As mídias sociais como ferramenta para o relacionamento entre supermercados e consumidores: uma visão das práticas adotadas em Currais Novos/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cristiano Alexandre de Farias
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43513
Resumo: Nos últimos dez anos, o fenômeno das mídias sociais invadiu a vida de milhões de brasileiros. Com o advento dos smartphones no mercado em 2007, se dando de modo paralelo ao maior acesso da população brasileira à internet e possibilitado pelo desenvolvimento da tecnologia 3G e a democratização da internet banda larga, o crescimento utilização de tais mídias aconteceu de modo exponencial. Aos poucos, as empresas detentoras das principais mídias sociais foram aprimorando-as, o que tornou possível uma grande diversificação de seu uso. Em pouco tempo, as empresas observaram as oportunidades geradas neste contexto e logo passaram a utilizá-las como ferramenta para atingir os seus clientes. Dito isto, o presente trabalho visa analisar o modo como as empresas do setor supermercadista da cidade de Currais Novos no estado do Rio Grande do Norte tem utilizado as mídias sociais para se relacionar com a clientela. Para isso, foi efetuado um levantamento do seu uso no setor, sendo em seguida realizadas entrevistas com os gestores dos supermercados que mais se utilizavam das mídias sociais na cidade. Por fim, buscou-se apresentar oportunidades já vislumbradas por empresas do setor em outras localidades e que poderiam servir de inspiração para as empresas que são objeto deste trabalho.
id UFRN_3ce7ab525a10f33858aea732a6b2522e
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/43513
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Cristiano Alexandre de FariasCosta, Sílvia Pires Bastos2018-04-26T20:37:41Z2021-10-06T11:41:15Z2018-04-26T20:37:41Z2021-10-06T11:41:15Z2017-12-152013036855SILVA, Cristiano Alexandre de Farias. As mídias sociais como ferramenta para o relacionamento entre supermercados e consumidores: uma visão das práticas adotadas em Currais Novos/RN: uma visão das práticas adotadas em Currais Novos/RN. 2017. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Sociais Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2017.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43513Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoMídias Socias; Supermecados; Currais NovosAs mídias sociais como ferramenta para o relacionamento entre supermercados e consumidores: uma visão das práticas adotadas em Currais Novos/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisNos últimos dez anos, o fenômeno das mídias sociais invadiu a vida de milhões de brasileiros. Com o advento dos smartphones no mercado em 2007, se dando de modo paralelo ao maior acesso da população brasileira à internet e possibilitado pelo desenvolvimento da tecnologia 3G e a democratização da internet banda larga, o crescimento utilização de tais mídias aconteceu de modo exponencial. Aos poucos, as empresas detentoras das principais mídias sociais foram aprimorando-as, o que tornou possível uma grande diversificação de seu uso. Em pouco tempo, as empresas observaram as oportunidades geradas neste contexto e logo passaram a utilizá-las como ferramenta para atingir os seus clientes. Dito isto, o presente trabalho visa analisar o modo como as empresas do setor supermercadista da cidade de Currais Novos no estado do Rio Grande do Norte tem utilizado as mídias sociais para se relacionar com a clientela. Para isso, foi efetuado um levantamento do seu uso no setor, sendo em seguida realizadas entrevistas com os gestores dos supermercados que mais se utilizavam das mídias sociais na cidade. Por fim, buscou-se apresentar oportunidades já vislumbradas por empresas do setor em outras localidades e que poderiam servir de inspiração para as empresas que são objeto deste trabalho.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAsMidiasSociaisFerramenta_Silva_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain71087https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43513/1/AsMidiasSociaisFerramenta_Silva_2017.pdf.txt5d8c2fbc6a137c7fc5cfc6fa65d7658bMD51ORIGINALAsMidiasSociaisFerramentas_Silva_2017.pdfMonografiaapplication/pdf1810984https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43513/2/AsMidiasSociaisFerramentas_Silva_2017.pdf1c071458f93b4cb12cac507f4448548bMD52CC-LICENSElicense_urlapplication/octet-stream43https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43513/3/license_url321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD53license_textapplication/octet-stream0https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43513/4/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54license_rdfapplication/octet-stream0https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43513/5/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD55LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43513/6/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD56123456789/435132023-08-18 13:22:10.878oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-08-18T16:22:10Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pr_BR.fl_str_mv As mídias sociais como ferramenta para o relacionamento entre supermercados e consumidores: uma visão das práticas adotadas em Currais Novos/RN
title As mídias sociais como ferramenta para o relacionamento entre supermercados e consumidores: uma visão das práticas adotadas em Currais Novos/RN
spellingShingle As mídias sociais como ferramenta para o relacionamento entre supermercados e consumidores: uma visão das práticas adotadas em Currais Novos/RN
Silva, Cristiano Alexandre de Farias
Mídias Socias; Supermecados; Currais Novos
title_short As mídias sociais como ferramenta para o relacionamento entre supermercados e consumidores: uma visão das práticas adotadas em Currais Novos/RN
title_full As mídias sociais como ferramenta para o relacionamento entre supermercados e consumidores: uma visão das práticas adotadas em Currais Novos/RN
title_fullStr As mídias sociais como ferramenta para o relacionamento entre supermercados e consumidores: uma visão das práticas adotadas em Currais Novos/RN
title_full_unstemmed As mídias sociais como ferramenta para o relacionamento entre supermercados e consumidores: uma visão das práticas adotadas em Currais Novos/RN
title_sort As mídias sociais como ferramenta para o relacionamento entre supermercados e consumidores: uma visão das práticas adotadas em Currais Novos/RN
author Silva, Cristiano Alexandre de Farias
author_facet Silva, Cristiano Alexandre de Farias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cristiano Alexandre de Farias
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Sílvia Pires Bastos
contributor_str_mv Costa, Sílvia Pires Bastos
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv Mídias Socias; Supermecados; Currais Novos
topic Mídias Socias; Supermecados; Currais Novos
description Nos últimos dez anos, o fenômeno das mídias sociais invadiu a vida de milhões de brasileiros. Com o advento dos smartphones no mercado em 2007, se dando de modo paralelo ao maior acesso da população brasileira à internet e possibilitado pelo desenvolvimento da tecnologia 3G e a democratização da internet banda larga, o crescimento utilização de tais mídias aconteceu de modo exponencial. Aos poucos, as empresas detentoras das principais mídias sociais foram aprimorando-as, o que tornou possível uma grande diversificação de seu uso. Em pouco tempo, as empresas observaram as oportunidades geradas neste contexto e logo passaram a utilizá-las como ferramenta para atingir os seus clientes. Dito isto, o presente trabalho visa analisar o modo como as empresas do setor supermercadista da cidade de Currais Novos no estado do Rio Grande do Norte tem utilizado as mídias sociais para se relacionar com a clientela. Para isso, foi efetuado um levantamento do seu uso no setor, sendo em seguida realizadas entrevistas com os gestores dos supermercados que mais se utilizavam das mídias sociais na cidade. Por fim, buscou-se apresentar oportunidades já vislumbradas por empresas do setor em outras localidades e que poderiam servir de inspiração para as empresas que são objeto deste trabalho.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-26T20:37:41Z
2021-10-06T11:41:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-04-26T20:37:41Z
2021-10-06T11:41:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv 2013036855
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Cristiano Alexandre de Farias. As mídias sociais como ferramenta para o relacionamento entre supermercados e consumidores: uma visão das práticas adotadas em Currais Novos/RN: uma visão das práticas adotadas em Currais Novos/RN. 2017. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Sociais Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43513
identifier_str_mv 2013036855
SILVA, Cristiano Alexandre de Farias. As mídias sociais como ferramenta para o relacionamento entre supermercados e consumidores: uma visão das práticas adotadas em Currais Novos/RN: uma visão das práticas adotadas em Currais Novos/RN. 2017. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Sociais Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43513/1/AsMidiasSociaisFerramenta_Silva_2017.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43513/2/AsMidiasSociaisFerramentas_Silva_2017.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43513/3/license_url
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43513/4/license_text
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43513/5/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43513/6/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5d8c2fbc6a137c7fc5cfc6fa65d7658b
1c071458f93b4cb12cac507f4448548b
321f3992dd3875151d8801b773ab32ed
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117809405165568