Medicalização da educação: formação colaborativa com professores do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51274 |
Resumo: | O fenômeno da medicalização na infância refere-se a um processo que transforma questões multifatoriais em distúrbios, transtornos, possíveis de serem medicalizados, inserindo no campo das patologias demandas que fazem parte do cotidiano dos sujeitos. Essa pesquisa objetivou analisar as mudanças de compreensão sobre o fenômeno da medicalização da educação com professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, da rede pública estadual de ensino do RN, a partir de uma formação continuada colaborativa com 26 participantes, entre professores, coordenadores pedagógicos e gestores, e tem como fundamento teórico alguns princípios da psicologia histórico-cultural. Com a realização desse processo formativo colaborativo estruturou-se uma proposta de formação continuada colaborativa sobre a temática da medicalização da educação na infância a ser compartilhada com a comunidade escolar. A investigação e o processo de formação deram-se na modalidade remota, tendo em vista as incertezas da pandemia mundial de COVID-19. A coleta de dados sobre as demandas formativas, acerca da temática da medicalização da educação, realizou-se por meio de um questionário aplicado aos professores. Identificadas as demandas, procedeu-se os desdobramentos do processo formativo colaborativo sobre a medicalização no contexto educacional. Os dados obtidos, considerando-se as falas dos participantes, foram organizados em três eixos temáticos para análises e discussões, sendo: I – Ainda não tenho conhecimento sobre o tema, II – A sociedade põe no remédio a solução, III – Com um novo olhar para a temática. Os resultados apontaram para a mudança no discurso dos profissionais acerca do fenômeno em estudo e importância da formação colaborativa para o conhecimento da temática e enfrentamento do processo de medicalização da educação. |
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Araújo, Juliana Carlos Guimarães dehttp://lattes.cnpq.br/8060167588710061http://lattes.cnpq.br/0256251497039883Martins, Lisie Marlene da Silveira MeloCalado, Vânia AparecidaBarreto, Maria da Apresentação2023-02-13T19:58:52Z2023-02-13T19:58:52Z2022-12-16ARAUJO, Juliana Carlos Guimarães de. Medicalização da educação: formação colaborativa com professores do ensino fundamental. Orientador: Maria da Apresentação Barreto. 2022. 151f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Especial) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51274O fenômeno da medicalização na infância refere-se a um processo que transforma questões multifatoriais em distúrbios, transtornos, possíveis de serem medicalizados, inserindo no campo das patologias demandas que fazem parte do cotidiano dos sujeitos. Essa pesquisa objetivou analisar as mudanças de compreensão sobre o fenômeno da medicalização da educação com professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, da rede pública estadual de ensino do RN, a partir de uma formação continuada colaborativa com 26 participantes, entre professores, coordenadores pedagógicos e gestores, e tem como fundamento teórico alguns princípios da psicologia histórico-cultural. Com a realização desse processo formativo colaborativo estruturou-se uma proposta de formação continuada colaborativa sobre a temática da medicalização da educação na infância a ser compartilhada com a comunidade escolar. A investigação e o processo de formação deram-se na modalidade remota, tendo em vista as incertezas da pandemia mundial de COVID-19. A coleta de dados sobre as demandas formativas, acerca da temática da medicalização da educação, realizou-se por meio de um questionário aplicado aos professores. Identificadas as demandas, procedeu-se os desdobramentos do processo formativo colaborativo sobre a medicalização no contexto educacional. Os dados obtidos, considerando-se as falas dos participantes, foram organizados em três eixos temáticos para análises e discussões, sendo: I – Ainda não tenho conhecimento sobre o tema, II – A sociedade põe no remédio a solução, III – Com um novo olhar para a temática. Os resultados apontaram para a mudança no discurso dos profissionais acerca do fenômeno em estudo e importância da formação colaborativa para o conhecimento da temática e enfrentamento do processo de medicalização da educação.The phenomenon of medicalization in childhood refers to a process that transforms multifactorial issues into disorders that can be medicalized, inserting into the field of pathologies demands that are part of the subjects' daily lives. This research aimed to analyze the changes in understanding about the phenomenon of medicalization of education with teachers who work in the early years of elementary school, in the state public education network of RN, from a collaborative continuing education with 26 participants, including teachers, coordinators pedagogues and managers, and has as its theoretical foundation some principles of cultural-historical psychology. With the completion of this collaborative training process, a proposal for ongoing collaborative training on the topic of medicalization of childhood education was structured to be shared with the school community. The investigation and training process took place remotely, because of the uncertainties caused by the COVID-19 global pandemic. Data collection on training demands, on the issue of medicalization of education, was carried out through a questionnaire applied to teachers. Once the demands were identified, the unfolding of the collaborative training process on medicalization in the educational context was carried out. The data obtained, considering the speeches of the participants, were organized into three thematic axes for analysis and discussions, being I - I still don’t have knowledge about the topic, II - Society puts the solution in the medicine, III - A new look at the thematic. The results pointed to the change in the professionals' discourse about the phenomenon under study and the importance of collaborative training for the knowledge of the theme and facing the process of medicalization of education.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIALUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFormação de professoresMedicalização da educaçãoPsicologia histórico-culturalMedicalização da educação: formação colaborativa com professores do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMedicalizacaoeducacaoformacao_Araujo_2022.pdfapplication/pdf1190063https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51274/1/Medicalizacaoeducacaoformacao_Araujo_2022.pdfa38da6b973da82d979b32fc1152167aeMD51123456789/512742023-02-13 16:59:35.454oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/51274Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-02-13T19:59:35Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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