A aposta da reorientação curricular via tema gerador no Projeto Parnamirim Interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Ariane Rochelle
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24564
Resumo: O presente trabalho traça uma análise da experiência do Projeto Parnamirim Interdisciplinar, este promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Parnamirim, com assessoria do Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Educativas em Movimento (GEPEM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O projeto envolveu 23 escolas que trabalhavam de 6º à 9º ano do Ensino Fundamental e visava fomentar um processo de Reorientação Curricular Via Tema Gerador. Esse processo é parte de um princípio de ações já realizadas em diversas experiências em sistemas públicos de ensino em algumas redes do Brasil e tomando por base o Tema Gerador e pressupostos freireanos. A premissa ocupa-se não apenas a um caráter interdisciplinar de trabalhar os conteúdos, mas traduzi-los na realidade do educando através de uma pesquisa que se origina da problematização do tema que por sua vez deve estar diretamente ligado ao universo temático dos alunos. Como objetivo desta pesquisa realizamos uma análise desse processo verificando quais os fatores que levaram a interrupção do projeto “Parnamirim Interdisciplinar”. A escrita desta dissertação baseia-se nos princípios Freireanos na medida em que considera a compreensão do estudo local como parte da organização do conhecimento, com vistas á problematização do processo em questão. Paulo Freire foi, em suma, o pilar teórico utilizado neste trabalho além de alguns de seus interlocutores como Antônio Gouvêa, Marta Pernambuco, Demétrio Delizoicov, José André Angotti, Antônio Moreira, dentre outros. Visando a organização e sistematização desse estudo, fora realizado um levantamento histórico do município de Parnamirim, analise de arquivos e documentos (atas das reuniões e registros da pesquisa de campo levantadas pelos professores, elaboração de perguntas e aplicação de entrevista com os envolvidos na experiência do Projeto, considerando a sua influência direta no processo de construção do trabalho da Secretaria Municipal de Educação e Cultura do município). De forma que esse trabalho buscou descrever as estratégias e práticas educativas para processos de formação fundamentados em propostas progressistas, assim como problematizar entraves e empecilhos que inviabilizam e rompem a concretização do trabalho coletivo com vistas à emancipação dos sujeitos.
id UFRN_657d026002f52be86233cb0e7e8bcbae
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24564
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Mendonça, Ariane Rochellehttp://lattes.cnpq.br/0927140871286467http://lattes.cnpq.br/3606354737293761Nascimento, Hostina Maria Ferreira dohttps://orcid.org/0000-0003-2403-9236http://lattes.cnpq.br/6441332554593185Valadares, Juarez Melgaçohttp://lattes.cnpq.br/5496035029896028Dias, Maria Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/1131977255034974Silva, Rosalia de Fátima ehttp://lattes.cnpq.br/2560174506689869Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida2018-01-18T11:33:02Z2018-01-18T11:33:02Z2016-07-29MENDONÇA, Ariane Rochelle. A aposta da reorientação curricular via tema gerador no Projeto Parnamirim Interdisciplinar. 2016. 162f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24564O presente trabalho traça uma análise da experiência do Projeto Parnamirim Interdisciplinar, este promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Parnamirim, com assessoria do Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Educativas em Movimento (GEPEM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O projeto envolveu 23 escolas que trabalhavam de 6º à 9º ano do Ensino Fundamental e visava fomentar um processo de Reorientação Curricular Via Tema Gerador. Esse processo é parte de um princípio de ações já realizadas em diversas experiências em sistemas públicos de ensino em algumas redes do Brasil e tomando por base o Tema Gerador e pressupostos freireanos. A premissa ocupa-se não apenas a um caráter interdisciplinar de trabalhar os conteúdos, mas traduzi-los na realidade do educando através de uma pesquisa que se origina da problematização do tema que por sua vez deve estar diretamente ligado ao universo temático dos alunos. Como objetivo desta pesquisa realizamos uma análise desse processo verificando quais os fatores que levaram a interrupção do projeto “Parnamirim Interdisciplinar”. A escrita desta dissertação baseia-se nos princípios Freireanos na medida em que considera a compreensão do estudo local como parte da organização do conhecimento, com vistas á problematização do processo em questão. Paulo Freire foi, em suma, o pilar teórico utilizado neste trabalho além de alguns de seus interlocutores como Antônio Gouvêa, Marta Pernambuco, Demétrio Delizoicov, José André Angotti, Antônio Moreira, dentre outros. Visando a organização e sistematização desse estudo, fora realizado um levantamento histórico do município de Parnamirim, analise de arquivos e documentos (atas das reuniões e registros da pesquisa de campo levantadas pelos professores, elaboração de perguntas e aplicação de entrevista com os envolvidos na experiência do Projeto, considerando a sua influência direta no processo de construção do trabalho da Secretaria Municipal de Educação e Cultura do município). De forma que esse trabalho buscou descrever as estratégias e práticas educativas para processos de formação fundamentados em propostas progressistas, assim como problematizar entraves e empecilhos que inviabilizam e rompem a concretização do trabalho coletivo com vistas à emancipação dos sujeitos.En este trabajo se presenta un análisis de la experiencia del Proyecto Parnamirim interdisciplinario, esto promovido por la Secretaría Municipal de Educación de Parnamirim, con la asistencia del Grupo de Estudios e Investigación de las Prácticas Educativas en Movimiento (GEPEM) de la Universidad Federal del Rio Grande do Norte (UFRN). En el proyecto participaron 23 escuelas donde se trabajaban del 6° al 9° grado de la escuela primaria con objetivo de fomentar un proceso de reorientación del plan de estudio por el Tema Generador. Este proceso es parte de un principio de las acciones ya llevadas a cabo en varios experimentos en los sistemas de educación pública en algunas redes en Brasil basados en el tema generador y los supuestos freireanos. La premisa lleva a cabo no sólo la característica del trabajo interdisciplinario del contenido, pero traducirlos en la realidad del alumno a través de la investigación que se origina del cuestionamiento del tema que a su vez debe ir unido directamente al universo temático de los estudiantes. El objetivo de esta investigación se llevó a cabo un análisis de este proceso mediante la comprobación de los factores que llevaron a la interrupción del proyecto " Parnamirim Interdisciplinario." La escritura de este trabajo se basa en los principios del Freire en la que considera la comprensión del estudio local como parte de la organización del conocimiento, con el fin de cuestionar el proceso en cuestión. Paulo Freire fue, en definitiva, el pilar teórico utilizado en este trabajo, así como algunos de sus interlocutores como Antônio Gouvêa, Marta Pernambuco, Demétrio Delizoicov, José André Angotti, Antônio Moreira, entre otros. Con el objetivo de la organización y sistematización de este estudio, se llevó a cabo un estudio histórico del municipio de Parnamirim, análisis de archivos y documentos (actas de las reuniones y registros de la investigación de campo planteadas por los profesores, preparación de preguntas y entrevista con los involucrados en la experiencia del Proyecto, teniendo en cuenta su influencia directa en el proceso de construcción del trabajo de la Secretaría Municipal de Educación y Cultura del municipio). Por lo que este trabajo fue describir las estrategias y prácticas educativas para los procesos de formación basados en las propuestas progresistas y discutir las barreras y obstáculos que impiden e interrumpe la ejecución del trabajo colectivo con el objetivo la emancipación de los sujetos.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPaulo FreireTema geradorCurrículoA aposta da reorientação curricular via tema gerador no Projeto Parnamirim Interdisciplinarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTArianeRochelleMendonca_DISSERT.pdf.txtArianeRochelleMendonca_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain457398https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24564/2/ArianeRochelleMendonca_DISSERT.pdf.txt4d4e7a80508c69b436f7a8a902cc6043MD52THUMBNAILArianeRochelleMendonca_DISSERT.pdf.jpgArianeRochelleMendonca_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5761https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24564/3/ArianeRochelleMendonca_DISSERT.pdf.jpg6469a77d125a3f82ecf9851d28f43913MD53TEXTArianeRochelleMendonca_DISSERT.pdf.txtArianeRochelleMendonca_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain457398https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24564/2/ArianeRochelleMendonca_DISSERT.pdf.txt4d4e7a80508c69b436f7a8a902cc6043MD52THUMBNAILArianeRochelleMendonca_DISSERT.pdf.jpgArianeRochelleMendonca_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5761https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24564/3/ArianeRochelleMendonca_DISSERT.pdf.jpg6469a77d125a3f82ecf9851d28f43913MD53ORIGINALArianeRochelleMendonca_DISSERT.pdfArianeRochelleMendonca_DISSERT.pdfapplication/pdf3678134https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24564/1/ArianeRochelleMendonca_DISSERT.pdf51b9fc7e93c842bd2226a1ec2e24bc27MD51123456789/245642022-05-25 17:31:12.05oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24564Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-25T20:31:12Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A aposta da reorientação curricular via tema gerador no Projeto Parnamirim Interdisciplinar
title A aposta da reorientação curricular via tema gerador no Projeto Parnamirim Interdisciplinar
spellingShingle A aposta da reorientação curricular via tema gerador no Projeto Parnamirim Interdisciplinar
Mendonça, Ariane Rochelle
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Paulo Freire
Tema gerador
Currículo
title_short A aposta da reorientação curricular via tema gerador no Projeto Parnamirim Interdisciplinar
title_full A aposta da reorientação curricular via tema gerador no Projeto Parnamirim Interdisciplinar
title_fullStr A aposta da reorientação curricular via tema gerador no Projeto Parnamirim Interdisciplinar
title_full_unstemmed A aposta da reorientação curricular via tema gerador no Projeto Parnamirim Interdisciplinar
title_sort A aposta da reorientação curricular via tema gerador no Projeto Parnamirim Interdisciplinar
author Mendonça, Ariane Rochelle
author_facet Mendonça, Ariane Rochelle
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0927140871286467
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3606354737293761
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Nascimento, Hostina Maria Ferreira do
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-2403-9236
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6441332554593185
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Valadares, Juarez Melgaço
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5496035029896028
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Dias, Maria Aparecida
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1131977255034974
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Silva, Rosalia de Fátima e
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2560174506689869
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Ariane Rochelle
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida
contributor_str_mv Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Paulo Freire
Tema gerador
Currículo
dc.subject.por.fl_str_mv Paulo Freire
Tema gerador
Currículo
description O presente trabalho traça uma análise da experiência do Projeto Parnamirim Interdisciplinar, este promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Parnamirim, com assessoria do Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Educativas em Movimento (GEPEM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O projeto envolveu 23 escolas que trabalhavam de 6º à 9º ano do Ensino Fundamental e visava fomentar um processo de Reorientação Curricular Via Tema Gerador. Esse processo é parte de um princípio de ações já realizadas em diversas experiências em sistemas públicos de ensino em algumas redes do Brasil e tomando por base o Tema Gerador e pressupostos freireanos. A premissa ocupa-se não apenas a um caráter interdisciplinar de trabalhar os conteúdos, mas traduzi-los na realidade do educando através de uma pesquisa que se origina da problematização do tema que por sua vez deve estar diretamente ligado ao universo temático dos alunos. Como objetivo desta pesquisa realizamos uma análise desse processo verificando quais os fatores que levaram a interrupção do projeto “Parnamirim Interdisciplinar”. A escrita desta dissertação baseia-se nos princípios Freireanos na medida em que considera a compreensão do estudo local como parte da organização do conhecimento, com vistas á problematização do processo em questão. Paulo Freire foi, em suma, o pilar teórico utilizado neste trabalho além de alguns de seus interlocutores como Antônio Gouvêa, Marta Pernambuco, Demétrio Delizoicov, José André Angotti, Antônio Moreira, dentre outros. Visando a organização e sistematização desse estudo, fora realizado um levantamento histórico do município de Parnamirim, analise de arquivos e documentos (atas das reuniões e registros da pesquisa de campo levantadas pelos professores, elaboração de perguntas e aplicação de entrevista com os envolvidos na experiência do Projeto, considerando a sua influência direta no processo de construção do trabalho da Secretaria Municipal de Educação e Cultura do município). De forma que esse trabalho buscou descrever as estratégias e práticas educativas para processos de formação fundamentados em propostas progressistas, assim como problematizar entraves e empecilhos que inviabilizam e rompem a concretização do trabalho coletivo com vistas à emancipação dos sujeitos.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-07-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-18T11:33:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-01-18T11:33:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MENDONÇA, Ariane Rochelle. A aposta da reorientação curricular via tema gerador no Projeto Parnamirim Interdisciplinar. 2016. 162f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24564
identifier_str_mv MENDONÇA, Ariane Rochelle. A aposta da reorientação curricular via tema gerador no Projeto Parnamirim Interdisciplinar. 2016. 162f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24564/2/ArianeRochelleMendonca_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24564/3/ArianeRochelleMendonca_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24564/2/ArianeRochelleMendonca_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24564/3/ArianeRochelleMendonca_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24564/1/ArianeRochelleMendonca_DISSERT.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4d4e7a80508c69b436f7a8a902cc6043
6469a77d125a3f82ecf9851d28f43913
4d4e7a80508c69b436f7a8a902cc6043
6469a77d125a3f82ecf9851d28f43913
51b9fc7e93c842bd2226a1ec2e24bc27
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117554960859136