O complexo bilíngue de referência para surdos da zona oeste de Natal: fundamentos e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José Edmilson Felipe da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22527
Resumo: Esta pesquisa de abordagem qualitativa tem por objeto de estudo as práticas e narrativas no currículo de uma escola municipal decorrente da implementação de políticas públicas de inclusão no campo educacional natalense por meio dos CBRS – Complexos Bilingues de Referências para Surdos. Com fundamento na abordagem sócio-histórica (FREITAS, 2003); e aporte em Bakhtin (1995), Vygotsky (1998) e nos Estudos Culturais (JOHNSON, 1999; MATTELART, NEVEU, 2004) com ênfase nos Estudos Surdos (DORZIAT, 2009; 2011; SKLIAR, 2011; SÁ, 2011; 201?; LODI, MELO; FERNANDES, 2012). Como aportes teóricos também foram importantes as contribuições sobre o Currículo Escolar (SILVA, 1995), Educação de Surdos (LOPES, 2007; 2013) e Comunidade e Cultura Surda (SÁNCHEZ, 1990; LANE, 1997; SACKS, 2010). A pesquisa foi realizada entre o segundo semestre de 2014 e o primeiro semestre de 2015, em um dos CBRS da rede municipal de ensino de Natal/RN, tendo como objetivo geral a análise do currículo da E. M. Luiz Maranhão por meio das ações e enunciados de parte de seus profissionais envolvidos com a educação de alunos surdos e como objetivos específicos identificar a concepção de sujeito surdo na proposta dos Complexos e a finalidade da educação desses sujeitos nesses espaços. Como instrumentos, foram utilizados o roteiro de entrevista e os questionários e como procedimentos de pesquisas a observação participante, as entrevistas coletivas e a análise documental. Os dados foram analisados com base na Análise de Conteúdo (RAMPAZZO, 2002; FRANCO, 2005; BARDIN, 2011). A análise dos dados fez emergir as contradições e os descompassos nas narrativas e nas práticas curriculares. Diante dos dados analisados, concluímos que, nos anos iniciais no CBRS de Cidade Nova, Zona Oeste de Natal/RN, os fundamentos e as práticas manifestas vão de encontro à proposta de educação bilíngue do Movimento Surdo. A maioria dos colaboradores, como se pode constatar, concebe o sujeito surdo como deficiente e a educação bilíngue como mais um desdobramento da educação de pessoas com necessidades especiais.
id UFRN_410058592e0d4fcacedd91f8f8746a7a
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22527
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, José Edmilson Felipe dahttp://lattes.cnpq.br/6659991013563878http://lattes.cnpq.br/1935167361851222Melo, Ana Dorziat Barbosa dehttp://lattes.cnpq.br/3204338503691476Vieira, Francileide Batista de Almeidahttp://lattes.cnpq.br/0771033292637600Alves, Jefferson Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/1834832958808690Ribeiro, Marcia Maria Gurgelhttp://lattes.cnpq.br/3426259793325875Momo, Mariangelahttp://lattes.cnpq.br/6061996250283917Limeira, Nídia Reginahttp://lattes.cnpq.br/8473111089898117Lopes, Denise Maria de Carvalho2017-03-29T21:46:43Z2017-03-29T21:46:43Z2016-07-29SILVA, José Edmilson Felipe da. O complexo bilíngue de referência para surdos da zona oeste de Natal: fundamentos e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. 178f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22527Esta pesquisa de abordagem qualitativa tem por objeto de estudo as práticas e narrativas no currículo de uma escola municipal decorrente da implementação de políticas públicas de inclusão no campo educacional natalense por meio dos CBRS – Complexos Bilingues de Referências para Surdos. Com fundamento na abordagem sócio-histórica (FREITAS, 2003); e aporte em Bakhtin (1995), Vygotsky (1998) e nos Estudos Culturais (JOHNSON, 1999; MATTELART, NEVEU, 2004) com ênfase nos Estudos Surdos (DORZIAT, 2009; 2011; SKLIAR, 2011; SÁ, 2011; 201?; LODI, MELO; FERNANDES, 2012). Como aportes teóricos também foram importantes as contribuições sobre o Currículo Escolar (SILVA, 1995), Educação de Surdos (LOPES, 2007; 2013) e Comunidade e Cultura Surda (SÁNCHEZ, 1990; LANE, 1997; SACKS, 2010). A pesquisa foi realizada entre o segundo semestre de 2014 e o primeiro semestre de 2015, em um dos CBRS da rede municipal de ensino de Natal/RN, tendo como objetivo geral a análise do currículo da E. M. Luiz Maranhão por meio das ações e enunciados de parte de seus profissionais envolvidos com a educação de alunos surdos e como objetivos específicos identificar a concepção de sujeito surdo na proposta dos Complexos e a finalidade da educação desses sujeitos nesses espaços. Como instrumentos, foram utilizados o roteiro de entrevista e os questionários e como procedimentos de pesquisas a observação participante, as entrevistas coletivas e a análise documental. Os dados foram analisados com base na Análise de Conteúdo (RAMPAZZO, 2002; FRANCO, 2005; BARDIN, 2011). A análise dos dados fez emergir as contradições e os descompassos nas narrativas e nas práticas curriculares. Diante dos dados analisados, concluímos que, nos anos iniciais no CBRS de Cidade Nova, Zona Oeste de Natal/RN, os fundamentos e as práticas manifestas vão de encontro à proposta de educação bilíngue do Movimento Surdo. A maioria dos colaboradores, como se pode constatar, concebe o sujeito surdo como deficiente e a educação bilíngue como mais um desdobramento da educação de pessoas com necessidades especiais.This qualitative research approach aims to study both practices and narratives in the curriculum of a municipal public school by the implementation of public inclusion policies in natalense educational field through Bilinguals References Complexes for Deaf people – Complexos Bilíngues de Referência para Surdos (CBRS). It was Based on social – historical methodological (FREITAS, 2003), and supported in Bakhtin (1995), Vygotsky (1998) and on social cultural studies (JOHNSON, 1999; MATTELART; NEVEU, 2004) with emphasis on deaf studies (DORZIART, 2009; 2011; SKLIAR, 2011; SÁ, 2011; 2012; LODI; MELO; FERNANDES, 2012). As theoretical support it was also important the contribution on the school curriculum (SILVA, 1995), deaf people education (LOPES, 2007; 2013) and community and deaf people culture (SÁNCHEZ, 1990; LANE, 1997; SACKS, 2010). The research was carried out between the second half of 2014 and the first half of 2015 in one of the CBRS in Municipal educational system from Natal/RN. By aiming this way, the general curriculum analysis of Luiz Maranhão Municipal School through actions and announced of parts of its professionals involved with deaf students’ education and as specific aim to identify the deaf subject conception of proposals from the complexes and goals of education of these subjects in these spaces. For developing this paper. However, it was used tools such as interviews and questionnaires and as a research procedure the participant observation and group interviews. The data analyzed were based on content analysis (RAMPAZZO, 2002; FRANCO, 2005; BARDIN, 2011). The data analysis brought up contradictions and differences on narratives and curricular practices. Before the analyzed data we came into the conclusion that in the first grades of CBRS in Cidade Nova, West Zone of Natal/RN, the fundamentals and demonstrated practices are not in accordance with the proposal of bilingual education of the Deaf movement and Deaf studies. The majority of collaborators see the deaf as a disabled person and bilingual education like one more expansion of people’s education with special needs.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOComplexos bilínguesEducação de surdosInclusãoExclusãoEducação inclusivaO complexo bilíngue de referência para surdos da zona oeste de Natal: fundamentos e práticas nos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALComplexoBilíngueReferência_Silva_2016.pdfComplexoBilíngueReferência_Silva_2016.pdfapplication/pdf1604183https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22527/1/ComplexoBil%c3%adngueRefer%c3%aancia_Silva_2016.pdfa98893c1387e47ccd942e5284b43f6fcMD51TEXTJoseEdmilsonFelipeDaSilva_TESE.pdf.txtJoseEdmilsonFelipeDaSilva_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain424477https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22527/4/JoseEdmilsonFelipeDaSilva_TESE.pdf.txtd42744497073f7fd6da1faf03e5f2e5cMD54ComplexoBilíngueReferência_Silva_2016.pdf.txtComplexoBilíngueReferência_Silva_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain424402https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22527/6/ComplexoBil%c3%adngueRefer%c3%aancia_Silva_2016.pdf.txtf710ab2bf33a794cf85b58b403a2118aMD56THUMBNAILJoseEdmilsonFelipeDaSilva_TESE.pdf.jpgJoseEdmilsonFelipeDaSilva_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22527/5/JoseEdmilsonFelipeDaSilva_TESE.pdf.jpg7a9e6d3f43e30d54682b43909b6b3fb5MD55ComplexoBilíngueReferência_Silva_2016.pdf.jpgComplexoBilíngueReferência_Silva_2016.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1224https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22527/7/ComplexoBil%c3%adngueRefer%c3%aancia_Silva_2016.pdf.jpgabe8fdb1be734ac4a0b901b86711c941MD57123456789/225272019-06-16 02:18:10.424oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22527Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-16T05:18:10Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O complexo bilíngue de referência para surdos da zona oeste de Natal: fundamentos e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental
title O complexo bilíngue de referência para surdos da zona oeste de Natal: fundamentos e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle O complexo bilíngue de referência para surdos da zona oeste de Natal: fundamentos e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental
Silva, José Edmilson Felipe da
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Complexos bilíngues
Educação de surdos
Inclusão
Exclusão
Educação inclusiva
title_short O complexo bilíngue de referência para surdos da zona oeste de Natal: fundamentos e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full O complexo bilíngue de referência para surdos da zona oeste de Natal: fundamentos e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr O complexo bilíngue de referência para surdos da zona oeste de Natal: fundamentos e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed O complexo bilíngue de referência para surdos da zona oeste de Natal: fundamentos e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort O complexo bilíngue de referência para surdos da zona oeste de Natal: fundamentos e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental
author Silva, José Edmilson Felipe da
author_facet Silva, José Edmilson Felipe da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6659991013563878
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1935167361851222
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Melo, Ana Dorziat Barbosa de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3204338503691476
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Vieira, Francileide Batista de Almeida
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0771033292637600
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Alves, Jefferson Fernandes
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1834832958808690
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Ribeiro, Marcia Maria Gurgel
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3426259793325875
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Momo, Mariangela
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees5Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6061996250283917
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv Limeira, Nídia Regina
dc.contributor.referees6Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8473111089898117
dc.contributor.referees6ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, José Edmilson Felipe da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes, Denise Maria de Carvalho
contributor_str_mv Lopes, Denise Maria de Carvalho
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Complexos bilíngues
Educação de surdos
Inclusão
Exclusão
Educação inclusiva
dc.subject.por.fl_str_mv Complexos bilíngues
Educação de surdos
Inclusão
Exclusão
Educação inclusiva
description Esta pesquisa de abordagem qualitativa tem por objeto de estudo as práticas e narrativas no currículo de uma escola municipal decorrente da implementação de políticas públicas de inclusão no campo educacional natalense por meio dos CBRS – Complexos Bilingues de Referências para Surdos. Com fundamento na abordagem sócio-histórica (FREITAS, 2003); e aporte em Bakhtin (1995), Vygotsky (1998) e nos Estudos Culturais (JOHNSON, 1999; MATTELART, NEVEU, 2004) com ênfase nos Estudos Surdos (DORZIAT, 2009; 2011; SKLIAR, 2011; SÁ, 2011; 201?; LODI, MELO; FERNANDES, 2012). Como aportes teóricos também foram importantes as contribuições sobre o Currículo Escolar (SILVA, 1995), Educação de Surdos (LOPES, 2007; 2013) e Comunidade e Cultura Surda (SÁNCHEZ, 1990; LANE, 1997; SACKS, 2010). A pesquisa foi realizada entre o segundo semestre de 2014 e o primeiro semestre de 2015, em um dos CBRS da rede municipal de ensino de Natal/RN, tendo como objetivo geral a análise do currículo da E. M. Luiz Maranhão por meio das ações e enunciados de parte de seus profissionais envolvidos com a educação de alunos surdos e como objetivos específicos identificar a concepção de sujeito surdo na proposta dos Complexos e a finalidade da educação desses sujeitos nesses espaços. Como instrumentos, foram utilizados o roteiro de entrevista e os questionários e como procedimentos de pesquisas a observação participante, as entrevistas coletivas e a análise documental. Os dados foram analisados com base na Análise de Conteúdo (RAMPAZZO, 2002; FRANCO, 2005; BARDIN, 2011). A análise dos dados fez emergir as contradições e os descompassos nas narrativas e nas práticas curriculares. Diante dos dados analisados, concluímos que, nos anos iniciais no CBRS de Cidade Nova, Zona Oeste de Natal/RN, os fundamentos e as práticas manifestas vão de encontro à proposta de educação bilíngue do Movimento Surdo. A maioria dos colaboradores, como se pode constatar, concebe o sujeito surdo como deficiente e a educação bilíngue como mais um desdobramento da educação de pessoas com necessidades especiais.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-07-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-03-29T21:46:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-03-29T21:46:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, José Edmilson Felipe da. O complexo bilíngue de referência para surdos da zona oeste de Natal: fundamentos e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. 178f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22527
identifier_str_mv SILVA, José Edmilson Felipe da. O complexo bilíngue de referência para surdos da zona oeste de Natal: fundamentos e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. 178f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22527/1/ComplexoBil%c3%adngueRefer%c3%aancia_Silva_2016.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22527/4/JoseEdmilsonFelipeDaSilva_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22527/6/ComplexoBil%c3%adngueRefer%c3%aancia_Silva_2016.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22527/5/JoseEdmilsonFelipeDaSilva_TESE.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22527/7/ComplexoBil%c3%adngueRefer%c3%aancia_Silva_2016.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a98893c1387e47ccd942e5284b43f6fc
d42744497073f7fd6da1faf03e5f2e5c
f710ab2bf33a794cf85b58b403a2118a
7a9e6d3f43e30d54682b43909b6b3fb5
abe8fdb1be734ac4a0b901b86711c941
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832676369072128