O curso de treinamento para professores leigos de 1963 a1965 em Caicó/RN: um documentário para a história da educação matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24022 |
Resumo: | Neste trabalho, apresentamos uma história sobre a formação do Professor Leigo e sua vivência em um Curso de Treinamento que aconteceu na cidade de Caicó, no Estado do Rio Grande do Norte (RN), nos anos de 1963, 1964 e 1965. Tal curso se fez importante para a melhoria no nível de instrução dos Professores Leigos e, consequentemente, trouxe melhorias para a educação do Estado, na medida em que reduziu o índice de analfabetismo da população norte-rio-grandense. Nessa época, a falta de professores habilitados à docência no Brasil era uma realidade e a própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), nº 5.692/71, permitiu aos professores não habilitados, ou seja, aos professores leigos, lecionarem. Isto posto, é nosso desejo responder à seguinte questão: De que forma o referido Curso de Treinamento contribuiu para a formação dos Professores Leigos em Caicó/RN, em especial, no tocante ao ensino da Matemática? Para tanto, traçamos como objetivo geral elaborar um registro histórico sobre o Curso de Treinamento dos Professores Leigos na cidade de Caicó/RN, nos anos de 1963, 1964 e 1965, apontando para as práticas e para a formação em serviço desses professores leigos e também dos seus professores – que, nesse estudo, chamamos de formadores - com vistas a produzir um documentário acerca dessa história. Com o objetivo definido, lançamos mão de pressupostos da História Cultural, por meio de autores como Chartier (1990) e Borges (2005), para respaldarmos nossa metodologia de pesquisa, na medida em que constituímos a história dos Professores Leigos em Caicó/RN. Recorremos também, durante esse percurso metodológico, a documentos (LE GOFF, 1994) que foram encontrados por nós, no Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Norte e a entrevistas semiestruturadas (LAVILLE; DIONNE, 1999) que foram realizadas com 3 (três) professoras formadoras, 4 (quatro) professoras leigas e 2 (duas) técnicas-administrativas, todas do Curso de Treinamento. Além disso, por esta ser uma pesquisa advinda de um mestrado profissional, produzimos um documentário, que está em DVD, como produto educacional, com o objetivo de mostrar de maneira mais real possível a realidade vivida pelos ―atores‖ que vivenciaram essa história que nos propomos a contar. O documentário foi constituído a partir do relato de nossos entrevistados, que enfatizaram em sua narração a metodologia de ensino de Matemática, desenvolvida no Curso de Treinamento. Nossa intenção é que esse produto educacional sirva de material de estudo para alunos e professores da licenciatura em Matemática, bem como para pesquisadores da área de História da Educação Matemática. Por fim, a análise das nossas fontes orais e escritas nos mostrou que os Professores Leigos aprenderam no Curso de Treinamento novas metodologias de ensino de Matemática, em especial, a elaboração e o uso de materiais didáticos pedagógicos, a exemplo do disco de frações, em uma perspectiva Empírico-ativista, assim definida por Fiorentini (1995). |
id |
UFRN_3c03bbc4bfb5e910f0f8f04317c5f62c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24022 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Medeiros, Liege Priscila dehttp://lattes.cnpq.br/9765164346347793http://lattes.cnpq.br/8693761992237347Pontes, Mercia de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/2837543031766434Dias, Graciana Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/1038047809537238Gutierre, Liliane dos Santos2017-10-09T23:48:20Z2017-10-09T23:48:20Z2017-07-18MEDEIROS, Liege Priscila de. O curso de treinamento para professores leigos de 1963 a1965 em Caicó/RN: um documentário para a história da educação matemática. 2017. 134f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24022Neste trabalho, apresentamos uma história sobre a formação do Professor Leigo e sua vivência em um Curso de Treinamento que aconteceu na cidade de Caicó, no Estado do Rio Grande do Norte (RN), nos anos de 1963, 1964 e 1965. Tal curso se fez importante para a melhoria no nível de instrução dos Professores Leigos e, consequentemente, trouxe melhorias para a educação do Estado, na medida em que reduziu o índice de analfabetismo da população norte-rio-grandense. Nessa época, a falta de professores habilitados à docência no Brasil era uma realidade e a própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), nº 5.692/71, permitiu aos professores não habilitados, ou seja, aos professores leigos, lecionarem. Isto posto, é nosso desejo responder à seguinte questão: De que forma o referido Curso de Treinamento contribuiu para a formação dos Professores Leigos em Caicó/RN, em especial, no tocante ao ensino da Matemática? Para tanto, traçamos como objetivo geral elaborar um registro histórico sobre o Curso de Treinamento dos Professores Leigos na cidade de Caicó/RN, nos anos de 1963, 1964 e 1965, apontando para as práticas e para a formação em serviço desses professores leigos e também dos seus professores – que, nesse estudo, chamamos de formadores - com vistas a produzir um documentário acerca dessa história. Com o objetivo definido, lançamos mão de pressupostos da História Cultural, por meio de autores como Chartier (1990) e Borges (2005), para respaldarmos nossa metodologia de pesquisa, na medida em que constituímos a história dos Professores Leigos em Caicó/RN. Recorremos também, durante esse percurso metodológico, a documentos (LE GOFF, 1994) que foram encontrados por nós, no Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Norte e a entrevistas semiestruturadas (LAVILLE; DIONNE, 1999) que foram realizadas com 3 (três) professoras formadoras, 4 (quatro) professoras leigas e 2 (duas) técnicas-administrativas, todas do Curso de Treinamento. Além disso, por esta ser uma pesquisa advinda de um mestrado profissional, produzimos um documentário, que está em DVD, como produto educacional, com o objetivo de mostrar de maneira mais real possível a realidade vivida pelos ―atores‖ que vivenciaram essa história que nos propomos a contar. O documentário foi constituído a partir do relato de nossos entrevistados, que enfatizaram em sua narração a metodologia de ensino de Matemática, desenvolvida no Curso de Treinamento. Nossa intenção é que esse produto educacional sirva de material de estudo para alunos e professores da licenciatura em Matemática, bem como para pesquisadores da área de História da Educação Matemática. Por fim, a análise das nossas fontes orais e escritas nos mostrou que os Professores Leigos aprenderam no Curso de Treinamento novas metodologias de ensino de Matemática, em especial, a elaboração e o uso de materiais didáticos pedagógicos, a exemplo do disco de frações, em uma perspectiva Empírico-ativista, assim definida por Fiorentini (1995).In this work, we present a story about the formation of Lay Teacher and his experience in a Training Course that took place in Caicó, State of Rio Grande do Norte (RN), in 1963, 1964 and 1965. This course became important for the improvement in the level of education of the Lay Teachers and, consequently, brought improvements to state education, as it reduced the illiteracy rate of the Rio Grande do Norte‘s population. At that time, the lack of teachers qualified for teaching in Brazil was a reality and the Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), No. 5.692 / 71, allowed teachers not qualified, that is, lay teachers, to teach. That said, we will answer the following question: How did the aforementioned Training Course contribute to the training of Lay Teachers in Caicó/RN, especially, in relation to the teaching of Mathematics? In order to do so, we have as a general objective to prepare a historical record about the Training Course for Lay Teachers in Caicó/RN, in the years 1963, 1964 and 1965, pointing to the practices and in-service training of these lay teachers and and their teachers – whom, in this study, we call trainers - with the aim of producing a documentary about this story. With the objective defined, we use Cultural History assumptions, through authors such as Chartier (1990) and Borges (2005), to support our research methodology, as we build the history of Lay Teachers in Caicó / RN. We also used, during this methodological process, documents (LE GOFF, 1994) that were found by us in the Public Archive of the State of Rio Grande do Norte and semi-structured interviews (LAVILLE; DIONNE, 1999) that were carried out with 3 (three) teacher trainers, 4 (four) lay teachers and 2 (two) administrative techniques, all of the Training Course. In addition, because this is a research from a professional master's degree, we produced a documentary, which is on DVD, as an educational product, with the objective of showing in a more realistic way the reality lived by the "actors" who lived through this story that We propose to tell. The documentary was constituted from the report of our interviewees, who emphasized in their narration the teaching methodology of Mathematics, developed in the Training Course. Our intention is that this educational product serves as study material for students and teachers of the degree in Mathematics, as well as researchers in the area of History of Mathematics Education. Finally, the analysis of our oral and written sources showed that Lay Teachers learned in the Training Course new mathematical teaching methodologies, in particular, the elaboration and use of pedagogical didactic materials, like the fractions disc, in an empirical-activist perspective, as defined by Fiorentini (1995).porO curso de treinamento para professores leigos de 1963 a 1965 em Caicó-RN um documentário para a história da educação matemáticaUma história sobre o curso de treinamento para formação de professores leigos em Caicó/RN (1963 a 1965)https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52898CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAProfessores leigosEnsino da MatemáticaCurso de TreinamentoFormação de professoresDocumentárioO curso de treinamento para professores leigos de 1963 a1965 em Caicó/RN: um documentário para a história da educação matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALLiegePriscilaDeMedeiros_DISSERT.pdfLiegePriscilaDeMedeiros_DISSERT.pdfapplication/pdf2461162https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24022/1/LiegePriscilaDeMedeiros_DISSERT.pdf2aad4b41ac176939b193a2fb3b2286dfMD51TEXTLiegePriscilaDeMedeiros_DISSERT.pdf.txtLiegePriscilaDeMedeiros_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain266359https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24022/4/LiegePriscilaDeMedeiros_DISSERT.pdf.txt04a9ce3f69205ad1353fe7ad173d31d7MD54THUMBNAILLiegePriscilaDeMedeiros_DISSERT.pdf.jpgLiegePriscilaDeMedeiros_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2224https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24022/5/LiegePriscilaDeMedeiros_DISSERT.pdf.jpg94558383942e855cea3f249a949545beMD55123456789/240222023-06-26 18:30:28.696oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24022Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-26T21:30:28Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O curso de treinamento para professores leigos de 1963 a1965 em Caicó/RN: um documentário para a história da educação matemática |
title |
O curso de treinamento para professores leigos de 1963 a1965 em Caicó/RN: um documentário para a história da educação matemática |
spellingShingle |
O curso de treinamento para professores leigos de 1963 a1965 em Caicó/RN: um documentário para a história da educação matemática Medeiros, Liege Priscila de CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA Professores leigos Ensino da Matemática Curso de Treinamento Formação de professores Documentário |
title_short |
O curso de treinamento para professores leigos de 1963 a1965 em Caicó/RN: um documentário para a história da educação matemática |
title_full |
O curso de treinamento para professores leigos de 1963 a1965 em Caicó/RN: um documentário para a história da educação matemática |
title_fullStr |
O curso de treinamento para professores leigos de 1963 a1965 em Caicó/RN: um documentário para a história da educação matemática |
title_full_unstemmed |
O curso de treinamento para professores leigos de 1963 a1965 em Caicó/RN: um documentário para a história da educação matemática |
title_sort |
O curso de treinamento para professores leigos de 1963 a1965 em Caicó/RN: um documentário para a história da educação matemática |
author |
Medeiros, Liege Priscila de |
author_facet |
Medeiros, Liege Priscila de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9765164346347793 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8693761992237347 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Pontes, Mercia de Oliveira |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2837543031766434 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Dias, Graciana Ferreira |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1038047809537238 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Liege Priscila de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gutierre, Liliane dos Santos |
contributor_str_mv |
Gutierre, Liliane dos Santos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA Professores leigos Ensino da Matemática Curso de Treinamento Formação de professores Documentário |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores leigos Ensino da Matemática Curso de Treinamento Formação de professores Documentário |
description |
Neste trabalho, apresentamos uma história sobre a formação do Professor Leigo e sua vivência em um Curso de Treinamento que aconteceu na cidade de Caicó, no Estado do Rio Grande do Norte (RN), nos anos de 1963, 1964 e 1965. Tal curso se fez importante para a melhoria no nível de instrução dos Professores Leigos e, consequentemente, trouxe melhorias para a educação do Estado, na medida em que reduziu o índice de analfabetismo da população norte-rio-grandense. Nessa época, a falta de professores habilitados à docência no Brasil era uma realidade e a própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), nº 5.692/71, permitiu aos professores não habilitados, ou seja, aos professores leigos, lecionarem. Isto posto, é nosso desejo responder à seguinte questão: De que forma o referido Curso de Treinamento contribuiu para a formação dos Professores Leigos em Caicó/RN, em especial, no tocante ao ensino da Matemática? Para tanto, traçamos como objetivo geral elaborar um registro histórico sobre o Curso de Treinamento dos Professores Leigos na cidade de Caicó/RN, nos anos de 1963, 1964 e 1965, apontando para as práticas e para a formação em serviço desses professores leigos e também dos seus professores – que, nesse estudo, chamamos de formadores - com vistas a produzir um documentário acerca dessa história. Com o objetivo definido, lançamos mão de pressupostos da História Cultural, por meio de autores como Chartier (1990) e Borges (2005), para respaldarmos nossa metodologia de pesquisa, na medida em que constituímos a história dos Professores Leigos em Caicó/RN. Recorremos também, durante esse percurso metodológico, a documentos (LE GOFF, 1994) que foram encontrados por nós, no Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Norte e a entrevistas semiestruturadas (LAVILLE; DIONNE, 1999) que foram realizadas com 3 (três) professoras formadoras, 4 (quatro) professoras leigas e 2 (duas) técnicas-administrativas, todas do Curso de Treinamento. Além disso, por esta ser uma pesquisa advinda de um mestrado profissional, produzimos um documentário, que está em DVD, como produto educacional, com o objetivo de mostrar de maneira mais real possível a realidade vivida pelos ―atores‖ que vivenciaram essa história que nos propomos a contar. O documentário foi constituído a partir do relato de nossos entrevistados, que enfatizaram em sua narração a metodologia de ensino de Matemática, desenvolvida no Curso de Treinamento. Nossa intenção é que esse produto educacional sirva de material de estudo para alunos e professores da licenciatura em Matemática, bem como para pesquisadores da área de História da Educação Matemática. Por fim, a análise das nossas fontes orais e escritas nos mostrou que os Professores Leigos aprenderam no Curso de Treinamento novas metodologias de ensino de Matemática, em especial, a elaboração e o uso de materiais didáticos pedagógicos, a exemplo do disco de frações, em uma perspectiva Empírico-ativista, assim definida por Fiorentini (1995). |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-10-09T23:48:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-10-09T23:48:20Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-07-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MEDEIROS, Liege Priscila de. O curso de treinamento para professores leigos de 1963 a1965 em Caicó/RN: um documentário para a história da educação matemática. 2017. 134f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24022 |
identifier_str_mv |
MEDEIROS, Liege Priscila de. O curso de treinamento para professores leigos de 1963 a1965 em Caicó/RN: um documentário para a história da educação matemática. 2017. 134f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24022 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
O curso de treinamento para professores leigos de 1963 a 1965 em Caicó-RN um documentário para a história da educação matemática |
dc.relation.pt-BR.fl_str_mv |
Uma história sobre o curso de treinamento para formação de professores leigos em Caicó/RN (1963 a 1965) |
dc.relation.uri.pt-BR.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52898 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24022/1/LiegePriscilaDeMedeiros_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24022/4/LiegePriscilaDeMedeiros_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24022/5/LiegePriscilaDeMedeiros_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2aad4b41ac176939b193a2fb3b2286df 04a9ce3f69205ad1353fe7ad173d31d7 94558383942e855cea3f249a949545be |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832654752677888 |