Quantificação das emissões de gases efeito estufa – GEEs – segundo matriz energética diesel ou GNV no transporte público por ônibus em NATAL–RN.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Ricardo Teixeira Gregório de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Santos, Enilson Medeiros dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30481
Resumo: Dentre os contribuintes à poluição atmosférica mundial, o setor de transportes é responsável por considerável montante de emissões de gases poluentes. As emissões de gases poluentes causam uma gama de prejuízos sanitários, ambientais e, portanto, econômicos. Face à temática do aquecimento global e ao contexto do ganho de créditos de carbono via projetos tipo Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), mostram-se favoráveis os estudos que possibilitem mitigar tais emissões e conseqüentes prejuízos. O presente estudo destina-se, primordialmente, a demonstrar a quantificação das emissões dos Gases Efeito Estufa – GEE’s expedidas pelo transporte público por ônibus da cidade de Natal-RN, no período de 2006 a 2008, tanto para a matriz energética atual, o Diesel, como para o GNV, no caso de hipotética substituição. Por conseguinte, visa a analisar a troca da matriz energética quanto à redução das externalidades e passivo ambiental gerado como conseqüência da atividade de transporte urbano, sendo o foco a temática ambiental. Os cálculos foram realizados tomando por base a metodologia explicitada pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas – IPCC (The International Pannel for Climate Changes), na unidade de CO2eq. Os cálculos realizados indicam uma redução potencial das emissões em CO2eq de aproximadamente 49%, evidenciando que este fator deve ser considerado na avaliação mais global da viabilidade desta substituição
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Face à temática do aquecimento global e ao contexto do ganho de créditos de carbono via projetos tipo Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), mostram-se favoráveis os estudos que possibilitem mitigar tais emissões e conseqüentes prejuízos. O presente estudo destina-se, primordialmente, a demonstrar a quantificação das emissões dos Gases Efeito Estufa – GEE’s expedidas pelo transporte público por ônibus da cidade de Natal-RN, no período de 2006 a 2008, tanto para a matriz energética atual, o Diesel, como para o GNV, no caso de hipotética substituição. Por conseguinte, visa a analisar a troca da matriz energética quanto à redução das externalidades e passivo ambiental gerado como conseqüência da atividade de transporte urbano, sendo o foco a temática ambiental. Os cálculos foram realizados tomando por base a metodologia explicitada pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas – IPCC (The International Pannel for Climate Changes), na unidade de CO2eq. Os cálculos realizados indicam uma redução potencial das emissões em CO2eq de aproximadamente 49%, evidenciando que este fator deve ser considerado na avaliação mais global da viabilidade desta substituiçãoAmong the contributors to global atmospheric pollution, the transports sector is responsible for a considerable amount of pollutant gases emission, which cause a range of prejudices on different segments, as sanitary, environmental and economic. Due to global warming thematic and to the context of carbon credits acquisition, by CDM projects, researches that propose the mitigation of those emissions are promising. The main goal of this study is to demonstrate the Global House Gases – GHG’s emissions quantification for the public transport by buses sector of Natal-RN, Brazil, from 2006 to 2008, both to Diesel, the actual energetic matrix, as to Natural Gas, in case of hypothetical substitution. The amount of GHG’s were estimated according to the methodology proposed by the IPCC (The International Pannel for Climate Changes), on CO2eq unit. The results point a 49% GHG’s emissions reduction, which favorably evidences the substitution from Diesel to Natural Gas on public transport’s buses as a considerable proposal to mitigate the emissions and its impactsHolosAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessGases Efeito EstufaMitigação de EmissõesTransporte Público por ÔnibusDieselGNVQuantificação das emissões de gases efeito estufa – GEEs – segundo matriz energética diesel ou GNV no transporte público por ônibus em NATAL–RN.GHG’S emissions valuation for diesel and natural gas as energetic matrix on public transport by buses in NATAL–RN, BRAZILinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALQuantificaçãoEfeitoEstufa_SANTOS_2009.pdfQuantificaçãoEfeitoEstufa_SANTOS_2009.pdfapplication/pdf115897https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30481/1/Quantifica%c3%a7%c3%a3oEfeitoEstufa_SANTOS_2009.pdfef3d4de78d7b1826d435f26b60a3fc57MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30481/2/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30481/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53TEXTQuantificaçãoEfeitoEstufa_SANTOS_2009.pdf.txtQuantificaçãoEfeitoEstufa_SANTOS_2009.pdf.txtExtracted texttext/plain39277https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30481/4/Quantifica%c3%a7%c3%a3oEfeitoEstufa_SANTOS_2009.pdf.txtf2a8747af5c1f1c304bb55e582933ee7MD54THUMBNAILQuantificaçãoEfeitoEstufa_SANTOS_2009.pdf.jpgQuantificaçãoEfeitoEstufa_SANTOS_2009.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1726https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30481/5/Quantifica%c3%a7%c3%a3oEfeitoEstufa_SANTOS_2009.pdf.jpg79c64697a437dbff4530256a6ab61efbMD55123456789/304812020-10-25 04:56:26.582oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-10-25T07:56:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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