As mídias sociais como ferramenta para o relacionamento entre supermercados e consumidores: uma visão das práticas adotadas em Currais Novos/RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43513 |
Resumo: | Nos últimos dez anos, o fenômeno das mídias sociais invadiu a vida de milhões de brasileiros. Com o advento dos smartphones no mercado em 2007, se dando de modo paralelo ao maior acesso da população brasileira à internet e possibilitado pelo desenvolvimento da tecnologia 3G e a democratização da internet banda larga, o crescimento utilização de tais mídias aconteceu de modo exponencial. Aos poucos, as empresas detentoras das principais mídias sociais foram aprimorando-as, o que tornou possível uma grande diversificação de seu uso. Em pouco tempo, as empresas observaram as oportunidades geradas neste contexto e logo passaram a utilizá-las como ferramenta para atingir os seus clientes. Dito isto, o presente trabalho visa analisar o modo como as empresas do setor supermercadista da cidade de Currais Novos no estado do Rio Grande do Norte tem utilizado as mídias sociais para se relacionar com a clientela. Para isso, foi efetuado um levantamento do seu uso no setor, sendo em seguida realizadas entrevistas com os gestores dos supermercados que mais se utilizavam das mídias sociais na cidade. Por fim, buscou-se apresentar oportunidades já vislumbradas por empresas do setor em outras localidades e que poderiam servir de inspiração para as empresas que são objeto deste trabalho. |
id |
UFRN_3ce7ab525a10f33858aea732a6b2522e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/43513 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Cristiano Alexandre de FariasCosta, Sílvia Pires Bastos2018-04-26T20:37:41Z2021-10-06T11:41:15Z2018-04-26T20:37:41Z2021-10-06T11:41:15Z2017-12-152013036855SILVA, Cristiano Alexandre de Farias. As mídias sociais como ferramenta para o relacionamento entre supermercados e consumidores: uma visão das práticas adotadas em Currais Novos/RN: uma visão das práticas adotadas em Currais Novos/RN. 2017. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Sociais Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2017.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43513Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoMídias Socias; Supermecados; Currais NovosAs mídias sociais como ferramenta para o relacionamento entre supermercados e consumidores: uma visão das práticas adotadas em Currais Novos/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisNos últimos dez anos, o fenômeno das mídias sociais invadiu a vida de milhões de brasileiros. Com o advento dos smartphones no mercado em 2007, se dando de modo paralelo ao maior acesso da população brasileira à internet e possibilitado pelo desenvolvimento da tecnologia 3G e a democratização da internet banda larga, o crescimento utilização de tais mídias aconteceu de modo exponencial. Aos poucos, as empresas detentoras das principais mídias sociais foram aprimorando-as, o que tornou possível uma grande diversificação de seu uso. Em pouco tempo, as empresas observaram as oportunidades geradas neste contexto e logo passaram a utilizá-las como ferramenta para atingir os seus clientes. Dito isto, o presente trabalho visa analisar o modo como as empresas do setor supermercadista da cidade de Currais Novos no estado do Rio Grande do Norte tem utilizado as mídias sociais para se relacionar com a clientela. Para isso, foi efetuado um levantamento do seu uso no setor, sendo em seguida realizadas entrevistas com os gestores dos supermercados que mais se utilizavam das mídias sociais na cidade. Por fim, buscou-se apresentar oportunidades já vislumbradas por empresas do setor em outras localidades e que poderiam servir de inspiração para as empresas que são objeto deste trabalho.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAsMidiasSociaisFerramenta_Silva_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain71087https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43513/1/AsMidiasSociaisFerramenta_Silva_2017.pdf.txt5d8c2fbc6a137c7fc5cfc6fa65d7658bMD51ORIGINALAsMidiasSociaisFerramentas_Silva_2017.pdfMonografiaapplication/pdf1810984https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43513/2/AsMidiasSociaisFerramentas_Silva_2017.pdf1c071458f93b4cb12cac507f4448548bMD52CC-LICENSElicense_urlapplication/octet-stream43https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43513/3/license_url321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD53license_textapplication/octet-stream0https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43513/4/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54license_rdfapplication/octet-stream0https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43513/5/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD55LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43513/6/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD56123456789/435132023-08-18 13:22:10.878oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-08-18T16:22:10Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pr_BR.fl_str_mv |
As mídias sociais como ferramenta para o relacionamento entre supermercados e consumidores: uma visão das práticas adotadas em Currais Novos/RN |
title |
As mídias sociais como ferramenta para o relacionamento entre supermercados e consumidores: uma visão das práticas adotadas em Currais Novos/RN |
spellingShingle |
As mídias sociais como ferramenta para o relacionamento entre supermercados e consumidores: uma visão das práticas adotadas em Currais Novos/RN Silva, Cristiano Alexandre de Farias Mídias Socias; Supermecados; Currais Novos |
title_short |
As mídias sociais como ferramenta para o relacionamento entre supermercados e consumidores: uma visão das práticas adotadas em Currais Novos/RN |
title_full |
As mídias sociais como ferramenta para o relacionamento entre supermercados e consumidores: uma visão das práticas adotadas em Currais Novos/RN |
title_fullStr |
As mídias sociais como ferramenta para o relacionamento entre supermercados e consumidores: uma visão das práticas adotadas em Currais Novos/RN |
title_full_unstemmed |
As mídias sociais como ferramenta para o relacionamento entre supermercados e consumidores: uma visão das práticas adotadas em Currais Novos/RN |
title_sort |
As mídias sociais como ferramenta para o relacionamento entre supermercados e consumidores: uma visão das práticas adotadas em Currais Novos/RN |
author |
Silva, Cristiano Alexandre de Farias |
author_facet |
Silva, Cristiano Alexandre de Farias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Cristiano Alexandre de Farias |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Sílvia Pires Bastos |
contributor_str_mv |
Costa, Sílvia Pires Bastos |
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv |
Mídias Socias; Supermecados; Currais Novos |
topic |
Mídias Socias; Supermecados; Currais Novos |
description |
Nos últimos dez anos, o fenômeno das mídias sociais invadiu a vida de milhões de brasileiros. Com o advento dos smartphones no mercado em 2007, se dando de modo paralelo ao maior acesso da população brasileira à internet e possibilitado pelo desenvolvimento da tecnologia 3G e a democratização da internet banda larga, o crescimento utilização de tais mídias aconteceu de modo exponencial. Aos poucos, as empresas detentoras das principais mídias sociais foram aprimorando-as, o que tornou possível uma grande diversificação de seu uso. Em pouco tempo, as empresas observaram as oportunidades geradas neste contexto e logo passaram a utilizá-las como ferramenta para atingir os seus clientes. Dito isto, o presente trabalho visa analisar o modo como as empresas do setor supermercadista da cidade de Currais Novos no estado do Rio Grande do Norte tem utilizado as mídias sociais para se relacionar com a clientela. Para isso, foi efetuado um levantamento do seu uso no setor, sendo em seguida realizadas entrevistas com os gestores dos supermercados que mais se utilizavam das mídias sociais na cidade. Por fim, buscou-se apresentar oportunidades já vislumbradas por empresas do setor em outras localidades e que poderiam servir de inspiração para as empresas que são objeto deste trabalho. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-12-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-04-26T20:37:41Z 2021-10-06T11:41:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-04-26T20:37:41Z 2021-10-06T11:41:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv |
2013036855 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Cristiano Alexandre de Farias. As mídias sociais como ferramenta para o relacionamento entre supermercados e consumidores: uma visão das práticas adotadas em Currais Novos/RN: uma visão das práticas adotadas em Currais Novos/RN. 2017. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Sociais Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43513 |
identifier_str_mv |
2013036855 SILVA, Cristiano Alexandre de Farias. As mídias sociais como ferramenta para o relacionamento entre supermercados e consumidores: uma visão das práticas adotadas em Currais Novos/RN: uma visão das práticas adotadas em Currais Novos/RN. 2017. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Sociais Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2017. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43513 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43513/1/AsMidiasSociaisFerramenta_Silva_2017.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43513/2/AsMidiasSociaisFerramentas_Silva_2017.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43513/3/license_url https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43513/4/license_text https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43513/5/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43513/6/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5d8c2fbc6a137c7fc5cfc6fa65d7658b 1c071458f93b4cb12cac507f4448548b 321f3992dd3875151d8801b773ab32ed d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117809405165568 |