Impactos da implantação da controladoria nos resultados de uma empresa do setor supermercadista na cidade de Natal/RN
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38020 |
Resumo: | A controladoria tem se mostrado nos últimos anos de fundamental importância para as empresas brasileiras no que se refere ao aumento do controle da gestão, gestão de processos e a qualidade das informações geradas. O presente trabalho teve como objetivo identificar os impactos (positivos e negativos) ocorridos nos processos e nos resultados com a implantação da controladoria numa empresa do setor de supermercado. Para isso foi realizado um estudo de caso abordando as técnicas e as ferramentas de controladoria dentro da empresa. Quanto à metodologia, a pesquisa foi classificada como descritiva, utilizando-se dos procedimentos de estudo de caso, bibliográfico na constituição do referencial teórico e documental, análise que se caracterizou pela abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu através de documentos cedidos pela empresa e entrevistas semiestruturadas com os gestores. Nos resultados obtidos identificou-se que as perdas causadas pela ausência do setor de controladoria dentro de uma organização foram em torno de aproximadamente R$ 3 Milhões. Na empresa foram inseridas as ferramentas: Reengenharia de processo, que buscou a restruturação de alguns processos internos, com o intuito de otimização de resultados; BPM, que buscou no gerenciamento de processos interligar setores dentro da empresa; e a APE que objetivou a melhoria contínua dos processos, e está inserida na empresa com as implantações e controle na etapa de pós implantação. As principais mudanças observadas foram principalmente na postura dos colaboradores para com as mudanças apresentadas, na qual a controladoria iniciou um processo de implantação de melhorias e com isso precisou entender os processos e acompanhar de perto a sua execução e posteriormente seu desempenho. Por fim, é possível concluir que existe uma necessidade de que as empresas possuam um setor de controladoria dentro de sua organização. Percebe-se ainda que a melhoria no controle financeiro e gestão de processos foi significante, pois os processos de frente de loja foram otimizados quando controlados pelo setor administrativo. Esse processo resultou em menor risco de fraudes e maior agilidade nos procedimentos desenvolvidos. |
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Silva Neto, João Rodrigues daCarvalho, Daniele da RochaOliveira, Ridalvo Medeiros Alves deRibeiro, João Maria MontenegroCarvalho, Daniele da Rocha2021-09-24T16:33:20Z2021-09-24T16:33:20Z2021-09-16SILVA NETO, João Rodrigues da. Impactos da implantação da controladoria nos resultados de uma empresa do setor supermercadista na cidade de Natal/RN. 2021. 48f. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38020A controladoria tem se mostrado nos últimos anos de fundamental importância para as empresas brasileiras no que se refere ao aumento do controle da gestão, gestão de processos e a qualidade das informações geradas. O presente trabalho teve como objetivo identificar os impactos (positivos e negativos) ocorridos nos processos e nos resultados com a implantação da controladoria numa empresa do setor de supermercado. Para isso foi realizado um estudo de caso abordando as técnicas e as ferramentas de controladoria dentro da empresa. Quanto à metodologia, a pesquisa foi classificada como descritiva, utilizando-se dos procedimentos de estudo de caso, bibliográfico na constituição do referencial teórico e documental, análise que se caracterizou pela abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu através de documentos cedidos pela empresa e entrevistas semiestruturadas com os gestores. Nos resultados obtidos identificou-se que as perdas causadas pela ausência do setor de controladoria dentro de uma organização foram em torno de aproximadamente R$ 3 Milhões. Na empresa foram inseridas as ferramentas: Reengenharia de processo, que buscou a restruturação de alguns processos internos, com o intuito de otimização de resultados; BPM, que buscou no gerenciamento de processos interligar setores dentro da empresa; e a APE que objetivou a melhoria contínua dos processos, e está inserida na empresa com as implantações e controle na etapa de pós implantação. As principais mudanças observadas foram principalmente na postura dos colaboradores para com as mudanças apresentadas, na qual a controladoria iniciou um processo de implantação de melhorias e com isso precisou entender os processos e acompanhar de perto a sua execução e posteriormente seu desempenho. Por fim, é possível concluir que existe uma necessidade de que as empresas possuam um setor de controladoria dentro de sua organização. Percebe-se ainda que a melhoria no controle financeiro e gestão de processos foi significante, pois os processos de frente de loja foram otimizados quando controlados pelo setor administrativo. Esse processo resultou em menor risco de fraudes e maior agilidade nos procedimentos desenvolvidos.In recent years, controllership has shown itself to be of fundamental importance for Brazilian companies in terms of increasing management control, process management and the quality of the information generated. This study aimed to identify the impacts (positive and negative) that occurred in the processes and results with the implementation of controllership in a company in the supermarket sector. For this, a case study was carried out addressing the techniques and controllership tools within the company. As for the methodology, the research was classified as descriptive, using the procedures of case study, bibliographic in the constitution of the theoretical and documentary framework, an analysis that was characterized by a qualitative approach. Data collection took place through documents provided by the company and semi-structured interviews with managers. In the results obtained, it was identified that the losses caused by the absence of the controllership sector within an organization were around approximately R$ 3 million. The following tools were included in the company: Process reengineering, which sought to restructure some internal processes, with the aim of optimizing results; BPM, which sought in process management to interconnect sectors within the company; and APE, which aimed at the continuous improvement of processes, and is part of the company with implementations and control in the post-implementation stage. The main changes observed were mainly in the attitude of employees towards the changes presented, in which the controllership started a process of implementing improvements and with that it needed to understand the processes and closely monitor their execution and subsequently their performance. Finally, it is possible to conclude that there is a need for companies to have a controllership sector within their organization. It is also noticed that the improvement in financial control and process management was significant, as store front processes were optimized when controlled by the administrative sector. This process resulted in a lower risk of fraud and greater agility in the procedures developed.Universidade Federal do Rio Grande do NorteCiências ContábeisUFRNBrasilDepartamento de Ciências ContábeisAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessControladoriaGestão de processosEstratégias de combatePandemiaControllershipProcesses managementCombat StrategiesPandemicImpactos da implantação da controladoria nos resultados de uma empresa do setor supermercadista na cidade de Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38020/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52ORIGINALImpactosImplantacaoControladoria_SilvaNeto_2021.pdfImpactosImplantacaoControladoria_SilvaNeto_2021.pdfapplication/pdf102113703https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38020/1/ImpactosImplantacaoControladoria_SilvaNeto_2021.pdf0c9388bb2bb6613b92b4da4adeff8085MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38020/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/380202021-10-04 14:34:57.91oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-10-04T17:34:57Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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