Inclusão de estudantes com deficiência no Instituto Federal da Paraíba a partir da ação TEC NEP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rivânia de Sousa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19953
Resumo: Esta investigação realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, Câmpus João Pessoa objetivou analisar o processo de inclusão de estudantes com deficiência nos cursos superiores a partir da implantação da Ação Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Ação TEC NEP). Inicia com a discussão a respeito da educação profissional e da educação especial numa perspectiva inclusiva, voltada para pessoas com deficiência, no contexto histórico dessas duas modalidades de educação, considerando o cenário mundial e a política educacional brasileira vigente. Apresenta a Ação TEC NEP no âmbito nacional e local, através da análise dos documentos oficiais com o propósito de conhecer e avaliar o processo de inclusão escolar no IFPB Câmpus João Pessoa. O referencial teórico utilizado contribuiu na análise das políticas voltadas para a inclusão nas instituições de ensino superior da rede federal de educação profissional. A metodologia empregada apresenta uma abordagem qualitativa dos dados, através do método Estudo de Caso, utilizando como instrumento de coleta de dados a observação espontânea, entrevistas e análise documental, tendo como participantes alunos com deficiência dos cursos superiores do IFPB Câmpus João Pessoa atendidos pelo NAPNE. Os resultados a partir dos dados analisados apontam para a constatação de que os alunos participantes dessa pesquisa avaliam positivamente seu processo de inclusão escolar na instituição investigada apesar das dificuldades e entraves especialmente das barreiras arquitetônicas. Conclui-se que a criação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE), através da Ação TEC NEP teve fundamental importância para pautar na instituição a discussão acerca da inclusão dando maior visibilidade às demandas dos alunos com deficiência para facilitar o acesso, a permanência e o sucesso acadêmico desses alunos no IFPB câmpus João Pessoa.
id UFRN_2f305dd42f444da3cf788fba6feef96f
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19953
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Rivânia de Sousahttp://lattes.cnpq.br/2499681653858138http://lattes.cnpq.br/6848746516562543Nunes Sobrinho, Francisco de Paulahttp://lattes.cnpq.br/8762584666975203Martins, Lúcia de Araújo Ramoshttp://lattes.cnpq.br/4028503466396532Carvalho-Freitas, Maria Nivalda dehttp://lattes.cnpq.br/9726167396041575Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paivahttp://lattes.cnpq.br/0351736925269307Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de2016-03-04T23:11:34Z2016-03-04T23:11:34Z2014-08-27SILVA, Rivânia de Sousa. Inclusão de estudantes com deficiência no Instituto Federal da Paraíba a partir da ação TEC NEP. 2014. 124f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19953Esta investigação realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, Câmpus João Pessoa objetivou analisar o processo de inclusão de estudantes com deficiência nos cursos superiores a partir da implantação da Ação Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Ação TEC NEP). Inicia com a discussão a respeito da educação profissional e da educação especial numa perspectiva inclusiva, voltada para pessoas com deficiência, no contexto histórico dessas duas modalidades de educação, considerando o cenário mundial e a política educacional brasileira vigente. Apresenta a Ação TEC NEP no âmbito nacional e local, através da análise dos documentos oficiais com o propósito de conhecer e avaliar o processo de inclusão escolar no IFPB Câmpus João Pessoa. O referencial teórico utilizado contribuiu na análise das políticas voltadas para a inclusão nas instituições de ensino superior da rede federal de educação profissional. A metodologia empregada apresenta uma abordagem qualitativa dos dados, através do método Estudo de Caso, utilizando como instrumento de coleta de dados a observação espontânea, entrevistas e análise documental, tendo como participantes alunos com deficiência dos cursos superiores do IFPB Câmpus João Pessoa atendidos pelo NAPNE. Os resultados a partir dos dados analisados apontam para a constatação de que os alunos participantes dessa pesquisa avaliam positivamente seu processo de inclusão escolar na instituição investigada apesar das dificuldades e entraves especialmente das barreiras arquitetônicas. Conclui-se que a criação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE), através da Ação TEC NEP teve fundamental importância para pautar na instituição a discussão acerca da inclusão dando maior visibilidade às demandas dos alunos com deficiência para facilitar o acesso, a permanência e o sucesso acadêmico desses alunos no IFPB câmpus João Pessoa.The current research developed in the Federal Institute of Paraíba – IFPB, João Pessoa Câmpus, aimed at analyzing the inclusion of students with disabilities in undergraduate courses based on the TEC NEP Action. It departs from the discussion about professional and special education in an inclusive perspective, focusing on people with disabilities, in the social context of these two modalities of education, considering the world scenario and the current Brazilian educational policy. It discusses the TEC NEP Action within the national and local context through the analysis of the official documents with the objective of getting familiarized and evaluating the process of educational inclusion in the IFPB João Pessoa Câmpus. The theoretical reference used contributed to the analysis of the policy which focused on inclusion in federal undergraduate institutions for professional education. The methodology used presents a qualitative analysis, having as subject of the research students with disabilities from undergraduate courses in the IFPB João Pessoa Câmpus who are supported by NAPNE. The results based on the analyzed data show that volunteer students from this research evaluate their process of inclusion in the appointed institution as positive, in spite of challenges specially the ones related to architectural barriers. It is concluded that the foundation of the House for Supporting People with Special Education Needs – (NAPNE) through the TEC NEP Action had crucial importance in the basis for the discussion about inclusion in the institution, widening the vision towards the demands of students with disabilities in order to facilitate access, permanence and academic success of these students.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAlunos com deficiênciaEducação profissionalAção TEC NEPInclusãoInclusão de estudantes com deficiência no Instituto Federal da Paraíba a partir da ação TEC NEPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRivaniaDeSousaSilva_DISSERT.pdfRivaniaDeSousaSilva_DISSERT.pdfapplication/pdf1968648https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19953/1/RivaniaDeSousaSilva_DISSERT.pdfbaf2508610c7dc4cfb337440734bc13fMD51TEXTRivaniaDeSousaSilva_DISSERT.pdf.txtRivaniaDeSousaSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain229553https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19953/6/RivaniaDeSousaSilva_DISSERT.pdf.txt2107bd9a302d4e346fd425099593c007MD56THUMBNAILRivaniaDeSousaSilva_DISSERT.pdf.jpgRivaniaDeSousaSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2396https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19953/7/RivaniaDeSousaSilva_DISSERT.pdf.jpgf47ab6d5023d8be95d0a71b40b45660aMD57123456789/199532017-11-02 19:42:25.257oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19953Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T22:42:25Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inclusão de estudantes com deficiência no Instituto Federal da Paraíba a partir da ação TEC NEP
title Inclusão de estudantes com deficiência no Instituto Federal da Paraíba a partir da ação TEC NEP
spellingShingle Inclusão de estudantes com deficiência no Instituto Federal da Paraíba a partir da ação TEC NEP
Silva, Rivânia de Sousa
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Alunos com deficiência
Educação profissional
Ação TEC NEP
Inclusão
title_short Inclusão de estudantes com deficiência no Instituto Federal da Paraíba a partir da ação TEC NEP
title_full Inclusão de estudantes com deficiência no Instituto Federal da Paraíba a partir da ação TEC NEP
title_fullStr Inclusão de estudantes com deficiência no Instituto Federal da Paraíba a partir da ação TEC NEP
title_full_unstemmed Inclusão de estudantes com deficiência no Instituto Federal da Paraíba a partir da ação TEC NEP
title_sort Inclusão de estudantes com deficiência no Instituto Federal da Paraíba a partir da ação TEC NEP
author Silva, Rivânia de Sousa
author_facet Silva, Rivânia de Sousa
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2499681653858138
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6848746516562543
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Nunes Sobrinho, Francisco de Paula
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8762584666975203
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Martins, Lúcia de Araújo Ramos
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4028503466396532
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Carvalho-Freitas, Maria Nivalda de
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9726167396041575
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0351736925269307
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rivânia de Sousa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de
contributor_str_mv Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Alunos com deficiência
Educação profissional
Ação TEC NEP
Inclusão
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos com deficiência
Educação profissional
Ação TEC NEP
Inclusão
description Esta investigação realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, Câmpus João Pessoa objetivou analisar o processo de inclusão de estudantes com deficiência nos cursos superiores a partir da implantação da Ação Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Ação TEC NEP). Inicia com a discussão a respeito da educação profissional e da educação especial numa perspectiva inclusiva, voltada para pessoas com deficiência, no contexto histórico dessas duas modalidades de educação, considerando o cenário mundial e a política educacional brasileira vigente. Apresenta a Ação TEC NEP no âmbito nacional e local, através da análise dos documentos oficiais com o propósito de conhecer e avaliar o processo de inclusão escolar no IFPB Câmpus João Pessoa. O referencial teórico utilizado contribuiu na análise das políticas voltadas para a inclusão nas instituições de ensino superior da rede federal de educação profissional. A metodologia empregada apresenta uma abordagem qualitativa dos dados, através do método Estudo de Caso, utilizando como instrumento de coleta de dados a observação espontânea, entrevistas e análise documental, tendo como participantes alunos com deficiência dos cursos superiores do IFPB Câmpus João Pessoa atendidos pelo NAPNE. Os resultados a partir dos dados analisados apontam para a constatação de que os alunos participantes dessa pesquisa avaliam positivamente seu processo de inclusão escolar na instituição investigada apesar das dificuldades e entraves especialmente das barreiras arquitetônicas. Conclui-se que a criação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE), através da Ação TEC NEP teve fundamental importância para pautar na instituição a discussão acerca da inclusão dando maior visibilidade às demandas dos alunos com deficiência para facilitar o acesso, a permanência e o sucesso acadêmico desses alunos no IFPB câmpus João Pessoa.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-04T23:11:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-03-04T23:11:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Rivânia de Sousa. Inclusão de estudantes com deficiência no Instituto Federal da Paraíba a partir da ação TEC NEP. 2014. 124f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19953
identifier_str_mv SILVA, Rivânia de Sousa. Inclusão de estudantes com deficiência no Instituto Federal da Paraíba a partir da ação TEC NEP. 2014. 124f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19953/1/RivaniaDeSousaSilva_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19953/6/RivaniaDeSousaSilva_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19953/7/RivaniaDeSousaSilva_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv baf2508610c7dc4cfb337440734bc13f
2107bd9a302d4e346fd425099593c007
f47ab6d5023d8be95d0a71b40b45660a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117582639071232