A gestão da qualidade como estratégia de suporte para o desenvolvimento de coleções em bibliotecas jurídicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Ana Cláudia Carvalho de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gallotti, Mônica Marques Carvalho, Miranda, Erlano Silva de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27904
Resumo: As bibliotecas são entendidas como organizações sem fins de lucro, cujo objetivo principal é propor serviços de qualidade em torno da mediação da informação com vistas ao atendimento de necessidades de informação específicas de determinados grupos de usuários. Nesse sentido, como organizações, necessitam ter estratégias de gestão específicas que garantam sua eficácia e eficiência para garantir a sua sobrevivência. Dentre algumas estratégias temos da gestão pela qualidade. Este artigo se propõe debater a questão da gestão da qualidade por meio do estudo do processo de Desenvolvimento de Coleções de Bibliotecas Jurídicas. Para o embasamento e consecução dos objetivos propostos foi feita uma revisão de literatura que considera as áreas da Qualidade, do Desenvolvimento de Coleções, buscando-se identificar suas principais características enquadrando-se o universo específico das Bibliotecas Jurídicas. Neste contexto, são caracterizados elementos relacionados ao assunto tais como Bibliotecas Jurídicas, Informação jurídica, e apontados os principais desafios enfrentados na gestão de coleções jurídicas bem como possíveis soluções. Com base nas reflexões propostas, pode-se confirmar que o papel da biblioteca jurídica é difundir a informação jurídica nas instituições das quais fazem parte, apoiar as decisões nos processos judiciais em curso levando-lhes o Direito em seu estado bruto para que possa ser lapidado através das regras de interpretação, achando-se ao final a norma a ser aplicada na solução do caso, contribuindo para pacificação da sociedade. Conclui-se que para que este processo se cumpra torna-se necessário a aplicação eficaz de estratégias que garantam a qualidade dos serviços propostos.
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Nesse sentido, como organizações, necessitam ter estratégias de gestão específicas que garantam sua eficácia e eficiência para garantir a sua sobrevivência. Dentre algumas estratégias temos da gestão pela qualidade. Este artigo se propõe debater a questão da gestão da qualidade por meio do estudo do processo de Desenvolvimento de Coleções de Bibliotecas Jurídicas. Para o embasamento e consecução dos objetivos propostos foi feita uma revisão de literatura que considera as áreas da Qualidade, do Desenvolvimento de Coleções, buscando-se identificar suas principais características enquadrando-se o universo específico das Bibliotecas Jurídicas. Neste contexto, são caracterizados elementos relacionados ao assunto tais como Bibliotecas Jurídicas, Informação jurídica, e apontados os principais desafios enfrentados na gestão de coleções jurídicas bem como possíveis soluções. Com base nas reflexões propostas, pode-se confirmar que o papel da biblioteca jurídica é difundir a informação jurídica nas instituições das quais fazem parte, apoiar as decisões nos processos judiciais em curso levando-lhes o Direito em seu estado bruto para que possa ser lapidado através das regras de interpretação, achando-se ao final a norma a ser aplicada na solução do caso, contribuindo para pacificação da sociedade. Conclui-se que para que este processo se cumpra torna-se necessário a aplicação eficaz de estratégias que garantam a qualidade dos serviços propostos.Libraries are seen as non-profit organizations, their main objective is to offer quality in information mediation, in order to meet the user´s specific information needs. Thus, as organizations, libraries need to apply management strategies that aim to guarantee its effectiveness and efficiency to ensure its survival. Amongst some strategies is quality management. This article aims to propose a debate regarding quality management applied to Collections Development in Legal Libraries. In order to attend these objectives, literature review was realized considering the areas of Quality, Collection Development. In this process, the research identifies the main characteristics applied to Law Libraries, characterizes Legal information as well as points out the main challenges in this area and possible Libraries are seen as non-profit organizations, their main objective is to offer quality in information mediation, in order to meet the user´s specific information needs. Thus, as organizations, libraries need to apply management strategies that aim to guarantee its effectiveness and efficiency to ensure its survival. Amongst some strategies is quality management. This article aims to propose a debate regarding quality management applied to Collections Development in Legal Libraries. In order to attend these objectives, literature review was realized considering the areas of Quality, Collection Development. In this process, the research identifies the main characteristics applied to Law Libraries, characterizes Legal information as well as points out the main challenges in this area and possible.UNICAMPBibliotecas jurídicasPolítica de desenvolvimento de coleçõesA gestão da qualidade como estratégia de suporte para o desenvolvimento de coleções em bibliotecas jurídicasLa gestión de la calidad cómo estrategia de soporte para el desarrollo de colecciones en bibliotecas jurídicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALA GESTÃO DA QUALIDADE COMO ESTRATÉGIA DE SUPORTE PARA O.pdfA GESTÃO DA QUALIDADE COMO ESTRATÉGIA DE SUPORTE PARA O.pdfapplication/pdf618294https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27904/1/A%20GEST%c3%83O%20DA%20QUALIDADE%20COMO%20ESTRAT%c3%89GIA%20DE%20SUPORTE%20PARA%20O.pdfd99b93080b8bc2021cde19951c3fbb8bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81569https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27904/2/license.txt6e6f57145bc87daf99079f06b081ff9fMD52TEXTA GESTÃO DA QUALIDADE COMO ESTRATÉGIA DE SUPORTE PARA O.pdf.txtA GESTÃO DA QUALIDADE COMO ESTRATÉGIA DE SUPORTE PARA O.pdf.txtExtracted texttext/plain56855https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27904/3/A%20GEST%c3%83O%20DA%20QUALIDADE%20COMO%20ESTRAT%c3%89GIA%20DE%20SUPORTE%20PARA%20O.pdf.txt2c49d93f688c220f2e6e87ee82045f27MD53THUMBNAILA GESTÃO DA QUALIDADE COMO ESTRATÉGIA DE SUPORTE PARA O.pdf.jpgA GESTÃO DA QUALIDADE COMO ESTRATÉGIA DE SUPORTE PARA O.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1816https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27904/4/A%20GEST%c3%83O%20DA%20QUALIDADE%20COMO%20ESTRAT%c3%89GIA%20DE%20SUPORTE%20PARA%20O.pdf.jpg3c88da9a7580b67194b1297239c25f02MD54123456789/279042019-11-03 02:23:41.394oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27904TElDRU7Dh0HCoERFIERJU1RSSUJVScOHw4NPIE7Dg08tRVhDTFVTSVZBCgoKQW8gYXNzaW5hciBlIGVudHJlZ2FyIGVzdGHCoGxpY2Vuw6dhLCBvL2EgU3IuL1NyYS4gKGF1dG9yIG91IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcik6CgoKYSkgQ29uY2VkZSDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZQpyZXByb2R1emlyLCBjb252ZXJ0ZXIgKGNvbW8gZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSwgY29tdW5pY2FyIGUvb3UKZGlzdHJpYnVpciBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vL2Fic3RyYWN0KSBlbQpmb3JtYXRvIGRpZ2l0YWwgb3UgaW1wcmVzc28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLgoKYikgRGVjbGFyYSBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgc2V1IHRyYWJhbGhvIG9yaWdpbmFsLCBlIHF1ZQpkZXTDqW0gbyBkaXJlaXRvIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhwqBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYQp0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2UsIHRhbnRvIHF1YW50byBsaGUgw6kKcG9zc8OtdmVsIHNhYmVyLCBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBwZXNzb2Egb3UgZW50aWRhZGUuCgpjKSBTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSBjb250w6ltIG1hdGVyaWFsIGRvIHF1YWwgbsOjbyBkZXTDqW0gb3MKZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IsIGRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIGRldGVudG9yIGRvcwpkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBwYXJhIGNvbmNlZGVyIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRvIFJpbyBHcmFuZGUgZG8gTm9ydGUgb3MgZGlyZWl0b3MgcmVxdWVyaWRvcyBwb3IgZXN0YcKgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgY3Vqb3MgZGlyZWl0b3Mgc8OjbyBkZQp0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdQpjb250ZcO6ZG8gZG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlLgoKU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgYmFzZWFkbyBlbSB0cmFiYWxobyBmaW5hbmNpYWRvIG91IGFwb2lhZG8KcG9yIG91dHJhIGluc3RpdHVpw6fDo28gcXVlIG7Do28gYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlLCBkZWNsYXJhIHF1ZSBjdW1wcml1IHF1YWlzcXVlciBvYnJpZ2HDp8O1ZXMgZXhpZ2lkYXMgcGVsbyByZXNwZWN0aXZvIGNvbnRyYXRvIG91IGFjb3Jkby4KCkEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZG8gUmlvIEdyYW5kZSBkbyBOb3J0ZSBpZGVudGlmaWNhcsOhIGNsYXJhbWVudGUgbyhzKSBzZXUgKHMpIG5vbWUocykgY29tbyBvIChzKSBhdXRvciAoZXMpIG91IGRldGVudG9yIChlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRvIGRvY3VtZW50bwplbnRyZWd1ZSwgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBwYXJhIGFsw6ltIGRhcyBwZXJtaXRpZGFzIHBvcgplc3RhwqBsaWNlbsOnYS4KRepositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-11-03T05:23:41Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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