Análise de coerência de ativação cortical de indivíduos jovens e idosos submetidos a uma exposição à realidade virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yano, Kim Mansur
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24878
Resumo: Introdução – Durante o processo de envelhecimento, ocorrem alterações fisiológicas que levam uma diminuição na velocidade de processamento cerebral. Nos últimos anos a realidade virtual (RV), vem se ampliando cada vez mais aplicada nos centros de reabilitação, portanto conhecer a influência da RV sob a atividade cerebral, nessas populações se faz necessário. Dentro desse contexto, a Eletroencefalografia é considerada como um dos principais meios de captação da atividade cerebral. Através da obtenção da atividade cerebral, podemos estudá-la de diversas formas, uma delas é o estudo de coerência entre pares de eletrodos, permitindo analisar as relações de diferentes áreas cerebrais e como estas trocam informações. Objetivo: Este estudo teve por objetivo, investigar a influência imediata da exposição a uma sessão de treino de equilíbrio em ambiente virtual sobre a coerência entre os lobos frontais de adultos jovens e idosos, mensurada através do Emotiv EPOC. Metodologia: Estudo comparativo, envolvendo 20 indivíduos divididos nos grupos: jovem (GJ) e idoso (GI). Após passarem por uma avaliação do estado geral, do suporte necessário para a marcha (FAC) e do estado cognitivo (MEEM), os participantes realizaram durante 4 minutos, o jogo penguin slide da categoria de equilíbrio do Nintendo Wii, cujos efeitos sobre a atividade cortical foram observados por meio da coleta realizada pelo EPOC. Resultados: O GJ apresentou valores de coerência inter-hemisférica semelhantes na banda alfa e na banda beta em comparação ao GI. Quanto a coerência de fase o GI apresentou uma antecipação do hemisfério direito enquanto, o GJ apresentou do hemisfério esquerdo. Conclusão: A realidade virtual parece estimular igualmente o GJ e o GI. Entretanto o GJ, apresentou padrões de ativação e de coerência de fase, que sugerem compatibilidade com aprendizado prévio à RV, justificando as diferenças encontradas na coerência de fase entre os grupos.
id UFRN_33a18c37da66d71716cfcb188803a97f
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24878
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Yano, Kim Mansurhttps://orcid.org/0000-0001-5225-6137http://lattes.cnpq.br/4519749102762805https://orcid.org/0000-0002-1391-1060http://lattes.cnpq.br/9579107830132166Melo, Júlio César Paulino dehttp://lattes.cnpq.br/2930421117873633Rocha, Kliger Kissinger Fernandeshttps://orcid.org/0000-0001-9877-0342http://lattes.cnpq.br/1552785998852736Cavalcanti, Fabricia Azevedo da Costa2018-03-16T15:11:02Z2018-03-16T15:11:02Z2017-02-17YANO, Kim Mansur. Análise de coerência de ativação cortical de indivíduos jovens e idosos submetidos a uma exposição à realidade virtual. 2017. 59f. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24878Introdução – Durante o processo de envelhecimento, ocorrem alterações fisiológicas que levam uma diminuição na velocidade de processamento cerebral. Nos últimos anos a realidade virtual (RV), vem se ampliando cada vez mais aplicada nos centros de reabilitação, portanto conhecer a influência da RV sob a atividade cerebral, nessas populações se faz necessário. Dentro desse contexto, a Eletroencefalografia é considerada como um dos principais meios de captação da atividade cerebral. Através da obtenção da atividade cerebral, podemos estudá-la de diversas formas, uma delas é o estudo de coerência entre pares de eletrodos, permitindo analisar as relações de diferentes áreas cerebrais e como estas trocam informações. Objetivo: Este estudo teve por objetivo, investigar a influência imediata da exposição a uma sessão de treino de equilíbrio em ambiente virtual sobre a coerência entre os lobos frontais de adultos jovens e idosos, mensurada através do Emotiv EPOC. Metodologia: Estudo comparativo, envolvendo 20 indivíduos divididos nos grupos: jovem (GJ) e idoso (GI). Após passarem por uma avaliação do estado geral, do suporte necessário para a marcha (FAC) e do estado cognitivo (MEEM), os participantes realizaram durante 4 minutos, o jogo penguin slide da categoria de equilíbrio do Nintendo Wii, cujos efeitos sobre a atividade cortical foram observados por meio da coleta realizada pelo EPOC. Resultados: O GJ apresentou valores de coerência inter-hemisférica semelhantes na banda alfa e na banda beta em comparação ao GI. Quanto a coerência de fase o GI apresentou uma antecipação do hemisfério direito enquanto, o GJ apresentou do hemisfério esquerdo. Conclusão: A realidade virtual parece estimular igualmente o GJ e o GI. Entretanto o GJ, apresentou padrões de ativação e de coerência de fase, que sugerem compatibilidade com aprendizado prévio à RV, justificando as diferenças encontradas na coerência de fase entre os grupos.Introduction: During the aging process, physiological changes occur that lead to a decrease in brain processing speed. In recent years virtual reality (VR) has been increasingly applied in rehabilitation centers, so knowing the influence of VR under brain activity, in these populations is necessary. Within this context, Electroencephalography is considered as one of the main means of capturing brain activity. By obtaining the brain activity, we can study it in several ways, one of them is the study of coherence between pairs of electrodes, allowing to analyze the relations of different brain areas and how they exchange information. Objective: This study aims to investigate the immediate influence of exposure to a balance session in a virtual environment on the coherence between the frontal lobes of young and old adults, measured using Emotiv EPOC. Methodology: A comparative study involving 20 individuals divided into the groups: young (GJ) and elderly (GI). After undergoing an evaluation of the general condition, the necessary support for the gait (FAC) and the cognitive state (MEEM), the participants performed during 4 minutes, the penguin slide game of the balancing category of Nintendo Wii, whose effects on the activity Were collected through COPD. Results: The GJ presented similar inter-hemispheric coherence values in the alpha band and in the beta band in comparison to the GI. Regarding phase coherence, the GI presented an anticipation of the right hemisphere while, the GJ presented of the left hemisphere. Conclusion: Virtual reality seems to stimulate both GJ and GI. However, the GJ presented patterns of activation and phase coherence, which suggest compatibility with prior learning to VR, justifying the differences found in phase coherence between the groups.porCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALTerapia de exposição à realidade virtualEEGFisioterapiaAnálise de coerência de ativação cortical de indivíduos jovens e idosos submetidos a uma exposição à realidade virtualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTKimMansurYano_DISSERT.pdf.txtKimMansurYano_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain103912https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24878/2/KimMansurYano_DISSERT.pdf.txt914cfbbc77c2903f4c37ec16117425aaMD52THUMBNAILKimMansurYano_DISSERT.pdf.jpgKimMansurYano_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5085https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24878/3/KimMansurYano_DISSERT.pdf.jpge35899f94348d084aca97a6d47b445d7MD53TEXTKimMansurYano_DISSERT.pdf.txtKimMansurYano_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain103912https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24878/2/KimMansurYano_DISSERT.pdf.txt914cfbbc77c2903f4c37ec16117425aaMD52THUMBNAILKimMansurYano_DISSERT.pdf.jpgKimMansurYano_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5085https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24878/3/KimMansurYano_DISSERT.pdf.jpge35899f94348d084aca97a6d47b445d7MD53ORIGINALKimMansurYano_DISSERT.pdfKimMansurYano_DISSERT.pdfapplication/pdf4741313https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24878/1/KimMansurYano_DISSERT.pdf814f9e4cf5d9e9892bde541fdede465cMD51123456789/248782022-11-04 18:15:49.148oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24878Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-11-04T21:15:49Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de coerência de ativação cortical de indivíduos jovens e idosos submetidos a uma exposição à realidade virtual
title Análise de coerência de ativação cortical de indivíduos jovens e idosos submetidos a uma exposição à realidade virtual
spellingShingle Análise de coerência de ativação cortical de indivíduos jovens e idosos submetidos a uma exposição à realidade virtual
Yano, Kim Mansur
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Terapia de exposição à realidade virtual
EEG
Fisioterapia
title_short Análise de coerência de ativação cortical de indivíduos jovens e idosos submetidos a uma exposição à realidade virtual
title_full Análise de coerência de ativação cortical de indivíduos jovens e idosos submetidos a uma exposição à realidade virtual
title_fullStr Análise de coerência de ativação cortical de indivíduos jovens e idosos submetidos a uma exposição à realidade virtual
title_full_unstemmed Análise de coerência de ativação cortical de indivíduos jovens e idosos submetidos a uma exposição à realidade virtual
title_sort Análise de coerência de ativação cortical de indivíduos jovens e idosos submetidos a uma exposição à realidade virtual
author Yano, Kim Mansur
author_facet Yano, Kim Mansur
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-5225-6137
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4519749102762805
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-1391-1060
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9579107830132166
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Melo, Júlio César Paulino de
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2930421117873633
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Rocha, Kliger Kissinger Fernandes
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-9877-0342
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1552785998852736
dc.contributor.author.fl_str_mv Yano, Kim Mansur
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cavalcanti, Fabricia Azevedo da Costa
contributor_str_mv Cavalcanti, Fabricia Azevedo da Costa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Terapia de exposição à realidade virtual
EEG
Fisioterapia
dc.subject.por.fl_str_mv Terapia de exposição à realidade virtual
EEG
Fisioterapia
description Introdução – Durante o processo de envelhecimento, ocorrem alterações fisiológicas que levam uma diminuição na velocidade de processamento cerebral. Nos últimos anos a realidade virtual (RV), vem se ampliando cada vez mais aplicada nos centros de reabilitação, portanto conhecer a influência da RV sob a atividade cerebral, nessas populações se faz necessário. Dentro desse contexto, a Eletroencefalografia é considerada como um dos principais meios de captação da atividade cerebral. Através da obtenção da atividade cerebral, podemos estudá-la de diversas formas, uma delas é o estudo de coerência entre pares de eletrodos, permitindo analisar as relações de diferentes áreas cerebrais e como estas trocam informações. Objetivo: Este estudo teve por objetivo, investigar a influência imediata da exposição a uma sessão de treino de equilíbrio em ambiente virtual sobre a coerência entre os lobos frontais de adultos jovens e idosos, mensurada através do Emotiv EPOC. Metodologia: Estudo comparativo, envolvendo 20 indivíduos divididos nos grupos: jovem (GJ) e idoso (GI). Após passarem por uma avaliação do estado geral, do suporte necessário para a marcha (FAC) e do estado cognitivo (MEEM), os participantes realizaram durante 4 minutos, o jogo penguin slide da categoria de equilíbrio do Nintendo Wii, cujos efeitos sobre a atividade cortical foram observados por meio da coleta realizada pelo EPOC. Resultados: O GJ apresentou valores de coerência inter-hemisférica semelhantes na banda alfa e na banda beta em comparação ao GI. Quanto a coerência de fase o GI apresentou uma antecipação do hemisfério direito enquanto, o GJ apresentou do hemisfério esquerdo. Conclusão: A realidade virtual parece estimular igualmente o GJ e o GI. Entretanto o GJ, apresentou padrões de ativação e de coerência de fase, que sugerem compatibilidade com aprendizado prévio à RV, justificando as diferenças encontradas na coerência de fase entre os grupos.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-16T15:11:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-03-16T15:11:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv YANO, Kim Mansur. Análise de coerência de ativação cortical de indivíduos jovens e idosos submetidos a uma exposição à realidade virtual. 2017. 59f. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24878
identifier_str_mv YANO, Kim Mansur. Análise de coerência de ativação cortical de indivíduos jovens e idosos submetidos a uma exposição à realidade virtual. 2017. 59f. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24878
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24878/2/KimMansurYano_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24878/3/KimMansurYano_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24878/2/KimMansurYano_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24878/3/KimMansurYano_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24878/1/KimMansurYano_DISSERT.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 914cfbbc77c2903f4c37ec16117425aa
e35899f94348d084aca97a6d47b445d7
914cfbbc77c2903f4c37ec16117425aa
e35899f94348d084aca97a6d47b445d7
814f9e4cf5d9e9892bde541fdede465c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832688631119872