CONCEPÇÕES DE PEREJIVÂNIE (VIVÊNCIA) NA OBRA DE VIGOTSKI E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESTÉTICA-TEATRAL ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Ana Lara Vontobel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Zanatta, Beatriz Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8676
Resumo: Este artigo aborda, sinteticamente, as concepções de perejivânie (vivência) para Vigotski e suas contribuições para a formação do pensamento estético por meio da atividade de vivência teatral escolar. De natureza teórica, o artigo é embasado nos textos pedológicos do autor e nos escritos de pesquisadores vinculados à teoria histórico-cultural. Ainda, recorre às nossas próprias reflexões sobre vivência teatral realizadas na pesquisa de doutoramento (2016-2019). Os resultados apontam para a importância da perejivânie na educação, sobretudo de seu potencial para o ensino de teatro como processo que contribui para a constituição da subjetividade do aluno, promovendo sua tomada de consciência estética-teatral.
id PUC_GO-4_faa32a75f8028b60efdee1165b346d11
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8676
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling CONCEPÇÕES DE PEREJIVÂNIE (VIVÊNCIA) NA OBRA DE VIGOTSKI E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESTÉTICA-TEATRAL ESCOLAREducação; Arte; TeatroPerejivânie; Vivência; Ensino de Teatro; Teoria Histórico-cultural; L. S. Vigotski.CONCEITO VIGOTSKIANO DE PEREJIVÂNIE (VIVÊNCIA) NA EDUCAÇÃO ESTÉTICA-TEATRALEste artigo aborda, sinteticamente, as concepções de perejivânie (vivência) para Vigotski e suas contribuições para a formação do pensamento estético por meio da atividade de vivência teatral escolar. De natureza teórica, o artigo é embasado nos textos pedológicos do autor e nos escritos de pesquisadores vinculados à teoria histórico-cultural. Ainda, recorre às nossas próprias reflexões sobre vivência teatral realizadas na pesquisa de doutoramento (2016-2019). Os resultados apontam para a importância da perejivânie na educação, sobretudo de seu potencial para o ensino de teatro como processo que contribui para a constituição da subjetividade do aluno, promovendo sua tomada de consciência estética-teatral.EDITORA DA PUC GOIÁSFonseca, Ana Lara VontobelZanatta, Beatriz Aparecida2021-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/867610.18224/educ.v23i1.8676Revista Educativa - Revista de Educação; v. 23 (2020); e86761983-77711415-049210.18224/educ.v23i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8676/4971Direitos autorais 2021 Ana Lara Vontobel Fonseca, Beatriz Aparecida Zanattainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-03T12:26:43ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv CONCEPÇÕES DE PEREJIVÂNIE (VIVÊNCIA) NA OBRA DE VIGOTSKI E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESTÉTICA-TEATRAL ESCOLAR
title CONCEPÇÕES DE PEREJIVÂNIE (VIVÊNCIA) NA OBRA DE VIGOTSKI E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESTÉTICA-TEATRAL ESCOLAR
spellingShingle CONCEPÇÕES DE PEREJIVÂNIE (VIVÊNCIA) NA OBRA DE VIGOTSKI E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESTÉTICA-TEATRAL ESCOLAR
Fonseca, Ana Lara Vontobel
Educação; Arte; Teatro
Perejivânie; Vivência; Ensino de Teatro; Teoria Histórico-cultural; L. S. Vigotski.
CONCEITO VIGOTSKIANO DE PEREJIVÂNIE (VIVÊNCIA) NA EDUCAÇÃO ESTÉTICA-TEATRAL
title_short CONCEPÇÕES DE PEREJIVÂNIE (VIVÊNCIA) NA OBRA DE VIGOTSKI E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESTÉTICA-TEATRAL ESCOLAR
title_full CONCEPÇÕES DE PEREJIVÂNIE (VIVÊNCIA) NA OBRA DE VIGOTSKI E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESTÉTICA-TEATRAL ESCOLAR
title_fullStr CONCEPÇÕES DE PEREJIVÂNIE (VIVÊNCIA) NA OBRA DE VIGOTSKI E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESTÉTICA-TEATRAL ESCOLAR
title_full_unstemmed CONCEPÇÕES DE PEREJIVÂNIE (VIVÊNCIA) NA OBRA DE VIGOTSKI E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESTÉTICA-TEATRAL ESCOLAR
title_sort CONCEPÇÕES DE PEREJIVÂNIE (VIVÊNCIA) NA OBRA DE VIGOTSKI E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESTÉTICA-TEATRAL ESCOLAR
author Fonseca, Ana Lara Vontobel
author_facet Fonseca, Ana Lara Vontobel
Zanatta, Beatriz Aparecida
author_role author
author2 Zanatta, Beatriz Aparecida
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Ana Lara Vontobel
Zanatta, Beatriz Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Arte; Teatro
Perejivânie; Vivência; Ensino de Teatro; Teoria Histórico-cultural; L. S. Vigotski.
CONCEITO VIGOTSKIANO DE PEREJIVÂNIE (VIVÊNCIA) NA EDUCAÇÃO ESTÉTICA-TEATRAL
topic Educação; Arte; Teatro
Perejivânie; Vivência; Ensino de Teatro; Teoria Histórico-cultural; L. S. Vigotski.
CONCEITO VIGOTSKIANO DE PEREJIVÂNIE (VIVÊNCIA) NA EDUCAÇÃO ESTÉTICA-TEATRAL
description Este artigo aborda, sinteticamente, as concepções de perejivânie (vivência) para Vigotski e suas contribuições para a formação do pensamento estético por meio da atividade de vivência teatral escolar. De natureza teórica, o artigo é embasado nos textos pedológicos do autor e nos escritos de pesquisadores vinculados à teoria histórico-cultural. Ainda, recorre às nossas próprias reflexões sobre vivência teatral realizadas na pesquisa de doutoramento (2016-2019). Os resultados apontam para a importância da perejivânie na educação, sobretudo de seu potencial para o ensino de teatro como processo que contribui para a constituição da subjetividade do aluno, promovendo sua tomada de consciência estética-teatral.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8676
10.18224/educ.v23i1.8676
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8676
identifier_str_mv 10.18224/educ.v23i1.8676
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8676/4971
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Ana Lara Vontobel Fonseca, Beatriz Aparecida Zanatta
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Ana Lara Vontobel Fonseca, Beatriz Aparecida Zanatta
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 23 (2020); e8676
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v23i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319660677988352