Experiências na educação física escolar e possibilidades para a prática pedagógica a partir do livro didático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32692 |
Resumo: | A presente dissertação tem como objetivos relacionar as experiências com a prática pedagógica da Educação Física com as possibilidades sugeridas nos livros didáticos; descrever experiências com a prática pedagógica em diferentes etapas da Educação Básica em minha atuação profissional; identificar e descrever possibilidades e sugestões para a prática pedagógica na utilização dos livros didáticos, que se relacionam às experiências vivenciadas; apontar possibilidades de criação e elaboração de material didático para auxiliar os professores com o livro didático. Para realização desse estudo, optamos por uma pesquisa qualitativa, utilizando o método autobiográfico, com base na técnica do autoestudo, com intuito de relembrar as experiências realizadas na atuação profissional como professor licenciado em Educação Física, descrevendo fatos e fenômenos vividos junto aos estudantes em situações pedagógicas, e ressignificar as experiências com a elaboração de um material didático em um momento de formação continuada. Identificamos sugestões e contribuições nos livros didáticos para o professor, mas com relevante contribuição de reflexões sobre as experiências na atuação profissional no ensino fundamental anos iniciais com a unidade didática ginástica – circo, e nos anos finais com a unidade didática esportes - handebol, adequando a proposta para a realidade que atua, com a construção de um material didático pelo próprio professor, no qual articula os conhecimentos do componente curricular com objetos educacionais e torna a abordagem relevante para o ensino aprendizagem. Concluímos que para o uso do livro didático, o professor precisa ressignificar a sua proposta de prática pedagógica retomando suas experiências com a componente curricular. Assim como, uma possibilidade de organizar didaticamente seu planejamento e vivências é construir seu próprio material didático articulando conhecimentos e códigos de linguagem digitais que possam contribuir para o ensino e para a aprendizagem da educação física. |
id |
UFRN_39cc84d99b0255089ba5e5d2c98fd67e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32692 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira Neto, Joaquim Mafaldo dehttp://lattes.cnpq.br/0174608022471187http://lattes.cnpq.br/9283008377235258Araújo, Allyson Carvalho dehttp://lattes.cnpq.br/3443942683481696Oliveira, Márcio Romeu Ribas dehttp://lattes.cnpq.br/0118293761427492Silva, Maria Eleni Henrique dahttp://lattes.cnpq.br/2076267318309264Soares, Marta Genuhttp://lattes.cnpq.br/5299382052741078Melo, José Pereira de2021-06-15T17:48:16Z2021-06-15T17:48:16Z2021-02-24OLIVEIRA NETO, Joaquim Mafaldo de. Experiências na educação física escolar e possibilidades para a prática pedagógica a partir do livro didático. 2021. 152f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32692A presente dissertação tem como objetivos relacionar as experiências com a prática pedagógica da Educação Física com as possibilidades sugeridas nos livros didáticos; descrever experiências com a prática pedagógica em diferentes etapas da Educação Básica em minha atuação profissional; identificar e descrever possibilidades e sugestões para a prática pedagógica na utilização dos livros didáticos, que se relacionam às experiências vivenciadas; apontar possibilidades de criação e elaboração de material didático para auxiliar os professores com o livro didático. Para realização desse estudo, optamos por uma pesquisa qualitativa, utilizando o método autobiográfico, com base na técnica do autoestudo, com intuito de relembrar as experiências realizadas na atuação profissional como professor licenciado em Educação Física, descrevendo fatos e fenômenos vividos junto aos estudantes em situações pedagógicas, e ressignificar as experiências com a elaboração de um material didático em um momento de formação continuada. Identificamos sugestões e contribuições nos livros didáticos para o professor, mas com relevante contribuição de reflexões sobre as experiências na atuação profissional no ensino fundamental anos iniciais com a unidade didática ginástica – circo, e nos anos finais com a unidade didática esportes - handebol, adequando a proposta para a realidade que atua, com a construção de um material didático pelo próprio professor, no qual articula os conhecimentos do componente curricular com objetos educacionais e torna a abordagem relevante para o ensino aprendizagem. Concluímos que para o uso do livro didático, o professor precisa ressignificar a sua proposta de prática pedagógica retomando suas experiências com a componente curricular. Assim como, uma possibilidade de organizar didaticamente seu planejamento e vivências é construir seu próprio material didático articulando conhecimentos e códigos de linguagem digitais que possam contribuir para o ensino e para a aprendizagem da educação física.This dissertation aims to relate the experiences with the pedagogical practice of Physical Education with the possibilities suggested in textbooks; describe experiences with pedagogical practice in different stages of Basic Education in my professional performance; identify and describe possibilities and suggestions for pedagogical practice in the use of textbooks, which are related to the lived experiences; point out possibilities for creating and preparing teaching material to assist teachers with the textbook. To carry out this study, we opted for a qualitative research, using the autobiographical method, based on the technique of self-study, in order to recall the experiences performed in professional practice as a licensed teacher in Physical Education, describing facts and phenomena lived with students in situations pedagogical, and reframe the experiences with the elaboration of a didactic material in a moment of continuous formation. We identified suggestions and contributions in the textbooks for the teacher, but with a relevant contribution of reflections on the experiences in professional performance in elementary school, initial years with the didactic unit gymnastics - circus, and in the final years with the didactic unit sports - handball, adapting the proposal for the reality in which it operates, with the construction of didactic material by the teacher himself, in which he articulates the knowledge of the curricular component with educational objects and makes the approach relevant to teaching and learning. We conclude that for the use of the textbook, the teacher needs to reframe his pedagogical practice proposal, resuming his experiences with the curricular component. As well as, a possibility to organize your planning and experiences didactically is to build your own didactic material articulating knowledge and digital language codes that can contribute to the teaching and learning of physical education.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilExperiênciaMaterial didáticoEducação Física escolarExperiências na educação física escolar e possibilidades para a prática pedagógica a partir do livro didáticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALExperienciaseducacaofisica_OliveiraNeto_2021.pdfapplication/pdf3059788https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32692/1/Experienciaseducacaofisica_OliveiraNeto_2021.pdfe4151b34cd11256f7db0f63b70139cc2MD51123456789/326922021-06-15 14:49:14.937oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32692Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-06-15T17:49:14Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Experiências na educação física escolar e possibilidades para a prática pedagógica a partir do livro didático |
title |
Experiências na educação física escolar e possibilidades para a prática pedagógica a partir do livro didático |
spellingShingle |
Experiências na educação física escolar e possibilidades para a prática pedagógica a partir do livro didático Oliveira Neto, Joaquim Mafaldo de Experiência Material didático Educação Física escolar |
title_short |
Experiências na educação física escolar e possibilidades para a prática pedagógica a partir do livro didático |
title_full |
Experiências na educação física escolar e possibilidades para a prática pedagógica a partir do livro didático |
title_fullStr |
Experiências na educação física escolar e possibilidades para a prática pedagógica a partir do livro didático |
title_full_unstemmed |
Experiências na educação física escolar e possibilidades para a prática pedagógica a partir do livro didático |
title_sort |
Experiências na educação física escolar e possibilidades para a prática pedagógica a partir do livro didático |
author |
Oliveira Neto, Joaquim Mafaldo de |
author_facet |
Oliveira Neto, Joaquim Mafaldo de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0174608022471187 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9283008377235258 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Araújo, Allyson Carvalho de |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3443942683481696 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Oliveira, Márcio Romeu Ribas de |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0118293761427492 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Silva, Maria Eleni Henrique da |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2076267318309264 |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Soares, Marta Genu |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5299382052741078 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira Neto, Joaquim Mafaldo de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Melo, José Pereira de |
contributor_str_mv |
Melo, José Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experiência Material didático Educação Física escolar |
topic |
Experiência Material didático Educação Física escolar |
description |
A presente dissertação tem como objetivos relacionar as experiências com a prática pedagógica da Educação Física com as possibilidades sugeridas nos livros didáticos; descrever experiências com a prática pedagógica em diferentes etapas da Educação Básica em minha atuação profissional; identificar e descrever possibilidades e sugestões para a prática pedagógica na utilização dos livros didáticos, que se relacionam às experiências vivenciadas; apontar possibilidades de criação e elaboração de material didático para auxiliar os professores com o livro didático. Para realização desse estudo, optamos por uma pesquisa qualitativa, utilizando o método autobiográfico, com base na técnica do autoestudo, com intuito de relembrar as experiências realizadas na atuação profissional como professor licenciado em Educação Física, descrevendo fatos e fenômenos vividos junto aos estudantes em situações pedagógicas, e ressignificar as experiências com a elaboração de um material didático em um momento de formação continuada. Identificamos sugestões e contribuições nos livros didáticos para o professor, mas com relevante contribuição de reflexões sobre as experiências na atuação profissional no ensino fundamental anos iniciais com a unidade didática ginástica – circo, e nos anos finais com a unidade didática esportes - handebol, adequando a proposta para a realidade que atua, com a construção de um material didático pelo próprio professor, no qual articula os conhecimentos do componente curricular com objetos educacionais e torna a abordagem relevante para o ensino aprendizagem. Concluímos que para o uso do livro didático, o professor precisa ressignificar a sua proposta de prática pedagógica retomando suas experiências com a componente curricular. Assim como, uma possibilidade de organizar didaticamente seu planejamento e vivências é construir seu próprio material didático articulando conhecimentos e códigos de linguagem digitais que possam contribuir para o ensino e para a aprendizagem da educação física. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-15T17:48:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-06-15T17:48:16Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-02-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA NETO, Joaquim Mafaldo de. Experiências na educação física escolar e possibilidades para a prática pedagógica a partir do livro didático. 2021. 152f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32692 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA NETO, Joaquim Mafaldo de. Experiências na educação física escolar e possibilidades para a prática pedagógica a partir do livro didático. 2021. 152f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32692 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32692/1/Experienciaseducacaofisica_OliveiraNeto_2021.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e4151b34cd11256f7db0f63b70139cc2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117749160280064 |