Letramento de imigrantes digitais: experiências de um projeto de inclusão digital de pessoas idosas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Lucas Cruz
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54390
Resumo: Os avanços trazidos pela digitalização das relações ocasionaram mudanças na forma de se comunicar, consumir, e até mesmo impactaram no exercício da cidadania pela população idosa no Brasil e no mundo. O desenvolvimento desse processo digital caminhou em paralelo ao expressivo aumento da expectativa de vida no país e a necessidade das pessoas idosas de participar de forma ativa do processo de transformação tecnológica. A hipossuficiência comum aos mais variados usuários de internet, e a ausência de domínio de competências básicas sobre o manuseio de dispositivos como computadores e smartphones são desafios peculiares quando considerada a parcela da população que vem crescendo nas últimas décadas e que não está tão habituada com as inovações tecnológicas por não ser composta de nativos digitais: as pessoas idosas. Tomando por base os desafios supracitados, sem esquecer dos entraves estruturais como dificuldade de acesso à rede e aquisição de dispositivos eletrônicos modernos, este trabalho questiona: de que forma é tratada a inclusão digital de pessoas idosas na legislação brasileira? A hipótese é de que o letramento digital não é tratado como instrumento para alcançar esse fim de integração. São objetivos da presente pesquisa: investigar como o direito atua ou se omite diante da exclusão digital de pessoas idosas, analisar a importância de seu letramento digital, e compartilhar experiências práticas nessa área. Para tanto, utilizar-se-á do método indutivo para compreender o impacto do direito nessa nova ordem, fazendo-se uso de fontes bibliográficas e documentais como doutrina em direito digital e constitucional, levantamento da legislação e projetos de lei atinentes ao tema, com a contribuição de artigos científicos de origem nacional e estrangeira para o desenho do cenário abarcado, seus desafios e possibilidades. Ademais, foi realizada pesquisa etnográfica em um projeto de inclusão digital para pessoas idosas em Natal/RN, através da atuação ao longo de 12 semanas de atividades. Conclui-se que as leis brasileiras não refletem a essencialidade do letramento digital de pessoas idosas para a efetivação de seus direitos constitucionalmente garantidos e cidadania na sociedade da informação.
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O desenvolvimento desse processo digital caminhou em paralelo ao expressivo aumento da expectativa de vida no país e a necessidade das pessoas idosas de participar de forma ativa do processo de transformação tecnológica. A hipossuficiência comum aos mais variados usuários de internet, e a ausência de domínio de competências básicas sobre o manuseio de dispositivos como computadores e smartphones são desafios peculiares quando considerada a parcela da população que vem crescendo nas últimas décadas e que não está tão habituada com as inovações tecnológicas por não ser composta de nativos digitais: as pessoas idosas. Tomando por base os desafios supracitados, sem esquecer dos entraves estruturais como dificuldade de acesso à rede e aquisição de dispositivos eletrônicos modernos, este trabalho questiona: de que forma é tratada a inclusão digital de pessoas idosas na legislação brasileira? A hipótese é de que o letramento digital não é tratado como instrumento para alcançar esse fim de integração. São objetivos da presente pesquisa: investigar como o direito atua ou se omite diante da exclusão digital de pessoas idosas, analisar a importância de seu letramento digital, e compartilhar experiências práticas nessa área. Para tanto, utilizar-se-á do método indutivo para compreender o impacto do direito nessa nova ordem, fazendo-se uso de fontes bibliográficas e documentais como doutrina em direito digital e constitucional, levantamento da legislação e projetos de lei atinentes ao tema, com a contribuição de artigos científicos de origem nacional e estrangeira para o desenho do cenário abarcado, seus desafios e possibilidades. Ademais, foi realizada pesquisa etnográfica em um projeto de inclusão digital para pessoas idosas em Natal/RN, através da atuação ao longo de 12 semanas de atividades. Conclui-se que as leis brasileiras não refletem a essencialidade do letramento digital de pessoas idosas para a efetivação de seus direitos constitucionalmente garantidos e cidadania na sociedade da informação.The advances brought about by the digitization of relationships led to changes in the way people communicate, consume, and even impacted the exercise of citizenship by the elderly population in Brazil and worldwide. This process occurred alongside with the significant increase in life expectancy in the country and the need for this group to actively participate in this technological transformation process. The common weakness of diverse internet users and the lack of mastery of basic skills in handling devices such as computers and smartphones are new challenges related to the portion of the population that has been growing in recent decades and is not so used to the technological innovations by not being made of digital natives: the elderly. Going through the challenges mentioned above, without forgetting the structural barriers such as difficulty in accessing the network and acquiring modern electronic devices, this research questions: how is the digital inclusion of the elderly regulated by the Brazilian legislation? The hypothesis is that digital literacy is not treated as an instrument to achieve this inclusiveness goal. The objectives are, in summary: to investigate how the law acts or omits in the face of the digital exclusion of the elderly, to analyze the importance of their digital literacy, and to share practical experiences in this area. To do so, the inductive method will be used to understand the impact of law in this new order, making use of bibliographic and documentary sources such as doctrine in digital and constitutional law, survey of legislation and bills related to the subject. with the contribution of scientific articles of national and foreign origin for the design of the encompassed scenario, its challenges, and possibilities. In addition, ethnographic research was carried out with a digital inclusion project for the elderly in Natal/RN, through activities carried out over 2 months of duration. It is concluded that Brazilian laws do not reflect the essentiality of digital literacy of the elderly for the realization of their constitutionally guaranteed rights and citizenship in the information society.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITODireitos fundamentaisPessoa idosaInclusão digitalLetramento digitalLetramento de imigrantes digitais: experiências de um projeto de inclusão digital de pessoas idosasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALLetramentoimigrantesdigitais_Campos_2023.pdfapplication/pdf2194321https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54390/1/Letramentoimigrantesdigitais_Campos_2023.pdf597e887abd60c422c1a45143633ccdb8MD51123456789/543902023-08-03 17:28:55.124oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54390Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-08-03T20:28:55Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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