Letramento digital na educação a distância: uma experiência no âmbito da Universidade Federal do Grande do Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Raíssa Araújo da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27717
Resumo: A sociedade atual está permeada pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), de modo que os alunos convivem com diversos recursos e ferramentas, as quais exigem novas maneiras de ser e se comunicar. Diante desse cenário, não há como se eximir de tratar do assunto, nem se esquivar das mudanças paradigmáticas causadas pelas tecnologias educacionais. Pressupõe-se, assim, que existe uma estreita relação entre TDIC e educação a distância, haja vista essa modalidade se desenvolver a partir e com as TDIC, além dos seus alunos estarem imersos em um ambiente virtual de aprendizagem, cujas ferramentas contribuem para formação de sujeitos letrados digitalmente. A situação exposta nos instigou a investigar as práticas de Letramento Digital (LD) dos alunos no Curso de Pedagogia, na modalidade a distância, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), visando identificar e analisar as práticas de letramento digital efetivadas na disciplina Profissão Docente, além de verificar a contribuição da Educação a Distância para formação docente na perspectiva do LD. O estudo foi centrado no componente curricular Profissão Docente, ofertado pelo referido curso, pela possibilidade de acesso e imersão no seu ambiente virtual de aprendizagem (AVA), uma vez que se atuava, à época, como tutora a distância. O referencial teórico, utilizado na realização deste estudo, esteve ancorado no tripé Educação a Distância; Letramento digital e Tecnologia Digital da Informação e Comunicação, tendo Belloni (2015), Almeida e Valente (2011) e Buzato (2006) como autores norteadores das referidas áreas. A investigação teve um cunho qualitativo, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e de nuances estudo de caso etnográfico. Os dados foram coletados por meio de questionários, diário de campo, documentos e atividades realizadas na disciplina Profissão Docente - fórum colaborativo e infográfico. Durante o percurso da investigação, observou-se que nas práticas analisadas foram instigados os processos de interação, colaboração, interatividade e autonomia, aliados às competências de busca na internet e avaliação crítica do conteúdo, os quais contribuíram para uma formação do sujeito na perspectiva do letramento digital. Percebemos, assim, que a EaD pode contribuir para formação docente nessa perspectiva, quando oferece aos seus alunos suporte para se trabalhar práticas pedagógicas imbricadas com as TDIC. Nesse caso, a utilização de estratégias metodológicas ativas, com o uso de tecnologias, para formação de sujeitos letrados digitais, pode ser apontada como uma experiência necessária para quem vivencia a modalidade a distância, tornando o processo de ensino e aprendizagem atrativo e coerente com as demandas educacionais contemporâneas.
id UFRN_38afbc6bcf085d93760bf7205c5025ef
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27717
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Raíssa Araújo daAndrade, Adja Ferreira deGomes, Apuena VieiraCosta, Maria Luisa FurlanPaiva, Maria Cristina Leandro de2019-09-12T20:03:20Z2019-09-12T20:03:20Z2019-05-06SILVA, Raíssa Araújo da. Letramento digital na educação a distância: uma experiência no âmbito da Universidade Federal do Grande do Norte. 2019. 148f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27717A sociedade atual está permeada pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), de modo que os alunos convivem com diversos recursos e ferramentas, as quais exigem novas maneiras de ser e se comunicar. Diante desse cenário, não há como se eximir de tratar do assunto, nem se esquivar das mudanças paradigmáticas causadas pelas tecnologias educacionais. Pressupõe-se, assim, que existe uma estreita relação entre TDIC e educação a distância, haja vista essa modalidade se desenvolver a partir e com as TDIC, além dos seus alunos estarem imersos em um ambiente virtual de aprendizagem, cujas ferramentas contribuem para formação de sujeitos letrados digitalmente. A situação exposta nos instigou a investigar as práticas de Letramento Digital (LD) dos alunos no Curso de Pedagogia, na modalidade a distância, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), visando identificar e analisar as práticas de letramento digital efetivadas na disciplina Profissão Docente, além de verificar a contribuição da Educação a Distância para formação docente na perspectiva do LD. O estudo foi centrado no componente curricular Profissão Docente, ofertado pelo referido curso, pela possibilidade de acesso e imersão no seu ambiente virtual de aprendizagem (AVA), uma vez que se atuava, à época, como tutora a distância. O referencial teórico, utilizado na realização deste estudo, esteve ancorado no tripé Educação a Distância; Letramento digital e Tecnologia Digital da Informação e Comunicação, tendo Belloni (2015), Almeida e Valente (2011) e Buzato (2006) como autores norteadores das referidas áreas. A investigação teve um cunho qualitativo, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e de nuances estudo de caso etnográfico. Os dados foram coletados por meio de questionários, diário de campo, documentos e atividades realizadas na disciplina Profissão Docente - fórum colaborativo e infográfico. Durante o percurso da investigação, observou-se que nas práticas analisadas foram instigados os processos de interação, colaboração, interatividade e autonomia, aliados às competências de busca na internet e avaliação crítica do conteúdo, os quais contribuíram para uma formação do sujeito na perspectiva do letramento digital. Percebemos, assim, que a EaD pode contribuir para formação docente nessa perspectiva, quando oferece aos seus alunos suporte para se trabalhar práticas pedagógicas imbricadas com as TDIC. Nesse caso, a utilização de estratégias metodológicas ativas, com o uso de tecnologias, para formação de sujeitos letrados digitais, pode ser apontada como uma experiência necessária para quem vivencia a modalidade a distância, tornando o processo de ensino e aprendizagem atrativo e coerente com as demandas educacionais contemporâneas.The current society is permeated by the Digital Technologies of the Information and Communication (DTIC), so that the students coexist with diverse resources and tools, which require new ways of being and communicating. Faced with this scenario, there is not to escape from dealing the issue, or avoid the paradigmatic changes caused by educational technologies. It is assumed, therefore, that there is a close relationship between DTIC and distance education, given that this modality develops from and with the DTIC, in addition to its students being immersed in a virtual learning environment, whose tools contribute to the formation of digitally literate subjects. The exposed situation instigated us to investigate the digital literacy practices of the students in the Distance Learning Pedagogy Course of the Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), aiming at identifying and analyzing the digital literacy practices carried out in the subject Teaching Profession, in addition to verifying the contribution of the Distance Education for teacher training in the perspective of digital literacy. The study focused on the Teaching Profession curriculum component, offered by the referred course, for the possibility of access and immersion in its Virtual Learning Environment (VLE), since it was acting, at the time, as a distance tutor. The theoretical reference, used in the accomplishment of this study, was anchored in the three elements: Distance Education; Digital Literacy and Digital Technologies of the Information and Communication, with Belloni (2015), Almeida and Valente (2011) and Buzato (2006) as guiding authors of these areas. The research had a qualitative character, using the bibliographical research and nuances ethnographic case study. The data were collected through questionnaires, field diary, documents and activities carried out in the subject Teaching Profession - collaborative forum and infographic. During the course of the investigation, it was observed that in the analyzed practices the processes of interaction, collaboration, interactivity and autonomy were instigated, together with internet search skills and critical evaluation of the content, which contributed to the formation of the subject in the perspective of the digital literacy. Therefore, we can see that distance education can contribute to teacher training in this perspective, when it offers its students support to work on pedagogical practices that are interwoven with DTICs. In this case, the use of active methodological strategies, with the use of technologies, for the formation of digital literate subjects, it can be pointed out as a necessary experience for those who experiences the distance modality, making the teaching and learning process attractive and coherent with the contemporary educational demands.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOLetramento digitalEducação a distânciaTecnologia digital da informação e comunicaçãoLetramento digital na educação a distância: uma experiência no âmbito da Universidade Federal do Grande do Norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALLetramentodigitaleducacao_Silva_2019.pdfapplication/pdf7634724https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27717/1/Letramentodigitaleducacao_Silva_2019.pdf27d82ef3519d60f39d907934f7ac1f88MD51TEXTLetramentodigitaleducação_Silva_2019.pdf.txtLetramentodigitaleducação_Silva_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain289869https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27717/2/Letramentodigitaleduca%c3%a7%c3%a3o_Silva_2019.pdf.txt617bff55df18e9c16091847397a80157MD52Letramentodigitaleducacao_Silva_2019.pdf.txtLetramentodigitaleducacao_Silva_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain289869https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27717/4/Letramentodigitaleducacao_Silva_2019.pdf.txt617bff55df18e9c16091847397a80157MD54THUMBNAILLetramentodigitaleducação_Silva_2019.pdf.jpgLetramentodigitaleducação_Silva_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1237https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27717/3/Letramentodigitaleduca%c3%a7%c3%a3o_Silva_2019.pdf.jpg5b30aedc0613cf726735b04b63430cdeMD53Letramentodigitaleducacao_Silva_2019.pdf.jpgLetramentodigitaleducacao_Silva_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1237https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27717/5/Letramentodigitaleducacao_Silva_2019.pdf.jpg5b30aedc0613cf726735b04b63430cdeMD55123456789/277172020-08-02 04:54:12.956oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27717Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-08-02T07:54:12Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Letramento digital na educação a distância: uma experiência no âmbito da Universidade Federal do Grande do Norte
title Letramento digital na educação a distância: uma experiência no âmbito da Universidade Federal do Grande do Norte
spellingShingle Letramento digital na educação a distância: uma experiência no âmbito da Universidade Federal do Grande do Norte
Silva, Raíssa Araújo da
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Letramento digital
Educação a distância
Tecnologia digital da informação e comunicação
title_short Letramento digital na educação a distância: uma experiência no âmbito da Universidade Federal do Grande do Norte
title_full Letramento digital na educação a distância: uma experiência no âmbito da Universidade Federal do Grande do Norte
title_fullStr Letramento digital na educação a distância: uma experiência no âmbito da Universidade Federal do Grande do Norte
title_full_unstemmed Letramento digital na educação a distância: uma experiência no âmbito da Universidade Federal do Grande do Norte
title_sort Letramento digital na educação a distância: uma experiência no âmbito da Universidade Federal do Grande do Norte
author Silva, Raíssa Araújo da
author_facet Silva, Raíssa Araújo da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Andrade, Adja Ferreira de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Gomes, Apuena Vieira
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Costa, Maria Luisa Furlan
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Raíssa Araújo da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paiva, Maria Cristina Leandro de
contributor_str_mv Paiva, Maria Cristina Leandro de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Letramento digital
Educação a distância
Tecnologia digital da informação e comunicação
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento digital
Educação a distância
Tecnologia digital da informação e comunicação
description A sociedade atual está permeada pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), de modo que os alunos convivem com diversos recursos e ferramentas, as quais exigem novas maneiras de ser e se comunicar. Diante desse cenário, não há como se eximir de tratar do assunto, nem se esquivar das mudanças paradigmáticas causadas pelas tecnologias educacionais. Pressupõe-se, assim, que existe uma estreita relação entre TDIC e educação a distância, haja vista essa modalidade se desenvolver a partir e com as TDIC, além dos seus alunos estarem imersos em um ambiente virtual de aprendizagem, cujas ferramentas contribuem para formação de sujeitos letrados digitalmente. A situação exposta nos instigou a investigar as práticas de Letramento Digital (LD) dos alunos no Curso de Pedagogia, na modalidade a distância, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), visando identificar e analisar as práticas de letramento digital efetivadas na disciplina Profissão Docente, além de verificar a contribuição da Educação a Distância para formação docente na perspectiva do LD. O estudo foi centrado no componente curricular Profissão Docente, ofertado pelo referido curso, pela possibilidade de acesso e imersão no seu ambiente virtual de aprendizagem (AVA), uma vez que se atuava, à época, como tutora a distância. O referencial teórico, utilizado na realização deste estudo, esteve ancorado no tripé Educação a Distância; Letramento digital e Tecnologia Digital da Informação e Comunicação, tendo Belloni (2015), Almeida e Valente (2011) e Buzato (2006) como autores norteadores das referidas áreas. A investigação teve um cunho qualitativo, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e de nuances estudo de caso etnográfico. Os dados foram coletados por meio de questionários, diário de campo, documentos e atividades realizadas na disciplina Profissão Docente - fórum colaborativo e infográfico. Durante o percurso da investigação, observou-se que nas práticas analisadas foram instigados os processos de interação, colaboração, interatividade e autonomia, aliados às competências de busca na internet e avaliação crítica do conteúdo, os quais contribuíram para uma formação do sujeito na perspectiva do letramento digital. Percebemos, assim, que a EaD pode contribuir para formação docente nessa perspectiva, quando oferece aos seus alunos suporte para se trabalhar práticas pedagógicas imbricadas com as TDIC. Nesse caso, a utilização de estratégias metodológicas ativas, com o uso de tecnologias, para formação de sujeitos letrados digitais, pode ser apontada como uma experiência necessária para quem vivencia a modalidade a distância, tornando o processo de ensino e aprendizagem atrativo e coerente com as demandas educacionais contemporâneas.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-12T20:03:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-12T20:03:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-05-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Raíssa Araújo da. Letramento digital na educação a distância: uma experiência no âmbito da Universidade Federal do Grande do Norte. 2019. 148f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27717
identifier_str_mv SILVA, Raíssa Araújo da. Letramento digital na educação a distância: uma experiência no âmbito da Universidade Federal do Grande do Norte. 2019. 148f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27717/1/Letramentodigitaleducacao_Silva_2019.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27717/2/Letramentodigitaleduca%c3%a7%c3%a3o_Silva_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27717/4/Letramentodigitaleducacao_Silva_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27717/3/Letramentodigitaleduca%c3%a7%c3%a3o_Silva_2019.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27717/5/Letramentodigitaleducacao_Silva_2019.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 27d82ef3519d60f39d907934f7ac1f88
617bff55df18e9c16091847397a80157
617bff55df18e9c16091847397a80157
5b30aedc0613cf726735b04b63430cde
5b30aedc0613cf726735b04b63430cde
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117730614116352