Análise da ativação cortical durante tarefas motoras realizadas em ambiente virtual: um estudo comparativo entre gêneros
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25827 |
Resumo: | Introdução: Embora existam muitas semelhanças na estrutura e função cerebral, em homens e mulheres saudáveis, há diferenças importantes que distinguem o cérebro masculino do feminino, levando a distintas respostas cerebrais neuroelétricas. Na atualidade, uma das técnicas que tem permitido o monitoramento do cérebro em atividade é a eletroencefalografia, a partir de interfaces não-invasivas e wireless. Desse modo, tornase possível compreender o processo de ativação cerebral diante de uma tarefa motora baseada em realidade virtual, sendo esse um recurso terapêutico cada vez mais utilizado. Objetivo: Investigar a influência de uma tarefa motora, realizada em ambiente virtual, sobre a atividade cerebral de homens e mulheres, jovens saudáveis. Metodologia: Tratase de um estudo comparativo, envolvendo 30 indivíduos, sendo 15 mulheres (A) e 15 homens (B). Após passarem por uma avaliação fisioterapêutica e do estado cognitivo, por meio do Mini Exame de Estado Mental, os grupos foram submetidos a uma sessão (20 minutos) com cinco jogos de equilíbrio, em realidade virtual (RV), durante a qual foi realizada a gravação da atividade eletroencefálica por meio do Emotiv Epoc, para avaliação da atividade cortical. Resultados: Nos jogos Penguim Slide, Soccer Heading e Table Tilt, as médias do potencial de ativação, em todos os canais, foram maiores no grupo dos homens. No jogo Balance Bubble, as mulheres apresentaram maior ativação. Já no jogo Tight Rope, homens e mulheres apresentaram padrão de ativação cerebral semelhante. Conclusão: verificou-se que a realidade virtual, em situações de exposição imediata, é capaz de levar a uma ativação cerebral diferente, de acordo com o jogo escolhido. |
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Rego, Isabelle Ananda OliveiraViana, Elizabel de Souza RamalhoRocha, Kliger Kissinger FernandesCavalcanti, Fabricia Azevedo da Costa2018-09-12T18:55:09Z2018-09-12T18:55:09Z2018-02-26REGO, Isabelle Ananda Oliveira. Análise da ativação cortical durante tarefas motoras realizadas em ambiente virtual: um estudo comparativo entre gêneros. 2018. 62f. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25827Introdução: Embora existam muitas semelhanças na estrutura e função cerebral, em homens e mulheres saudáveis, há diferenças importantes que distinguem o cérebro masculino do feminino, levando a distintas respostas cerebrais neuroelétricas. Na atualidade, uma das técnicas que tem permitido o monitoramento do cérebro em atividade é a eletroencefalografia, a partir de interfaces não-invasivas e wireless. Desse modo, tornase possível compreender o processo de ativação cerebral diante de uma tarefa motora baseada em realidade virtual, sendo esse um recurso terapêutico cada vez mais utilizado. Objetivo: Investigar a influência de uma tarefa motora, realizada em ambiente virtual, sobre a atividade cerebral de homens e mulheres, jovens saudáveis. Metodologia: Tratase de um estudo comparativo, envolvendo 30 indivíduos, sendo 15 mulheres (A) e 15 homens (B). Após passarem por uma avaliação fisioterapêutica e do estado cognitivo, por meio do Mini Exame de Estado Mental, os grupos foram submetidos a uma sessão (20 minutos) com cinco jogos de equilíbrio, em realidade virtual (RV), durante a qual foi realizada a gravação da atividade eletroencefálica por meio do Emotiv Epoc, para avaliação da atividade cortical. Resultados: Nos jogos Penguim Slide, Soccer Heading e Table Tilt, as médias do potencial de ativação, em todos os canais, foram maiores no grupo dos homens. No jogo Balance Bubble, as mulheres apresentaram maior ativação. Já no jogo Tight Rope, homens e mulheres apresentaram padrão de ativação cerebral semelhante. Conclusão: verificou-se que a realidade virtual, em situações de exposição imediata, é capaz de levar a uma ativação cerebral diferente, de acordo com o jogo escolhido.Introduction: Although there are many similarities in brain structure and function in healthy men and women, there are important differences that distinguish the male brain from the female brain, leading to distinct neuroelectric brain responses. Nowadays, one of the techniques that has allowed the monitoring of the brain in activity is the electroencephalography, from non-invasive interfaces and wireless. Thereby, it becomes possible to understand the process of brain activation in a motor task based on virtual reality, which is a therapeutic resource increasingly used. Objective: To investigate the influence of a motor task performed in a virtual environment on the brain activity of healthy young men and women. Methodology: This is a comparative study, involving 30 individuals who were divided into two groups: female (A) and male (B). After undergoing a physical therapy assessment and cognitive status, through the Mini Mental State Examination, they were submitted to a session (20 minutes) of balance training in virtual reality (VR) during which the electroencephalic activity was recorded by Emotiv Epoc for evaluation of cortical activity. Finally, they were asked about their experience with VR. Results: In the Penguim Slide, Soccer Heading and Table Tilt games the means of activation potential in all channels were higher in the men group. In the game Balance Bubble the women presented greater activation. Already in the game Tight Rope, men and women presented similar pattern of cerebral activation. Conclusion: it was verified that virtual reality, in situations of immediate exposure, is capable of leading to a different brain activation, according to the chosen game.porCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALTerapia de exposição à realidade virtualEEGFisioterapiaAnálise da ativação cortical durante tarefas motoras realizadas em ambiente virtual: um estudo comparativo entre gênerosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALIsabelleAnandaOliveiraRego_DISSERT.pdfapplication/pdf1507288https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25827/1/IsabelleAnandaOliveiraRego_DISSERT.pdf374826d4961af9c4bcb1fbbc4074a2c2MD51TEXTIsabelleAnandaOliveiraRego_DISSERT.pdf.txtIsabelleAnandaOliveiraRego_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain92450https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25827/2/IsabelleAnandaOliveiraRego_DISSERT.pdf.txtcf51af6c5816bdf8711b87cc9672d724MD52THUMBNAILIsabelleAnandaOliveiraRego_DISSERT.pdf.jpgIsabelleAnandaOliveiraRego_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2188https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25827/3/IsabelleAnandaOliveiraRego_DISSERT.pdf.jpg18b7724ffb0b7224c6c8e8614cc64452MD53123456789/258272019-01-30 01:28:37.413oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25827Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T04:28:37Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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