O complexo bilíngue de referência para surdos da zona oeste de Natal: fundamentos e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188481 |
Resumo: | Tese |
id |
UFSC_350c85a048401d9d601197165a4d563b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/188481 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O complexo bilíngue de referência para surdos da zona oeste de Natal: fundamentos e práticas nos anos iniciais do ensino fundamentalComplexos bilíngues; Educação de surdos; Inclusão;Exclusão; Educação inclusivaTeseEsta pesquisa de abordagem qualitativa tem por objeto de estudo as práticas e narrativas no currículo de uma escola municipal decorrente da implementação de políticas públicas de inclusão no campo educacional natalense por meio dos CBRS – Complexos Bilingues de Referências para Surdos. Com fundamento na abordagem sócio-histórica (FREITAS, 2003); e aporte em Bakhtin (1995), Vygotsky (1998) e nos Estudos Culturais (JOHNSON, 1999; MATTELART, NEVEU, 2004) com ênfase nos Estudos Surdos (DORZIAT, 2009; 2011; SKLIAR, 2011; SÁ, 2011; 201?; LODI, MELO; FERNANDES, 2012). Como aportes teóricos também foram importantes as contribuições sobre o Currículo Escolar (SILVA, 1995), Educação de Surdos (LOPES, 2007; 2013) e Comunidade e Cultura Surda (SÁNCHEZ, 1990; LANE, 1997; SACKS, 2010). A pesquisa foi realizada entre o segundo semestre de 2014 e o primeiro semestre de 2015, em um dos CBRS da rede municipal de ensino de Natal/RN, tendo como objetivo geral a análise do currículo da E. M. Luiz Maranhão por meio das ações e enunciados de parte de seus profissionais envolvidos com a educação de alunos surdos e como objetivos específicos identificar a concepção de sujeito surdo na proposta dos Complexos e a finalidade da educação desses sujeitos nesses espaços. Como instrumentos, foram utilizados o roteiro de entrevista e os questionários e como procedimentos de pesquisas a observação participante, as entrevistas coletivas e a análise documental. Os dados foram analisados com base na Análise de Conteúdo (RAMPAZZO, 2002; FRANCO, 2005; BARDIN, 2011). A análise dos dados fez emergir as contradições e os descompassos nas narrativas e nas práticas curriculares. Diante dos dados analisados, concluímos que, nos anos iniciais no CBRS de Cidade Nova, Zona Oeste de Natal/RN, os fundamentos e as práticas manifestas vão de encontro à proposta de educação bilíngue do Movimento Surdo. A maioria dos colaboradores, como se pode constatar, concebe o sujeito surdo como deficiente e a educação bilíngue como mais um desdobramento da educação de pessoas com necessidades especiais.UFRN2018-07-20T14:28:19Z2018-07-20T14:28:19Z2016-07-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVA, José Edmilson Felipe da. O complexo bilíngue de referência para surdos da zona oeste de Natal: fundamentos e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. 178f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. Orientadora Denise Maria de Carvalho Lopes e coorientadora Nidia Regina Limeira de Sáhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188481SILVA, José Edmilson Felipe daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-20T14:28:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188481Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-20T14:28:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O complexo bilíngue de referência para surdos da zona oeste de Natal: fundamentos e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental |
title |
O complexo bilíngue de referência para surdos da zona oeste de Natal: fundamentos e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
O complexo bilíngue de referência para surdos da zona oeste de Natal: fundamentos e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental SILVA, José Edmilson Felipe da Complexos bilíngues; Educação de surdos; Inclusão;Exclusão; Educação inclusiva |
title_short |
O complexo bilíngue de referência para surdos da zona oeste de Natal: fundamentos e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
O complexo bilíngue de referência para surdos da zona oeste de Natal: fundamentos e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
O complexo bilíngue de referência para surdos da zona oeste de Natal: fundamentos e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O complexo bilíngue de referência para surdos da zona oeste de Natal: fundamentos e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
O complexo bilíngue de referência para surdos da zona oeste de Natal: fundamentos e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
SILVA, José Edmilson Felipe da |
author_facet |
SILVA, José Edmilson Felipe da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, José Edmilson Felipe da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Complexos bilíngues; Educação de surdos; Inclusão;Exclusão; Educação inclusiva |
topic |
Complexos bilíngues; Educação de surdos; Inclusão;Exclusão; Educação inclusiva |
description |
Tese |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-19 2018-07-20T14:28:19Z 2018-07-20T14:28:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, José Edmilson Felipe da. O complexo bilíngue de referência para surdos da zona oeste de Natal: fundamentos e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. 178f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. Orientadora Denise Maria de Carvalho Lopes e coorientadora Nidia Regina Limeira de Sá https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188481 |
identifier_str_mv |
SILVA, José Edmilson Felipe da. O complexo bilíngue de referência para surdos da zona oeste de Natal: fundamentos e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. 178f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. Orientadora Denise Maria de Carvalho Lopes e coorientadora Nidia Regina Limeira de Sá |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188481 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRN |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRN |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652177975017473 |