A gestão da qualidade como estratégia de suporte para o desenvolvimento de coleções em bibliotecas jurídicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Ana Cláudia Carvalho de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gallotti, Mônica Marques Carvalho, Miranda, Erlano Silva de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27904
Resumo: As bibliotecas são entendidas como organizações sem fins de lucro, cujo objetivo principal é propor serviços de qualidade em torno da mediação da informação com vistas ao atendimento de necessidades de informação específicas de determinados grupos de usuários. Nesse sentido, como organizações, necessitam ter estratégias de gestão específicas que garantam sua eficácia e eficiência para garantir a sua sobrevivência. Dentre algumas estratégias temos da gestão pela qualidade. Este artigo se propõe debater a questão da gestão da qualidade por meio do estudo do processo de Desenvolvimento de Coleções de Bibliotecas Jurídicas. Para o embasamento e consecução dos objetivos propostos foi feita uma revisão de literatura que considera as áreas da Qualidade, do Desenvolvimento de Coleções, buscando-se identificar suas principais características enquadrando-se o universo específico das Bibliotecas Jurídicas. Neste contexto, são caracterizados elementos relacionados ao assunto tais como Bibliotecas Jurídicas, Informação jurídica, e apontados os principais desafios enfrentados na gestão de coleções jurídicas bem como possíveis soluções. Com base nas reflexões propostas, pode-se confirmar que o papel da biblioteca jurídica é difundir a informação jurídica nas instituições das quais fazem parte, apoiar as decisões nos processos judiciais em curso levando-lhes o Direito em seu estado bruto para que possa ser lapidado através das regras de interpretação, achando-se ao final a norma a ser aplicada na solução do caso, contribuindo para pacificação da sociedade. Conclui-se que para que este processo se cumpra torna-se necessário a aplicação eficaz de estratégias que garantam a qualidade dos serviços propostos.
id UFRN_3e6119677e18df259ef7d35a0ab5112b
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27904
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Miranda, Ana Cláudia Carvalho deGallotti, Mônica Marques CarvalhoMiranda, Erlano Silva de2019-11-01T16:48:41Z2019-11-01T16:48:41Z2016-05MIRANDA, Ana Cláudia Carvalho de; GALLOTTI, Mônica Marques Carvalho; MIRANDA, Erlano Silva de. A gestão da qualidade como estratégia de suporte para o desenvolvimento de coleções em bibliotecas jurídicas. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 14, n. 2, p. 262-278, maio/ago. 2016. Disponível em:<https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8643771/pdf>. Acesso em:22 out. 2019.1678-765Xhttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27904As bibliotecas são entendidas como organizações sem fins de lucro, cujo objetivo principal é propor serviços de qualidade em torno da mediação da informação com vistas ao atendimento de necessidades de informação específicas de determinados grupos de usuários. Nesse sentido, como organizações, necessitam ter estratégias de gestão específicas que garantam sua eficácia e eficiência para garantir a sua sobrevivência. Dentre algumas estratégias temos da gestão pela qualidade. Este artigo se propõe debater a questão da gestão da qualidade por meio do estudo do processo de Desenvolvimento de Coleções de Bibliotecas Jurídicas. Para o embasamento e consecução dos objetivos propostos foi feita uma revisão de literatura que considera as áreas da Qualidade, do Desenvolvimento de Coleções, buscando-se identificar suas principais características enquadrando-se o universo específico das Bibliotecas Jurídicas. Neste contexto, são caracterizados elementos relacionados ao assunto tais como Bibliotecas Jurídicas, Informação jurídica, e apontados os principais desafios enfrentados na gestão de coleções jurídicas bem como possíveis soluções. Com base nas reflexões propostas, pode-se confirmar que o papel da biblioteca jurídica é difundir a informação jurídica nas instituições das quais fazem parte, apoiar as decisões nos processos judiciais em curso levando-lhes o Direito em seu estado bruto para que possa ser lapidado através das regras de interpretação, achando-se ao final a norma a ser aplicada na solução do caso, contribuindo para pacificação da sociedade. Conclui-se que para que este processo se cumpra torna-se necessário a aplicação eficaz de estratégias que garantam a qualidade dos serviços propostos.Libraries are seen as non-profit organizations, their main objective is to offer quality in information mediation, in order to meet the user´s specific information needs. Thus, as organizations, libraries need to apply management strategies that aim to guarantee its effectiveness and efficiency to ensure its survival. Amongst some strategies is quality management. This article aims to propose a debate regarding quality management applied to Collections Development in Legal Libraries. In order to attend these objectives, literature review was realized considering the areas of Quality, Collection Development. In this process, the research identifies the main characteristics applied to Law Libraries, characterizes Legal information as well as points out the main challenges in this area and possible Libraries are seen as non-profit organizations, their main objective is to offer quality in information mediation, in order to meet the user´s specific information needs. Thus, as organizations, libraries need to apply management strategies that aim to guarantee its effectiveness and efficiency to ensure its survival. Amongst some strategies is quality management. This article aims to propose a debate regarding quality management applied to Collections Development in Legal Libraries. In order to attend these objectives, literature review was realized considering the areas of Quality, Collection Development. In this process, the research identifies the main characteristics applied to Law Libraries, characterizes Legal information as well as points out the main challenges in this area and possible.UNICAMPBibliotecas jurídicasPolítica de desenvolvimento de coleçõesA gestão da qualidade como estratégia de suporte para o desenvolvimento de coleções em bibliotecas jurídicasLa gestión de la calidad cómo estrategia de soporte para el desarrollo de colecciones en bibliotecas jurídicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALA GESTÃO DA QUALIDADE COMO ESTRATÉGIA DE SUPORTE PARA O.pdfA GESTÃO DA QUALIDADE COMO ESTRATÉGIA DE SUPORTE PARA O.pdfapplication/pdf618294https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27904/1/A%20GEST%c3%83O%20DA%20QUALIDADE%20COMO%20ESTRAT%c3%89GIA%20DE%20SUPORTE%20PARA%20O.pdfd99b93080b8bc2021cde19951c3fbb8bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81569https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27904/2/license.txt6e6f57145bc87daf99079f06b081ff9fMD52TEXTA GESTÃO DA QUALIDADE COMO ESTRATÉGIA DE SUPORTE PARA O.pdf.txtA GESTÃO DA QUALIDADE COMO ESTRATÉGIA DE SUPORTE PARA O.pdf.txtExtracted texttext/plain56855https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27904/3/A%20GEST%c3%83O%20DA%20QUALIDADE%20COMO%20ESTRAT%c3%89GIA%20DE%20SUPORTE%20PARA%20O.pdf.txt2c49d93f688c220f2e6e87ee82045f27MD53THUMBNAILA GESTÃO DA QUALIDADE COMO ESTRATÉGIA DE SUPORTE PARA O.pdf.jpgA GESTÃO DA QUALIDADE COMO ESTRATÉGIA DE SUPORTE PARA O.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1816https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27904/4/A%20GEST%c3%83O%20DA%20QUALIDADE%20COMO%20ESTRAT%c3%89GIA%20DE%20SUPORTE%20PARA%20O.pdf.jpg3c88da9a7580b67194b1297239c25f02MD54123456789/279042019-11-03 02:23:41.394oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-11-03T05:23:41Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A gestão da qualidade como estratégia de suporte para o desenvolvimento de coleções em bibliotecas jurídicas
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv La gestión de la calidad cómo estrategia de soporte para el desarrollo de colecciones en bibliotecas jurídicas
title A gestão da qualidade como estratégia de suporte para o desenvolvimento de coleções em bibliotecas jurídicas
spellingShingle A gestão da qualidade como estratégia de suporte para o desenvolvimento de coleções em bibliotecas jurídicas
Miranda, Ana Cláudia Carvalho de
Bibliotecas jurídicas
Política de desenvolvimento de coleções
title_short A gestão da qualidade como estratégia de suporte para o desenvolvimento de coleções em bibliotecas jurídicas
title_full A gestão da qualidade como estratégia de suporte para o desenvolvimento de coleções em bibliotecas jurídicas
title_fullStr A gestão da qualidade como estratégia de suporte para o desenvolvimento de coleções em bibliotecas jurídicas
title_full_unstemmed A gestão da qualidade como estratégia de suporte para o desenvolvimento de coleções em bibliotecas jurídicas
title_sort A gestão da qualidade como estratégia de suporte para o desenvolvimento de coleções em bibliotecas jurídicas
author Miranda, Ana Cláudia Carvalho de
author_facet Miranda, Ana Cláudia Carvalho de
Gallotti, Mônica Marques Carvalho
Miranda, Erlano Silva de
author_role author
author2 Gallotti, Mônica Marques Carvalho
Miranda, Erlano Silva de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Ana Cláudia Carvalho de
Gallotti, Mônica Marques Carvalho
Miranda, Erlano Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecas jurídicas
Política de desenvolvimento de coleções
topic Bibliotecas jurídicas
Política de desenvolvimento de coleções
description As bibliotecas são entendidas como organizações sem fins de lucro, cujo objetivo principal é propor serviços de qualidade em torno da mediação da informação com vistas ao atendimento de necessidades de informação específicas de determinados grupos de usuários. Nesse sentido, como organizações, necessitam ter estratégias de gestão específicas que garantam sua eficácia e eficiência para garantir a sua sobrevivência. Dentre algumas estratégias temos da gestão pela qualidade. Este artigo se propõe debater a questão da gestão da qualidade por meio do estudo do processo de Desenvolvimento de Coleções de Bibliotecas Jurídicas. Para o embasamento e consecução dos objetivos propostos foi feita uma revisão de literatura que considera as áreas da Qualidade, do Desenvolvimento de Coleções, buscando-se identificar suas principais características enquadrando-se o universo específico das Bibliotecas Jurídicas. Neste contexto, são caracterizados elementos relacionados ao assunto tais como Bibliotecas Jurídicas, Informação jurídica, e apontados os principais desafios enfrentados na gestão de coleções jurídicas bem como possíveis soluções. Com base nas reflexões propostas, pode-se confirmar que o papel da biblioteca jurídica é difundir a informação jurídica nas instituições das quais fazem parte, apoiar as decisões nos processos judiciais em curso levando-lhes o Direito em seu estado bruto para que possa ser lapidado através das regras de interpretação, achando-se ao final a norma a ser aplicada na solução do caso, contribuindo para pacificação da sociedade. Conclui-se que para que este processo se cumpra torna-se necessário a aplicação eficaz de estratégias que garantam a qualidade dos serviços propostos.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-01T16:48:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-01T16:48:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MIRANDA, Ana Cláudia Carvalho de; GALLOTTI, Mônica Marques Carvalho; MIRANDA, Erlano Silva de. A gestão da qualidade como estratégia de suporte para o desenvolvimento de coleções em bibliotecas jurídicas. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 14, n. 2, p. 262-278, maio/ago. 2016. Disponível em:<https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8643771/pdf>. Acesso em:22 out. 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27904
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1678-765X
identifier_str_mv MIRANDA, Ana Cláudia Carvalho de; GALLOTTI, Mônica Marques Carvalho; MIRANDA, Erlano Silva de. A gestão da qualidade como estratégia de suporte para o desenvolvimento de coleções em bibliotecas jurídicas. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 14, n. 2, p. 262-278, maio/ago. 2016. Disponível em:<https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8643771/pdf>. Acesso em:22 out. 2019.
1678-765X
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27904/1/A%20GEST%c3%83O%20DA%20QUALIDADE%20COMO%20ESTRAT%c3%89GIA%20DE%20SUPORTE%20PARA%20O.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27904/2/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27904/3/A%20GEST%c3%83O%20DA%20QUALIDADE%20COMO%20ESTRAT%c3%89GIA%20DE%20SUPORTE%20PARA%20O.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27904/4/A%20GEST%c3%83O%20DA%20QUALIDADE%20COMO%20ESTRAT%c3%89GIA%20DE%20SUPORTE%20PARA%20O.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d99b93080b8bc2021cde19951c3fbb8b
6e6f57145bc87daf99079f06b081ff9f
2c49d93f688c220f2e6e87ee82045f27
3c88da9a7580b67194b1297239c25f02
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833040055074816