Interação ensino-sociedade para proteção e promoção ao aleitamento materno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Amanda Gabriela Araújo da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza, Cassia Virgínia de, Bonfada, Diego, Rolim, Ana Carine Arruda
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44804
Resumo: INTRODUÇÃO: Os benefícios do aleitamento materno são conhecidos e comprovados cientificamente. Apesar das melhorias das taxas e aleitamento materno, o Brasil apresenta resultados abaixo do preconizado. O índice de amamentação em crianças menores de 4 meses é de 60%, e em menores de 6 meses é de 45,7%, sendo, portanto, fundamental o desenvolvimento de ações para proteção e promoção à amamentação. OBJETIVO: Relatar a vivência de residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Materno-Infantil, da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no desenvolvimento de ações de proteção e promoção ao aleitamento materno em uma maternidade pública no Seridó Potiguar. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, a partir da atuação de residentes em uma maternidade localizada no município de Caicó/RN, na realização de orientações de proteção e promoção ao aleitamento materno com puérperas, no momento que antecede sua alta hospitalar. A coleta de dados foi a partir de observação participante e diário de campo das visitas realizadas semanalmente às enfermarias, no período de março a setembro de 2020. Os dados foram analisados pela metodologia da análise temática, em que os temas recorrentes foram organizados através de seus significados. RESULTADOS: As visitas às enfermarias realizadas oportunizam a troca de saberes com as puerpéras sobre assuntos relacionados à amamentação, com a realização de orientações sobre a importância da amamentação para a mulher, para o bebê, para a sociedade e para planeta, pois contribui para a sustentabilidade ambiental. Além disso, é dialogado sobre o posicionamento e pega adequada do bebê, para que a amamentação possa ser mais agradável e se evite possíveis intercorrências. As mulheres também são orientadas a buscarem as Unidades Básicas de Saúde sempre que necessitarem de apoio, sentirem dificuldades ou tenham dúvidas, para obter suporte dos profissionais nesse processo. A interação com as puérperas tem fortalecido as práticas de amamentação e possibilitado aos residentes o desenvolvendo habilidades de acolhimento, escuta e compreensão, sendo enriquecedor no processo formativo. CONCLUSÃO: A interação ensino-sociedade desenvolvida na maternidade entre os residentes e as puéperas, tem contribuído para realização de ações de educação em saúde, troca de experiências, fortalecendo as práticas de proteção e proteção ao aleitamento materno na região do Seridó Potiguar, a partir das orientações sobre as principais dificuldades observadas no serviço e incentivo à busca da atenção básica diante das possíveis necessidades que surjam no processo da amamentação
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