Experiências na educação física escolar e possibilidades para a prática pedagógica a partir do livro didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Neto, Joaquim Mafaldo de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32692
Resumo: A presente dissertação tem como objetivos relacionar as experiências com a prática pedagógica da Educação Física com as possibilidades sugeridas nos livros didáticos; descrever experiências com a prática pedagógica em diferentes etapas da Educação Básica em minha atuação profissional; identificar e descrever possibilidades e sugestões para a prática pedagógica na utilização dos livros didáticos, que se relacionam às experiências vivenciadas; apontar possibilidades de criação e elaboração de material didático para auxiliar os professores com o livro didático. Para realização desse estudo, optamos por uma pesquisa qualitativa, utilizando o método autobiográfico, com base na técnica do autoestudo, com intuito de relembrar as experiências realizadas na atuação profissional como professor licenciado em Educação Física, descrevendo fatos e fenômenos vividos junto aos estudantes em situações pedagógicas, e ressignificar as experiências com a elaboração de um material didático em um momento de formação continuada. Identificamos sugestões e contribuições nos livros didáticos para o professor, mas com relevante contribuição de reflexões sobre as experiências na atuação profissional no ensino fundamental anos iniciais com a unidade didática ginástica – circo, e nos anos finais com a unidade didática esportes - handebol, adequando a proposta para a realidade que atua, com a construção de um material didático pelo próprio professor, no qual articula os conhecimentos do componente curricular com objetos educacionais e torna a abordagem relevante para o ensino aprendizagem. Concluímos que para o uso do livro didático, o professor precisa ressignificar a sua proposta de prática pedagógica retomando suas experiências com a componente curricular. Assim como, uma possibilidade de organizar didaticamente seu planejamento e vivências é construir seu próprio material didático articulando conhecimentos e códigos de linguagem digitais que possam contribuir para o ensino e para a aprendizagem da educação física.
id UFRN_39cc84d99b0255089ba5e5d2c98fd67e
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32692
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira Neto, Joaquim Mafaldo dehttp://lattes.cnpq.br/0174608022471187http://lattes.cnpq.br/9283008377235258Araújo, Allyson Carvalho dehttp://lattes.cnpq.br/3443942683481696Oliveira, Márcio Romeu Ribas dehttp://lattes.cnpq.br/0118293761427492Silva, Maria Eleni Henrique dahttp://lattes.cnpq.br/2076267318309264Soares, Marta Genuhttp://lattes.cnpq.br/5299382052741078Melo, José Pereira de2021-06-15T17:48:16Z2021-06-15T17:48:16Z2021-02-24OLIVEIRA NETO, Joaquim Mafaldo de. Experiências na educação física escolar e possibilidades para a prática pedagógica a partir do livro didático. 2021. 152f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32692A presente dissertação tem como objetivos relacionar as experiências com a prática pedagógica da Educação Física com as possibilidades sugeridas nos livros didáticos; descrever experiências com a prática pedagógica em diferentes etapas da Educação Básica em minha atuação profissional; identificar e descrever possibilidades e sugestões para a prática pedagógica na utilização dos livros didáticos, que se relacionam às experiências vivenciadas; apontar possibilidades de criação e elaboração de material didático para auxiliar os professores com o livro didático. Para realização desse estudo, optamos por uma pesquisa qualitativa, utilizando o método autobiográfico, com base na técnica do autoestudo, com intuito de relembrar as experiências realizadas na atuação profissional como professor licenciado em Educação Física, descrevendo fatos e fenômenos vividos junto aos estudantes em situações pedagógicas, e ressignificar as experiências com a elaboração de um material didático em um momento de formação continuada. Identificamos sugestões e contribuições nos livros didáticos para o professor, mas com relevante contribuição de reflexões sobre as experiências na atuação profissional no ensino fundamental anos iniciais com a unidade didática ginástica – circo, e nos anos finais com a unidade didática esportes - handebol, adequando a proposta para a realidade que atua, com a construção de um material didático pelo próprio professor, no qual articula os conhecimentos do componente curricular com objetos educacionais e torna a abordagem relevante para o ensino aprendizagem. Concluímos que para o uso do livro didático, o professor precisa ressignificar a sua proposta de prática pedagógica retomando suas experiências com a componente curricular. Assim como, uma possibilidade de organizar didaticamente seu planejamento e vivências é construir seu próprio material didático articulando conhecimentos e códigos de linguagem digitais que possam contribuir para o ensino e para a aprendizagem da educação física.This dissertation aims to relate the experiences with the pedagogical practice of Physical Education with the possibilities suggested in textbooks; describe experiences with pedagogical practice in different stages of Basic Education in my professional performance; identify and describe possibilities and suggestions for pedagogical practice in the use of textbooks, which are related to the lived experiences; point out possibilities for creating and preparing teaching material to assist teachers with the textbook. To carry out this study, we opted for a qualitative research, using the autobiographical method, based on the technique of self-study, in order to recall the experiences performed in professional practice as a licensed teacher in Physical Education, describing facts and phenomena lived with students in situations pedagogical, and reframe the experiences with the elaboration of a didactic material in a moment of continuous formation. We identified suggestions and contributions in the textbooks for the teacher, but with a relevant contribution of reflections on the experiences in professional performance in elementary school, initial years with the didactic unit gymnastics - circus, and in the final years with the didactic unit sports - handball, adapting the proposal for the reality in which it operates, with the construction of didactic material by the teacher himself, in which he articulates the knowledge of the curricular component with educational objects and makes the approach relevant to teaching and learning. We conclude that for the use of the textbook, the teacher needs to reframe his pedagogical practice proposal, resuming his experiences with the curricular component. As well as, a possibility to organize your planning and experiences didactically is to build your own didactic material articulating knowledge and digital language codes that can contribute to the teaching and learning of physical education.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilExperiênciaMaterial didáticoEducação Física escolarExperiências na educação física escolar e possibilidades para a prática pedagógica a partir do livro didáticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALExperienciaseducacaofisica_OliveiraNeto_2021.pdfapplication/pdf3059788https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32692/1/Experienciaseducacaofisica_OliveiraNeto_2021.pdfe4151b34cd11256f7db0f63b70139cc2MD51123456789/326922021-06-15 14:49:14.937oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32692Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-06-15T17:49:14Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Experiências na educação física escolar e possibilidades para a prática pedagógica a partir do livro didático
title Experiências na educação física escolar e possibilidades para a prática pedagógica a partir do livro didático
spellingShingle Experiências na educação física escolar e possibilidades para a prática pedagógica a partir do livro didático
Oliveira Neto, Joaquim Mafaldo de
Experiência
Material didático
Educação Física escolar
title_short Experiências na educação física escolar e possibilidades para a prática pedagógica a partir do livro didático
title_full Experiências na educação física escolar e possibilidades para a prática pedagógica a partir do livro didático
title_fullStr Experiências na educação física escolar e possibilidades para a prática pedagógica a partir do livro didático
title_full_unstemmed Experiências na educação física escolar e possibilidades para a prática pedagógica a partir do livro didático
title_sort Experiências na educação física escolar e possibilidades para a prática pedagógica a partir do livro didático
author Oliveira Neto, Joaquim Mafaldo de
author_facet Oliveira Neto, Joaquim Mafaldo de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0174608022471187
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9283008377235258
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Araújo, Allyson Carvalho de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3443942683481696
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Oliveira, Márcio Romeu Ribas de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0118293761427492
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Silva, Maria Eleni Henrique da
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2076267318309264
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Soares, Marta Genu
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5299382052741078
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Neto, Joaquim Mafaldo de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Melo, José Pereira de
contributor_str_mv Melo, José Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Experiência
Material didático
Educação Física escolar
topic Experiência
Material didático
Educação Física escolar
description A presente dissertação tem como objetivos relacionar as experiências com a prática pedagógica da Educação Física com as possibilidades sugeridas nos livros didáticos; descrever experiências com a prática pedagógica em diferentes etapas da Educação Básica em minha atuação profissional; identificar e descrever possibilidades e sugestões para a prática pedagógica na utilização dos livros didáticos, que se relacionam às experiências vivenciadas; apontar possibilidades de criação e elaboração de material didático para auxiliar os professores com o livro didático. Para realização desse estudo, optamos por uma pesquisa qualitativa, utilizando o método autobiográfico, com base na técnica do autoestudo, com intuito de relembrar as experiências realizadas na atuação profissional como professor licenciado em Educação Física, descrevendo fatos e fenômenos vividos junto aos estudantes em situações pedagógicas, e ressignificar as experiências com a elaboração de um material didático em um momento de formação continuada. Identificamos sugestões e contribuições nos livros didáticos para o professor, mas com relevante contribuição de reflexões sobre as experiências na atuação profissional no ensino fundamental anos iniciais com a unidade didática ginástica – circo, e nos anos finais com a unidade didática esportes - handebol, adequando a proposta para a realidade que atua, com a construção de um material didático pelo próprio professor, no qual articula os conhecimentos do componente curricular com objetos educacionais e torna a abordagem relevante para o ensino aprendizagem. Concluímos que para o uso do livro didático, o professor precisa ressignificar a sua proposta de prática pedagógica retomando suas experiências com a componente curricular. Assim como, uma possibilidade de organizar didaticamente seu planejamento e vivências é construir seu próprio material didático articulando conhecimentos e códigos de linguagem digitais que possam contribuir para o ensino e para a aprendizagem da educação física.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-15T17:48:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-15T17:48:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-02-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA NETO, Joaquim Mafaldo de. Experiências na educação física escolar e possibilidades para a prática pedagógica a partir do livro didático. 2021. 152f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32692
identifier_str_mv OLIVEIRA NETO, Joaquim Mafaldo de. Experiências na educação física escolar e possibilidades para a prática pedagógica a partir do livro didático. 2021. 152f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32692/1/Experienciaseducacaofisica_OliveiraNeto_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e4151b34cd11256f7db0f63b70139cc2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117749160280064