Legislativo nas redes sociais virtuais. A discussão teórica se baseia nos conceitos de comunicação pública e dos seus pré-requisitos e aborda ainda a visibilidade de instituições públicas no contexto digital, a ação e impacto do algoritmo do Facebook no acesso a informações políticas e experiências de governos na internet. Os resultados mostram que a divulgação de publicações cumpriu com os requisitos de oferecer acesso e dar transparência às informações de interesse público, mesmo que nem tudo o que ocorre no Senado Federal seja publicado no Facebook. As perguntas dos seguidores que foram respondidas denotaram temas de interesse público, como as novas regras da reforma trabalhista. Porém, em relação à totalidade dos comentários deixados nas publicações no período analisado, constatou-se que os momentos de interação entre o Senado Federal no Facebook com seus seguidores foram ínfimos. No geral, os comentários de uma publicação sobre a reforma trabalhista expressaram a falta de confiança nas instituições políticas e em seus representantes e o descontentamento com a política brasileira, exibidos nas trocas comunicacionais entre os participantes. Pode-se dizer que os pré-requisitos da comunicação pública estão presentes na página, todavia as práticas desse tipo de comunicação no ambiente virtual continuam sendo um desafio no que tange a garantir uma experiência plena de transparência e interação.This thesis investigates the public communication practices on Facebook of the Federal Senate of Brazil. The objectives are to analyze the types of information and the characteristics of publications (language, subject selection criteria, use of audiovisual resources); the interaction situations and the Federal Senate's position in the comments; the questions directed to the page and how these demands are solved; conversations (participant behavior, topics discussed, expression of feelings) in the publication that received the most comments during the study period; and which of the prerequisites of public communication (transparency, access, interaction, ombudsman) are present on Facebook. The material was collected by the Netvizz application between July and December 2017. The methods adopted are Content Analysis and Depth Hermeneutics. An interview with the coordinator of the social media center was necessary to better understand the dynamics of the Legislative's communication work on virtual social networks. The theoretical discussion is based on the concepts of public communication and its prerequisites and also addresses the visibility of public institutions in the digital context, the action and impact of the Facebook algorithm in accessing political information and experiences of governments on the internet. The results show that the publication of publications fulfilled the requirements of offering access and providing transparency to information of public interest, even if not everything that occurs in the Federal Senate is published on Facebook. The followers' questions that were answered denoted topics of public interest, such as the new labor reform rules. However, in relation to the totality of comments left in the publications in the analyzed period, it was found that the moments of interaction between the Federal Senate on Facebook with its followers were negligible. Overall, comments in a publication on labor reform expressed a lack of confidence in political institutions and their representatives and discontent with Brazilian politics, shown in the communication exchanges between participants. It can be said that the prerequisites for public communication are present on the page, however the practices of this type of communication in the virtual environment continue to be a challenge in terms of ensuring a full experience of transparency and interaction.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIAUFRNBrasilEstudos da mídiaComunicação públicaSenado FederalRedes sociaisFacebookPráticas da comunicação pública no contexto digital: o Senado Federal no Facebookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTPraticascomunicacaopublica_Ferreira_2020.pdf.txtPraticascomunicacaopublica_Ferreira_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain610158https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30427/2/Praticascomunicacaopublica_Ferreira_2020.pdf.txt1d89c065b3e7ad216e5cc51402a982f8MD52THUMBNAILPraticascomunicacaopublica_Ferreira_2020.pdf.jpgPraticascomunicacaopublica_Ferreira_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1309https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30427/3/Praticascomunicacaopublica_Ferreira_2020.pdf.jpg479b72a1116b53ee705e6dfd92a7d6ebMD53ORIGINALPraticascomunicacaopublica_Ferreira_2020.pdfapplication/pdf3166885https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30427/1/Praticascomunicacaopublica_Ferreira_2020.pdf3d93eaeba17518d69547e6f6ded558b3MD51123456789/304272020-10-18 04:54:47.303oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30427Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-10-18T07:54:47Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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