Autocrítica do artista: alienação e vivência da arte como trabalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50054 |
Resumo: | O trabalho humano é limitado em seu desenvolvimento potencial quando determinado pelas amálgamas do capitalismo que tende a fragmentar a relação sujeito-trabalho, tornandoo alienado. No artista que reconhece a arte como trabalho, a alienação implica na geração da obra de arte que, ao ser moldada pelos interesses de consumo, torna-se instrumento para manutenção de alienações. Esta Tese objetiva analisar a vivência do(a) artista-trabalhador(a) e como os processos de alienação interferem no desenvolvimento do trabalho artístico conhecido, principalmente, pela dimensão criativa. A partir da Psicologia Histórico-cultural nos apropriamos da unidade sistêmica da Vivência (Perejivânie) para identificar o campo de referência do sujeito. Assim, realizamos: I) Intersecção teórica entre os conceitos de alienaçãoemancipação-vivência, em que se constatou uma interferência dialética, por ambos os constructos se darem na realidade cotidiana do sujeito. II) Extraímos as categorias de análise: continuidade-descontinuidade, produção-reprodução e individualidade-coletividade; III) Desenvolvemos a Autocrítica dirigida, arcabouço metodológico e interventivo, que demonstrou coerência com o campo investigado capaz de capturar as problemáticas e provocar processos de consciência nos sujeitos participantes. Então, analisamos a vivência de três artistas-trabalhadores(as) ativos(as) e com extensa carreira nas artes cênicas, submetidos às duas etapas da Autocrítica dirigida: entrevista semi-estruturada breve e confrontação artistaobra. Neste percurso localizamos os processos de alienação-emancipação no interior da vivência de cada um(a), verificando as mudanças, permanência e consequências das escolhas sobre si e os outros em relação direta com a realidade de seu trabalho. Compreende-se a ocorrência dos processos de emancipação — ainda que se configurem como transitórios, apresentam deslocamentos do estado alienante inicial permitindo novas experiências. Evidencia-se o caráter interventivo da metodologia, enquanto vivência, ao suscitar processos de consciência sobre o trabalho e permitir o vislumbre de potenciais ações criativas. Da proposta metodológica formalizou-se um material que abarca nossos objetivos, apresentando possibilidades analíticas de outras ordens, ressaltando assim, o alcance interdisciplinar da Autocrítica dirigida. |
id |
UFRN_3b63dad32cdf0cb13f4fd45129430b96 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50054 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima, Erickaline Bezerra dehttp://lattes.cnpq.br/1061452525627411https://orcid.org/0000-0001-7763-4050http://lattes.cnpq.br/5116689205242979Ciotti, Naira Neidehttp://lattes.cnpq.br/6380609562860913Campos, Herculano RicardoMoraes, Betânia Moreira deMaheirie, KatiaMarques, PriscilaLima, Fellipe Coelho2022-12-08T21:42:49Z2022-12-08T21:42:49Z2022-08-29LIMA, Erickaline Bezerra de. Autocrítica do artista: alienação e vivência da arte como trabalho. Orientador: Fellipe Coelho Lima. 2022. 207f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50054O trabalho humano é limitado em seu desenvolvimento potencial quando determinado pelas amálgamas do capitalismo que tende a fragmentar a relação sujeito-trabalho, tornandoo alienado. No artista que reconhece a arte como trabalho, a alienação implica na geração da obra de arte que, ao ser moldada pelos interesses de consumo, torna-se instrumento para manutenção de alienações. Esta Tese objetiva analisar a vivência do(a) artista-trabalhador(a) e como os processos de alienação interferem no desenvolvimento do trabalho artístico conhecido, principalmente, pela dimensão criativa. A partir da Psicologia Histórico-cultural nos apropriamos da unidade sistêmica da Vivência (Perejivânie) para identificar o campo de referência do sujeito. Assim, realizamos: I) Intersecção teórica entre os conceitos de alienaçãoemancipação-vivência, em que se constatou uma interferência dialética, por ambos os constructos se darem na realidade cotidiana do sujeito. II) Extraímos as categorias de análise: continuidade-descontinuidade, produção-reprodução e individualidade-coletividade; III) Desenvolvemos a Autocrítica dirigida, arcabouço metodológico e interventivo, que demonstrou coerência com o campo investigado capaz de capturar as problemáticas e provocar processos de consciência nos sujeitos participantes. Então, analisamos a vivência de três artistas-trabalhadores(as) ativos(as) e com extensa carreira nas artes cênicas, submetidos às duas etapas da Autocrítica dirigida: entrevista semi-estruturada breve e confrontação artistaobra. Neste percurso localizamos os processos de alienação-emancipação no interior da vivência de cada um(a), verificando as mudanças, permanência e consequências das escolhas sobre si e os outros em relação direta com a realidade de seu trabalho. Compreende-se a ocorrência dos processos de emancipação — ainda que se configurem como transitórios, apresentam deslocamentos do estado alienante inicial permitindo novas experiências. Evidencia-se o caráter interventivo da metodologia, enquanto vivência, ao suscitar processos de consciência sobre o trabalho e permitir o vislumbre de potenciais ações criativas. Da proposta metodológica formalizou-se um material que abarca nossos objetivos, apresentando possibilidades analíticas de outras ordens, ressaltando assim, o alcance interdisciplinar da Autocrítica dirigida.Human labor is limited in its potential development when determined by the amalgams of capitalism that tends to fragment the subject-labor relationship, making it alienated. In the artist who recognizes art as a work, alienation implies the generation of the work of art that, when shaped by consumer interests, becomes an instrument for maintaining alienations. This Thesis aims to analyze the experience of the artist-worker and how the processes of alienation interfere with the development of the artistic work known mainly by the creative dimension. From Historical-cultural Psychology we appropriate the systemic unit of Experience (Perejivânie) to identify the subject's reference field. Thus, we carried out: I) Theoretical intersection between the concepts of alienation-emancipation-experience, in which a dialectical interference was found, because both constructs take place in the daily reality of the subject. II) We extract the categories of analysis: continuity-discontinuity, production-reproduction and individualitycollectivity; III) We developed directed Self-criticism, methodological and interventional framework, which demonstrated coherence with the investigated field capable of capturing the problems and provoking processes of consciousness in the participating subjects. Then, we analyzed the experience of three active artists-workers with an extensive career in the performing arts, submitted to the two stages of directed Self-criticism: brief semi-structured interview and artist-work confrontation. In this route we locate the processes of alienationemancipation within the experience of each one, verifying the changes, permanence and consequences of the choices about themselves and others in direct relation to the reality of their work. It is understood the occurrence of emancipation processes - although they are configured as transitory, they present displacements from the initial alienating state allowing new experiences. The interventional character of the method is evident, as an experience, by raising processes of awareness about work and allowing the glimpse of potential creative actions. From the methodological proposal, a material was formalized that encompasses our objectives, presenting analytical possibilities of other orders, thus emphasizing the interdisciplinary scope of directed Self-criticism.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAAlienaçãoEmancipaçãoVivência (perejivânie)Artistas-trabalhadoresAutocrítica dirigidaPsicologia do trabalhoAutocrítica do artista: alienação e vivência da arte como trabalhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAutocriticaartistaalienacao_Lima_2022.pdfapplication/pdf1341436https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50054/1/Autocriticaartistaalienacao_Lima_2022.pdf41cfe925674a41aec4273a65cf5c2962MD51123456789/500542022-12-08 18:43:26.214oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50054Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-12-08T21:43:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Autocrítica do artista: alienação e vivência da arte como trabalho |
title |
Autocrítica do artista: alienação e vivência da arte como trabalho |
spellingShingle |
Autocrítica do artista: alienação e vivência da arte como trabalho Lima, Erickaline Bezerra de CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Alienação Emancipação Vivência (perejivânie) Artistas-trabalhadores Autocrítica dirigida Psicologia do trabalho |
title_short |
Autocrítica do artista: alienação e vivência da arte como trabalho |
title_full |
Autocrítica do artista: alienação e vivência da arte como trabalho |
title_fullStr |
Autocrítica do artista: alienação e vivência da arte como trabalho |
title_full_unstemmed |
Autocrítica do artista: alienação e vivência da arte como trabalho |
title_sort |
Autocrítica do artista: alienação e vivência da arte como trabalho |
author |
Lima, Erickaline Bezerra de |
author_facet |
Lima, Erickaline Bezerra de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1061452525627411 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-7763-4050 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5116689205242979 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Campos, Herculano Ricardo |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Moraes, Betânia Moreira de |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Maheirie, Katia |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Marques, Priscila |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Erickaline Bezerra de |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Ciotti, Naira Neide |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6380609562860913 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lima, Fellipe Coelho |
contributor_str_mv |
Ciotti, Naira Neide Lima, Fellipe Coelho |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Alienação Emancipação Vivência (perejivânie) Artistas-trabalhadores Autocrítica dirigida Psicologia do trabalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alienação Emancipação Vivência (perejivânie) Artistas-trabalhadores Autocrítica dirigida Psicologia do trabalho |
description |
O trabalho humano é limitado em seu desenvolvimento potencial quando determinado pelas amálgamas do capitalismo que tende a fragmentar a relação sujeito-trabalho, tornandoo alienado. No artista que reconhece a arte como trabalho, a alienação implica na geração da obra de arte que, ao ser moldada pelos interesses de consumo, torna-se instrumento para manutenção de alienações. Esta Tese objetiva analisar a vivência do(a) artista-trabalhador(a) e como os processos de alienação interferem no desenvolvimento do trabalho artístico conhecido, principalmente, pela dimensão criativa. A partir da Psicologia Histórico-cultural nos apropriamos da unidade sistêmica da Vivência (Perejivânie) para identificar o campo de referência do sujeito. Assim, realizamos: I) Intersecção teórica entre os conceitos de alienaçãoemancipação-vivência, em que se constatou uma interferência dialética, por ambos os constructos se darem na realidade cotidiana do sujeito. II) Extraímos as categorias de análise: continuidade-descontinuidade, produção-reprodução e individualidade-coletividade; III) Desenvolvemos a Autocrítica dirigida, arcabouço metodológico e interventivo, que demonstrou coerência com o campo investigado capaz de capturar as problemáticas e provocar processos de consciência nos sujeitos participantes. Então, analisamos a vivência de três artistas-trabalhadores(as) ativos(as) e com extensa carreira nas artes cênicas, submetidos às duas etapas da Autocrítica dirigida: entrevista semi-estruturada breve e confrontação artistaobra. Neste percurso localizamos os processos de alienação-emancipação no interior da vivência de cada um(a), verificando as mudanças, permanência e consequências das escolhas sobre si e os outros em relação direta com a realidade de seu trabalho. Compreende-se a ocorrência dos processos de emancipação — ainda que se configurem como transitórios, apresentam deslocamentos do estado alienante inicial permitindo novas experiências. Evidencia-se o caráter interventivo da metodologia, enquanto vivência, ao suscitar processos de consciência sobre o trabalho e permitir o vislumbre de potenciais ações criativas. Da proposta metodológica formalizou-se um material que abarca nossos objetivos, apresentando possibilidades analíticas de outras ordens, ressaltando assim, o alcance interdisciplinar da Autocrítica dirigida. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-08T21:42:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-08T21:42:49Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-08-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LIMA, Erickaline Bezerra de. Autocrítica do artista: alienação e vivência da arte como trabalho. Orientador: Fellipe Coelho Lima. 2022. 207f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50054 |
identifier_str_mv |
LIMA, Erickaline Bezerra de. Autocrítica do artista: alienação e vivência da arte como trabalho. Orientador: Fellipe Coelho Lima. 2022. 207f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50054 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50054/1/Autocriticaartistaalienacao_Lima_2022.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
41cfe925674a41aec4273a65cf5c2962 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832836857823232 |