Uma proposta para o ensino da literatura potiguar no fundamental: diálogo sem chão dos simples, de Manoel Onofre Jr.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Gilvan de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30676
Resumo: Esta dissertação apresenta uma proposta para o ensino da literatura potiguar fundamentada numa perspectiva dialógica da literatura. Opondo-se às abordagens tradicionais, objetiva-se ampliar o horizonte de leitura dos alunos, incluindo nas aulas de língua portuguesa obras da literatura norte-rio-grandense,de forma que os sujeitos da ação pedagógica possam reconhecer, a partir dos elementos de sua cultura, os traços universais de humanidade presentes nos textos literários em geral. Definiu-se como público-alvo os alunos dos6º anos A e B e do 9º ano A do Ensino Fundamental maior, da Escola Estadual Professora Maria Lídia da Silva, localizada no município de São Bento do Trairi –RN. Para compor a sequência de obras que orientou a leitura literária em sala de aula, elegeu-se os contos “A Verdadeira História de João e Maria”, “Duelo de Titãs”e “Dia de Juízo”,de Onofre Jr. (2014). A dissertação está organizada em quatro capítulos, dos quais os três primeiros definem os fundamentos teóricos e metodológicos do trabalho com a literatura potiguar e o último,os resultados da prática pedagógica. No primeiro capítulo defende-se a literatura como objeto de ensino a partir das concepções teóricas de Todorov (2009), Zilberman (2009) Compagnon (2012) e Candido (2017),que advogam a favor de sua presença na escola a partir do sentido que a leitura literária pode dar à vida. O segundo capítulo debruça-se sobre o estudo da prosa norte-rio-grandense e de como ela se desenvolveu no contexto do regionalismo brasileiro. O terceiro capítulo discute os fundamentos da proposta de Cereja (2005) e apresenta os procedimentos metodológicos que orientaram a abordagem dialógica em sala de aula; e, por fim, o quarto capítulo descreve os resultados das práticas de leituras realizadas a partir dos contos de Onofre Jr. (2014) entre 2018 e 2019 nos primeiros e últimos segmentos do fundamental maior
id UFRN_64eba9c341da3d3d3bc6363fb08a1908
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30676
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Gilvan deAlves, Alexandre BezerraMarcolino, Francisco Fabio VieiraSantos, Derivaldo dos2020-11-25T22:00:29Z2020-11-25T22:00:29Z2019-10-30OLIVEIRA, Gilvan de. Uma proposta para o ensino da literatura potiguar no fundamental: diálogo sem chão dos simples, de Manoel Onofre Jr. 2019. 224f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30676Esta dissertação apresenta uma proposta para o ensino da literatura potiguar fundamentada numa perspectiva dialógica da literatura. Opondo-se às abordagens tradicionais, objetiva-se ampliar o horizonte de leitura dos alunos, incluindo nas aulas de língua portuguesa obras da literatura norte-rio-grandense,de forma que os sujeitos da ação pedagógica possam reconhecer, a partir dos elementos de sua cultura, os traços universais de humanidade presentes nos textos literários em geral. Definiu-se como público-alvo os alunos dos6º anos A e B e do 9º ano A do Ensino Fundamental maior, da Escola Estadual Professora Maria Lídia da Silva, localizada no município de São Bento do Trairi –RN. Para compor a sequência de obras que orientou a leitura literária em sala de aula, elegeu-se os contos “A Verdadeira História de João e Maria”, “Duelo de Titãs”e “Dia de Juízo”,de Onofre Jr. (2014). A dissertação está organizada em quatro capítulos, dos quais os três primeiros definem os fundamentos teóricos e metodológicos do trabalho com a literatura potiguar e o último,os resultados da prática pedagógica. No primeiro capítulo defende-se a literatura como objeto de ensino a partir das concepções teóricas de Todorov (2009), Zilberman (2009) Compagnon (2012) e Candido (2017),que advogam a favor de sua presença na escola a partir do sentido que a leitura literária pode dar à vida. O segundo capítulo debruça-se sobre o estudo da prosa norte-rio-grandense e de como ela se desenvolveu no contexto do regionalismo brasileiro. O terceiro capítulo discute os fundamentos da proposta de Cereja (2005) e apresenta os procedimentos metodológicos que orientaram a abordagem dialógica em sala de aula; e, por fim, o quarto capítulo descreve os resultados das práticas de leituras realizadas a partir dos contos de Onofre Jr. (2014) entre 2018 e 2019 nos primeiros e últimos segmentos do fundamental maiorThis study presents a proposal for teaching potiguarliterature based on a dialogical perspective of literature. Opposing the traditional approaches, the objective is to broaden the reading horizon of the students, including some texts of the norte-rio-grandense literature in the classes of portuguese language so that the people involved in the pedagogical process can recognize, from the elements of their culture, the universal traits of humanity present in literary texts in general. The target audience was students of 6th and 9th at Maria Lídia da Silva state school, in the city of São Bento do Trairi –RN. The short stories “A Verdadeira História de João e Maria”, “Duelo de Titãs” and “Dia de Juízo” by Onofre Jr. (2014) were chosen to compose the sequence of works that guided literary reading in the classroom.The dissertation is divided in four chapters. The first, second and third chapter define the theoretical and methodological foundations and the last chapter the results of the pedagogical practice. The first chapter presents literature as content of teaching as of the theoretical conceptions by Todorov (2009), Zilberman (2009) Compagnon (2012) and Candido (2017), that advocate the inclusion of this content in the school curriculum as of understanding of the literary reading as a way to promote new possibilities of interpretation. The second chapter studies the norte-rio-grandense literature in prose and how it developed in the context of Brazilian regionalism. The third chapter analyses the proposal of Cereja (2005) and presents the methodological procedures that guided the dialogic approach in the classroom. At last, fourth chapter describes the results of the reading practices in short stories by Onofre Jr. (2014) between 2018 and 2019 in the first and last year of the elementary schoolUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATALUFRNBrasilDialogismoLiteratura potiguarEnsinoContoManoel Onofre JrDialogismPotiguar literatureTeachingShort storyUma proposta para o ensino da literatura potiguar no fundamental: diálogo sem chão dos simples, de Manoel Onofre Jr.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTGilvanDeOliveira_DISSERT.pdf.txtGilvanDeOliveira_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain498823https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30676/2/GilvanDeOliveira_DISSERT.pdf.txt307498b5d9a6e8b07a0132c7b719c65dMD52THUMBNAILGilvanDeOliveira_DISSERT.pdf.jpgGilvanDeOliveira_DISSERT.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1363https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30676/3/GilvanDeOliveira_DISSERT.pdf.jpg31941a79564ddf295dee7530d322e6b1MD53ORIGINALGilvanDeOliveira_DISSERT.pdfapplication/pdf3649548https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30676/1/GilvanDeOliveira_DISSERT.pdf67f6fb628eccbb5c8bed2e9f267dea64MD51123456789/306762020-11-29 04:46:50.419oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30676Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-11-29T07:46:50Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposta para o ensino da literatura potiguar no fundamental: diálogo sem chão dos simples, de Manoel Onofre Jr.
title Uma proposta para o ensino da literatura potiguar no fundamental: diálogo sem chão dos simples, de Manoel Onofre Jr.
spellingShingle Uma proposta para o ensino da literatura potiguar no fundamental: diálogo sem chão dos simples, de Manoel Onofre Jr.
Oliveira, Gilvan de
Dialogismo
Literatura potiguar
Ensino
Conto
Manoel Onofre Jr
Dialogism
Potiguar literature
Teaching
Short story
title_short Uma proposta para o ensino da literatura potiguar no fundamental: diálogo sem chão dos simples, de Manoel Onofre Jr.
title_full Uma proposta para o ensino da literatura potiguar no fundamental: diálogo sem chão dos simples, de Manoel Onofre Jr.
title_fullStr Uma proposta para o ensino da literatura potiguar no fundamental: diálogo sem chão dos simples, de Manoel Onofre Jr.
title_full_unstemmed Uma proposta para o ensino da literatura potiguar no fundamental: diálogo sem chão dos simples, de Manoel Onofre Jr.
title_sort Uma proposta para o ensino da literatura potiguar no fundamental: diálogo sem chão dos simples, de Manoel Onofre Jr.
author Oliveira, Gilvan de
author_facet Oliveira, Gilvan de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Alves, Alexandre Bezerra
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Marcolino, Francisco Fabio Vieira
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Gilvan de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Derivaldo dos
contributor_str_mv Santos, Derivaldo dos
dc.subject.por.fl_str_mv Dialogismo
Literatura potiguar
Ensino
Conto
Manoel Onofre Jr
Dialogism
Potiguar literature
Teaching
Short story
topic Dialogismo
Literatura potiguar
Ensino
Conto
Manoel Onofre Jr
Dialogism
Potiguar literature
Teaching
Short story
description Esta dissertação apresenta uma proposta para o ensino da literatura potiguar fundamentada numa perspectiva dialógica da literatura. Opondo-se às abordagens tradicionais, objetiva-se ampliar o horizonte de leitura dos alunos, incluindo nas aulas de língua portuguesa obras da literatura norte-rio-grandense,de forma que os sujeitos da ação pedagógica possam reconhecer, a partir dos elementos de sua cultura, os traços universais de humanidade presentes nos textos literários em geral. Definiu-se como público-alvo os alunos dos6º anos A e B e do 9º ano A do Ensino Fundamental maior, da Escola Estadual Professora Maria Lídia da Silva, localizada no município de São Bento do Trairi –RN. Para compor a sequência de obras que orientou a leitura literária em sala de aula, elegeu-se os contos “A Verdadeira História de João e Maria”, “Duelo de Titãs”e “Dia de Juízo”,de Onofre Jr. (2014). A dissertação está organizada em quatro capítulos, dos quais os três primeiros definem os fundamentos teóricos e metodológicos do trabalho com a literatura potiguar e o último,os resultados da prática pedagógica. No primeiro capítulo defende-se a literatura como objeto de ensino a partir das concepções teóricas de Todorov (2009), Zilberman (2009) Compagnon (2012) e Candido (2017),que advogam a favor de sua presença na escola a partir do sentido que a leitura literária pode dar à vida. O segundo capítulo debruça-se sobre o estudo da prosa norte-rio-grandense e de como ela se desenvolveu no contexto do regionalismo brasileiro. O terceiro capítulo discute os fundamentos da proposta de Cereja (2005) e apresenta os procedimentos metodológicos que orientaram a abordagem dialógica em sala de aula; e, por fim, o quarto capítulo descreve os resultados das práticas de leituras realizadas a partir dos contos de Onofre Jr. (2014) entre 2018 e 2019 nos primeiros e últimos segmentos do fundamental maior
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-10-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-25T22:00:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-25T22:00:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Gilvan de. Uma proposta para o ensino da literatura potiguar no fundamental: diálogo sem chão dos simples, de Manoel Onofre Jr. 2019. 224f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30676
identifier_str_mv OLIVEIRA, Gilvan de. Uma proposta para o ensino da literatura potiguar no fundamental: diálogo sem chão dos simples, de Manoel Onofre Jr. 2019. 224f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30676
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30676/2/GilvanDeOliveira_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30676/3/GilvanDeOliveira_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30676/1/GilvanDeOliveira_DISSERT.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 307498b5d9a6e8b07a0132c7b719c65d
31941a79564ddf295dee7530d322e6b1
67f6fb628eccbb5c8bed2e9f267dea64
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832767301582848