História do ensino de geografia em grupos escolares do Rio Grande do Norte (1908 - 1931)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47220 |
Resumo: | A presente Tese tem por objetivo compreender a História do Ensino de Geografia em Grupos Escolares do Rio Grande do Norte, no período de 1908 a 1931. Tal fato se respalda na assertiva de que a Geografia enquanto matéria ensinada no contexto do território brasileiro se faz presente desde o Período Colonial, quando os conhecimentos utilizados pelos padres jesuítas contemplavam os conteúdos dessa disciplina. Posteriormente, no Império se consolida enquanto cadeira isolada e depois como componente curricular no Colégio Pedro II no Rio de Janeiro. Já no contexto da 1ª República integrou os programas de ensino dos Grupos Escolares nos Estados do Brasil. Metodologicamente a investigação consistiu em pesquisa bibliográfica a autores como Rocha (1996), Albuquerque (2011), Silva (2012), Vidal (2006), Magalhães (2004), e outros que discutem sobre Ensino de Geografia, Grupos Escolares, práticas educativas e cultura escolar. Essas categorias de análise possibilitaram entender a Geografia no contexto escolar no recorte temporal da pesquisa. Além disso, realizamos análises de fontes documentais como as legislações educacionais do Brasil e Rio Grande do Norte em relação ao ensino primário republicano, e diários de classe de professores, em que foi possível identificarmos os conteúdos e as práticas educativas dos professores nos Grupos escolares e confrontamos com os prescritos nas legislações educacionais. Além disso, utilizamos outras fontes como as fotografias e jornais que foram encontradas e disponibilizadas no período de visitas as instituições educativas que integraram a base empírica de nossa investigação. Dessa forma, a escolha da referida temática de pesquisa se justifica pela ausência de discussões que abordem a Geografia enquanto matéria em Grupos Escolares no território potiguar e também por poder contribuir com a historiografia Norte-Rio-Grandense, considerando as práticas educativas de professores ao lecionarem Geografia. O estudo realizado nos permite concluir que os Grupos Escolares atendiam ao que estava posto nas legislações e que a Geografia se fez presente nesses estabelecimentos de ensino, inclusive sendo ensinada a partir de práticas inovadoras para a época pelos professores, a exemplo, o uso de diferentes estratégias para representar o espaço, principalmente em escala local e até mesmo peças teatrais com temáticas inerentes a Geografia. Por fim, acreditamos que o referido estudo contribuiu com a História da Geografia Escolar, e de forma mais particular com as discussões a partir dos diários de classe dos professores. |
id |
UFRN_40c5127fc1e80b5b57806803198c4799 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47220 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos Sobrinho, Djanni Martinho doshttp://lattes.cnpq.br/4131095141659610http://lattes.cnpq.br/7289548301555477Nascimento, Francinaide de Lima SilvaMorais, Ione Rodrigues Dinizhttps://orcid.org/0000-0001-6629-8047http://lattes.cnpq.br/9233980341514642Portugal, Jussara FragaMeireles, Mariana Martins deGarcia, Tania Cristina Meirahttps://orcid.org/0000-0002-5488-3684http://lattes.cnpq.br/5331729221953880Barbosa Júnior, Walter Pinheirohttp://lattes.cnpq.br/7532911538772143Stamatto, Maria Inês Sucupira2022-05-18T23:16:19Z2021-12-10SANTOS SOBRINHO, Djanni Martinho dos. História do ensino de geografia em grupos escolares do Rio Grande do Norte (1908 - 1931). 2021. 158f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47220A presente Tese tem por objetivo compreender a História do Ensino de Geografia em Grupos Escolares do Rio Grande do Norte, no período de 1908 a 1931. Tal fato se respalda na assertiva de que a Geografia enquanto matéria ensinada no contexto do território brasileiro se faz presente desde o Período Colonial, quando os conhecimentos utilizados pelos padres jesuítas contemplavam os conteúdos dessa disciplina. Posteriormente, no Império se consolida enquanto cadeira isolada e depois como componente curricular no Colégio Pedro II no Rio de Janeiro. Já no contexto da 1ª República integrou os programas de ensino dos Grupos Escolares nos Estados do Brasil. Metodologicamente a investigação consistiu em pesquisa bibliográfica a autores como Rocha (1996), Albuquerque (2011), Silva (2012), Vidal (2006), Magalhães (2004), e outros que discutem sobre Ensino de Geografia, Grupos Escolares, práticas educativas e cultura escolar. Essas categorias de análise possibilitaram entender a Geografia no contexto escolar no recorte temporal da pesquisa. Além disso, realizamos análises de fontes documentais como as legislações educacionais do Brasil e Rio Grande do Norte em relação ao ensino primário republicano, e diários de classe de professores, em que foi possível identificarmos os conteúdos e as práticas educativas dos professores nos Grupos escolares e confrontamos com os prescritos nas legislações educacionais. Além disso, utilizamos outras fontes como as fotografias e jornais que foram encontradas e disponibilizadas no período de visitas as instituições educativas que integraram a base empírica de nossa investigação. Dessa forma, a escolha da referida temática de pesquisa se justifica pela ausência de discussões que abordem a Geografia enquanto matéria em Grupos Escolares no território potiguar e também por poder contribuir com a historiografia Norte-Rio-Grandense, considerando as práticas educativas de professores ao lecionarem Geografia. O estudo realizado nos permite concluir que os Grupos Escolares atendiam ao que estava posto nas legislações e que a Geografia se fez presente nesses estabelecimentos de ensino, inclusive sendo ensinada a partir de práticas inovadoras para a época pelos professores, a exemplo, o uso de diferentes estratégias para representar o espaço, principalmente em escala local e até mesmo peças teatrais com temáticas inerentes a Geografia. Por fim, acreditamos que o referido estudo contribuiu com a História da Geografia Escolar, e de forma mais particular com as discussões a partir dos diários de classe dos professores.This work aims to understand the history of Geography teaching inside the School Groups system in the state Rio Grande do Norte, Brazil, from 1908 to 1931. This is supported by the assertion that Geography as a subject taught inside the Brazilian territory context has been present since the colonial period, when the knowledge used by the Jesuit priests included the contents of this area. Later, during the Imperial years, it was consolidated as a full subject and as a curricular component of Colégio Pedro II in Rio de Janeiro afterwards. In the context of the 1st Republic, it was part of the teaching programs of School Groups across the states of Brazil. Methodologically, the investigation consisted in bibliographical research of authors such as Rocha (1996), Albuquerque (2011), Silva (2012), Vidal (2006), Magalhães (2004), and others who discuss about Geography Teaching, School Groups, Educational Practices and School Culture. These categories of analysis made it possible to understand Geography in the school context within the time frame of the research. In addition, we carried out analyses of documental sources, such as Brazil’s and Rio Grande do Norte’s educational legislation related to primary education and teachers' class diaries. In those diaries were the contents and educational practices of teachers in school groups that later were compared with what was prescribed in the educational legislation. Besides that, other sources were used, such as photographs and newspapers that were found and made available during the period of visits to educational institutions that composed the empirical basis of our investigation. Therefore, the decision to select this research theme is justified by the absence of deeper discussions about Geography as a subject on School Groups in the state and by the purpose of contributing to Rio Grande do Norte’s historiography, heeding to the educational practices of teachers when teaching Geography. The study allows us to conclude that the School Groups met with what was settled in the legislation and that Geography was present in these educational institutions, with teachers using innovative classroom practices for that time, as a matter of fact. Two good examples are the use of different strategies to represent space, mainly on a local scale, and presentations of theatrical plays with Geography-related themes. At the end, we believe that this study contributed to the History of School Geography as a whole, and more specifically to the discussions around the teachers' class diaries.2023-03-10Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilEnsino de GeografiaGrupos EscolaresPráticas educativasCultura escolarHistória do ensino de geografia em grupos escolares do Rio Grande do Norte (1908 - 1931)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALHistoriaensinogeografia_SantosSobrinho_2021.pdfapplication/pdf6449869https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47220/1/Historiaensinogeografia_SantosSobrinho_2021.pdf3807bc6dbb7f8f8dd88e79196c3211daMD51123456789/472202024-03-19 01:01:18.844oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47220Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-03-19T04:01:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
História do ensino de geografia em grupos escolares do Rio Grande do Norte (1908 - 1931) |
title |
História do ensino de geografia em grupos escolares do Rio Grande do Norte (1908 - 1931) |
spellingShingle |
História do ensino de geografia em grupos escolares do Rio Grande do Norte (1908 - 1931) Santos Sobrinho, Djanni Martinho dos Ensino de Geografia Grupos Escolares Práticas educativas Cultura escolar |
title_short |
História do ensino de geografia em grupos escolares do Rio Grande do Norte (1908 - 1931) |
title_full |
História do ensino de geografia em grupos escolares do Rio Grande do Norte (1908 - 1931) |
title_fullStr |
História do ensino de geografia em grupos escolares do Rio Grande do Norte (1908 - 1931) |
title_full_unstemmed |
História do ensino de geografia em grupos escolares do Rio Grande do Norte (1908 - 1931) |
title_sort |
História do ensino de geografia em grupos escolares do Rio Grande do Norte (1908 - 1931) |
author |
Santos Sobrinho, Djanni Martinho dos |
author_facet |
Santos Sobrinho, Djanni Martinho dos |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4131095141659610 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7289548301555477 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Nascimento, Francinaide de Lima Silva |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Morais, Ione Rodrigues Diniz |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-6629-8047 |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9233980341514642 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Portugal, Jussara Fraga |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Meireles, Mariana Martins de |
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv |
Garcia, Tania Cristina Meira |
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-5488-3684 |
dc.contributor.referees5Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5331729221953880 |
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv |
Barbosa Júnior, Walter Pinheiro |
dc.contributor.referees6Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7532911538772143 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos Sobrinho, Djanni Martinho dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Stamatto, Maria Inês Sucupira |
contributor_str_mv |
Stamatto, Maria Inês Sucupira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Grupos Escolares Práticas educativas Cultura escolar |
topic |
Ensino de Geografia Grupos Escolares Práticas educativas Cultura escolar |
description |
A presente Tese tem por objetivo compreender a História do Ensino de Geografia em Grupos Escolares do Rio Grande do Norte, no período de 1908 a 1931. Tal fato se respalda na assertiva de que a Geografia enquanto matéria ensinada no contexto do território brasileiro se faz presente desde o Período Colonial, quando os conhecimentos utilizados pelos padres jesuítas contemplavam os conteúdos dessa disciplina. Posteriormente, no Império se consolida enquanto cadeira isolada e depois como componente curricular no Colégio Pedro II no Rio de Janeiro. Já no contexto da 1ª República integrou os programas de ensino dos Grupos Escolares nos Estados do Brasil. Metodologicamente a investigação consistiu em pesquisa bibliográfica a autores como Rocha (1996), Albuquerque (2011), Silva (2012), Vidal (2006), Magalhães (2004), e outros que discutem sobre Ensino de Geografia, Grupos Escolares, práticas educativas e cultura escolar. Essas categorias de análise possibilitaram entender a Geografia no contexto escolar no recorte temporal da pesquisa. Além disso, realizamos análises de fontes documentais como as legislações educacionais do Brasil e Rio Grande do Norte em relação ao ensino primário republicano, e diários de classe de professores, em que foi possível identificarmos os conteúdos e as práticas educativas dos professores nos Grupos escolares e confrontamos com os prescritos nas legislações educacionais. Além disso, utilizamos outras fontes como as fotografias e jornais que foram encontradas e disponibilizadas no período de visitas as instituições educativas que integraram a base empírica de nossa investigação. Dessa forma, a escolha da referida temática de pesquisa se justifica pela ausência de discussões que abordem a Geografia enquanto matéria em Grupos Escolares no território potiguar e também por poder contribuir com a historiografia Norte-Rio-Grandense, considerando as práticas educativas de professores ao lecionarem Geografia. O estudo realizado nos permite concluir que os Grupos Escolares atendiam ao que estava posto nas legislações e que a Geografia se fez presente nesses estabelecimentos de ensino, inclusive sendo ensinada a partir de práticas inovadoras para a época pelos professores, a exemplo, o uso de diferentes estratégias para representar o espaço, principalmente em escala local e até mesmo peças teatrais com temáticas inerentes a Geografia. Por fim, acreditamos que o referido estudo contribuiu com a História da Geografia Escolar, e de forma mais particular com as discussões a partir dos diários de classe dos professores. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-18T23:16:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS SOBRINHO, Djanni Martinho dos. História do ensino de geografia em grupos escolares do Rio Grande do Norte (1908 - 1931). 2021. 158f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47220 |
identifier_str_mv |
SANTOS SOBRINHO, Djanni Martinho dos. História do ensino de geografia em grupos escolares do Rio Grande do Norte (1908 - 1931). 2021. 158f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47220 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47220/1/Historiaensinogeografia_SantosSobrinho_2021.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3807bc6dbb7f8f8dd88e79196c3211da |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117502590779392 |