Desempenho das funções executivas em crianças do ensino fundamental: estudo com intervenção de atividade de pensamento computacional desplugada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lidiane Beatriz Ribeiro Sousa da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55290
Resumo: Os debates acerca da importância de estimular, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, habilidades como raciocínio lógico e resolução de problemas, são essenciais aos cidadãos do século XXI e ajudam no desenvolvimento de Funções Executivas. Assim, deve-se pensar em estratégias de facilitar e otimizar os processos e de resolver problemas. Posto isto, o objetivo geral deste estudo é analisar se o Pensamento Computacional (PC) Desplugado pode contribuir para o desempenho das Funções Executivas; e objetivos específicos são: a) Utilizar treino cognitivo e sessões de atividades de Pensamento Computacional que apontem o desenvolvimento das Funções Executivas; b) Comparar e avaliar o desempenho, pré e pós teste, das Funções Executivas do controle inibitório e flexibilidade cognitiva em crianças submetidos à atividade de Pensamento Computacional Desplugado; e c) Produzir um e-book com a sistematização de atividades de PC, relacionando seus pilares às Funções Executivas e suas habilidades como método para o desenvolvimento cognitivo das crianças. A pesquisa é de natureza aplicada, de abordagem quantitativa, com base nos princípios da pesquisa-ação. A partir dos estudos realizados houve a aplicação de pré e pós-testes para analisar o desempenho das Funções Executivas em alunos do 3° ano do Ensino Fundamental I (crianças com idades entre 8-9 anos) de uma escola pública municipal situada em Parnamirim-RN, a partir da aplicação de atividades de treino cognitivo e Pensamento Computacional Desplugado. A sistematização do processo resultou na produção de um e-book que reúne atividades do livro “Computer Science Unplugged” de Tim Bell, Ian H. Witten e Mike Fellows . O trabalho aponta para a importância do desenvolvimento de estratégias para o ensino de Pensamento Computacional diante da realidade educacional das escolas públicas do Brasil com foco no desempenho das Funções Executivas em crianças.
id UFRN_436c168672eccae5bf9882d7adefd6f5
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55290
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Lidiane Beatriz Ribeiro Sousa dahttp://lattes.cnpq.br/0132727662000725http://lattes.cnpq.br/2087785677186785Oliveira, Ana Liz SoutoBurlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueirahttp://lattes.cnpq.br/8670475877813913Madeira, Charles Andrye GalvãoNunes, Isabel Dillmann2023-11-10T21:32:37Z2023-11-10T21:32:37Z2023-08-17SILVA, Lidiane Beatriz Ribeiro Sousa da. Desempenho das funções executivas em crianças do ensino fundamental: estudo com intervenção de atividade de pensamento computacional desplugada. Orientadora: Dra. Isabel Dillmann Nunes. 2023. 105f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55290Os debates acerca da importância de estimular, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, habilidades como raciocínio lógico e resolução de problemas, são essenciais aos cidadãos do século XXI e ajudam no desenvolvimento de Funções Executivas. Assim, deve-se pensar em estratégias de facilitar e otimizar os processos e de resolver problemas. Posto isto, o objetivo geral deste estudo é analisar se o Pensamento Computacional (PC) Desplugado pode contribuir para o desempenho das Funções Executivas; e objetivos específicos são: a) Utilizar treino cognitivo e sessões de atividades de Pensamento Computacional que apontem o desenvolvimento das Funções Executivas; b) Comparar e avaliar o desempenho, pré e pós teste, das Funções Executivas do controle inibitório e flexibilidade cognitiva em crianças submetidos à atividade de Pensamento Computacional Desplugado; e c) Produzir um e-book com a sistematização de atividades de PC, relacionando seus pilares às Funções Executivas e suas habilidades como método para o desenvolvimento cognitivo das crianças. A pesquisa é de natureza aplicada, de abordagem quantitativa, com base nos princípios da pesquisa-ação. A partir dos estudos realizados houve a aplicação de pré e pós-testes para analisar o desempenho das Funções Executivas em alunos do 3° ano do Ensino Fundamental I (crianças com idades entre 8-9 anos) de uma escola pública municipal situada em Parnamirim-RN, a partir da aplicação de atividades de treino cognitivo e Pensamento Computacional Desplugado. A sistematização do processo resultou na produção de um e-book que reúne atividades do livro “Computer Science Unplugged” de Tim Bell, Ian H. Witten e Mike Fellows . O trabalho aponta para a importância do desenvolvimento de estratégias para o ensino de Pensamento Computacional diante da realidade educacional das escolas públicas do Brasil com foco no desempenho das Funções Executivas em crianças.Debates about the importance of stimulating, from the early years of Elementary School, skills such as logical reasoning and problem solving, are essential for citizens of the 21st century and help in the development of Executive Functions. Thus, one should think about strategies to facilitate and optimize processes and to solve problems. That said, the general objective of this study is to analyze whether Computational Thinking (PC) Unplugged can contribute to the performance of Executive Functions; and specific objectives are: a) Use cognitive training and sessions of Computational Thinking activities that point to the development of Executive Functions; b) Compare and evaluate the performance, pre and post test, of Executive Functions of inhibitory control and cognitive flexibility in children submitted to the Unplugged Computational Thinking activity; and c) Produce an e-book with the systematization of CT activities, relating its pillars to Executive Functions and their abilities as a method for children's cognitive development. The research is of an applied nature, with a quantitative approach, based on the principles of action research. From the studies carried out, pre and post-tests were applied to analyze the performance of Executive Functions in students of the 3rd year of Elementary School I (children aged between 8-9 years) of a municipal public school located in ParnamirimRN, based on the application of cognitive training activities and Unplugged Computational Thinking. The systematization of the process resulted in the production of an e-book that brings together activities from the book “Computer Science Unplugged” by Tim Bell, Ian H. Witten and Mike Fellows. The work points to the importance of developing strategies for teaching Computational Thinking in the face of the educational reality of public schools in Brazil with a focus on the performance of Executive Functions in children.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPensamento computacionalAtividades desplugadasFunções executivasDesempenho das funções executivas em crianças do ensino fundamental: estudo com intervenção de atividade de pensamento computacional desplugadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDesempenhofuncoesexecutivas_Silva_2023.pdfapplication/pdf3155613https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55290/1/Desempenhofuncoesexecutivas_Silva_2023.pdf391c479845de589f849abbd2b0351f91MD51123456789/552902023-11-10 18:33:21.372oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55290Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-11-10T21:33:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desempenho das funções executivas em crianças do ensino fundamental: estudo com intervenção de atividade de pensamento computacional desplugada
title Desempenho das funções executivas em crianças do ensino fundamental: estudo com intervenção de atividade de pensamento computacional desplugada
spellingShingle Desempenho das funções executivas em crianças do ensino fundamental: estudo com intervenção de atividade de pensamento computacional desplugada
Silva, Lidiane Beatriz Ribeiro Sousa da
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Pensamento computacional
Atividades desplugadas
Funções executivas
title_short Desempenho das funções executivas em crianças do ensino fundamental: estudo com intervenção de atividade de pensamento computacional desplugada
title_full Desempenho das funções executivas em crianças do ensino fundamental: estudo com intervenção de atividade de pensamento computacional desplugada
title_fullStr Desempenho das funções executivas em crianças do ensino fundamental: estudo com intervenção de atividade de pensamento computacional desplugada
title_full_unstemmed Desempenho das funções executivas em crianças do ensino fundamental: estudo com intervenção de atividade de pensamento computacional desplugada
title_sort Desempenho das funções executivas em crianças do ensino fundamental: estudo com intervenção de atividade de pensamento computacional desplugada
author Silva, Lidiane Beatriz Ribeiro Sousa da
author_facet Silva, Lidiane Beatriz Ribeiro Sousa da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0132727662000725
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2087785677186785
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Oliveira, Ana Liz Souto
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8670475877813913
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Madeira, Charles Andrye Galvão
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lidiane Beatriz Ribeiro Sousa da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Isabel Dillmann
contributor_str_mv Nunes, Isabel Dillmann
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Pensamento computacional
Atividades desplugadas
Funções executivas
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento computacional
Atividades desplugadas
Funções executivas
description Os debates acerca da importância de estimular, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, habilidades como raciocínio lógico e resolução de problemas, são essenciais aos cidadãos do século XXI e ajudam no desenvolvimento de Funções Executivas. Assim, deve-se pensar em estratégias de facilitar e otimizar os processos e de resolver problemas. Posto isto, o objetivo geral deste estudo é analisar se o Pensamento Computacional (PC) Desplugado pode contribuir para o desempenho das Funções Executivas; e objetivos específicos são: a) Utilizar treino cognitivo e sessões de atividades de Pensamento Computacional que apontem o desenvolvimento das Funções Executivas; b) Comparar e avaliar o desempenho, pré e pós teste, das Funções Executivas do controle inibitório e flexibilidade cognitiva em crianças submetidos à atividade de Pensamento Computacional Desplugado; e c) Produzir um e-book com a sistematização de atividades de PC, relacionando seus pilares às Funções Executivas e suas habilidades como método para o desenvolvimento cognitivo das crianças. A pesquisa é de natureza aplicada, de abordagem quantitativa, com base nos princípios da pesquisa-ação. A partir dos estudos realizados houve a aplicação de pré e pós-testes para analisar o desempenho das Funções Executivas em alunos do 3° ano do Ensino Fundamental I (crianças com idades entre 8-9 anos) de uma escola pública municipal situada em Parnamirim-RN, a partir da aplicação de atividades de treino cognitivo e Pensamento Computacional Desplugado. A sistematização do processo resultou na produção de um e-book que reúne atividades do livro “Computer Science Unplugged” de Tim Bell, Ian H. Witten e Mike Fellows . O trabalho aponta para a importância do desenvolvimento de estratégias para o ensino de Pensamento Computacional diante da realidade educacional das escolas públicas do Brasil com foco no desempenho das Funções Executivas em crianças.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-10T21:32:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-10T21:32:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-08-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Lidiane Beatriz Ribeiro Sousa da. Desempenho das funções executivas em crianças do ensino fundamental: estudo com intervenção de atividade de pensamento computacional desplugada. Orientadora: Dra. Isabel Dillmann Nunes. 2023. 105f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55290
identifier_str_mv SILVA, Lidiane Beatriz Ribeiro Sousa da. Desempenho das funções executivas em crianças do ensino fundamental: estudo com intervenção de atividade de pensamento computacional desplugada. Orientadora: Dra. Isabel Dillmann Nunes. 2023. 105f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55290/1/Desempenhofuncoesexecutivas_Silva_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 391c479845de589f849abbd2b0351f91
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832684724125696