Couchsurfing e consumo colaborativo: análise dos valores na construção da confiança interpessoal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Rebeka Coelho de Almeida
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47094
Resumo: A partir do desenvolvimento tecnológico, com a web 2.0 e o aumento das plataformas online de serviço de rede compartilhada nas últimas duas décadas, surge um novo modo de consumir, estabelecido também diante das crises socioeconômicas e ambientais. Este conjunto de fatores acelerou a necessidade de racionamento e propulsão ao compartilhamento, especialmente no contexto online. O consumo colaborativo surge enquanto modelo econômico alternativo, a partir do consumo pelo acesso. Notoriamente, para o setor turístico, o consumo pelo acesso tem impactado positivamente por meio de modelos de negócio como compartilhamento de hospedagem, alimentação e mobilidade. No consumo colaborativo turístico, há especial destaque para a plataforma Couchsurfing, que movimenta 14 milhões de membros ao redor do mundo e demonstra mudança ao comportamento turístico pós-moderno em viagens. Hóspedes e anfitriões criam relações que se iniciam no ambiente online e perpassam ao ambiente offline, com a hospedagem, não havendo qualquer relação baseada em valores monetários na prática. Assim, esta pesquisa buscou compreender os fatores relevantes para a construção da confiança entre pares na plataforma Couchsurfing a partir das teorias de Confiança Interpessoal e Teoria de Valores de Schwartz. Para tanto, requerendo profundidade de investigação, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa sob uma ótica construtivista, em nível exploratório. A coleta dos dados primários da amostragem por acessibilidade e não probabilística foi feita através de 12 entrevistas episódicas com roteiro semiestruturado, com os membros da comunidade Couchsurfing de Natal-RN, em recorte transversal único. Os resultados obtidos através da análise de conteúdo realizada com o apoio do CAQDAS Atlas.ti 7, identificou três categorias para a construção da confiança (inicial, instrumental e emocional), alicerçada no espectro racional-emocional e veiculada do contexto online para o offline. Os resultados reiteram a importância de mecanismos de segurança, sistemas de referências, construção de massa crítica para o desenvolvimento da prática de consumo colaborativo e propensão dos Millennials para a construção da confiança online (inicial). Também é possível perceber a dinâmica evolutiva e não linear com base nas interações e afinidades estabelecidas a partir dos princípios cognitivos de reciprocidade, benefício mútuo e razoabilidade, assim como o desenvolvimento da confiança emocional baseada nos vínculos afetivos, abnegação, incondicionalidade e sacrifício, em um nível íntimo e de maior engajamento. A pesquisa também identificou valores associados abertura à mudança, autotranscendência e conservação, corroborando os achados da revisão sistemática quanto aos construtos abordados no presente trabalho. Conclui-se, portanto, que o processo de construção da confiança no consumo colaborativo através do Couchsurfing requer sua adaptação à comunidade através de valores comuns, tornando a plataforma um ambiente majoritariamente homogêneo e propício à construção de vínculos afetivos, movidos pela reciprocidade e emotividade nas relações.
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Este conjunto de fatores acelerou a necessidade de racionamento e propulsão ao compartilhamento, especialmente no contexto online. O consumo colaborativo surge enquanto modelo econômico alternativo, a partir do consumo pelo acesso. Notoriamente, para o setor turístico, o consumo pelo acesso tem impactado positivamente por meio de modelos de negócio como compartilhamento de hospedagem, alimentação e mobilidade. No consumo colaborativo turístico, há especial destaque para a plataforma Couchsurfing, que movimenta 14 milhões de membros ao redor do mundo e demonstra mudança ao comportamento turístico pós-moderno em viagens. Hóspedes e anfitriões criam relações que se iniciam no ambiente online e perpassam ao ambiente offline, com a hospedagem, não havendo qualquer relação baseada em valores monetários na prática. Assim, esta pesquisa buscou compreender os fatores relevantes para a construção da confiança entre pares na plataforma Couchsurfing a partir das teorias de Confiança Interpessoal e Teoria de Valores de Schwartz. Para tanto, requerendo profundidade de investigação, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa sob uma ótica construtivista, em nível exploratório. A coleta dos dados primários da amostragem por acessibilidade e não probabilística foi feita através de 12 entrevistas episódicas com roteiro semiestruturado, com os membros da comunidade Couchsurfing de Natal-RN, em recorte transversal único. Os resultados obtidos através da análise de conteúdo realizada com o apoio do CAQDAS Atlas.ti 7, identificou três categorias para a construção da confiança (inicial, instrumental e emocional), alicerçada no espectro racional-emocional e veiculada do contexto online para o offline. Os resultados reiteram a importância de mecanismos de segurança, sistemas de referências, construção de massa crítica para o desenvolvimento da prática de consumo colaborativo e propensão dos Millennials para a construção da confiança online (inicial). Também é possível perceber a dinâmica evolutiva e não linear com base nas interações e afinidades estabelecidas a partir dos princípios cognitivos de reciprocidade, benefício mútuo e razoabilidade, assim como o desenvolvimento da confiança emocional baseada nos vínculos afetivos, abnegação, incondicionalidade e sacrifício, em um nível íntimo e de maior engajamento. A pesquisa também identificou valores associados abertura à mudança, autotranscendência e conservação, corroborando os achados da revisão sistemática quanto aos construtos abordados no presente trabalho. Conclui-se, portanto, que o processo de construção da confiança no consumo colaborativo através do Couchsurfing requer sua adaptação à comunidade através de valores comuns, tornando a plataforma um ambiente majoritariamente homogêneo e propício à construção de vínculos afetivos, movidos pela reciprocidade e emotividade nas relações.From the technological development, with the web 2.0 and the increase of online platforms of shared network service in the last two decades, a new way of consuming appears, also established in the face of socioeconomic and environmental crises. This set of factors has accelerated the need for rationing and propulsion towards sharing, especially in the online context. Collaborative consumption emerges as an alternative economic model, based on consumption through access. Notably, for the tourism sector, consumption through access has had a positive impact through business models such as sharing accommodation, food and mobility. In terms of collaborative tourism consumption, the Couchsurfing platform stands out, which moves 14 million members around the world and demonstrates a change in postmodern tourist behavior in travel. Guests and hosts create relationships that begin in the online environment and go through the offline environment, with hosting, with no relationship based on monetary values in practice. Thus, this research sought to understand the relevant factors for building trust among peers on the Couchsurfing platform from the theories of Interpersonal Trust and Schwartz's Theory of Values. Therefore, requiring depth of investigation, a qualitative research was developed from a constructivist perspective, at an exploratory level. The collection of primary data from the accessibility and non-probabilistic sampling was carried out through 12 episodic interviews with a semi-structured script, with members of the Couchsurfing community in Natal-RN, in a single cross-sectional approach. The results obtained through the content analysis carried out with the support of CAQDAS Atlas.ti 7 identified three categories for building trust (initial, instrumental and emotional), based on the rational-emotional spectrum and conveyed from the online to the offline context. The results reiterate the importance of security mechanisms, referral systems, building critical mass for the development of collaborative consumption practice and Millennials' propensity to build trust online (initial). It is also possible to perceive the evolutionary and non-linear dynamics based on interactions and affinities established from the cognitive principles of reciprocity, mutual benefit and reasonableness, as well as the development of emotional trust based on affective bonds, selflessness, unconditionality and sacrifice, in a intimate level and greater engagement. The research also identified values associated with openness to change, self-transcendence and conservation, corroborating the findings of the systematic review regarding the constructs addressed in the present work. It is concluded, therefore, that the process of building trust in collaborative consumption through Couchsurfing requires its adaptation to the community through common values, making the platform a mostly homogeneous environment and conducive to the construction of affective bonds, driven by reciprocity and emotionality in relations.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFRNBrasilConsumo colaborativoEconomia compartilhadaConfiançaValoresCouchsurfingCouchsurfing e consumo colaborativo: análise dos valores na construção da confiança interpessoalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCouchsurfingconsumocolaborativo_Alves_2021.pdfapplication/pdf2197885https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47094/1/Couchsurfingconsumocolaborativo_Alves_2021.pdf69aeccfb0967aad7180605e423d881e0MD51123456789/470942022-05-04 18:57:24.464oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47094Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-04T21:57:24Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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