Inclusão de estudantes com deficiência no Instituto Federal da Paraíba a partir da ação TEC NEP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19953 |
Resumo: | Esta investigação realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, Câmpus João Pessoa objetivou analisar o processo de inclusão de estudantes com deficiência nos cursos superiores a partir da implantação da Ação Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Ação TEC NEP). Inicia com a discussão a respeito da educação profissional e da educação especial numa perspectiva inclusiva, voltada para pessoas com deficiência, no contexto histórico dessas duas modalidades de educação, considerando o cenário mundial e a política educacional brasileira vigente. Apresenta a Ação TEC NEP no âmbito nacional e local, através da análise dos documentos oficiais com o propósito de conhecer e avaliar o processo de inclusão escolar no IFPB Câmpus João Pessoa. O referencial teórico utilizado contribuiu na análise das políticas voltadas para a inclusão nas instituições de ensino superior da rede federal de educação profissional. A metodologia empregada apresenta uma abordagem qualitativa dos dados, através do método Estudo de Caso, utilizando como instrumento de coleta de dados a observação espontânea, entrevistas e análise documental, tendo como participantes alunos com deficiência dos cursos superiores do IFPB Câmpus João Pessoa atendidos pelo NAPNE. Os resultados a partir dos dados analisados apontam para a constatação de que os alunos participantes dessa pesquisa avaliam positivamente seu processo de inclusão escolar na instituição investigada apesar das dificuldades e entraves especialmente das barreiras arquitetônicas. Conclui-se que a criação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE), através da Ação TEC NEP teve fundamental importância para pautar na instituição a discussão acerca da inclusão dando maior visibilidade às demandas dos alunos com deficiência para facilitar o acesso, a permanência e o sucesso acadêmico desses alunos no IFPB câmpus João Pessoa. |
id |
UFRN_2f305dd42f444da3cf788fba6feef96f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19953 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Rivânia de Sousahttp://lattes.cnpq.br/2499681653858138http://lattes.cnpq.br/6848746516562543Nunes Sobrinho, Francisco de Paulahttp://lattes.cnpq.br/8762584666975203Martins, Lúcia de Araújo Ramoshttp://lattes.cnpq.br/4028503466396532Carvalho-Freitas, Maria Nivalda dehttp://lattes.cnpq.br/9726167396041575Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paivahttp://lattes.cnpq.br/0351736925269307Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de2016-03-04T23:11:34Z2016-03-04T23:11:34Z2014-08-27SILVA, Rivânia de Sousa. Inclusão de estudantes com deficiência no Instituto Federal da Paraíba a partir da ação TEC NEP. 2014. 124f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19953Esta investigação realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, Câmpus João Pessoa objetivou analisar o processo de inclusão de estudantes com deficiência nos cursos superiores a partir da implantação da Ação Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Ação TEC NEP). Inicia com a discussão a respeito da educação profissional e da educação especial numa perspectiva inclusiva, voltada para pessoas com deficiência, no contexto histórico dessas duas modalidades de educação, considerando o cenário mundial e a política educacional brasileira vigente. Apresenta a Ação TEC NEP no âmbito nacional e local, através da análise dos documentos oficiais com o propósito de conhecer e avaliar o processo de inclusão escolar no IFPB Câmpus João Pessoa. O referencial teórico utilizado contribuiu na análise das políticas voltadas para a inclusão nas instituições de ensino superior da rede federal de educação profissional. A metodologia empregada apresenta uma abordagem qualitativa dos dados, através do método Estudo de Caso, utilizando como instrumento de coleta de dados a observação espontânea, entrevistas e análise documental, tendo como participantes alunos com deficiência dos cursos superiores do IFPB Câmpus João Pessoa atendidos pelo NAPNE. Os resultados a partir dos dados analisados apontam para a constatação de que os alunos participantes dessa pesquisa avaliam positivamente seu processo de inclusão escolar na instituição investigada apesar das dificuldades e entraves especialmente das barreiras arquitetônicas. Conclui-se que a criação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE), através da Ação TEC NEP teve fundamental importância para pautar na instituição a discussão acerca da inclusão dando maior visibilidade às demandas dos alunos com deficiência para facilitar o acesso, a permanência e o sucesso acadêmico desses alunos no IFPB câmpus João Pessoa.The current research developed in the Federal Institute of Paraíba – IFPB, João Pessoa Câmpus, aimed at analyzing the inclusion of students with disabilities in undergraduate courses based on the TEC NEP Action. It departs from the discussion about professional and special education in an inclusive perspective, focusing on people with disabilities, in the social context of these two modalities of education, considering the world scenario and the current Brazilian educational policy. It discusses the TEC NEP Action within the national and local context through the analysis of the official documents with the objective of getting familiarized and evaluating the process of educational inclusion in the IFPB João Pessoa Câmpus. The theoretical reference used contributed to the analysis of the policy which focused on inclusion in federal undergraduate institutions for professional education. The methodology used presents a qualitative analysis, having as subject of the research students with disabilities from undergraduate courses in the IFPB João Pessoa Câmpus who are supported by NAPNE. The results based on the analyzed data show that volunteer students from this research evaluate their process of inclusion in the appointed institution as positive, in spite of challenges specially the ones related to architectural barriers. It is concluded that the foundation of the House for Supporting People with Special Education Needs – (NAPNE) through the TEC NEP Action had crucial importance in the basis for the discussion about inclusion in the institution, widening the vision towards the demands of students with disabilities in order to facilitate access, permanence and academic success of these students.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAlunos com deficiênciaEducação profissionalAção TEC NEPInclusãoInclusão de estudantes com deficiência no Instituto Federal da Paraíba a partir da ação TEC NEPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRivaniaDeSousaSilva_DISSERT.pdfRivaniaDeSousaSilva_DISSERT.pdfapplication/pdf1968648https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19953/1/RivaniaDeSousaSilva_DISSERT.pdfbaf2508610c7dc4cfb337440734bc13fMD51TEXTRivaniaDeSousaSilva_DISSERT.pdf.txtRivaniaDeSousaSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain229553https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19953/6/RivaniaDeSousaSilva_DISSERT.pdf.txt2107bd9a302d4e346fd425099593c007MD56THUMBNAILRivaniaDeSousaSilva_DISSERT.pdf.jpgRivaniaDeSousaSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2396https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19953/7/RivaniaDeSousaSilva_DISSERT.pdf.jpgf47ab6d5023d8be95d0a71b40b45660aMD57123456789/199532017-11-02 19:42:25.257oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19953Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T22:42:25Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Inclusão de estudantes com deficiência no Instituto Federal da Paraíba a partir da ação TEC NEP |
title |
Inclusão de estudantes com deficiência no Instituto Federal da Paraíba a partir da ação TEC NEP |
spellingShingle |
Inclusão de estudantes com deficiência no Instituto Federal da Paraíba a partir da ação TEC NEP Silva, Rivânia de Sousa CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Alunos com deficiência Educação profissional Ação TEC NEP Inclusão |
title_short |
Inclusão de estudantes com deficiência no Instituto Federal da Paraíba a partir da ação TEC NEP |
title_full |
Inclusão de estudantes com deficiência no Instituto Federal da Paraíba a partir da ação TEC NEP |
title_fullStr |
Inclusão de estudantes com deficiência no Instituto Federal da Paraíba a partir da ação TEC NEP |
title_full_unstemmed |
Inclusão de estudantes com deficiência no Instituto Federal da Paraíba a partir da ação TEC NEP |
title_sort |
Inclusão de estudantes com deficiência no Instituto Federal da Paraíba a partir da ação TEC NEP |
author |
Silva, Rivânia de Sousa |
author_facet |
Silva, Rivânia de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2499681653858138 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6848746516562543 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Nunes Sobrinho, Francisco de Paula |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8762584666975203 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Martins, Lúcia de Araújo Ramos |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4028503466396532 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Carvalho-Freitas, Maria Nivalda de |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9726167396041575 |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0351736925269307 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rivânia de Sousa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de |
contributor_str_mv |
Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Alunos com deficiência Educação profissional Ação TEC NEP Inclusão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alunos com deficiência Educação profissional Ação TEC NEP Inclusão |
description |
Esta investigação realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, Câmpus João Pessoa objetivou analisar o processo de inclusão de estudantes com deficiência nos cursos superiores a partir da implantação da Ação Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Ação TEC NEP). Inicia com a discussão a respeito da educação profissional e da educação especial numa perspectiva inclusiva, voltada para pessoas com deficiência, no contexto histórico dessas duas modalidades de educação, considerando o cenário mundial e a política educacional brasileira vigente. Apresenta a Ação TEC NEP no âmbito nacional e local, através da análise dos documentos oficiais com o propósito de conhecer e avaliar o processo de inclusão escolar no IFPB Câmpus João Pessoa. O referencial teórico utilizado contribuiu na análise das políticas voltadas para a inclusão nas instituições de ensino superior da rede federal de educação profissional. A metodologia empregada apresenta uma abordagem qualitativa dos dados, através do método Estudo de Caso, utilizando como instrumento de coleta de dados a observação espontânea, entrevistas e análise documental, tendo como participantes alunos com deficiência dos cursos superiores do IFPB Câmpus João Pessoa atendidos pelo NAPNE. Os resultados a partir dos dados analisados apontam para a constatação de que os alunos participantes dessa pesquisa avaliam positivamente seu processo de inclusão escolar na instituição investigada apesar das dificuldades e entraves especialmente das barreiras arquitetônicas. Conclui-se que a criação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE), através da Ação TEC NEP teve fundamental importância para pautar na instituição a discussão acerca da inclusão dando maior visibilidade às demandas dos alunos com deficiência para facilitar o acesso, a permanência e o sucesso acadêmico desses alunos no IFPB câmpus João Pessoa. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-08-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-04T23:11:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-03-04T23:11:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Rivânia de Sousa. Inclusão de estudantes com deficiência no Instituto Federal da Paraíba a partir da ação TEC NEP. 2014. 124f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19953 |
identifier_str_mv |
SILVA, Rivânia de Sousa. Inclusão de estudantes com deficiência no Instituto Federal da Paraíba a partir da ação TEC NEP. 2014. 124f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19953 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19953/1/RivaniaDeSousaSilva_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19953/6/RivaniaDeSousaSilva_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19953/7/RivaniaDeSousaSilva_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
baf2508610c7dc4cfb337440734bc13f 2107bd9a302d4e346fd425099593c007 f47ab6d5023d8be95d0a71b40b45660a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117582639071232 |