Movimentos argumentativos no livro didático de língua portuguesa
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30692 |
Resumo: | Esta dissertação investiga modos de argumentar em um livro didático (LD) de Língua Portuguesa. Concentramo-nos em dois momentos do livro didático: o primeiro refere-se aos enunciados que compõem os textos introdutórios – que nomeamos “textos didáticos” – que abrem o LD para comentar, expor, apresentar qual gênero textual será abordado em cada Unidade; o segundo refere-se aos enunciados de uma seção específica, nomeada “Antes da Leitura”. O que há em comum entre essas duas seções é a interlocução que o LD mantém com o aluno. Assim, nessas seções, percebe-se uma relação direta com o aluno, desenhada através de modos específicos de argumentar, cujo objetivo é capturar a atenção ou o interesse do aluno. Esses modos são os operadores argumentativos, os modalizadores, os pressupostos e os subentendidos. Por operadores argumentativos, entendemos os elementos responsáveis pelo encadeamento dos enunciados, estruturando-os em textos e determinando a sua orientação discursiva. Os modalizadores são elementos linguísticos que funcionam como indicadores das intenções, sentimentos e atitudes do locutor com relação ao discurso. O subentendido permite significações na dependência do raciocínio do interlocutor em torno do enunciado. O pressuposto, por sua vez, não depende do raciocínio do interlocutor, pois está na língua, presente nas frases dos enunciados. Trata-se de conceitos oriundos de pressupostos teóricos da Linguística Textual e da Teoria da Argumentação da Língua, perspectivas teóricas adotadas em nossa pesquisa. Analisamos esses modos de argumentar nos textos didáticos do Livro Didático “Universos: Língua Portuguesa”, do 9º ano do ensino fundamental, usado nas escolas públicas do estado do Rio Grande do Norte, nos anos de 2017 a 2019. Como resultados, nossa investigação possibilitou uma verificação dos encadeamentos argumentativos e dos indicadores de intenção presentes nos enunciados por meio da análise das marcas linguísticas. Verificamos que o livro didático apresenta uma arquitetura que busca capturar o aluno, tendo-o como principal interlocutor, mas, por outro lado, considera estar diante de um aluno ideal, cujos conhecimentos prévios, por exemplo, são, em grande maioria das vezes, supostos. |
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Concentramo-nos em dois momentos do livro didático: o primeiro refere-se aos enunciados que compõem os textos introdutórios – que nomeamos “textos didáticos” – que abrem o LD para comentar, expor, apresentar qual gênero textual será abordado em cada Unidade; o segundo refere-se aos enunciados de uma seção específica, nomeada “Antes da Leitura”. O que há em comum entre essas duas seções é a interlocução que o LD mantém com o aluno. Assim, nessas seções, percebe-se uma relação direta com o aluno, desenhada através de modos específicos de argumentar, cujo objetivo é capturar a atenção ou o interesse do aluno. Esses modos são os operadores argumentativos, os modalizadores, os pressupostos e os subentendidos. Por operadores argumentativos, entendemos os elementos responsáveis pelo encadeamento dos enunciados, estruturando-os em textos e determinando a sua orientação discursiva. Os modalizadores são elementos linguísticos que funcionam como indicadores das intenções, sentimentos e atitudes do locutor com relação ao discurso. O subentendido permite significações na dependência do raciocínio do interlocutor em torno do enunciado. O pressuposto, por sua vez, não depende do raciocínio do interlocutor, pois está na língua, presente nas frases dos enunciados. Trata-se de conceitos oriundos de pressupostos teóricos da Linguística Textual e da Teoria da Argumentação da Língua, perspectivas teóricas adotadas em nossa pesquisa. Analisamos esses modos de argumentar nos textos didáticos do Livro Didático “Universos: Língua Portuguesa”, do 9º ano do ensino fundamental, usado nas escolas públicas do estado do Rio Grande do Norte, nos anos de 2017 a 2019. Como resultados, nossa investigação possibilitou uma verificação dos encadeamentos argumentativos e dos indicadores de intenção presentes nos enunciados por meio da análise das marcas linguísticas. Verificamos que o livro didático apresenta uma arquitetura que busca capturar o aluno, tendo-o como principal interlocutor, mas, por outro lado, considera estar diante de um aluno ideal, cujos conhecimentos prévios, por exemplo, são, em grande maioria das vezes, supostos.This dissertation investigates ways of arguing in a Portuguese language textbook (LD). We focus on two moments in the textbook: the first refers to the statements that make up the introductory texts - which we name “didactic texts” - that open the LD to comment, expose, present which textual genre will be addressed in each Unit; the second refers to the statements of a specific section, named “Before Reading”. What is in common between these two sections is the dialogue that the LD maintains with its main interlocutor, the student. Thus, in these sections, a direct dialogue with the student is perceived, designed through specific ways of arguing, whose objective is to capture the student's attention or interest. These modes are the argumentative operators, the modalizers, the assumptions and the implied ones. By argumentative operators, we understand the elements responsible for the chain of statements, structuring them in texts and determining their discursive orientation. Modalizers are linguistic elements that act as indicators of the speaker's intentions, feelings and attitudes towards speech. The implication allows meanings depending on the interlocutor's reasoning around the statement. The assumption, in turn, does not depend only on the interlocutor's reasoning, as it is in the language, present in the sentences of the utterances. These are concepts derived from theoretical assumptions of Textual Linguistics and Theory of Language Argumentation, theoretical perspectives adopted in our research. We analyzed these ways of arguing in the didactic texts of the Didactic Book “Universos: Língua Portuguesa” of the 9th grade of elementary school, used in public schools in the state of Rio Grande do Norte in the years 2017 to 2019. As a result, our investigation enabled a verification of the argumentative chains and indicators of intention present in the statements through the analysis of linguistic marks. We verified that the textbook presents an architecture that seeks to capture the student, having him as the main interlocutor, but, on the other hand, he considers himself to be an ideal student, whose previous knowledge, for example, is, in most cases, supposed.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilTexto didáticoArgumentaçãoMarcas linguísticasEnunciadosLivro didáticoMovimentos argumentativos no livro didático de língua portuguesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMovimentosargumentativos_Lima_2020.pdfapplication/pdf7087672https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30692/1/Movimentosargumentativos_Lima_2020.pdf7430d6f53958d614a41ee40d49bfade0MD51TEXTMovimentosargumentativos_Lima_2020.pdf.txtMovimentosargumentativos_Lima_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain223056https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30692/2/Movimentosargumentativos_Lima_2020.pdf.txt42c07640958df9b75a3d8cc4a3db995dMD52THUMBNAILMovimentosargumentativos_Lima_2020.pdf.jpgMovimentosargumentativos_Lima_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1224https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30692/3/Movimentosargumentativos_Lima_2020.pdf.jpg98a097516a05c27950c15a502ae012ebMD53123456789/306922020-11-29 04:45:36.192oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30692Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-11-29T07:45:36Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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