Análise textual dos discursos: responsabilidade enunciativa em respostas a questões de livros didáticos
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25217 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar e interpretar enunciados/respostas a atividades de interpretação textual propostas a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em dois livros didáticos, aprovados pelo PNLD 2010 e 2013, para isso, identificamos unidades da linguagem que evidenciam a assunção da Responsabilidade Enunciativa conforme as categorias propostas por Adam (2011). A linguagem é constitutivamente polifônica, razão que justifica que a escola, mediadora do conhecimento, por meio de seu trabalho, leve seus alunos a perceberem a pluralidade de vozes em um texto, além de, se possível, o reconhecimento dos responsáveis por elas, bem como suas intenções comunicativas. A partir dos pressupostos teóricos de Bakhtin a respeito da polifonia e de Authier-Revuz sobre a heterogeneidade da linguagem, procuramos identificar as diversas vozes que podem constituir um discurso. A Responsabilidade Enunciativa pode ser evidenciada em um texto por meio de diversas unidades da linguagem, conforme os estudos de Adam (2011). Quanto à metodologia, nossa pesquisa é de base qualitativa, de natureza interpretativista. O corpus se constitui de respostas a questões de dois livros didáticos dos quais foram selecionadas, em todos os capítulos, unidades de trabalho que tratam da interpretação textual. Para fundamentar nossa pesquisa, partimos da concepção de alguns teóricos que estudam a linguagem em sentido mais amplo, como Authier-Revuz (2004) Bakhtin (1988, 1992,1997, 2006), Marcuschi (2001, 2003, 2008), Koch (1996,1996) e, mais especificamente, em teóricos da Análise Textual dos Discursos como (ADAM, 2011) e da Linguística Enunciativa, na perspectiva de autores como Ducrot (1980, 1984 e 2001), Nølke (2001, 2005, 2009, 2013), Nølke, Fløttum e Norén (2004), Rabatel (2003, 2004, 2005, 2008, 2009, 2010, 2016). Os dados revelam que questões que cobram posicionamentos pessoais livres sobre temas comuns à vivência e à faixa etária dos alunos apresentaram índices mais elevados de assunção da Responsabilidade Enunciativa nas respostas em comparação a questões que cobram conhecimentos mais formais. |
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Rosa, Flávio César Oliveira daSilva, Célia Maria Medeiros Barbosa daPasseggi, Luis Alvaro SgadariQueiroz, Maria Eliete deGalvão, Marise Adriana MamedeRodrigues, Maria das Graças Soares2018-05-16T19:24:00Z2018-05-16T19:24:00Z2017-01-23ROSA, Flávio César Oliveira da. Análise textual dos discursos: responsabilidade enunciativa em respostas a questões de livros didáticos. 2017. 222f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25217Este trabalho tem como objetivo analisar e interpretar enunciados/respostas a atividades de interpretação textual propostas a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em dois livros didáticos, aprovados pelo PNLD 2010 e 2013, para isso, identificamos unidades da linguagem que evidenciam a assunção da Responsabilidade Enunciativa conforme as categorias propostas por Adam (2011). A linguagem é constitutivamente polifônica, razão que justifica que a escola, mediadora do conhecimento, por meio de seu trabalho, leve seus alunos a perceberem a pluralidade de vozes em um texto, além de, se possível, o reconhecimento dos responsáveis por elas, bem como suas intenções comunicativas. A partir dos pressupostos teóricos de Bakhtin a respeito da polifonia e de Authier-Revuz sobre a heterogeneidade da linguagem, procuramos identificar as diversas vozes que podem constituir um discurso. A Responsabilidade Enunciativa pode ser evidenciada em um texto por meio de diversas unidades da linguagem, conforme os estudos de Adam (2011). Quanto à metodologia, nossa pesquisa é de base qualitativa, de natureza interpretativista. O corpus se constitui de respostas a questões de dois livros didáticos dos quais foram selecionadas, em todos os capítulos, unidades de trabalho que tratam da interpretação textual. Para fundamentar nossa pesquisa, partimos da concepção de alguns teóricos que estudam a linguagem em sentido mais amplo, como Authier-Revuz (2004) Bakhtin (1988, 1992,1997, 2006), Marcuschi (2001, 2003, 2008), Koch (1996,1996) e, mais especificamente, em teóricos da Análise Textual dos Discursos como (ADAM, 2011) e da Linguística Enunciativa, na perspectiva de autores como Ducrot (1980, 1984 e 2001), Nølke (2001, 2005, 2009, 2013), Nølke, Fløttum e Norén (2004), Rabatel (2003, 2004, 2005, 2008, 2009, 2010, 2016). Os dados revelam que questões que cobram posicionamentos pessoais livres sobre temas comuns à vivência e à faixa etária dos alunos apresentaram índices mais elevados de assunção da Responsabilidade Enunciativa nas respostas em comparação a questões que cobram conhecimentos mais formais.The objective of this study is to analyze and interpret the enunciations/responses of 5th grade Elementary School students in activities of text interpretation from two PNLD approved textbooks ([PNLD/National Textbook Parameters] (2010, 2013). We propose to identify units of language that demonstrate the assumption of Enunciative Commitment, according to the categories proposed by Adam (2011). The language is essentially polyphonic, justifying that the school may, as a mediator of knowledge, through its work, lead students to perceive the heterogeneity in language and the plurality of voices in a text. In addition, when possible, it may also help them recognize who is responsible for these voices, as well as their communicative intentions. Based on the theories of Bakhtin (1988, 1992, 1997, 2006) with respect to polyphony and Authier-Revuz (2004) with regard to heterogeneity in language, we aim to identify the different voices that can construct a discourse, through the expression of points of view. Enunciative Commitment can be evidenced in a text through a variety of units of language, according to Adam’s studies (2011). The methodology of our research is characterized as qualitative, and interpretive in nature. The corpus is comprised of responses to selected questions that deal with text interpretation in all of the chapters of two textbooks. The theoretical framework of our research relies on theorists who study language in a broad sense, such as Authier-Revuz (2004), Bakhtin (1988, 1992,1997, 2006), Marcuschi (2001, 2003, 2008), Koch (1996,1996), and more specifically, on theories of Textual Discourse Analysis (ADAM, 2011). Additionally, we utilize concepts in Enunciative Linguistics from the perspective of Ducrot (1980, 1984 e 2001), Nølke (2001, 2005, 2009, 2013), Nølke, Fløttum and Norén (2004) and Rabatel (2003, 2004, 2005, 2008, 2009, 2010, 2016). The data reveal that issues that charge free personal positioning on common subjects to the livingness and age group of the students showed higher rates of Enunciative Commitment on the responses comparing to the questions that charge more formal knowledge.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICALivro didáticoHeterogeneidade da linguagemResponsabilidade enunciativaAnálise textual dos discursos: responsabilidade enunciativa em respostas a questões de livros didáticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFlavioCesarOliveiraDaRosa_TESE.pdfFlavioCesarOliveiraDaRosa_TESE.pdfapplication/pdf2447459https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25217/1/FlavioCesarOliveiraDaRosa_TESE.pdf5ad1a00d100aa228335f431f032f9db1MD51TEXTFlavioCesarOliveiraDaRosa_TESE.pdf.txtFlavioCesarOliveiraDaRosa_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain476400https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25217/2/FlavioCesarOliveiraDaRosa_TESE.pdf.txt80c51c2e967c3ff38a89097b4dbaa98bMD52THUMBNAILFlavioCesarOliveiraDaRosa_TESE.pdf.jpgFlavioCesarOliveiraDaRosa_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1699https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25217/3/FlavioCesarOliveiraDaRosa_TESE.pdf.jpg5720910ed8530de5e3a00e627ba7c1c0MD53TEXTFlavioCesarOliveiraDaRosa_TESE.pdf.txtFlavioCesarOliveiraDaRosa_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain476400https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25217/2/FlavioCesarOliveiraDaRosa_TESE.pdf.txt80c51c2e967c3ff38a89097b4dbaa98bMD52THUMBNAILFlavioCesarOliveiraDaRosa_TESE.pdf.jpgFlavioCesarOliveiraDaRosa_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1699https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25217/3/FlavioCesarOliveiraDaRosa_TESE.pdf.jpg5720910ed8530de5e3a00e627ba7c1c0MD53123456789/252172019-01-30 07:29:33.797oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25217Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T10:29:33Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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Este trabalho tem como objetivo analisar e interpretar enunciados/respostas a atividades de interpretação textual propostas a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em dois livros didáticos, aprovados pelo PNLD 2010 e 2013, para isso, identificamos unidades da linguagem que evidenciam a assunção da Responsabilidade Enunciativa conforme as categorias propostas por Adam (2011). A linguagem é constitutivamente polifônica, razão que justifica que a escola, mediadora do conhecimento, por meio de seu trabalho, leve seus alunos a perceberem a pluralidade de vozes em um texto, além de, se possível, o reconhecimento dos responsáveis por elas, bem como suas intenções comunicativas. A partir dos pressupostos teóricos de Bakhtin a respeito da polifonia e de Authier-Revuz sobre a heterogeneidade da linguagem, procuramos identificar as diversas vozes que podem constituir um discurso. A Responsabilidade Enunciativa pode ser evidenciada em um texto por meio de diversas unidades da linguagem, conforme os estudos de Adam (2011). Quanto à metodologia, nossa pesquisa é de base qualitativa, de natureza interpretativista. O corpus se constitui de respostas a questões de dois livros didáticos dos quais foram selecionadas, em todos os capítulos, unidades de trabalho que tratam da interpretação textual. Para fundamentar nossa pesquisa, partimos da concepção de alguns teóricos que estudam a linguagem em sentido mais amplo, como Authier-Revuz (2004) Bakhtin (1988, 1992,1997, 2006), Marcuschi (2001, 2003, 2008), Koch (1996,1996) e, mais especificamente, em teóricos da Análise Textual dos Discursos como (ADAM, 2011) e da Linguística Enunciativa, na perspectiva de autores como Ducrot (1980, 1984 e 2001), Nølke (2001, 2005, 2009, 2013), Nølke, Fløttum e Norén (2004), Rabatel (2003, 2004, 2005, 2008, 2009, 2010, 2016). Os dados revelam que questões que cobram posicionamentos pessoais livres sobre temas comuns à vivência e à faixa etária dos alunos apresentaram índices mais elevados de assunção da Responsabilidade Enunciativa nas respostas em comparação a questões que cobram conhecimentos mais formais. |
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