Desempenho das funções executivas em adolescentes: estudo de intervenção com robótica educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azoni, Cíntia Alves Salgado
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Araujo, Gleyna Lemos Leonez de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52330
http://dx.doi.org/10.5935/0103-8486.20200006
Resumo: Objetivo: Avaliar a influência da Robótica Educacional (RE) nas funções executivas de adolescentes por meio do uso da ferramenta LEGO Mindstorms®. Trata-se de estudo longitudinal, de intervenção, de natureza predominantemente quantitativa. Método: Participaram 14 adolescentes, de 15 a 16 anos de idade, estudantes de escolas da cidade de Natal, RN, divididos em Grupo Controle (GC) e Grupo de Estudo (GE). Para a avaliação pré e pós-intervenção, as funções executivas foram medidas por instrumentos distintos a fim de mensurar seus diferentes componentes, tais como: controle inibitório, por meio do Teste dos Cinco Dígitos/Five Digits Test (FDT); Memória de Trabalho (MO), com a utilização dos Blocos de Corsi; capacidade de planejamento, avaliada pela tarefa Torre de Londres e; flexibilidade cognitiva, por meio do Wisconsin e FDT. Para a intervenção, o GE participou de oficinas com a ferramenta de RE LEGO Mindstorms®, no total de 36 encontros de 60 minutos cada. Todos os participantes do GE foram submetidos à mesma forma de uso da ferramenta, com um professor capacitado. Resultados: Houve diferença estatística significante nas funções executivas de Controle Inibitório (p<0,01; r=0,75), Flexibilidade Cognitiva (p<0,01; r=1,50) e Planejamento (p<0,001; r=3,87). Conclusão: Tais resultados evidenciam que a RE possui efeito de melhoria nas funções executivas de flexibilidade cognitiva, controle inibitório e planejamento. As medidas de memória operacional não apresentaram significância estatística. Pesquisas longitudinais futuras podem incluir análise de generalização e medidas de follow-up para a intervenção.
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DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0103-8486.20200006 Disponivel em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-84862020000100002 Acesso em: 25 abr. 2023https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52330http://dx.doi.org/10.5935/0103-8486.20200006Revista PsicopedagogiaAtribuição-NãoComercial 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessneuropsicologiaadolescentesestudo de intervençãoDesempenho das funções executivas em adolescentes: estudo de intervenção com robótica educacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleObjetivo: Avaliar a influência da Robótica Educacional (RE) nas funções executivas de adolescentes por meio do uso da ferramenta LEGO Mindstorms®. Trata-se de estudo longitudinal, de intervenção, de natureza predominantemente quantitativa. 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