Comunicação e poder no Facebook: da autonomia à automação na era do capitalismo informacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mayara Karla Dantas da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44662
Resumo: Esta pesquisa tem como tema a convergência entre dois eixos: a comunicação e o poder. Inserida no campo dos estudos da mídia, a tese aborda como as relações de poder, que são construídas por processos de comunicação, estão emergindo em meio ao “capitalismo informacional” (CASTELLS, 1999) e à “economia da atenção” (GOLDHABER, 1997; BENTES, 2018). Mais exatamente, a tese questiona como o Facebook, uns dos produtos dessa nova lógica comercial, vem reestruturando a interface entre comunicação e poder. Diante disso, a pesquisa busca reiterar o argumento de que as relações de poder são construídas na mente, a partir de processos de comunicação, e que, portanto, estratégias psíquicas são mais efetivas e potentes do que o uso da força, da disciplina e do controle. Argumentamos que para além do poder duro (FOUCAULT, 1979; 1987) e do poder suave (FOUCAULT, 1979; 1987; DELEUZE, 1992), que atuam mediante aparelhos repressivos e ideológicos e que usam da violência, de normas e da vigilância para dominar, respectivamente, estamos diante de novos agenciamentos de dominação, marcado pelo “poder inteligente” (HAN, 2018a), uma instância do poder que opera mediante estratégias psíquicas, a partir do uso das tecnologias digitais da comunicação e da informação, para seduzir, atrair, persuadir e influenciar o pensamento e o comportamento dos sujeitos. Nesse sentido, buscamos compreender, a partir do Facebook, como a plataforma atua não só como agente midiático e mercadológico, mas também como agente político e de que modo sua ação, sustentada pelo capitalismo informacional e pela economia da atenção, está reestruturando a relação entre a comunicação e o poder, na contemporaneidade. Para tanto, tomamos a cartografia como metodologia, por reconhecer o aspecto rizomático do objeto (DELEUZE & GUATTARI, 1997; SANTOS, 1988; ROLNIK, 2007; KASTRUP, 2007; KIRST et al., 2003). Concluímos que o hiperfluxo informacional, promovido pela topologia distribuída de rede, ainda que reflita no aumento da emissão, vem contribuindo com a redução do processo de comunicação, portanto, favorecendo as novas relações de poder e que o Facebook, mediante o uso de estratégias mercadológicas opacas, com sérias implicações sociais e políticas, representa um agente importante dessa mudança, pois, seu modo de agir promove tanto o aumento da emissão e decisões automáticas, quanto a redução da ocorrência efetiva da comunicação e da autonomia dos agentes sociais.
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Inserida no campo dos estudos da mídia, a tese aborda como as relações de poder, que são construídas por processos de comunicação, estão emergindo em meio ao “capitalismo informacional” (CASTELLS, 1999) e à “economia da atenção” (GOLDHABER, 1997; BENTES, 2018). Mais exatamente, a tese questiona como o Facebook, uns dos produtos dessa nova lógica comercial, vem reestruturando a interface entre comunicação e poder. Diante disso, a pesquisa busca reiterar o argumento de que as relações de poder são construídas na mente, a partir de processos de comunicação, e que, portanto, estratégias psíquicas são mais efetivas e potentes do que o uso da força, da disciplina e do controle. Argumentamos que para além do poder duro (FOUCAULT, 1979; 1987) e do poder suave (FOUCAULT, 1979; 1987; DELEUZE, 1992), que atuam mediante aparelhos repressivos e ideológicos e que usam da violência, de normas e da vigilância para dominar, respectivamente, estamos diante de novos agenciamentos de dominação, marcado pelo “poder inteligente” (HAN, 2018a), uma instância do poder que opera mediante estratégias psíquicas, a partir do uso das tecnologias digitais da comunicação e da informação, para seduzir, atrair, persuadir e influenciar o pensamento e o comportamento dos sujeitos. Nesse sentido, buscamos compreender, a partir do Facebook, como a plataforma atua não só como agente midiático e mercadológico, mas também como agente político e de que modo sua ação, sustentada pelo capitalismo informacional e pela economia da atenção, está reestruturando a relação entre a comunicação e o poder, na contemporaneidade. Para tanto, tomamos a cartografia como metodologia, por reconhecer o aspecto rizomático do objeto (DELEUZE & GUATTARI, 1997; SANTOS, 1988; ROLNIK, 2007; KASTRUP, 2007; KIRST et al., 2003). Concluímos que o hiperfluxo informacional, promovido pela topologia distribuída de rede, ainda que reflita no aumento da emissão, vem contribuindo com a redução do processo de comunicação, portanto, favorecendo as novas relações de poder e que o Facebook, mediante o uso de estratégias mercadológicas opacas, com sérias implicações sociais e políticas, representa um agente importante dessa mudança, pois, seu modo de agir promove tanto o aumento da emissão e decisões automáticas, quanto a redução da ocorrência efetiva da comunicação e da autonomia dos agentes sociais.This research has as its theme the convergence between two axes: communication and power. Inserted in the field of media studies, the thesis addresses how power relations, which are built by communication processes, are emerging in the midst of “informational capitalism” (CASTELLS, 1999) and the “attention economy” (GOLDHABER, 1997; BENTES, 2019). More precisely, the thesis questions how Facebook, one of the products of this new commercial logic, has been restructuring the interface between communication and power. Therefore, the research seeks to reiterate the argument that power relationships are built in the mind, based on communication processes, and that, therefore, psychic strategies are more effective and potent than the use of force, discipline and control. We argue that in addition to hard power (FOUCAULT, 1979; 1987) and soft power (FOUCAULT, 1979; 1987; DELEUZE, 1992), which operate through repressive and ideological devices and use violence, norms and surveillance to dominate, respectively, we are facing new agencies of domination, marked by “intelligent power” (HAN, 2018a), an instance of power that operates through psychic strategies, from the use of digital technologies of communication and information, to seduce, attract, persuade and influence the subjects' thinking and behavior. In this sense, we seek to understand, from Facebook, how the platform acts as a media and political agent and how its action, supported by informational capitalism and the economy of attention, is restructuring the relationship between communication and power, in contemporary times. Therefore, we use cartography as a methodology, as it recognizes the rhizomatic aspect of the object (DELEUZE & GUATTARI, 1997; SANTOS, 1988; ROLNIK, 2007; KASTRUP, 2007; KIRST et al., 2003). We conclude that the informational hyperflow, promoted by the distributed network topology, although reflecting on the increase in emission, has been contributing to the reduction of the communication process, therefore, favoring new power relations and that Facebook, through the use of marketing strategies Opaque, with serious social and political implications, represents an important agent of this change, as its way of acting promotes both an increase in emission and automatic decisions, as well as a reduction in the effective occurrence of communication and the autonomy of social agents.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIAUFRNBrasilEstudos da mídiaComunicaçãoPoderFacebookCapitalismo informacionalEconomia da atençãoComunicação e poder no Facebook: da autonomia à automação na era do capitalismo informacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALComunicacaopoderFacebook_Silva_2021.pdfapplication/pdf2275480https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/44662/1/ComunicacaopoderFacebook_Silva_2021.pdf0223a1f2e72332f2afd76d164b50af51MD51123456789/446622022-05-02 12:39:20.041oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/44662Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:39:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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