As possibilidades de expressões da aprendizagem da pessoa com deficiência intelectual: silêncio, tatuagem e comunicação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33036 |
Resumo: | A problemática desta investigação se estabeleceu em refletir em que medida os sujeitos com deficiência intelectual expressam suas aprendizagens nas práticas esportivas através das diversas linguagens e com o uso da mídia e da tecnologia. A pesquisa teve como objetivo analisar as expressões de aprendizagem da pessoa com deficiência intelectual, no contexto das práticas esportivas, a partir da mídia-educação. Do ponto de vista metodológico o estudo se baseou em características das técnicas da etnopesquisa crítica, utilizando a observação participante, o diário de campo e a entrevista semiestruturada como recursos para o levantamento das informações, o campo empírico incluiu vinte e um (21) sujeitos, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência intelectual em sua maioria, que participaram de um projeto social esportivo desenvolvido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, em Natal (RN). O estudo se enquadrou numa abordagem qualitativa, de natureza exploratória e caráter descritivo. A pesquisa aconteceu num período de onze meses, sendo nove meses de imersão do pesquisador no campo e dois meses para levantamento das informações a partir das intervenções pedagógicas. O processo interventivo aconteceu entre os meses de maio e junho do ano de 2019, totalizando cerca de dez encontros; os dois primeiros tiveram o objetivo de apresentar o estudo, os subsequentes cinco encontros, para o desenvolvimento do estudo com cinco momentos pedagógicos e os três últimos encontros para as entrevistas. Nota-se que os sujeitos que participaram da pesquisa, de forma não tradicional expressam suas aprendizagens por meio de múltiplas linguagens (desenho, pintura, fotografia e vídeo), a materialização disso está na sequência de fotografias organizadas pelos participantes, demonstrando suas compreensões dos momentos que constitui a execução do salto em distância. Os fatos mostram que a ausência da linguagem falada e/ou escrita não é impeditiva, pois o corpo que exibe as vivências, as experiências e o vivido, se comunica através dos multiletramentos (representações sonoras, visuais, táteis, gestuais e espaciais), assim a pessoa com deficiência intelectual é inconteste para a ampliação da forma de ouvir o outro, demarcando o enfrentamento ao processo sistêmico de exclusão veladamente estabelecido. |
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Santos, Carlos Alexandre Andrade doshttp://lattes.cnpq.br/8925048590366508Oliveira, Márcio Romeu Ribas deDias, Maria AparecidaSoares, Marta GenuSantos, Silvan Menezes dosAraújo, Allyson Carvalho de2021-08-06T15:42:30Z2021-08-06T15:42:30Z2020-08-21SANTOS, Carlos Alexandre Andrade dos. As possibilidades de expressões da aprendizagem da pessoa com deficiência intelectual: silêncio, tatuagem e comunicação. 2020. 153f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33036A problemática desta investigação se estabeleceu em refletir em que medida os sujeitos com deficiência intelectual expressam suas aprendizagens nas práticas esportivas através das diversas linguagens e com o uso da mídia e da tecnologia. A pesquisa teve como objetivo analisar as expressões de aprendizagem da pessoa com deficiência intelectual, no contexto das práticas esportivas, a partir da mídia-educação. Do ponto de vista metodológico o estudo se baseou em características das técnicas da etnopesquisa crítica, utilizando a observação participante, o diário de campo e a entrevista semiestruturada como recursos para o levantamento das informações, o campo empírico incluiu vinte e um (21) sujeitos, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência intelectual em sua maioria, que participaram de um projeto social esportivo desenvolvido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, em Natal (RN). O estudo se enquadrou numa abordagem qualitativa, de natureza exploratória e caráter descritivo. A pesquisa aconteceu num período de onze meses, sendo nove meses de imersão do pesquisador no campo e dois meses para levantamento das informações a partir das intervenções pedagógicas. O processo interventivo aconteceu entre os meses de maio e junho do ano de 2019, totalizando cerca de dez encontros; os dois primeiros tiveram o objetivo de apresentar o estudo, os subsequentes cinco encontros, para o desenvolvimento do estudo com cinco momentos pedagógicos e os três últimos encontros para as entrevistas. Nota-se que os sujeitos que participaram da pesquisa, de forma não tradicional expressam suas aprendizagens por meio de múltiplas linguagens (desenho, pintura, fotografia e vídeo), a materialização disso está na sequência de fotografias organizadas pelos participantes, demonstrando suas compreensões dos momentos que constitui a execução do salto em distância. Os fatos mostram que a ausência da linguagem falada e/ou escrita não é impeditiva, pois o corpo que exibe as vivências, as experiências e o vivido, se comunica através dos multiletramentos (representações sonoras, visuais, táteis, gestuais e espaciais), assim a pessoa com deficiência intelectual é inconteste para a ampliação da forma de ouvir o outro, demarcando o enfrentamento ao processo sistêmico de exclusão veladamente estabelecido.The problematic this investigation established itself in reflecting to what extent people with intellectual disability express their learning in sports practices through the various languages and with use of media and technology. The research aimed to analyze learning expressions of people with intellectual disability, in the context of sports practice, from the media-education. From a methodological point of view the study was based on characteristics of the critical ethnoresearch techniques, using the participant observation, the field journal and the semistructured interview as resources for information gathering, the empirical field included twenty-one (21) subjects, among them children, teenagers, young adults and adults mostly, with intellectual disability who participated of a project social sports, developed by Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte, Natal (RN). The study was framed in a qualitative approach of exploratory nature and descriptive character. The research took place in a period of eleven months, being nine months of immersion of the researcher in the field, and two months to collect of the information from the pedagogical interventions. The interventional process happened between the months of May and June 2019, totalizing around ten meetings; the two first had the aim of presenting the study, the subsequent five meetings, to the development of the study with five pedagogical moments and the last three meetings for the interviews. It is noted that the subjects who participated of the research, in a non-traditional way express their learning through the multiple languages (drawing, painting, photography, and video) the materialization of this is in the sequence of photographs organized by participants, demonstrating their understandings of the moments that constitutes the execution of the long jump. The facts show that the absence the spoken and/or written language is not impedinative, because the body that exhibits the perceptions, the experiences and the lived. Communicates through of the multiliteracies (sounds representations, visuals, tactile, gestures, and space), so the person with the intellectual disability is unchallenged for the expanding the way of listening to the other, delimiting the facing for the systemic exclusion process veiled established.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilPessoa com Deficiência IntelectualAprendizagemMídia-educaçãoComunicaçãoAs possibilidades de expressões da aprendizagem da pessoa com deficiência intelectual: silêncio, tatuagem e comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPossibilidadesexpressoesaprendizagem_Santos_2020.pdfapplication/pdf10289627https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33036/1/Possibilidadesexpressoesaprendizagem_Santos_2020.pdfafbea442565a1279ab90cb447ff0eadcMD51123456789/330362021-08-27 14:51:27.776oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/33036Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-08-27T17:51:27Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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