Padrões espaciais dos acidentes do transporte metroferroviário de passageiros na região metropolitana de Natal
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34654 |
Resumo: | O transporte de passageiros sobre trilhos faz parte do cotidiano brasileiro desde o século XIX, no entanto, a dimensão geográfica no que concerne à análise dos riscos associados a este modal ainda é pouco explorada. No Rio Grande do Norte, o trecho ativo da via férrea corresponde a 56,2 quilômetros de extensão, que abrangem quatro municípios (Ceará-Mirim, Extremoz, Natal e Parnamirim), divididos em duas linhas (Norte e Sul), sendo considerados trens urbanos de alcance metropolitano. Nesse trecho, de janeiro de 2013 a setembro de 2017, foram registrados 84 acidentes, entre abalroamentos (colisões), atropelamentos, descarrilhamentos e lançamento de pedras contra as locomotivas. Diante desta realidade o presente estudo teve como objetivo principal investigar o risco de acidentes associados à passagem dos trens em ambiente urbano, sob um olhar geográfico e estatístico, com o intuito de quantificar e espacializar os acidentes. Para isso utilizou-se como metodologia o levantamento e análise das ocorrências registradas através da Comissão de Acidentes da empresa gestora do modal (CBTU), levantamentos quantitativos e qualitativos para a captura dos padrões espaciais e temporais, além da espacialização dos dados, através dos quais chegou-se à conclusão que os espaços com maior fluxo de pessoas e veículos em circulação sobre a via férrea (como as passagens de nível), somado a outros fatores espaciais, a sinalização pouco efetiva e a falta de conscientização por parte daqueles que estão em interação com os trilhos, são fatores determinantes para a efetivação dos acidentes no território dominado pelo modal ferroviário. |
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O transporte de passageiros sobre trilhos faz parte do cotidiano brasileiro desde o século XIX, no entanto, a dimensão geográfica no que concerne à análise dos riscos associados a este modal ainda é pouco explorada. No Rio Grande do Norte, o trecho ativo da via férrea corresponde a 56,2 quilômetros de extensão, que abrangem quatro municípios (Ceará-Mirim, Extremoz, Natal e Parnamirim), divididos em duas linhas (Norte e Sul), sendo considerados trens urbanos de alcance metropolitano. Nesse trecho, de janeiro de 2013 a setembro de 2017, foram registrados 84 acidentes, entre abalroamentos (colisões), atropelamentos, descarrilhamentos e lançamento de pedras contra as locomotivas. Diante desta realidade o presente estudo teve como objetivo principal investigar o risco de acidentes associados à passagem dos trens em ambiente urbano, sob um olhar geográfico e estatístico, com o intuito de quantificar e espacializar os acidentes. Para isso utilizou-se como metodologia o levantamento e análise das ocorrências registradas através da Comissão de Acidentes da empresa gestora do modal (CBTU), levantamentos quantitativos e qualitativos para a captura dos padrões espaciais e temporais, além da espacialização dos dados, através dos quais chegou-se à conclusão que os espaços com maior fluxo de pessoas e veículos em circulação sobre a via férrea (como as passagens de nível), somado a outros fatores espaciais, a sinalização pouco efetiva e a falta de conscientização por parte daqueles que estão em interação com os trilhos, são fatores determinantes para a efetivação dos acidentes no território dominado pelo modal ferroviário. |
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