A medicalização na Educação e a formação inicial do pedagogo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28343 |
Resumo: | Essa pesquisa teve como objetivo desenvolver e analisar mediações pedagógicas no processo de aprendizagem do conceito de medicalização na educação com estudantes de Pedagogia. Para isso, a partir do referencial teórico da Psicologia Histórico-Cultural, foi realizado um experimento formativo baseado na proposta de Davydov, entre agosto e dezembro de 2016, com turma de 25 estudantes do sexto período noturno, em curso presencial de uma universidade pública de Natal-RN. O experimento foi desenvolvido em 16 aulas semanais, distribuídas em três etapas, precedidas do levantamento sobre o conhecimento detido a respeito da medicalização. O planejamento das mediações pedagógicas se baseou na hierarquia conceitual elaborada para abordar o conceito científico medicalização na educação. Na primeira etapa foram desenvolvidas atividades para trabalhar os conceitos função social da escola e do pedagogo e relação entre sociedade e escola. Na segunda etapa o conceito brincar foi trabalhado inicialmente para resgatar memórias da infância e a vivência lúdica dos estudantes, e, posteriormente na elaboração de propostas de intervenção em escolas onde estagiavam tendo como base o brincar. Na terceira etapa foram abordados os conceitos saúde, doença, normatização da sociedade, determinismo biológico, medicalização da vida e dados sobre consumo de medicamentos. A análise dos registros escritos de sete estudantes selecionados indicou que compreenderam que a sociedade baseada no capitalismo, mecaniza, normatiza e desumaniza os sujeitos, atinge o pedagogo e o leva a elaborar práticas pedagógicas disciplinadoras que não desenvolvem o aprendizado e a criatividade, como consequência, aos alunos que fracassam na escola, são atribuídas doenças para serem tratadas por via medicamentosa com influência da indústria farmacêutica. Conclui-se que o experimento formativo possibilitou mediações que promoveram mudanças psíquicas, qualificaram processos de pensamento para a aprendizagem conceitual sobre medicalização na educação e contribuíram com a identificação de possibilidades de enfrentamento ao fenômeno, sendo que o brincar foi apontado como opção. |
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O experimento foi desenvolvido em 16 aulas semanais, distribuídas em três etapas, precedidas do levantamento sobre o conhecimento detido a respeito da medicalização. O planejamento das mediações pedagógicas se baseou na hierarquia conceitual elaborada para abordar o conceito científico medicalização na educação. Na primeira etapa foram desenvolvidas atividades para trabalhar os conceitos função social da escola e do pedagogo e relação entre sociedade e escola. Na segunda etapa o conceito brincar foi trabalhado inicialmente para resgatar memórias da infância e a vivência lúdica dos estudantes, e, posteriormente na elaboração de propostas de intervenção em escolas onde estagiavam tendo como base o brincar. Na terceira etapa foram abordados os conceitos saúde, doença, normatização da sociedade, determinismo biológico, medicalização da vida e dados sobre consumo de medicamentos. A análise dos registros escritos de sete estudantes selecionados indicou que compreenderam que a sociedade baseada no capitalismo, mecaniza, normatiza e desumaniza os sujeitos, atinge o pedagogo e o leva a elaborar práticas pedagógicas disciplinadoras que não desenvolvem o aprendizado e a criatividade, como consequência, aos alunos que fracassam na escola, são atribuídas doenças para serem tratadas por via medicamentosa com influência da indústria farmacêutica. Conclui-se que o experimento formativo possibilitou mediações que promoveram mudanças psíquicas, qualificaram processos de pensamento para a aprendizagem conceitual sobre medicalização na educação e contribuíram com a identificação de possibilidades de enfrentamento ao fenômeno, sendo que o brincar foi apontado como opção.This research aimed to develop and analyze pedagogical mediations in the learning process of the concept of medicalization in education with Pedagogy students. For this, based on the theoretical framework of Historical-Cultural Psychology, a formative experiment was conducted following Davydov's proposition, between August and December 2016, with a group of 25 night-shift sixth period students, presently attending a public university of Natal, RN. The experiment was developed in 16 weekly classes, distributed in three stages, preceded by the survey about the knowledge held about medicalization. The planning of the pedagogical mediations was based on the conceptual hierarchy designed to approach the scientific concept of medicalization in education. In the first stage, activities were developed to work on the social function concepts of the school and the pedagogue and the relationship between society and school. In the second stage, the concept of play was initially worked to rescue childhood memories and the playful experience of students, and, later, in the elaboration of intervention proposals in playfulness based schools where they were interning. In the third stage, the concepts of health, disease, society standardization, biological determinism, medicalization of life and data on drug consumption were approached. The analysis of the written records of seven selected students indicated that they understood that the society based on capitalism mechanizes, normalizes and dehumanizes the subjects, reaches the pedagogues and leads them to elaborate disciplinary pedagogical practices that do not develop learning and creativity, consequentially, students who fail at school are assigned illnesses to be treated by medication with the influence of the pharmaceutical industry. It is concluded that the formative experiment enabled mediations that promoted psychic changes, qualified thought processes for conceptual learning about medicalization in education and contributed to identify possibilities of coping with the phenomenon, which playfulness was pointed as an option.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAMedicalização na EducaçãoPsicologia histórico-culturalFormação inicialPedagogiaA medicalização na Educação e a formação inicial do pedagogoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTMedicalizacaoeducacaoformacao_Calado_2019.pdf.txtMedicalizacaoeducacaoformacao_Calado_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain845295https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28343/2/Medicalizacaoeducacaoformacao_Calado_2019.pdf.txt734dbeaf8b3481caed556d9bd9f02defMD52THUMBNAILMedicalizacaoeducacaoformacao_Calado_2019.pdf.jpgMedicalizacaoeducacaoformacao_Calado_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1229https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28343/3/Medicalizacaoeducacaoformacao_Calado_2019.pdf.jpga194d8b3e72f3cc4fe82e13bf38973c7MD53ORIGINALMedicalizacaoeducacaoformacao_Calado_2019.pdfapplication/pdf4922494https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28343/1/Medicalizacaoeducacaoformacao_Calado_2019.pdf2969bc5424588ecad25c3054ac3215c1MD51123456789/283432020-01-26 04:31:47.514oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28343Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-01-26T07:31:47Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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