Educação sexual: propostas de oficinas didáticas para o ensino fundamental e médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Ewerton Ricardo Viana de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29952
Resumo: A educação básica deve buscar uma formação integral do indivíduo. Para isso é preciso considerar processos educativos que promovam aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e interesses dos estudantes. A temática educação sexual, além de pertencer à realidade do aluno, desperta o interesse e contribui para a sua formação integral. O presente estudo apoia-se no referencial dos temas geradores de Paulo Freire. Oficinas foram aplicadas a alunos do Ensino Fundamental e Médio de uma Escola Estadual Professora Maria Lídia da Silva no município de São Bento do Trairi/RN. O presente estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa com participação de professores de todos os componentes curriculares, alunos e familiares. A princípio foram aplicados questionários para escolha do tema e elaboradas oficinas didáticas. Antes e depois de cada oficina eram aplicados questionários com professores e alunos que serviram como instrumentos de coleta de dados para a pesquisa. Durante a aplicação das oficinas foi possível perceber a participação ativa dos alunos, uma vez que as atividades propostas favoreciam o diálogo. Embora todos os professores tenham se envolvido no desenvolvimento das atividades propostas, alguns ainda não se sentem confortáveis para trabalhar essas temáticas em sala de aula. Com este trabalho pôde-se perceber que ainda faltam informações sobre os métodos contraceptivos, Doenças Sexualmente Transmissíveis e quais são os impactos de uma gravidez indesejada na vida de um adolescente. Percebeu-se também que esse assunto, na maioria das vezes, não é tratado no ambiente familiar, porém é trabalhado em algumas disciplinas, na maioria das vezes, como conteúdo curricular. Para os professores as atividades propostas favoreceram a problematização do conhecimento, estimularam a participação dos alunos. Ao final da aplicação das oficinas os alunos avaliaram positivamente as atividades e sugeriram outras temáticas para serem trabalhadas em sala de aula. Para a produção das oficinas utilizamos como orientações legais a Base Nacional Curricular Comum.
id UFRN_432ab5d6f9537f4b338c948217c0c29e
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29952
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Medeiros, Ewerton Ricardo Viana deDantas Filho, Francisco FerreiraMalcher, Grazielle TavaresMazze, Fernanda Marur2020-09-04T23:53:52Z2020-09-04T23:53:52Z2020-01-23MEDEIROS, Ewerton Ricardo Viana de. Educação sexual: propostas de oficinas didáticas para o ensino fundamental e médio. 2020. 129f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29952A educação básica deve buscar uma formação integral do indivíduo. Para isso é preciso considerar processos educativos que promovam aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e interesses dos estudantes. A temática educação sexual, além de pertencer à realidade do aluno, desperta o interesse e contribui para a sua formação integral. O presente estudo apoia-se no referencial dos temas geradores de Paulo Freire. Oficinas foram aplicadas a alunos do Ensino Fundamental e Médio de uma Escola Estadual Professora Maria Lídia da Silva no município de São Bento do Trairi/RN. O presente estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa com participação de professores de todos os componentes curriculares, alunos e familiares. A princípio foram aplicados questionários para escolha do tema e elaboradas oficinas didáticas. Antes e depois de cada oficina eram aplicados questionários com professores e alunos que serviram como instrumentos de coleta de dados para a pesquisa. Durante a aplicação das oficinas foi possível perceber a participação ativa dos alunos, uma vez que as atividades propostas favoreciam o diálogo. Embora todos os professores tenham se envolvido no desenvolvimento das atividades propostas, alguns ainda não se sentem confortáveis para trabalhar essas temáticas em sala de aula. Com este trabalho pôde-se perceber que ainda faltam informações sobre os métodos contraceptivos, Doenças Sexualmente Transmissíveis e quais são os impactos de uma gravidez indesejada na vida de um adolescente. Percebeu-se também que esse assunto, na maioria das vezes, não é tratado no ambiente familiar, porém é trabalhado em algumas disciplinas, na maioria das vezes, como conteúdo curricular. Para os professores as atividades propostas favoreceram a problematização do conhecimento, estimularam a participação dos alunos. Ao final da aplicação das oficinas os alunos avaliaram positivamente as atividades e sugeriram outras temáticas para serem trabalhadas em sala de aula. Para a produção das oficinas utilizamos como orientações legais a Base Nacional Curricular Comum.Basic education must seek the integral formation of the indivual. For this it is necessary to consider educational processes that promote learning in tune with the needs, possibilities and interests of studentes. The theme sexual education, besides belonging to the student’s reality, arouses interest and contributes to their integral formation. The present study is based on Paulo Freire’s generating themes. Workshops were applied to elementary and high school students from a state school teacher Maria Lídia da Silva located in São Bento do Trairi/RN. This study is a qualitative research with the participation of teachers from all curriculum componentes, students and families. At first, questionnaires were applied to choose the theme and didatic workshops were developed. Before and after each workshop, questionnaires were applied with teachers and students who served as data collection instruments for the research. During the implementation of the workshops it was possible to perceive the active participacion of the studentes, since the proposed activities favored dialogue. Although all teachers have been involved in the development of the proposed activities, some are still not comfortable working on these topics in the classroom. With this work it was possible to realize that there is still a lack of information about contraceptive methods, sexually transmitted diseases and what are the impacts of na unwanted pregnacy on a teenager’s life. It was also noticed that this subject is, fot the most part, not dealt with in the Family environment but is dealt with in some disciplines, most of the time as curricular content. For the teachers the proposed activities favored the problematization of knowledge stimulated the students participation. At the end of the workshops, students positively evaluated the activities and suggested other themes to be worked on in the classroom. For the production of the workshops we use as legal guideline the Common National Curriculum Base.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilEducação sexualTema geradorOficina didáticaEducação sexual: propostas de oficinas didáticas para o ensino fundamental e médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTEducacaosexualpropostas_Medeiros_2020.pdf.txtEducacaosexualpropostas_Medeiros_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain176312https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29952/2/Educacaosexualpropostas_Medeiros_2020.pdf.txtee84dc75aea01fe09c7b35b43b279ea5MD52THUMBNAILEducacaosexualpropostas_Medeiros_2020.pdf.jpgEducacaosexualpropostas_Medeiros_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1250https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29952/3/Educacaosexualpropostas_Medeiros_2020.pdf.jpg3f96f22d9b009b3c599741bf226cfc2eMD53ORIGINALEducacaosexualpropostas_Medeiros_2020.pdfapplication/pdf5100797https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29952/1/Educacaosexualpropostas_Medeiros_2020.pdf3d7cc628d0641b258a26e4c350c5d53bMD51123456789/299522024-03-21 14:12:31.022oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29952Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-03-21T17:12:31Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação sexual: propostas de oficinas didáticas para o ensino fundamental e médio
title Educação sexual: propostas de oficinas didáticas para o ensino fundamental e médio
spellingShingle Educação sexual: propostas de oficinas didáticas para o ensino fundamental e médio
Medeiros, Ewerton Ricardo Viana de
Educação sexual
Tema gerador
Oficina didática
title_short Educação sexual: propostas de oficinas didáticas para o ensino fundamental e médio
title_full Educação sexual: propostas de oficinas didáticas para o ensino fundamental e médio
title_fullStr Educação sexual: propostas de oficinas didáticas para o ensino fundamental e médio
title_full_unstemmed Educação sexual: propostas de oficinas didáticas para o ensino fundamental e médio
title_sort Educação sexual: propostas de oficinas didáticas para o ensino fundamental e médio
author Medeiros, Ewerton Ricardo Viana de
author_facet Medeiros, Ewerton Ricardo Viana de
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Dantas Filho, Francisco Ferreira
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Malcher, Grazielle Tavares
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Ewerton Ricardo Viana de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mazze, Fernanda Marur
contributor_str_mv Mazze, Fernanda Marur
dc.subject.por.fl_str_mv Educação sexual
Tema gerador
Oficina didática
topic Educação sexual
Tema gerador
Oficina didática
description A educação básica deve buscar uma formação integral do indivíduo. Para isso é preciso considerar processos educativos que promovam aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e interesses dos estudantes. A temática educação sexual, além de pertencer à realidade do aluno, desperta o interesse e contribui para a sua formação integral. O presente estudo apoia-se no referencial dos temas geradores de Paulo Freire. Oficinas foram aplicadas a alunos do Ensino Fundamental e Médio de uma Escola Estadual Professora Maria Lídia da Silva no município de São Bento do Trairi/RN. O presente estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa com participação de professores de todos os componentes curriculares, alunos e familiares. A princípio foram aplicados questionários para escolha do tema e elaboradas oficinas didáticas. Antes e depois de cada oficina eram aplicados questionários com professores e alunos que serviram como instrumentos de coleta de dados para a pesquisa. Durante a aplicação das oficinas foi possível perceber a participação ativa dos alunos, uma vez que as atividades propostas favoreciam o diálogo. Embora todos os professores tenham se envolvido no desenvolvimento das atividades propostas, alguns ainda não se sentem confortáveis para trabalhar essas temáticas em sala de aula. Com este trabalho pôde-se perceber que ainda faltam informações sobre os métodos contraceptivos, Doenças Sexualmente Transmissíveis e quais são os impactos de uma gravidez indesejada na vida de um adolescente. Percebeu-se também que esse assunto, na maioria das vezes, não é tratado no ambiente familiar, porém é trabalhado em algumas disciplinas, na maioria das vezes, como conteúdo curricular. Para os professores as atividades propostas favoreceram a problematização do conhecimento, estimularam a participação dos alunos. Ao final da aplicação das oficinas os alunos avaliaram positivamente as atividades e sugeriram outras temáticas para serem trabalhadas em sala de aula. Para a produção das oficinas utilizamos como orientações legais a Base Nacional Curricular Comum.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-04T23:53:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-04T23:53:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-01-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MEDEIROS, Ewerton Ricardo Viana de. Educação sexual: propostas de oficinas didáticas para o ensino fundamental e médio. 2020. 129f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29952
identifier_str_mv MEDEIROS, Ewerton Ricardo Viana de. Educação sexual: propostas de oficinas didáticas para o ensino fundamental e médio. 2020. 129f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29952
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29952/2/Educacaosexualpropostas_Medeiros_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29952/3/Educacaosexualpropostas_Medeiros_2020.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29952/1/Educacaosexualpropostas_Medeiros_2020.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ee84dc75aea01fe09c7b35b43b279ea5
3f96f22d9b009b3c599741bf226cfc2e
3d7cc628d0641b258a26e4c350c5d53b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117617676189696