Reorientação curricular na disciplina Química via tema gerador: uma aproximação Freire-CTS
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27788 |
Resumo: | Um currículo com abordagem temática pode contextualizar social e historicamente o desenvolvimento didático e a aprendizagem de conceitos e tornar o conteúdo mais significativo para estudantes do Ensino Médio através do diálogo e da problematização de situações que surgem das suas próprias realidades. Consideramos que a falta de contextualização na Educação em Ciências conduz ao desenvolvimento de um currículo que diverge dos objetivos propostos nos documentos legais para a Educação Básica no Ensino Médio do Brasil e acaba acentuando diferenças sociais, econômicas, de gênero, culturais etc. Por isso, acreditamos que uma abordagem a partir de temas que emergem da realidade dos/as alunos/as, problematizando as relações entre ciência, tecnologia e sociedade, favorece a aprendizagem contextualizada de conceitos químicos. A Educação em Ciências deve ser voltada à formação de sujeitos críticos e reflexivos, à preparação para a ação e a participação social. Com essa finalidade, nesta dissertação, propomo-nos a investigar como a Abordagem Temática Freireana e os pressupostos do campo de estudos Ciência, Tecnologia e Sociedade podem ser utilizados para a construção de conteúdo programático da disciplina Química na 3ª série do Ensino Médio regular, em uma escola da Cidade do Natal, Estado do Rio Grande do Norte. Por meio de uma abordagem qualitativa, na Investigação Temática utilizamos o levantamento de dados, a observação participante, a análise documental e entrevistas semiestruturadas. Dessa investigação, o bem-estar social emergiu como tema gerador. Com base na IT e no tema gerador, elaboramos uma Sequência Didática para o ensino do conceito de reação de combustão, na perspectiva da sustentabilidade. Sua aplicação observou as orientações dos Três Momentos Pedagógicos. Para a análise dos resultados da aplicação do produto educacional, lançamos mão da Análise Textual Discursiva. A fala dos/as alunos/as durante a IT se remete a uma preocupação com o transporte público e situações que permeiam a condição das vias de tráfego, o que nos levou a abordar aspectos de sustentabilidade e o Plano de Mobilidade Urbana de Natal. A aplicação da SD nos mostrou que a ação didática problematizadora e dialógica ancorada no tema gerador, com abordagem CTS e na perspectiva da sustentabilidade, promoveu uma alfabetização científica e tecnológica em diferentes níveis, evidenciando-se uma tomada de consciência dos/as alunos/as para uma participação ativa em problemáticas sociais locais. |
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Jota, Ana Beatriz FrancelinoDantas, Josivania MarisaSilva, Lenina Lopes SoaresCabral, Carla Giovana2019-10-04T22:18:28Z2019-10-04T22:18:28Z2019-08-15JOTA, Ana Beatriz Francelino. Reorientação curricular na disciplina Química via tema gerador: uma aproximação Freire-CTS. 2019. 212f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27788Um currículo com abordagem temática pode contextualizar social e historicamente o desenvolvimento didático e a aprendizagem de conceitos e tornar o conteúdo mais significativo para estudantes do Ensino Médio através do diálogo e da problematização de situações que surgem das suas próprias realidades. Consideramos que a falta de contextualização na Educação em Ciências conduz ao desenvolvimento de um currículo que diverge dos objetivos propostos nos documentos legais para a Educação Básica no Ensino Médio do Brasil e acaba acentuando diferenças sociais, econômicas, de gênero, culturais etc. Por isso, acreditamos que uma abordagem a partir de temas que emergem da realidade dos/as alunos/as, problematizando as relações entre ciência, tecnologia e sociedade, favorece a aprendizagem contextualizada de conceitos químicos. A Educação em Ciências deve ser voltada à formação de sujeitos críticos e reflexivos, à preparação para a ação e a participação social. Com essa finalidade, nesta dissertação, propomo-nos a investigar como a Abordagem Temática Freireana e os pressupostos do campo de estudos Ciência, Tecnologia e Sociedade podem ser utilizados para a construção de conteúdo programático da disciplina Química na 3ª série do Ensino Médio regular, em uma escola da Cidade do Natal, Estado do Rio Grande do Norte. Por meio de uma abordagem qualitativa, na Investigação Temática utilizamos o levantamento de dados, a observação participante, a análise documental e entrevistas semiestruturadas. Dessa investigação, o bem-estar social emergiu como tema gerador. Com base na IT e no tema gerador, elaboramos uma Sequência Didática para o ensino do conceito de reação de combustão, na perspectiva da sustentabilidade. Sua aplicação observou as orientações dos Três Momentos Pedagógicos. Para a análise dos resultados da aplicação do produto educacional, lançamos mão da Análise Textual Discursiva. A fala dos/as alunos/as durante a IT se remete a uma preocupação com o transporte público e situações que permeiam a condição das vias de tráfego, o que nos levou a abordar aspectos de sustentabilidade e o Plano de Mobilidade Urbana de Natal. A aplicação da SD nos mostrou que a ação didática problematizadora e dialógica ancorada no tema gerador, com abordagem CTS e na perspectiva da sustentabilidade, promoveu uma alfabetização científica e tecnológica em diferentes níveis, evidenciando-se uma tomada de consciência dos/as alunos/as para uma participação ativa em problemáticas sociais locais.A curriculum with a thematic approach can socially and historically contextualize didactic development and concept learning and make content more meaningful for high school students through dialogue and problematization of situations that arise from their own realities. We consider that the lack of contextualization in Science Education leads to the development of a curriculum that diverges from the objectives proposed in the legal documents for Basic Education in High School in Brazil and ends up accentuating social, economic, gender, cultural differences. Therefore, we believe that an approach based on themes that emerge from the students' reality, problematizing the relations between science, technology and society, favors the contextualized learning of chemical concepts. Science education should be focused on the formation of critical and reflective subjects, the preparation for action and social participation. For this purpose, in this dissertation, we propose to investigate how the Freirean Thematic Approach and the assumptions of the Science, Technology and Society field of study can be used to construct the syllabus of the Chemical discipline in the 3rd grade of regular high school, in a school in Natal, state of Rio Grande do Norte. Through a qualitative approach, in Thematic Research, we used data collection, participant observation, document analysis and semi-structured interviews. From this investigation, social welfare emerged as a generative theme. Based on the IT and the generating theme, we elaborated a Didactic Sequence for the teaching of the combustion reaction concept, from the perspective of sustainability. Its application observed the orientations of the Three Pedagogical Moments. For the analysis of the results of the application of the educational product, we use the Discursive Textual Analysis. The students' speech during IT refers to a concern with public transport and situations that permeate the condition of the traffic roads, which led us to address sustainability aspects and the Urban Mobility Plan of Christmas. The application of DS showed us that the problematic and dialogic didactic action anchored in the generating theme, with CTS approach and in the perspective of sustainability, promoted a scientific and technological literacy at different levels, evidencing the students' awareness. for active participation in local social issues.Bem-estar social: tema gerador para o ensino contextualizado de químicaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEnsino de QuímicaCiênciaTecnologia e sociedadePaulo FreireInvestigação temáticaReorientação curricular na disciplina Química via tema gerador: uma aproximação Freire-CTSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTReorientaçãocurriculardisciplina_Jota_2019.pdf.txtReorientaçãocurriculardisciplina_Jota_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain408857https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27788/2/Reorienta%c3%a7%c3%a3ocurriculardisciplina_Jota_2019.pdf.txt9b77fc4800459299ffbc44b382dd4205MD52ProdutoEducacional_Jota_2019.pdf.txtProdutoEducacional_Jota_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain98675https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27788/5/ProdutoEducacional_Jota_2019.pdf.txt6e81bda12f150c1bf19403386802c63eMD55THUMBNAILReorientaçãocurriculardisciplina_Jota_2019.pdf.jpgReorientaçãocurriculardisciplina_Jota_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1167https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27788/3/Reorienta%c3%a7%c3%a3ocurriculardisciplina_Jota_2019.pdf.jpgc32bf0a298eb9a8bc92ec7ffeecaec41MD53ProdutoEducacional_Jota_2019.pdf.jpgProdutoEducacional_Jota_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1549https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27788/6/ProdutoEducacional_Jota_2019.pdf.jpg1ecf0458c7513c0ec5f139ed9b5f2a4fMD56ORIGINALReorientaçãocurriculardisciplina_Jota_2019.pdfapplication/pdf4581936https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27788/1/Reorienta%c3%a7%c3%a3ocurriculardisciplina_Jota_2019.pdf5e2e9db4822df6b75c380aa046e141eeMD51ProdutoEducacional_Jota_2019.pdfProdutoEducacional_Jota_2019.pdfAtividades em produto educacionalapplication/pdf2061780https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27788/4/ProdutoEducacional_Jota_2019.pdf3cbc25875da01398b6bf9a4a7104fb92MD54123456789/277882019-11-24 02:15:19.562oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27788Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-11-24T05:15:19Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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Um currículo com abordagem temática pode contextualizar social e historicamente o desenvolvimento didático e a aprendizagem de conceitos e tornar o conteúdo mais significativo para estudantes do Ensino Médio através do diálogo e da problematização de situações que surgem das suas próprias realidades. Consideramos que a falta de contextualização na Educação em Ciências conduz ao desenvolvimento de um currículo que diverge dos objetivos propostos nos documentos legais para a Educação Básica no Ensino Médio do Brasil e acaba acentuando diferenças sociais, econômicas, de gênero, culturais etc. Por isso, acreditamos que uma abordagem a partir de temas que emergem da realidade dos/as alunos/as, problematizando as relações entre ciência, tecnologia e sociedade, favorece a aprendizagem contextualizada de conceitos químicos. A Educação em Ciências deve ser voltada à formação de sujeitos críticos e reflexivos, à preparação para a ação e a participação social. Com essa finalidade, nesta dissertação, propomo-nos a investigar como a Abordagem Temática Freireana e os pressupostos do campo de estudos Ciência, Tecnologia e Sociedade podem ser utilizados para a construção de conteúdo programático da disciplina Química na 3ª série do Ensino Médio regular, em uma escola da Cidade do Natal, Estado do Rio Grande do Norte. Por meio de uma abordagem qualitativa, na Investigação Temática utilizamos o levantamento de dados, a observação participante, a análise documental e entrevistas semiestruturadas. Dessa investigação, o bem-estar social emergiu como tema gerador. Com base na IT e no tema gerador, elaboramos uma Sequência Didática para o ensino do conceito de reação de combustão, na perspectiva da sustentabilidade. Sua aplicação observou as orientações dos Três Momentos Pedagógicos. Para a análise dos resultados da aplicação do produto educacional, lançamos mão da Análise Textual Discursiva. A fala dos/as alunos/as durante a IT se remete a uma preocupação com o transporte público e situações que permeiam a condição das vias de tráfego, o que nos levou a abordar aspectos de sustentabilidade e o Plano de Mobilidade Urbana de Natal. A aplicação da SD nos mostrou que a ação didática problematizadora e dialógica ancorada no tema gerador, com abordagem CTS e na perspectiva da sustentabilidade, promoveu uma alfabetização científica e tecnológica em diferentes níveis, evidenciando-se uma tomada de consciência dos/as alunos/as para uma participação ativa em problemáticas sociais locais. |
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