Avaliação da aplicabilidade técnica da utilização de misturas diesel - óleo de soja em motores a diesel.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Bruno Rafael Fernandes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38294
Resumo: Com a crescente emissão gases poluente oriundo o do elevado consome de combustíveis fosseis por meio de veículos automotores, diante deste cenário na vem se buscando nas últimas décadas alternativas renováveis objetivando redução desses gases poluentes, sendo essas alternativas em sua maioria advindas da biomassa. Os combustíveis derivados da biomassa e de outras fontes renováveis, comparado com fosséis de fontes possuem algumas vantagens; não contribui, com efeito, estufa, reduz a produção de lixo industrial, descentralização de renda. O petróleo e seus derivados têm contribuído com o desenvolvimento da maioria das economias dos países. No Brasil, o óleo diesel tem uma relação direta com Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Objetivando reduzir a emissão de poluentes deste derivado, o governo brasileiro tem adotado uma política de adição de biodiesel ao óleo diesel estando atualmente em 11% em volume. Diante disso, o trabalho se prestou avaliar a estabilidade oxidativa das blendas óleo diesel mineral/óleo vegetal com as seguintes concentrações: 5%, 10%, 15%, 20% e 30%. Sendo este ensaio realizado Rancimat, modelo 843 do fabricante Metrohm, segundo norma EN 15751. A oxidação do óleo vegetal adicionado ao óleo diesel pode causar entupimento dos filtros de combustível e danificar o bico injetor através do aumento de viscosidade e formação de borras. Os resultados do tempo de formação de óxidos para cada blenda foi decrescendo conforme fora aumentado o volume (%) de óleo vegetal
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Os combustíveis derivados da biomassa e de outras fontes renováveis, comparado com fosséis de fontes possuem algumas vantagens; não contribui, com efeito, estufa, reduz a produção de lixo industrial, descentralização de renda. O petróleo e seus derivados têm contribuído com o desenvolvimento da maioria das economias dos países. No Brasil, o óleo diesel tem uma relação direta com Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Objetivando reduzir a emissão de poluentes deste derivado, o governo brasileiro tem adotado uma política de adição de biodiesel ao óleo diesel estando atualmente em 11% em volume. Diante disso, o trabalho se prestou avaliar a estabilidade oxidativa das blendas óleo diesel mineral/óleo vegetal com as seguintes concentrações: 5%, 10%, 15%, 20% e 30%. Sendo este ensaio realizado Rancimat, modelo 843 do fabricante Metrohm, segundo norma EN 15751. A oxidação do óleo vegetal adicionado ao óleo diesel pode causar entupimento dos filtros de combustível e danificar o bico injetor através do aumento de viscosidade e formação de borras. Os resultados do tempo de formação de óxidos para cada blenda foi decrescendo conforme fora aumentado o volume (%) de óleo vegetalWith the increasing emission of polluting gases from the high consumption of fossil fuels through automotive vehicles in the national scenario, renewable alternatives have been sought in the last decades aiming at the reduction of these polluting gases, these alternatives being mostly coming from biomass. Fuels derived from biomass and other renewable sources, compared to fossil fuels, have some advantages; they do not contribute to the greenhouse effect, reduce the production of industrial waste and contribute to income decentralization. Petroleum and its derivatives have contributed to the development of most countries' economies. In Brazil, diesel oil has a direct relationship with the Brazilian Gross Domestic Product (GDP). Aiming to reduce the emission of pollutants from this derivative, the Brazilian government has adopted a policy of adding biodiesel to diesel oil, which is currently 13% in volume. Therefore, the work was able to evaluate the oxidative stability of the blends of mineral oil / vegetable oil with the following concentrations: 5%, 10%, 20% and 30%. This test being carried out by Rancimat, model 843 from the manufacturer Metrohm, according to standard EN 15751. It was observed that the oxidation of vegetable oil added to diesel oil can cause fuel filters to clog and damage the injector nozzle through the increase of viscosity and formation of lees. The results of the time of formation of oxides for each blend was decreasing as the volume of vegetable oil was increased in%.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilQuímica do PetróleoQuímica do PetróleoBiomassaBlendas óleo diesel/óleo de sojaEstabilidade oxidativaAvaliação da aplicabilidade técnica da utilização de misturas diesel - óleo de soja em motores a diesel.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38294/1/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD51ORIGINALAvaliacaoAplicabilidadeTecnica_Nunes_2021.pdfapplication/pdf2008636https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38294/2/AvaliacaoAplicabilidadeTecnica_Nunes_2021.pdf14bc82a9833f68038d6df0062323a12bMD52123456789/382942023-05-08 14:26:40.875oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-05-08T17:26:40Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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