História do ensino de geografia em grupos escolares do Rio Grande do Norte (1908 - 1931)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Sobrinho, Djanni Martinho dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47220
Resumo: A presente Tese tem por objetivo compreender a História do Ensino de Geografia em Grupos Escolares do Rio Grande do Norte, no período de 1908 a 1931. Tal fato se respalda na assertiva de que a Geografia enquanto matéria ensinada no contexto do território brasileiro se faz presente desde o Período Colonial, quando os conhecimentos utilizados pelos padres jesuítas contemplavam os conteúdos dessa disciplina. Posteriormente, no Império se consolida enquanto cadeira isolada e depois como componente curricular no Colégio Pedro II no Rio de Janeiro. Já no contexto da 1ª República integrou os programas de ensino dos Grupos Escolares nos Estados do Brasil. Metodologicamente a investigação consistiu em pesquisa bibliográfica a autores como Rocha (1996), Albuquerque (2011), Silva (2012), Vidal (2006), Magalhães (2004), e outros que discutem sobre Ensino de Geografia, Grupos Escolares, práticas educativas e cultura escolar. Essas categorias de análise possibilitaram entender a Geografia no contexto escolar no recorte temporal da pesquisa. Além disso, realizamos análises de fontes documentais como as legislações educacionais do Brasil e Rio Grande do Norte em relação ao ensino primário republicano, e diários de classe de professores, em que foi possível identificarmos os conteúdos e as práticas educativas dos professores nos Grupos escolares e confrontamos com os prescritos nas legislações educacionais. Além disso, utilizamos outras fontes como as fotografias e jornais que foram encontradas e disponibilizadas no período de visitas as instituições educativas que integraram a base empírica de nossa investigação. Dessa forma, a escolha da referida temática de pesquisa se justifica pela ausência de discussões que abordem a Geografia enquanto matéria em Grupos Escolares no território potiguar e também por poder contribuir com a historiografia Norte-Rio-Grandense, considerando as práticas educativas de professores ao lecionarem Geografia. O estudo realizado nos permite concluir que os Grupos Escolares atendiam ao que estava posto nas legislações e que a Geografia se fez presente nesses estabelecimentos de ensino, inclusive sendo ensinada a partir de práticas inovadoras para a época pelos professores, a exemplo, o uso de diferentes estratégias para representar o espaço, principalmente em escala local e até mesmo peças teatrais com temáticas inerentes a Geografia. Por fim, acreditamos que o referido estudo contribuiu com a História da Geografia Escolar, e de forma mais particular com as discussões a partir dos diários de classe dos professores.
id UFRN_40c5127fc1e80b5b57806803198c4799
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47220
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Santos Sobrinho, Djanni Martinho doshttp://lattes.cnpq.br/4131095141659610http://lattes.cnpq.br/7289548301555477Nascimento, Francinaide de Lima SilvaMorais, Ione Rodrigues Dinizhttps://orcid.org/0000-0001-6629-8047http://lattes.cnpq.br/9233980341514642Portugal, Jussara FragaMeireles, Mariana Martins deGarcia, Tania Cristina Meirahttps://orcid.org/0000-0002-5488-3684http://lattes.cnpq.br/5331729221953880Barbosa Júnior, Walter Pinheirohttp://lattes.cnpq.br/7532911538772143Stamatto, Maria Inês Sucupira2022-05-18T23:16:19Z2021-12-10SANTOS SOBRINHO, Djanni Martinho dos. História do ensino de geografia em grupos escolares do Rio Grande do Norte (1908 - 1931). 2021. 158f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47220A presente Tese tem por objetivo compreender a História do Ensino de Geografia em Grupos Escolares do Rio Grande do Norte, no período de 1908 a 1931. Tal fato se respalda na assertiva de que a Geografia enquanto matéria ensinada no contexto do território brasileiro se faz presente desde o Período Colonial, quando os conhecimentos utilizados pelos padres jesuítas contemplavam os conteúdos dessa disciplina. Posteriormente, no Império se consolida enquanto cadeira isolada e depois como componente curricular no Colégio Pedro II no Rio de Janeiro. Já no contexto da 1ª República integrou os programas de ensino dos Grupos Escolares nos Estados do Brasil. Metodologicamente a investigação consistiu em pesquisa bibliográfica a autores como Rocha (1996), Albuquerque (2011), Silva (2012), Vidal (2006), Magalhães (2004), e outros que discutem sobre Ensino de Geografia, Grupos Escolares, práticas educativas e cultura escolar. Essas categorias de análise possibilitaram entender a Geografia no contexto escolar no recorte temporal da pesquisa. Além disso, realizamos análises de fontes documentais como as legislações educacionais do Brasil e Rio Grande do Norte em relação ao ensino primário republicano, e diários de classe de professores, em que foi possível identificarmos os conteúdos e as práticas educativas dos professores nos Grupos escolares e confrontamos com os prescritos nas legislações educacionais. Além disso, utilizamos outras fontes como as fotografias e jornais que foram encontradas e disponibilizadas no período de visitas as instituições educativas que integraram a base empírica de nossa investigação. Dessa forma, a escolha da referida temática de pesquisa se justifica pela ausência de discussões que abordem a Geografia enquanto matéria em Grupos Escolares no território potiguar e também por poder contribuir com a historiografia Norte-Rio-Grandense, considerando as práticas educativas de professores ao lecionarem Geografia. O estudo realizado nos permite concluir que os Grupos Escolares atendiam ao que estava posto nas legislações e que a Geografia se fez presente nesses estabelecimentos de ensino, inclusive sendo ensinada a partir de práticas inovadoras para a época pelos professores, a exemplo, o uso de diferentes estratégias para representar o espaço, principalmente em escala local e até mesmo peças teatrais com temáticas inerentes a Geografia. Por fim, acreditamos que o referido estudo contribuiu com a História da Geografia Escolar, e de forma mais particular com as discussões a partir dos diários de classe dos professores.This work aims to understand the history of Geography teaching inside the School Groups system in the state Rio Grande do Norte, Brazil, from 1908 to 1931. This is supported by the assertion that Geography as a subject taught inside the Brazilian territory context has been present since the colonial period, when the knowledge used by the Jesuit priests included the contents of this area. Later, during the Imperial years, it was consolidated as a full subject and as a curricular component of Colégio Pedro II in Rio de Janeiro afterwards. In the context of the 1st Republic, it was part of the teaching programs of School Groups across the states of Brazil. Methodologically, the investigation consisted in bibliographical research of authors such as Rocha (1996), Albuquerque (2011), Silva (2012), Vidal (2006), Magalhães (2004), and others who discuss about Geography Teaching, School Groups, Educational Practices and School Culture. These categories of analysis made it possible to understand Geography in the school context within the time frame of the research. In addition, we carried out analyses of documental sources, such as Brazil’s and Rio Grande do Norte’s educational legislation related to primary education and teachers' class diaries. In those diaries were the contents and educational practices of teachers in school groups that later were compared with what was prescribed in the educational legislation. Besides that, other sources were used, such as photographs and newspapers that were found and made available during the period of visits to educational institutions that composed the empirical basis of our investigation. Therefore, the decision to select this research theme is justified by the absence of deeper discussions about Geography as a subject on School Groups in the state and by the purpose of contributing to Rio Grande do Norte’s historiography, heeding to the educational practices of teachers when teaching Geography. The study allows us to conclude that the School Groups met with what was settled in the legislation and that Geography was present in these educational institutions, with teachers using innovative classroom practices for that time, as a matter of fact. Two good examples are the use of different strategies to represent space, mainly on a local scale, and presentations of theatrical plays with Geography-related themes. At the end, we believe that this study contributed to the History of School Geography as a whole, and more specifically to the discussions around the teachers' class diaries.2023-03-10Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilEnsino de GeografiaGrupos EscolaresPráticas educativasCultura escolarHistória do ensino de geografia em grupos escolares do Rio Grande do Norte (1908 - 1931)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALHistoriaensinogeografia_SantosSobrinho_2021.pdfapplication/pdf6449869https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47220/1/Historiaensinogeografia_SantosSobrinho_2021.pdf3807bc6dbb7f8f8dd88e79196c3211daMD51123456789/472202024-03-19 01:01:18.844oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47220Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-03-19T04:01:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv História do ensino de geografia em grupos escolares do Rio Grande do Norte (1908 - 1931)
title História do ensino de geografia em grupos escolares do Rio Grande do Norte (1908 - 1931)
spellingShingle História do ensino de geografia em grupos escolares do Rio Grande do Norte (1908 - 1931)
Santos Sobrinho, Djanni Martinho dos
Ensino de Geografia
Grupos Escolares
Práticas educativas
Cultura escolar
title_short História do ensino de geografia em grupos escolares do Rio Grande do Norte (1908 - 1931)
title_full História do ensino de geografia em grupos escolares do Rio Grande do Norte (1908 - 1931)
title_fullStr História do ensino de geografia em grupos escolares do Rio Grande do Norte (1908 - 1931)
title_full_unstemmed História do ensino de geografia em grupos escolares do Rio Grande do Norte (1908 - 1931)
title_sort História do ensino de geografia em grupos escolares do Rio Grande do Norte (1908 - 1931)
author Santos Sobrinho, Djanni Martinho dos
author_facet Santos Sobrinho, Djanni Martinho dos
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4131095141659610
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7289548301555477
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Nascimento, Francinaide de Lima Silva
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Morais, Ione Rodrigues Diniz
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-6629-8047
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9233980341514642
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Portugal, Jussara Fraga
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Meireles, Mariana Martins de
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Garcia, Tania Cristina Meira
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-5488-3684
dc.contributor.referees5Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5331729221953880
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv Barbosa Júnior, Walter Pinheiro
dc.contributor.referees6Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7532911538772143
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Sobrinho, Djanni Martinho dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stamatto, Maria Inês Sucupira
contributor_str_mv Stamatto, Maria Inês Sucupira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Grupos Escolares
Práticas educativas
Cultura escolar
topic Ensino de Geografia
Grupos Escolares
Práticas educativas
Cultura escolar
description A presente Tese tem por objetivo compreender a História do Ensino de Geografia em Grupos Escolares do Rio Grande do Norte, no período de 1908 a 1931. Tal fato se respalda na assertiva de que a Geografia enquanto matéria ensinada no contexto do território brasileiro se faz presente desde o Período Colonial, quando os conhecimentos utilizados pelos padres jesuítas contemplavam os conteúdos dessa disciplina. Posteriormente, no Império se consolida enquanto cadeira isolada e depois como componente curricular no Colégio Pedro II no Rio de Janeiro. Já no contexto da 1ª República integrou os programas de ensino dos Grupos Escolares nos Estados do Brasil. Metodologicamente a investigação consistiu em pesquisa bibliográfica a autores como Rocha (1996), Albuquerque (2011), Silva (2012), Vidal (2006), Magalhães (2004), e outros que discutem sobre Ensino de Geografia, Grupos Escolares, práticas educativas e cultura escolar. Essas categorias de análise possibilitaram entender a Geografia no contexto escolar no recorte temporal da pesquisa. Além disso, realizamos análises de fontes documentais como as legislações educacionais do Brasil e Rio Grande do Norte em relação ao ensino primário republicano, e diários de classe de professores, em que foi possível identificarmos os conteúdos e as práticas educativas dos professores nos Grupos escolares e confrontamos com os prescritos nas legislações educacionais. Além disso, utilizamos outras fontes como as fotografias e jornais que foram encontradas e disponibilizadas no período de visitas as instituições educativas que integraram a base empírica de nossa investigação. Dessa forma, a escolha da referida temática de pesquisa se justifica pela ausência de discussões que abordem a Geografia enquanto matéria em Grupos Escolares no território potiguar e também por poder contribuir com a historiografia Norte-Rio-Grandense, considerando as práticas educativas de professores ao lecionarem Geografia. O estudo realizado nos permite concluir que os Grupos Escolares atendiam ao que estava posto nas legislações e que a Geografia se fez presente nesses estabelecimentos de ensino, inclusive sendo ensinada a partir de práticas inovadoras para a época pelos professores, a exemplo, o uso de diferentes estratégias para representar o espaço, principalmente em escala local e até mesmo peças teatrais com temáticas inerentes a Geografia. Por fim, acreditamos que o referido estudo contribuiu com a História da Geografia Escolar, e de forma mais particular com as discussões a partir dos diários de classe dos professores.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-18T23:16:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS SOBRINHO, Djanni Martinho dos. História do ensino de geografia em grupos escolares do Rio Grande do Norte (1908 - 1931). 2021. 158f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47220
identifier_str_mv SANTOS SOBRINHO, Djanni Martinho dos. História do ensino de geografia em grupos escolares do Rio Grande do Norte (1908 - 1931). 2021. 158f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47220/1/Historiaensinogeografia_SantosSobrinho_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3807bc6dbb7f8f8dd88e79196c3211da
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117502590779392