Infância e deficiência: um estudo antropológico sobre os desdobramentos da epidemia do Vírus da Zika na vida de crianças potiguares
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29490 |
Resumo: | Um cenário epidêmico envolve a participação e articulação de diversos atores e atoras sociais: pesquisadores, profissionais de saúde, cuidadoras e cuidadores, gestores de políticas públicas, autoridades, setores da mídia. Uma epidemia atravessa a vida de todos que nela estão diretamente implicados. Nesta dissertação etnográfica procuro colaborar com a seara de materiais e estudos produzidos em torno dos desdobramentos da epidemia do Vírus da Zika ao longo destes quatro anos. O trabalho pretende refletir sobre infância, deficiência e a vida das crianças a partir das experiências de meninas e meninos implicados na epidemia no Rio Grande do Norte, sendo dividido em duas partes. Na parte I, me dedico a refletir sobre a noção de desenvolvimento infantil, pensando nos efeitos dessa categoria sobre o imaginário social da infância, bem como sobre a vida e experiência das crianças e cuidadoras conhecidas ao longo da pesquisa. A pesquisa mostra como narrativas desenvolvimentistas podem impactar negativamente a experiência e vivência das famílias que participaram do estudo. A parte II, por sua vez, procura acompanhar as transformações, vivências e experiências de crianças que tiveram irmãos nascidos com o que convencionou-se chamar de Síndrome Congênita do Vírus da Zika. Procurando entender suas demandas e percepções, a pesquisa mostra como o convívio com um irmão com deficiência transforma a vida das crianças. A partir de um debate interseccional sobre infância e deficiência, a dissertação mostra como classe, gênero e raça se conjugam na experiência das irmãs e dos irmãos. |
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Nesta dissertação etnográfica procuro colaborar com a seara de materiais e estudos produzidos em torno dos desdobramentos da epidemia do Vírus da Zika ao longo destes quatro anos. O trabalho pretende refletir sobre infância, deficiência e a vida das crianças a partir das experiências de meninas e meninos implicados na epidemia no Rio Grande do Norte, sendo dividido em duas partes. Na parte I, me dedico a refletir sobre a noção de desenvolvimento infantil, pensando nos efeitos dessa categoria sobre o imaginário social da infância, bem como sobre a vida e experiência das crianças e cuidadoras conhecidas ao longo da pesquisa. A pesquisa mostra como narrativas desenvolvimentistas podem impactar negativamente a experiência e vivência das famílias que participaram do estudo. A parte II, por sua vez, procura acompanhar as transformações, vivências e experiências de crianças que tiveram irmãos nascidos com o que convencionou-se chamar de Síndrome Congênita do Vírus da Zika. Procurando entender suas demandas e percepções, a pesquisa mostra como o convívio com um irmão com deficiência transforma a vida das crianças. A partir de um debate interseccional sobre infância e deficiência, a dissertação mostra como classe, gênero e raça se conjugam na experiência das irmãs e dos irmãos.During an epidemic, many social actors get involved: researchers, health professionals, carers, public policies makers, authority figures, media sectors. In this dissertation, I try to contribute with the on-going research and studies dealing with the unfolding of events related to the Zika Virus epidemics in Brazil over the last 4 years. This ethnographic work aims to think about childhood, disability and the lives of children affected and implicated in the epidemics in Rio Grande do Norte. This work is divided in two parts. In part I, I pursue the notion of “child development”, trying to evaluate the effects of this category in the conception of childhood, as well as in the lives and experiences of the children met during research and their carers. In this sense, the research shows how a developmental perspective has negative effects on the experience of the families. Part II is dedicated to the experiences, transformations and impressions of children who have become siblings to a child born with the Congenital Zika Syndrome. By trying to keep up with their understandings, feelings and needs, the research shows how having a sibling with a disability influences their daily lives. The research also shows how gender, class and race are transversal to the experience of the children. This work, as a whole, discusses the different articulations between disability, childhood and the lives of children in times of Zika.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIALUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIADeficiênciaDesenvolvimento infantilCriançasZika VírusInfância e deficiência: um estudo antropológico sobre os desdobramentos da epidemia do Vírus da Zika na vida de crianças potiguaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALInfanciadeficienciaestudo_Valim_2020.pdfapplication/pdf931100https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29490/1/Infanciadeficienciaestudo_Valim_2020.pdf69d3fad81b1ba090803279b5c365ebb7MD51TEXTInfanciadeficienciaestudo_Valim_2020.pdf.txtInfanciadeficienciaestudo_Valim_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain226408https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29490/2/Infanciadeficienciaestudo_Valim_2020.pdf.txtaec5518462d11088cfbc39c8dc123960MD52THUMBNAILInfanciadeficienciaestudo_Valim_2020.pdf.jpgInfanciadeficienciaestudo_Valim_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1225https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29490/3/Infanciadeficienciaestudo_Valim_2020.pdf.jpg2d91539eb389d67a2109e45f1175d2ffMD53123456789/294902020-07-12 04:48:49.865oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29490Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-07-12T07:48:49Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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