Aprendizagem criativa na aula de piano em grupo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, José Leandro Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20980
Resumo: O foco central dessa dissertação é investigar a aprendizagem criativa na aula de piano em grupo. Para tanto, o referencial teórico adotado foi norteado por dois eixos principais: (i) a criatividade na área da Educação Musical e (ii) o ensino e aprendizagem de piano. Além disso, utilizamos como procedimento metodológico uma pesquisa-ação com discentes adultos das disciplinas “Prática de Instrumento Harmônico I e I”, do Curso de Licenciatura em Música da UFRN. Essa pesquisa-ação foi estruturada em quatro fases: 1) a identificação das situações iniciais, problematização do tema criatividade na aula de piano em grupo, considerando o contexto de um curso de formação docente em música; 2) a projetação das ações, a definição dos objetivos e o planejamento das ações, tais como a elaboração de procedimentos pedagógico-musicais criativos e materiais, o planejamento de aulas, a organização dos instrumentos de coleta e análise de dados; 3) a realização das ações planejadas, a efetivação das aulas, promoção de um recital público, coleta de dados por meio de diário de campo e aplicação de entrevistas com alunos participantes da pesquisa; 4) a avaliação dos resultados, transcrição, organização e análise dos dados coletados por meio de observações participantes, entrevistas e também por meio do levantamento teórico obtido na revisão bibliográfica, e por fim, a elaboração do texto de dissertação. Tendo em vista os resultados alcançados, concluímos que o ciclo da aprendizagem criativa em música, constituído por atividades tais como compor, apresentar e criticar música (BEINEKE, 2009; 2013; 2015) se constituiu como um fenômeno significativo para a promoção da aprendizagem criativa na aula de piano em grupo. Mas para que isso pudesse ocorrer foi decisivo o planejamento, a aplicação e a avaliação dos procedimentos pedagógico-musicais criativos adotados e também ouvir os alunos, suas perspectivas, e por meio do processo de trocas e construções estabelecidos, possibilitar um elo criativo e formativo mais abrangente, não somente para os alunos participantes como também para nós, como ator envolvido e transformado nesse processo educativo.
id UFRN_360d7bb11aac6f3eb6f744018fe640e9
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20980
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Rocha, José Leandro Silvahttp://lattes.cnpq.br/7520001643212742http://lattes.cnpq.br/4109841302196613Melo, Betânia Maria Franklin dehttp://lattes.cnpq.br/9834163617655741Hantschke, Viviane BeinekeSanta Rosa, Amélia Martins Dias2016-07-19T18:41:36Z2016-07-19T18:41:36Z2015-12-07ROCHA, José Leandro Silva. Aprendizagem criativa na aula de piano em grupo. 2015. 128f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20980O foco central dessa dissertação é investigar a aprendizagem criativa na aula de piano em grupo. Para tanto, o referencial teórico adotado foi norteado por dois eixos principais: (i) a criatividade na área da Educação Musical e (ii) o ensino e aprendizagem de piano. Além disso, utilizamos como procedimento metodológico uma pesquisa-ação com discentes adultos das disciplinas “Prática de Instrumento Harmônico I e I”, do Curso de Licenciatura em Música da UFRN. Essa pesquisa-ação foi estruturada em quatro fases: 1) a identificação das situações iniciais, problematização do tema criatividade na aula de piano em grupo, considerando o contexto de um curso de formação docente em música; 2) a projetação das ações, a definição dos objetivos e o planejamento das ações, tais como a elaboração de procedimentos pedagógico-musicais criativos e materiais, o planejamento de aulas, a organização dos instrumentos de coleta e análise de dados; 3) a realização das ações planejadas, a efetivação das aulas, promoção de um recital público, coleta de dados por meio de diário de campo e aplicação de entrevistas com alunos participantes da pesquisa; 4) a avaliação dos resultados, transcrição, organização e análise dos dados coletados por meio de observações participantes, entrevistas e também por meio do levantamento teórico obtido na revisão bibliográfica, e por fim, a elaboração do texto de dissertação. Tendo em vista os resultados alcançados, concluímos que o ciclo da aprendizagem criativa em música, constituído por atividades tais como compor, apresentar e criticar música (BEINEKE, 2009; 2013; 2015) se constituiu como um fenômeno significativo para a promoção da aprendizagem criativa na aula de piano em grupo. Mas para que isso pudesse ocorrer foi decisivo o planejamento, a aplicação e a avaliação dos procedimentos pedagógico-musicais criativos adotados e também ouvir os alunos, suas perspectivas, e por meio do processo de trocas e construções estabelecidos, possibilitar um elo criativo e formativo mais abrangente, não somente para os alunos participantes como também para nós, como ator envolvido e transformado nesse processo educativo.The central focus of this thesis was to investigate creative learning in music at piano group lessons. Thus, the theoretical framework adopted was guided by two main principles: (1) creativity in the field of music education and (2) Piano teaching and learning. As a methodological procedure we used a research-action with students of the disciplines Prática de Instrumento Harmônico I e II, at the Music Education Undergraduate Course of Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). This research-action was structured in four phases: 1) the identification of the starting points and the theme of creativity matters in piano group lessons, considering the context of a teacher training course in music; 2) the projection of actions, the definition of the objectives and the organization of instruments of data collection and analysis; 3) the realization of the planned actions; and 4) the evaluation of the results, the transcription, organization and analysis of the data collected through observation and interviews. Given the Creative Learning Cycle in Music, represented by the activities of composing, performing and criticizing Music, defended by Beineke (2009, 2013, 2015), we propose in this thesis a creative cycle of formation in music to promote creative learning in piano group lessons, in which teachers and students teach and learn creatively, expanding training opportunities in the field of Music Education. This was possible due to the joint experience of creative practices related to improvisation, elaboration of arrangements and musical compositions - elements that contributed positively to the learning process of the participants. But for this to occur, the planning, implementation and evaluation of the creative and pedagogical musical procedures adopted were decisive, considering the perspectives of students, their conceptions, musical creations, processes and collaborative exchange.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAAprendizagem criativa em MúsicaPiano em grupoComposiçãoAprendizagem criativa na aula de piano em grupoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJoseLeandroSilvaRocha_DISSERT.pdfJoseLeandroSilvaRocha_DISSERT.pdfapplication/pdf50287988https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20980/1/JoseLeandroSilvaRocha_DISSERT.pdf186f273fc3e682db5e18af7c0e9a8f14MD51TEXTJoseLeandroSilvaRocha_DISSERT.pdf.txtJoseLeandroSilvaRocha_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain349576https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20980/6/JoseLeandroSilvaRocha_DISSERT.pdf.txt04b776e1afd05b08f0e5e3737dc596feMD56THUMBNAILJoseLeandroSilvaRocha_DISSERT.pdf.jpgJoseLeandroSilvaRocha_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2458https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20980/7/JoseLeandroSilvaRocha_DISSERT.pdf.jpg05a6104b7a045dd843897cb6c0aa05feMD57123456789/209802017-11-02 16:02:03.547oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20980Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T19:02:03Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem criativa na aula de piano em grupo
title Aprendizagem criativa na aula de piano em grupo
spellingShingle Aprendizagem criativa na aula de piano em grupo
Rocha, José Leandro Silva
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Aprendizagem criativa em Música
Piano em grupo
Composição
title_short Aprendizagem criativa na aula de piano em grupo
title_full Aprendizagem criativa na aula de piano em grupo
title_fullStr Aprendizagem criativa na aula de piano em grupo
title_full_unstemmed Aprendizagem criativa na aula de piano em grupo
title_sort Aprendizagem criativa na aula de piano em grupo
author Rocha, José Leandro Silva
author_facet Rocha, José Leandro Silva
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7520001643212742
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4109841302196613
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Melo, Betânia Maria Franklin de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9834163617655741
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Hantschke, Viviane Beineke
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, José Leandro Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santa Rosa, Amélia Martins Dias
contributor_str_mv Santa Rosa, Amélia Martins Dias
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Aprendizagem criativa em Música
Piano em grupo
Composição
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem criativa em Música
Piano em grupo
Composição
description O foco central dessa dissertação é investigar a aprendizagem criativa na aula de piano em grupo. Para tanto, o referencial teórico adotado foi norteado por dois eixos principais: (i) a criatividade na área da Educação Musical e (ii) o ensino e aprendizagem de piano. Além disso, utilizamos como procedimento metodológico uma pesquisa-ação com discentes adultos das disciplinas “Prática de Instrumento Harmônico I e I”, do Curso de Licenciatura em Música da UFRN. Essa pesquisa-ação foi estruturada em quatro fases: 1) a identificação das situações iniciais, problematização do tema criatividade na aula de piano em grupo, considerando o contexto de um curso de formação docente em música; 2) a projetação das ações, a definição dos objetivos e o planejamento das ações, tais como a elaboração de procedimentos pedagógico-musicais criativos e materiais, o planejamento de aulas, a organização dos instrumentos de coleta e análise de dados; 3) a realização das ações planejadas, a efetivação das aulas, promoção de um recital público, coleta de dados por meio de diário de campo e aplicação de entrevistas com alunos participantes da pesquisa; 4) a avaliação dos resultados, transcrição, organização e análise dos dados coletados por meio de observações participantes, entrevistas e também por meio do levantamento teórico obtido na revisão bibliográfica, e por fim, a elaboração do texto de dissertação. Tendo em vista os resultados alcançados, concluímos que o ciclo da aprendizagem criativa em música, constituído por atividades tais como compor, apresentar e criticar música (BEINEKE, 2009; 2013; 2015) se constituiu como um fenômeno significativo para a promoção da aprendizagem criativa na aula de piano em grupo. Mas para que isso pudesse ocorrer foi decisivo o planejamento, a aplicação e a avaliação dos procedimentos pedagógico-musicais criativos adotados e também ouvir os alunos, suas perspectivas, e por meio do processo de trocas e construções estabelecidos, possibilitar um elo criativo e formativo mais abrangente, não somente para os alunos participantes como também para nós, como ator envolvido e transformado nesse processo educativo.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-19T18:41:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-07-19T18:41:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROCHA, José Leandro Silva. Aprendizagem criativa na aula de piano em grupo. 2015. 128f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20980
identifier_str_mv ROCHA, José Leandro Silva. Aprendizagem criativa na aula de piano em grupo. 2015. 128f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20980
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20980/1/JoseLeandroSilvaRocha_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20980/6/JoseLeandroSilvaRocha_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20980/7/JoseLeandroSilvaRocha_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 186f273fc3e682db5e18af7c0e9a8f14
04b776e1afd05b08f0e5e3737dc596fe
05a6104b7a045dd843897cb6c0aa05fe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117843937918976