Encontros entre as narrativas potiguares de Manoel Onofre Júnior e Bartolomeu Correia de Melo sob a perspectiva do ensino de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sara Costa dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47088
Resumo: Esta pesquisa apresenta um estudo de contos potiguares a partir da perspectiva do ensino de literatura. Para tal, são analisados contos com temáticas correlacionadas presentes nas obras Chão dos Simples (2014), de Manoel Onofre Júnior, e Rosa verde amarelou (2014), de Bartolomeu Correia de Melo. O objetivo é analisar como a figura do narrador tradicional e a representação feminina são abordados em contos dos dois autores, a fim de apontar caminhos possíveis para o trabalho com essas narrativas no contexto da sala de aula. Em relação à análise, primeiramente, observa-se como a cultura da oralidade é retratada nos contos, a partir da tradição da contação de histórias míticas em ambientes interioranos, tendo como aporte teórico principal as considerações sobre oralidade e narrador de Benjamin (1987), Cascudo (2006) e Zumthor (1997). Em seguida, analisa-se como ocorre a construção da representação feminina e a desestabilização da dominação masculina decorrente dessas formas de representação. Dessa forma, a análise se fundamenta, sobretudo, nos estudos de Bourdieu (2005), acerca da dominação masculina, e nos conceitos de mulher-objeto e mulher-sujeito discutidos por Zolin (2009), além das considerações de Delumeau (1989) a respeito da visão misógina que se construiu ao longo do tempo pela sociedade masculina. Nesse sentido, reflete-se sobre o ensino de literatura na atualidade e a sua indispensabilidade, a partir das discussões teóricas de Candido (2011), Compagnon (2009), Todorov (2009), Cosson (2014; 2010), Zilberman (2012) e Jouve (2012), para, por fim, serem propostas sugestões metodológicas de ensino com os contos potiguares analisados, organizadas em unidades didáticas. Essas unidades didáticas se baseiam na proposta dialógica de ensino apresentada por Cereja (2005) e partem do pressuposto de que o texto literário deve ser o cerne do ensino de literatura, de modo que esse método de ensino possa atender à formação leitora, crítica, consciente e humanizadora de estudantes da educação básica.
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O objetivo é analisar como a figura do narrador tradicional e a representação feminina são abordados em contos dos dois autores, a fim de apontar caminhos possíveis para o trabalho com essas narrativas no contexto da sala de aula. Em relação à análise, primeiramente, observa-se como a cultura da oralidade é retratada nos contos, a partir da tradição da contação de histórias míticas em ambientes interioranos, tendo como aporte teórico principal as considerações sobre oralidade e narrador de Benjamin (1987), Cascudo (2006) e Zumthor (1997). Em seguida, analisa-se como ocorre a construção da representação feminina e a desestabilização da dominação masculina decorrente dessas formas de representação. Dessa forma, a análise se fundamenta, sobretudo, nos estudos de Bourdieu (2005), acerca da dominação masculina, e nos conceitos de mulher-objeto e mulher-sujeito discutidos por Zolin (2009), além das considerações de Delumeau (1989) a respeito da visão misógina que se construiu ao longo do tempo pela sociedade masculina. Nesse sentido, reflete-se sobre o ensino de literatura na atualidade e a sua indispensabilidade, a partir das discussões teóricas de Candido (2011), Compagnon (2009), Todorov (2009), Cosson (2014; 2010), Zilberman (2012) e Jouve (2012), para, por fim, serem propostas sugestões metodológicas de ensino com os contos potiguares analisados, organizadas em unidades didáticas. Essas unidades didáticas se baseiam na proposta dialógica de ensino apresentada por Cereja (2005) e partem do pressuposto de que o texto literário deve ser o cerne do ensino de literatura, de modo que esse método de ensino possa atender à formação leitora, crítica, consciente e humanizadora de estudantes da educação básica.This research presents a study of potiguares tales from the perspective of teaching literature. To this end, tales with correlated themes present in the works Chão dos Simples (2014), by Manoel Onofre Júnior, and Rosa verde amarelou (2014), by Bartolomeu Correia de Melo, are analyzed. The objective is to analyze how the figure of the traditional narrator and the female representation are approached in the tales of the two authors, in order to point out possible ways to work with these narratives in the context of the classroom. In relation to the analysis, firstly, it is observed how the culture of orality is depicted in the tales, from the tradition of telling mythical stories in countryside environments, having as main theoretical support the considerations on orality and narrator by Benjamin (1987), Cascudo (2006) and Zumthor (1997). Then, it analyzes how the construction of female representation takes place, in tales by the two authors, and the destabilisation of male domination resulting from this form of representation. Thus, the analysis is based, above all, on studies by Bourdieu (2005), regarding male domination, and on the concepts of woman-object and woman-subject discussed by Zolin (2009), in addition to the considerations of Delumeau (1989) about for the misogynist vision that was built over time by male society. In this sense, it reflects on the teaching of literature today and its indispensability, from the theoretical discussions of Candido (2011), Compagnon (2009), Todorov (2009), Cosson (2014; 2010), Zilberman (2012) and Jouve (2012), to finally propose methodological teaching suggestions with the analyzed potiguares tales, organized in didactic units. These didactic units are based on the dialogic teaching proposal presented by Cereja (2005) and are based on the presupposition that the literary text should be the core of the teaching of literature, so that this teaching method can consider the reading, literary, and critical training, aware and humanizing of basic education students.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilNarrativas potiguaresEncontrosOnofre Júnior, ManoelMelo, Bartolomeu Correia deEnsino de literaturaEncontros entre as narrativas potiguares de Manoel Onofre Júnior e Bartolomeu Correia de Melo sob a perspectiva do ensino de literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEncontrosentrenarrativas_Santos_2021.pdfapplication/pdf1497031https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47088/1/Encontrosentrenarrativas_Santos_2021.pdf9a15150b34f685a737a4780921b786baMD51123456789/470882022-05-04 17:23:05.506oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47088Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-04T20:23:05Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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