Desenvolvimento de um equipamento para determinação da rigidez torcional de um chassi do tipo spaceframe da equipe BAJA SAE da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gambôa, Thiago Longaray
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/217426
Resumo: Este trabalho proporciona à equipe Baja SAE da UFRGS um método para obter a rigidez torcional do veículo de forma experimental. Neste trabalho é de interesse analisar essa propriedade apenas no chassi e no veículo inteiro aplicando o torque na estrutura da suspensão. Para tanto, um conjunto de equipamentos versáteis e adaptáveis a diferentes chassis são construídos de forma que o veículo tem a sua traseira fixada e a sua dianteira, com um pivô central, sofre um torque gradualmente conhecido através da força peso, respeitando os graus de liberdade que as fixações devem ter e levando em conta a estrutura da suspensão. Então é mensurada a sua deformação angular, tanto no veículo inteiro como apenas no chassi. Devido à ocorrência de histerese entre ensaios consecutivos, é feita a análise estatística dos dados obtidos nos últimos ensaios. Considerando uma distribuição normal com um erro associado a 95% de confiança somado à incerteza instrumental dos equipamentos utilizados, encontra-se um erro entre 4% a 8% dependendo de quais as considerações. Por fim é observada uma rigidez associada apenas ao chassi cerca de 34% mais elevada do que no veículo inteiramente.
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