Autocrítica do artista: alienação e vivência da arte como trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Erickaline Bezerra de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50054
Resumo: O trabalho humano é limitado em seu desenvolvimento potencial quando determinado pelas amálgamas do capitalismo que tende a fragmentar a relação sujeito-trabalho, tornandoo alienado. No artista que reconhece a arte como trabalho, a alienação implica na geração da obra de arte que, ao ser moldada pelos interesses de consumo, torna-se instrumento para manutenção de alienações. Esta Tese objetiva analisar a vivência do(a) artista-trabalhador(a) e como os processos de alienação interferem no desenvolvimento do trabalho artístico conhecido, principalmente, pela dimensão criativa. A partir da Psicologia Histórico-cultural nos apropriamos da unidade sistêmica da Vivência (Perejivânie) para identificar o campo de referência do sujeito. Assim, realizamos: I) Intersecção teórica entre os conceitos de alienaçãoemancipação-vivência, em que se constatou uma interferência dialética, por ambos os constructos se darem na realidade cotidiana do sujeito. II) Extraímos as categorias de análise: continuidade-descontinuidade, produção-reprodução e individualidade-coletividade; III) Desenvolvemos a Autocrítica dirigida, arcabouço metodológico e interventivo, que demonstrou coerência com o campo investigado capaz de capturar as problemáticas e provocar processos de consciência nos sujeitos participantes. Então, analisamos a vivência de três artistas-trabalhadores(as) ativos(as) e com extensa carreira nas artes cênicas, submetidos às duas etapas da Autocrítica dirigida: entrevista semi-estruturada breve e confrontação artistaobra. Neste percurso localizamos os processos de alienação-emancipação no interior da vivência de cada um(a), verificando as mudanças, permanência e consequências das escolhas sobre si e os outros em relação direta com a realidade de seu trabalho. Compreende-se a ocorrência dos processos de emancipação — ainda que se configurem como transitórios, apresentam deslocamentos do estado alienante inicial permitindo novas experiências. Evidencia-se o caráter interventivo da metodologia, enquanto vivência, ao suscitar processos de consciência sobre o trabalho e permitir o vislumbre de potenciais ações criativas. Da proposta metodológica formalizou-se um material que abarca nossos objetivos, apresentando possibilidades analíticas de outras ordens, ressaltando assim, o alcance interdisciplinar da Autocrítica dirigida.
id UFRN_3b63dad32cdf0cb13f4fd45129430b96
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50054
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Lima, Erickaline Bezerra dehttp://lattes.cnpq.br/1061452525627411https://orcid.org/0000-0001-7763-4050http://lattes.cnpq.br/5116689205242979Ciotti, Naira Neidehttp://lattes.cnpq.br/6380609562860913Campos, Herculano RicardoMoraes, Betânia Moreira deMaheirie, KatiaMarques, PriscilaLima, Fellipe Coelho2022-12-08T21:42:49Z2022-12-08T21:42:49Z2022-08-29LIMA, Erickaline Bezerra de. Autocrítica do artista: alienação e vivência da arte como trabalho. Orientador: Fellipe Coelho Lima. 2022. 207f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50054O trabalho humano é limitado em seu desenvolvimento potencial quando determinado pelas amálgamas do capitalismo que tende a fragmentar a relação sujeito-trabalho, tornandoo alienado. No artista que reconhece a arte como trabalho, a alienação implica na geração da obra de arte que, ao ser moldada pelos interesses de consumo, torna-se instrumento para manutenção de alienações. Esta Tese objetiva analisar a vivência do(a) artista-trabalhador(a) e como os processos de alienação interferem no desenvolvimento do trabalho artístico conhecido, principalmente, pela dimensão criativa. A partir da Psicologia Histórico-cultural nos apropriamos da unidade sistêmica da Vivência (Perejivânie) para identificar o campo de referência do sujeito. Assim, realizamos: I) Intersecção teórica entre os conceitos de alienaçãoemancipação-vivência, em que se constatou uma interferência dialética, por ambos os constructos se darem na realidade cotidiana do sujeito. II) Extraímos as categorias de análise: continuidade-descontinuidade, produção-reprodução e individualidade-coletividade; III) Desenvolvemos a Autocrítica dirigida, arcabouço metodológico e interventivo, que demonstrou coerência com o campo investigado capaz de capturar as problemáticas e provocar processos de consciência nos sujeitos participantes. Então, analisamos a vivência de três artistas-trabalhadores(as) ativos(as) e com extensa carreira nas artes cênicas, submetidos às duas etapas da Autocrítica dirigida: entrevista semi-estruturada breve e confrontação artistaobra. Neste percurso localizamos os processos de alienação-emancipação no interior da vivência de cada um(a), verificando as mudanças, permanência e consequências das escolhas sobre si e os outros em relação direta com a realidade de seu trabalho. Compreende-se a ocorrência dos processos de emancipação — ainda que se configurem como transitórios, apresentam deslocamentos do estado alienante inicial permitindo novas experiências. Evidencia-se o caráter interventivo da metodologia, enquanto vivência, ao suscitar processos de consciência sobre o trabalho e permitir o vislumbre de potenciais ações criativas. Da proposta metodológica formalizou-se um material que abarca nossos objetivos, apresentando possibilidades analíticas de outras ordens, ressaltando assim, o alcance interdisciplinar da Autocrítica dirigida.Human labor is limited in its potential development when determined by the amalgams of capitalism that tends to fragment the subject-labor relationship, making it alienated. In the artist who recognizes art as a work, alienation implies the generation of the work of art that, when shaped by consumer interests, becomes an instrument for maintaining alienations. This Thesis aims to analyze the experience of the artist-worker and how the processes of alienation interfere with the development of the artistic work known mainly by the creative dimension. From Historical-cultural Psychology we appropriate the systemic unit of Experience (Perejivânie) to identify the subject's reference field. Thus, we carried out: I) Theoretical intersection between the concepts of alienation-emancipation-experience, in which a dialectical interference was found, because both constructs take place in the daily reality of the subject. II) We extract the categories of analysis: continuity-discontinuity, production-reproduction and individualitycollectivity; III) We developed directed Self-criticism, methodological and interventional framework, which demonstrated coherence with the investigated field capable of capturing the problems and provoking processes of consciousness in the participating subjects. Then, we analyzed the experience of three active artists-workers with an extensive career in the performing arts, submitted to the two stages of directed Self-criticism: brief semi-structured interview and artist-work confrontation. In this route we locate the processes of alienationemancipation within the experience of each one, verifying the changes, permanence and consequences of the choices about themselves and others in direct relation to the reality of their work. It is understood the occurrence of emancipation processes - although they are configured as transitory, they present displacements from the initial alienating state allowing new experiences. The interventional character of the method is evident, as an experience, by raising processes of awareness about work and allowing the glimpse of potential creative actions. From the methodological proposal, a material was formalized that encompasses our objectives, presenting analytical possibilities of other orders, thus emphasizing the interdisciplinary scope of directed Self-criticism.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAAlienaçãoEmancipaçãoVivência (perejivânie)Artistas-trabalhadoresAutocrítica dirigidaPsicologia do trabalhoAutocrítica do artista: alienação e vivência da arte como trabalhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAutocriticaartistaalienacao_Lima_2022.pdfapplication/pdf1341436https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50054/1/Autocriticaartistaalienacao_Lima_2022.pdf41cfe925674a41aec4273a65cf5c2962MD51123456789/500542022-12-08 18:43:26.214oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50054Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-12-08T21:43:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Autocrítica do artista: alienação e vivência da arte como trabalho
title Autocrítica do artista: alienação e vivência da arte como trabalho
spellingShingle Autocrítica do artista: alienação e vivência da arte como trabalho
Lima, Erickaline Bezerra de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Alienação
Emancipação
Vivência (perejivânie)
Artistas-trabalhadores
Autocrítica dirigida
Psicologia do trabalho
title_short Autocrítica do artista: alienação e vivência da arte como trabalho
title_full Autocrítica do artista: alienação e vivência da arte como trabalho
title_fullStr Autocrítica do artista: alienação e vivência da arte como trabalho
title_full_unstemmed Autocrítica do artista: alienação e vivência da arte como trabalho
title_sort Autocrítica do artista: alienação e vivência da arte como trabalho
author Lima, Erickaline Bezerra de
author_facet Lima, Erickaline Bezerra de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1061452525627411
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-7763-4050
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5116689205242979
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Campos, Herculano Ricardo
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Moraes, Betânia Moreira de
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Maheirie, Katia
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Marques, Priscila
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Erickaline Bezerra de
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Ciotti, Naira Neide
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6380609562860913
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Fellipe Coelho
contributor_str_mv Ciotti, Naira Neide
Lima, Fellipe Coelho
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Alienação
Emancipação
Vivência (perejivânie)
Artistas-trabalhadores
Autocrítica dirigida
Psicologia do trabalho
dc.subject.por.fl_str_mv Alienação
Emancipação
Vivência (perejivânie)
Artistas-trabalhadores
Autocrítica dirigida
Psicologia do trabalho
description O trabalho humano é limitado em seu desenvolvimento potencial quando determinado pelas amálgamas do capitalismo que tende a fragmentar a relação sujeito-trabalho, tornandoo alienado. No artista que reconhece a arte como trabalho, a alienação implica na geração da obra de arte que, ao ser moldada pelos interesses de consumo, torna-se instrumento para manutenção de alienações. Esta Tese objetiva analisar a vivência do(a) artista-trabalhador(a) e como os processos de alienação interferem no desenvolvimento do trabalho artístico conhecido, principalmente, pela dimensão criativa. A partir da Psicologia Histórico-cultural nos apropriamos da unidade sistêmica da Vivência (Perejivânie) para identificar o campo de referência do sujeito. Assim, realizamos: I) Intersecção teórica entre os conceitos de alienaçãoemancipação-vivência, em que se constatou uma interferência dialética, por ambos os constructos se darem na realidade cotidiana do sujeito. II) Extraímos as categorias de análise: continuidade-descontinuidade, produção-reprodução e individualidade-coletividade; III) Desenvolvemos a Autocrítica dirigida, arcabouço metodológico e interventivo, que demonstrou coerência com o campo investigado capaz de capturar as problemáticas e provocar processos de consciência nos sujeitos participantes. Então, analisamos a vivência de três artistas-trabalhadores(as) ativos(as) e com extensa carreira nas artes cênicas, submetidos às duas etapas da Autocrítica dirigida: entrevista semi-estruturada breve e confrontação artistaobra. Neste percurso localizamos os processos de alienação-emancipação no interior da vivência de cada um(a), verificando as mudanças, permanência e consequências das escolhas sobre si e os outros em relação direta com a realidade de seu trabalho. Compreende-se a ocorrência dos processos de emancipação — ainda que se configurem como transitórios, apresentam deslocamentos do estado alienante inicial permitindo novas experiências. Evidencia-se o caráter interventivo da metodologia, enquanto vivência, ao suscitar processos de consciência sobre o trabalho e permitir o vislumbre de potenciais ações criativas. Da proposta metodológica formalizou-se um material que abarca nossos objetivos, apresentando possibilidades analíticas de outras ordens, ressaltando assim, o alcance interdisciplinar da Autocrítica dirigida.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-08T21:42:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-08T21:42:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-08-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Erickaline Bezerra de. Autocrítica do artista: alienação e vivência da arte como trabalho. Orientador: Fellipe Coelho Lima. 2022. 207f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50054
identifier_str_mv LIMA, Erickaline Bezerra de. Autocrítica do artista: alienação e vivência da arte como trabalho. Orientador: Fellipe Coelho Lima. 2022. 207f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50054/1/Autocriticaartistaalienacao_Lima_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 41cfe925674a41aec4273a65cf5c2962
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832836857823232