Grupo Escolar Joaquim Nabuco – história e práticas educativas (Taipu/Rio Grande do Norte, 1919-1940)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Janaína Silva de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22262
Resumo: As primeiras décadas do século XX presenciaram a tentativa de reorganização do ensino primário brasileiro, tendo a escola como uma das principais propagadoras dos valores republicanos. Nesse contexto, os Grupos Escolares configuraram-se como projeto de educação popular para a propagação do acesso à leitura e à escrita, exigência pretendida pela República no Brasil. No Rio Grande do Norte, o processo de criação e ampliação dessa modalidade de escola primária se iniciou com a Reforma da Instrução Pública, através da Lei nº 284, de 30 de novembro de 1909. Dentre os Grupos Escolares do Rio Grande do Norte, analisamos a história e as práticas educativas o Grupo Escolar Joaquim Nabuco, localizado em Taipu, entre 1919 e 1940, período que compreende a sua criação e as duas primeiras décadas de funcionamento e consolidação da instituição. Particularizamos, nesse estudo, as práticas educativas das professoras Josefa Botelho e Helena Botelho, primeiras professoras a atuarem nessa instituição. Fundamentamos metodologicamente nosso estudo na História Cultural por possibilitar, também, a reflexão sobre os acontecimentos históricos e a compreensão de como uma determinada realidade social é construída. Pesquisamos nos acervos do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN); do Arquivo Público do Estado (APE/RN); da Escola Caetano de Campos (São Paulo) e da Escola Estadual Joaquim Nabuco, atual nomenclatura do Grupo Escolar pesquisado. Nesses acervos, dialogamos com as Leis, os Decretos do Governo, Relatórios e Mensagens Governamentais, jornais, revistas, Diários de Classe, cartilhas e livros didáticos. Analisamos as fontes no diálogo com autores como Chartier, R. (1990), que permite a interface com a prática e a representação dos atores envolvidos, e Morais, M. (2002; 2006), com as diferentes maneiras de se estabelecer a discussão com as fontes e pensar acerca da apropriação da leitura e da escrita a partir dos objetos contextualizados. A construção do Grupo Escolar Joaquim Nabuco foi importante para Taipu, pois, sendo a primeira instituição de ensino da cidade, permitiu às crianças o acesso à instrução pública. As professoras Helena Botelho e Josefa Botelho, formadas pela primeira turma da Escola Normal de Natal, em 1910, contribuíram de forma significativa para o funcionamento e consolidação do Grupo. Suas práticas educativas refletiam as ideias correntes acerca da alfabetização e do ensino da leitura e da escrita no período analisado. Indicavam os modos de fazer e a conduta específica na escola primária do Rio Grande do Norte.
id UFRN_a2a51bf1405a672cc87ff8990db6f243
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22262
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Morais, Janaína Silva dehttp://lattes.cnpq.br/9235274909720148http://lattes.cnpq.br/4223328278394193Stamatto, Maria Inês Sucupirahttp://lattes.cnpq.br/7289548301555477Paiva, Marlucia Menezes dehttp://lattes.cnpq.br/2624591870785039Machado, Charliton José dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/2036729143677618Nascimento, José Mateus dohttp://lattes.cnpq.br/9176401714554967Morais, Maria Arisnete Câmara de2017-03-15T23:28:02Z2017-03-15T23:28:02Z2016-02-25MORAIS, Janaína Silva de. Grupo Escolar Joaquim Nabuco – história e práticas educativas (Taipu/Rio Grande do Norte, 1919-1940). 2016. 142f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22262As primeiras décadas do século XX presenciaram a tentativa de reorganização do ensino primário brasileiro, tendo a escola como uma das principais propagadoras dos valores republicanos. Nesse contexto, os Grupos Escolares configuraram-se como projeto de educação popular para a propagação do acesso à leitura e à escrita, exigência pretendida pela República no Brasil. No Rio Grande do Norte, o processo de criação e ampliação dessa modalidade de escola primária se iniciou com a Reforma da Instrução Pública, através da Lei nº 284, de 30 de novembro de 1909. Dentre os Grupos Escolares do Rio Grande do Norte, analisamos a história e as práticas educativas o Grupo Escolar Joaquim Nabuco, localizado em Taipu, entre 1919 e 1940, período que compreende a sua criação e as duas primeiras décadas de funcionamento e consolidação da instituição. Particularizamos, nesse estudo, as práticas educativas das professoras Josefa Botelho e Helena Botelho, primeiras professoras a atuarem nessa instituição. Fundamentamos metodologicamente nosso estudo na História Cultural por possibilitar, também, a reflexão sobre os acontecimentos históricos e a compreensão de como uma determinada realidade social é construída. Pesquisamos nos acervos do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN); do Arquivo Público do Estado (APE/RN); da Escola Caetano de Campos (São Paulo) e da Escola Estadual Joaquim Nabuco, atual nomenclatura do Grupo Escolar pesquisado. Nesses acervos, dialogamos com as Leis, os Decretos do Governo, Relatórios e Mensagens Governamentais, jornais, revistas, Diários de Classe, cartilhas e livros didáticos. Analisamos as fontes no diálogo com autores como Chartier, R. (1990), que permite a interface com a prática e a representação dos atores envolvidos, e Morais, M. (2002; 2006), com as diferentes maneiras de se estabelecer a discussão com as fontes e pensar acerca da apropriação da leitura e da escrita a partir dos objetos contextualizados. A construção do Grupo Escolar Joaquim Nabuco foi importante para Taipu, pois, sendo a primeira instituição de ensino da cidade, permitiu às crianças o acesso à instrução pública. As professoras Helena Botelho e Josefa Botelho, formadas pela primeira turma da Escola Normal de Natal, em 1910, contribuíram de forma significativa para o funcionamento e consolidação do Grupo. Suas práticas educativas refletiam as ideias correntes acerca da alfabetização e do ensino da leitura e da escrita no período analisado. Indicavam os modos de fazer e a conduta específica na escola primária do Rio Grande do Norte.The first decades of the twentieth century witnessed the attempt to reorganize the Brazilian primary school, with the school as one of the main propagators of republican values. In this context, the School Groups were shaped like popular education project for the spread of access to reading and writing, intended requirement by the Republic in Brazil. In Rio Grande do Norte, the process of creation and expansion of this mode of primary school began with the reform of Public Education, law No. 284, 30 November 1909. Among the School Groups of Rio Grande do Norte, we analyze the history and the educational practices the School Group Joaquim Nabuco, located in Taipu, between 1919 and 1940, a period that comprises its inception and the first two decades of operation and consolidation of the institution. We specify in this study the educational practices of teachers Josefa Botelho and Helena Botelho, first teachers to act in this institution. Methodologically we base our study on the cultural history by allowing also the reflection on historical events and understanding how a particular social reality is constructed. We research in the collections of the Historical and Geographical Institute of Rio Grande do Norte (IHGRN); State Public Archive (APE/RN); the Caetano de Campos School (São Paulo) and the State School Joaquim Nabuco, current nomenclature of the School Group searched. In these collections, we dialogue with the Laws, Decrees of the Government, Reports and Government posts, newspapers, magazines, class diaries, booklets and textbooks. We have analyzed the sources in dialogue with authors such as Chartier (1990), which allows the interface with practice and representation of stakeholders, and Morais (2002; 2006), with different ways to settle the argument with the sources and think about the appropriation of reading and writing from the contextual objects. The construction of the School Group Joaquim Nabuco was important to Taipu then, being the first city of the educational institution, allowed children access to public education. The teachers Helena Botelho and Josefa Botelho, formed by the first group of the Normal School of Natal in 1910, contributed significantly to the operation and consolidation of the Group. Their educational practices reflect current ideas about literacy and reading and writing education in this period. They indicated the ways of doing and the specific action in primary school in Rio Grande do Norte.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOHistória da EducaçãoGrupo EscolarPráticas educativasGrupo Escolar Joaquim Nabuco – história e práticas educativas (Taipu/Rio Grande do Norte, 1919-1940)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJanainaSilvaDeMorais_DISSERT.pdfJanainaSilvaDeMorais_DISSERT.pdfapplication/pdf6019133https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22262/1/JanainaSilvaDeMorais_DISSERT.pdf8022a352f94800bf7cf0054521a72ae2MD51TEXTJanainaSilvaDeMorais_DISSERT.pdf.txtJanainaSilvaDeMorais_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain289081https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22262/4/JanainaSilvaDeMorais_DISSERT.pdf.txt04d7f565ba54e8ad2220695cd02c0569MD54THUMBNAILJanainaSilvaDeMorais_DISSERT.pdf.jpgJanainaSilvaDeMorais_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2173https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22262/5/JanainaSilvaDeMorais_DISSERT.pdf.jpg1c281cfcfc7785dddbfd08d29b8f3418MD55123456789/222622017-11-03 23:23:21.045oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22262Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T02:23:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Grupo Escolar Joaquim Nabuco – história e práticas educativas (Taipu/Rio Grande do Norte, 1919-1940)
title Grupo Escolar Joaquim Nabuco – história e práticas educativas (Taipu/Rio Grande do Norte, 1919-1940)
spellingShingle Grupo Escolar Joaquim Nabuco – história e práticas educativas (Taipu/Rio Grande do Norte, 1919-1940)
Morais, Janaína Silva de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
História da Educação
Grupo Escolar
Práticas educativas
title_short Grupo Escolar Joaquim Nabuco – história e práticas educativas (Taipu/Rio Grande do Norte, 1919-1940)
title_full Grupo Escolar Joaquim Nabuco – história e práticas educativas (Taipu/Rio Grande do Norte, 1919-1940)
title_fullStr Grupo Escolar Joaquim Nabuco – história e práticas educativas (Taipu/Rio Grande do Norte, 1919-1940)
title_full_unstemmed Grupo Escolar Joaquim Nabuco – história e práticas educativas (Taipu/Rio Grande do Norte, 1919-1940)
title_sort Grupo Escolar Joaquim Nabuco – história e práticas educativas (Taipu/Rio Grande do Norte, 1919-1940)
author Morais, Janaína Silva de
author_facet Morais, Janaína Silva de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9235274909720148
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4223328278394193
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Stamatto, Maria Inês Sucupira
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7289548301555477
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Paiva, Marlucia Menezes de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2624591870785039
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Machado, Charliton José dos Santos
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2036729143677618
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Nascimento, José Mateus do
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9176401714554967
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Janaína Silva de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Morais, Maria Arisnete Câmara de
contributor_str_mv Morais, Maria Arisnete Câmara de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
História da Educação
Grupo Escolar
Práticas educativas
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação
Grupo Escolar
Práticas educativas
description As primeiras décadas do século XX presenciaram a tentativa de reorganização do ensino primário brasileiro, tendo a escola como uma das principais propagadoras dos valores republicanos. Nesse contexto, os Grupos Escolares configuraram-se como projeto de educação popular para a propagação do acesso à leitura e à escrita, exigência pretendida pela República no Brasil. No Rio Grande do Norte, o processo de criação e ampliação dessa modalidade de escola primária se iniciou com a Reforma da Instrução Pública, através da Lei nº 284, de 30 de novembro de 1909. Dentre os Grupos Escolares do Rio Grande do Norte, analisamos a história e as práticas educativas o Grupo Escolar Joaquim Nabuco, localizado em Taipu, entre 1919 e 1940, período que compreende a sua criação e as duas primeiras décadas de funcionamento e consolidação da instituição. Particularizamos, nesse estudo, as práticas educativas das professoras Josefa Botelho e Helena Botelho, primeiras professoras a atuarem nessa instituição. Fundamentamos metodologicamente nosso estudo na História Cultural por possibilitar, também, a reflexão sobre os acontecimentos históricos e a compreensão de como uma determinada realidade social é construída. Pesquisamos nos acervos do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN); do Arquivo Público do Estado (APE/RN); da Escola Caetano de Campos (São Paulo) e da Escola Estadual Joaquim Nabuco, atual nomenclatura do Grupo Escolar pesquisado. Nesses acervos, dialogamos com as Leis, os Decretos do Governo, Relatórios e Mensagens Governamentais, jornais, revistas, Diários de Classe, cartilhas e livros didáticos. Analisamos as fontes no diálogo com autores como Chartier, R. (1990), que permite a interface com a prática e a representação dos atores envolvidos, e Morais, M. (2002; 2006), com as diferentes maneiras de se estabelecer a discussão com as fontes e pensar acerca da apropriação da leitura e da escrita a partir dos objetos contextualizados. A construção do Grupo Escolar Joaquim Nabuco foi importante para Taipu, pois, sendo a primeira instituição de ensino da cidade, permitiu às crianças o acesso à instrução pública. As professoras Helena Botelho e Josefa Botelho, formadas pela primeira turma da Escola Normal de Natal, em 1910, contribuíram de forma significativa para o funcionamento e consolidação do Grupo. Suas práticas educativas refletiam as ideias correntes acerca da alfabetização e do ensino da leitura e da escrita no período analisado. Indicavam os modos de fazer e a conduta específica na escola primária do Rio Grande do Norte.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-03-15T23:28:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-03-15T23:28:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MORAIS, Janaína Silva de. Grupo Escolar Joaquim Nabuco – história e práticas educativas (Taipu/Rio Grande do Norte, 1919-1940). 2016. 142f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22262
identifier_str_mv MORAIS, Janaína Silva de. Grupo Escolar Joaquim Nabuco – história e práticas educativas (Taipu/Rio Grande do Norte, 1919-1940). 2016. 142f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22262/1/JanainaSilvaDeMorais_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22262/4/JanainaSilvaDeMorais_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22262/5/JanainaSilvaDeMorais_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8022a352f94800bf7cf0054521a72ae2
04d7f565ba54e8ad2220695cd02c0569
1c281cfcfc7785dddbfd08d29b8f3418
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117699834216448