A (re)leitura do mundo por meio da leitura de charges no Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26020 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo sistematizar uma proposta de intervenção no ensino para os anos finais do Ensino Fundamental II com foco na leitura de charges. Essa proposta foi elaborada a partir dos encaminhamentos dos PCN que têm orientado para o desenvolvimento de competências leitoras de múltiplos textos modelizados em diferentes linguagens. Nesse sentido, o gênero discursivo selecionado foi a charge, por ser um texto multimodal que exige um leitor situado. Visou-se, com essa proposta, desenvolver atividades que privilegiassem a reflexão sobre a situação de produção, o sentido produzido por elementos verbais e não verbais, as relações dialógicas, o estilo e a polêmica (o embate de vozes). Dessa forma, pretendeu-se fazer com que o aluno (re)pensasse seu lugar no mundo e se percebesse capaz de interagir com o(s) outro(s) de forma mais ativa, ao mesmo tempo que desenvolvesse e executasse estratégias de leitura que fossem além da mera decodificação de dados e da análise “gramatiqueira”. A turma selecionada para a intervenção foi o 9º ano A da Escola Estadual Alceu Amoroso Lima, no município de Natal/RN. Tomou-se como aporte teórico a concepção dialógica da linguagem do Círculo de Bakhtin (2003), a concepção bakhtiniana de gênero discursivo (2003), as considerações a respeito do processo de leitura de Freire (2006), Benevides (2008) e Solé (1998), as reflexões, conceito e utilização da charge por vários autores, dentre eles, Dellanos Rios (2008), Fernanda de Moura Ferreira (2011), Alexandra Bressanin (2015), Oliveira, Silva e Carvalho (2015), e a Sequência Didática postulada por Schneuwly, Noverraz e Dolz (2004) como modelo didático para a intervenção. Como resultado, a pesquisa contribui para o desenvolvimento de estratégias no trabalho com a leitura de textos em situações reais de comunicação e fomentando a discussão sobre textos modelizados sob a perspectiva do uso e da reflexão de aspectos discursivos e estilísticos. Ou seja, aspectos que propiciem ao aluno a aquisição de um maior controle sobre a própria aprendizagem. |
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Honorato, Erick Priscila da Costa SiqueiraSilva, Célia Maria Medeiros Barbosa daCampos, Sulemi FabianoAlves, Maria da Penha Casado2018-10-10T20:56:41Z2018-10-10T20:56:41Z2017-12-20HONORATO, Erick Priscila da Costa Siqueira. A (re)leitura do mundo por meio da leitura de charges no Ensino Fundamental. 2017. 286f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26020O presente trabalho tem como objetivo sistematizar uma proposta de intervenção no ensino para os anos finais do Ensino Fundamental II com foco na leitura de charges. Essa proposta foi elaborada a partir dos encaminhamentos dos PCN que têm orientado para o desenvolvimento de competências leitoras de múltiplos textos modelizados em diferentes linguagens. Nesse sentido, o gênero discursivo selecionado foi a charge, por ser um texto multimodal que exige um leitor situado. Visou-se, com essa proposta, desenvolver atividades que privilegiassem a reflexão sobre a situação de produção, o sentido produzido por elementos verbais e não verbais, as relações dialógicas, o estilo e a polêmica (o embate de vozes). Dessa forma, pretendeu-se fazer com que o aluno (re)pensasse seu lugar no mundo e se percebesse capaz de interagir com o(s) outro(s) de forma mais ativa, ao mesmo tempo que desenvolvesse e executasse estratégias de leitura que fossem além da mera decodificação de dados e da análise “gramatiqueira”. A turma selecionada para a intervenção foi o 9º ano A da Escola Estadual Alceu Amoroso Lima, no município de Natal/RN. Tomou-se como aporte teórico a concepção dialógica da linguagem do Círculo de Bakhtin (2003), a concepção bakhtiniana de gênero discursivo (2003), as considerações a respeito do processo de leitura de Freire (2006), Benevides (2008) e Solé (1998), as reflexões, conceito e utilização da charge por vários autores, dentre eles, Dellanos Rios (2008), Fernanda de Moura Ferreira (2011), Alexandra Bressanin (2015), Oliveira, Silva e Carvalho (2015), e a Sequência Didática postulada por Schneuwly, Noverraz e Dolz (2004) como modelo didático para a intervenção. Como resultado, a pesquisa contribui para o desenvolvimento de estratégias no trabalho com a leitura de textos em situações reais de comunicação e fomentando a discussão sobre textos modelizados sob a perspectiva do uso e da reflexão de aspectos discursivos e estilísticos. Ou seja, aspectos que propiciem ao aluno a aquisição de um maior controle sobre a própria aprendizagem.The present work aims to systematize an intervention proposal for elementary education II with a focus on reading cartoons. This proposal was elaborated from the guidelines of the NCPs that have oriented the development of reading skills of multiple texts modeled in different languages. In this sense, the discursive genre selected was the charge because it is a multimodal text that requires a situated reader. We aim with this proposal to develop activities that favor reflection on the production situation, the sense produced by verbal and nonverbal elements, dialogic relations, style and controversy (the clash of voices). In this way, it is intended to make the student (re) think his place in the world and perceive himself / herself capable of interacting with the other (s) in a more active way, that develops and executes reading strategies that go beyond the mere decoding of data and "grammatical" analysis. The group selected for the intervention are the students of the 9th grade A of the Alceu Amoroso Lima State School, municipality of Natal / RN. We take as theoretical contribution, the dialogical conception of the language of the Circle of Bakhtin (2003); The Bakhtinian conception of discursive genre (2003); The reflections, concept and use of the charge by Dellanos Rios (2008); The application of didactic sequence postulated by Schneuwly, Noverraz and Dolz (2004) as didactic model for intervention. As result, the research contributes for the development of strategies in the work with the reading of texts in real situations of communication fomenting the discussion about modeled texts under the perspective of use and reflection of discursive and stylistic aspects. In other words, aspects that provide to the student the acquisition of a better control of one`s own learning.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASChargeGênero discursivoRelações dialógicasLeituraSequência didáticaA (re)leitura do mundo por meio da leitura de charges no Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS – PROFLETRASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXT(Re)leituramundomeio_Honorato_2017.pdf.txt(Re)leituramundomeio_Honorato_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain414995https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26020/2/%28Re%29leituramundomeio_Honorato_2017.pdf.txt2d320fb21d0d0ff2f65c3f24a968adb7MD52THUMBNAIL(Re)leituramundomeio_Honorato_2017.pdf.jpg(Re)leituramundomeio_Honorato_2017.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2775https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26020/3/%28Re%29leituramundomeio_Honorato_2017.pdf.jpg832b5ca646d40977016538f0334bc73eMD53TEXT(Re)leituramundomeio_Honorato_2017.pdf.txt(Re)leituramundomeio_Honorato_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain414995https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26020/2/%28Re%29leituramundomeio_Honorato_2017.pdf.txt2d320fb21d0d0ff2f65c3f24a968adb7MD52THUMBNAIL(Re)leituramundomeio_Honorato_2017.pdf.jpg(Re)leituramundomeio_Honorato_2017.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2775https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26020/3/%28Re%29leituramundomeio_Honorato_2017.pdf.jpg832b5ca646d40977016538f0334bc73eMD53ORIGINAL(Re)leituramundomeio_Honorato_2017.pdfapplication/pdf18816117https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26020/1/%28Re%29leituramundomeio_Honorato_2017.pdf9c51d3ce9f250ac95873a2d3f4b9c71bMD51123456789/260202019-01-30 08:15:25.194oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26020Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T11:15:25Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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O presente trabalho tem como objetivo sistematizar uma proposta de intervenção no ensino para os anos finais do Ensino Fundamental II com foco na leitura de charges. Essa proposta foi elaborada a partir dos encaminhamentos dos PCN que têm orientado para o desenvolvimento de competências leitoras de múltiplos textos modelizados em diferentes linguagens. Nesse sentido, o gênero discursivo selecionado foi a charge, por ser um texto multimodal que exige um leitor situado. Visou-se, com essa proposta, desenvolver atividades que privilegiassem a reflexão sobre a situação de produção, o sentido produzido por elementos verbais e não verbais, as relações dialógicas, o estilo e a polêmica (o embate de vozes). Dessa forma, pretendeu-se fazer com que o aluno (re)pensasse seu lugar no mundo e se percebesse capaz de interagir com o(s) outro(s) de forma mais ativa, ao mesmo tempo que desenvolvesse e executasse estratégias de leitura que fossem além da mera decodificação de dados e da análise “gramatiqueira”. A turma selecionada para a intervenção foi o 9º ano A da Escola Estadual Alceu Amoroso Lima, no município de Natal/RN. Tomou-se como aporte teórico a concepção dialógica da linguagem do Círculo de Bakhtin (2003), a concepção bakhtiniana de gênero discursivo (2003), as considerações a respeito do processo de leitura de Freire (2006), Benevides (2008) e Solé (1998), as reflexões, conceito e utilização da charge por vários autores, dentre eles, Dellanos Rios (2008), Fernanda de Moura Ferreira (2011), Alexandra Bressanin (2015), Oliveira, Silva e Carvalho (2015), e a Sequência Didática postulada por Schneuwly, Noverraz e Dolz (2004) como modelo didático para a intervenção. Como resultado, a pesquisa contribui para o desenvolvimento de estratégias no trabalho com a leitura de textos em situações reais de comunicação e fomentando a discussão sobre textos modelizados sob a perspectiva do uso e da reflexão de aspectos discursivos e estilísticos. Ou seja, aspectos que propiciem ao aluno a aquisição de um maior controle sobre a própria aprendizagem. |
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