Otimização e Análise Estrutural do Chassi de um Veículo Baja SAE
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42936 |
Resumo: | Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um projeto de otimização aplicado ao chassi de um veículo baja, com auxílio do software ANSYS®. O objetivo da análise é que a massa da estrutura seja reduzida a fim de que aumente a performance do carro durante provas dinâmicas. Todas as considerações de projeto seguem o Regulamento Administrativo e Técnico Baja SAE Brasil com o intuito de que o projeto seja totalmente válido para participar das competições regionais e nacionais. Análises estáticas e dinâmicas foram consideradas para estudo das respostas mecânicas, visando a integridade da estrutura quando a mesma é submetida a situações críticas. O estudo também tem como prioridade garantir segurança ao piloto quando o mesmo está dirigindo o veículo. Como resultado houve uma redução de 10,91% da massa do chassi bem como análises dos valores de deformação e tensão críticas, obtidas por meio de simulações computacionais com o uso do método dos elementos finitos. |
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Bezerra Filho, Renato José LimaDias, Avelino Manuel da SilvaBernardo, LuanArantes Jr, João Carlos2020-07-30T11:43:09Z2021-10-05T15:57:46Z2020-07-30T11:43:09Z2021-10-05T15:57:46Z2020-07-2820180155320Bezerra Filho, R. J. L. Otimização e Análise Estrutural do Chassi de um veículo Baja SAE. 2020. 87 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42936Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um projeto de otimização aplicado ao chassi de um veículo baja, com auxílio do software ANSYS®. O objetivo da análise é que a massa da estrutura seja reduzida a fim de que aumente a performance do carro durante provas dinâmicas. Todas as considerações de projeto seguem o Regulamento Administrativo e Técnico Baja SAE Brasil com o intuito de que o projeto seja totalmente válido para participar das competições regionais e nacionais. Análises estáticas e dinâmicas foram consideradas para estudo das respostas mecânicas, visando a integridade da estrutura quando a mesma é submetida a situações críticas. O estudo também tem como prioridade garantir segurança ao piloto quando o mesmo está dirigindo o veículo. Como resultado houve uma redução de 10,91% da massa do chassi bem como análises dos valores de deformação e tensão críticas, obtidas por meio de simulações computacionais com o uso do método dos elementos finitos.This work presents the development of an optimization project applied to the chassis of an baja vehicle using the software ANSYS®. The purpose of the analysis is that the mass of the structure is reduced in order to increase the performance of the car during dynamic tests. All design considerations follow the Baja SAE Brazil Technical Regulation in order that the project is fully valid to participate in regional and nation competitions. Static and dynamic analyses were considered to study the behavior, aiming at the integrity of the structure when it is subjected to critical situations. The study also has as a priority to guarantee the driver’s safety when he is driving the vehicle. As a result, there was a 10,91% reduction in the chassis mass as well an analysis of the values of stress and deformation obtained through computer simulations using finite element method.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilEngenharia MecânicaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessotimizaçãochassibajaOtimização e Análise Estrutural do Chassi de um Veículo Baja SAEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/42936/1/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD51ORIGINALOtimizaçãoeAnáliseEstrutural_BEZEERAFILHO_2020.pdfTrabalho de Conclusão de Cursoapplication/pdf3361066https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/42936/2/Otimiza%c3%a7%c3%a3oeAn%c3%a1liseEstrutural_BEZEERAFILHO_2020.pdf497bb73f4572166b0ff2956927ee790fMD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/42936/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53TEXTOtimizaçãoeAnáliseEstrutural_BEZEERAFILHO_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain160179https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/42936/4/Otimiza%c3%a7%c3%a3oeAn%c3%a1liseEstrutural_BEZEERAFILHO_2020.pdf.txt18baa4e2cae7f60ce57a75cc589da44cMD54123456789/429362021-10-05 12:57:46.6oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-10-05T15:57:46Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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