Desempenho das funções executivas em crianças do ensino fundamental: estudo com intervenção de atividade de pensamento computacional desplugada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55290 |
Resumo: | Os debates acerca da importância de estimular, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, habilidades como raciocínio lógico e resolução de problemas, são essenciais aos cidadãos do século XXI e ajudam no desenvolvimento de Funções Executivas. Assim, deve-se pensar em estratégias de facilitar e otimizar os processos e de resolver problemas. Posto isto, o objetivo geral deste estudo é analisar se o Pensamento Computacional (PC) Desplugado pode contribuir para o desempenho das Funções Executivas; e objetivos específicos são: a) Utilizar treino cognitivo e sessões de atividades de Pensamento Computacional que apontem o desenvolvimento das Funções Executivas; b) Comparar e avaliar o desempenho, pré e pós teste, das Funções Executivas do controle inibitório e flexibilidade cognitiva em crianças submetidos à atividade de Pensamento Computacional Desplugado; e c) Produzir um e-book com a sistematização de atividades de PC, relacionando seus pilares às Funções Executivas e suas habilidades como método para o desenvolvimento cognitivo das crianças. A pesquisa é de natureza aplicada, de abordagem quantitativa, com base nos princípios da pesquisa-ação. A partir dos estudos realizados houve a aplicação de pré e pós-testes para analisar o desempenho das Funções Executivas em alunos do 3° ano do Ensino Fundamental I (crianças com idades entre 8-9 anos) de uma escola pública municipal situada em Parnamirim-RN, a partir da aplicação de atividades de treino cognitivo e Pensamento Computacional Desplugado. A sistematização do processo resultou na produção de um e-book que reúne atividades do livro “Computer Science Unplugged” de Tim Bell, Ian H. Witten e Mike Fellows . O trabalho aponta para a importância do desenvolvimento de estratégias para o ensino de Pensamento Computacional diante da realidade educacional das escolas públicas do Brasil com foco no desempenho das Funções Executivas em crianças. |
id |
UFRN_436c168672eccae5bf9882d7adefd6f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55290 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Lidiane Beatriz Ribeiro Sousa dahttp://lattes.cnpq.br/0132727662000725http://lattes.cnpq.br/2087785677186785Oliveira, Ana Liz SoutoBurlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueirahttp://lattes.cnpq.br/8670475877813913Madeira, Charles Andrye GalvãoNunes, Isabel Dillmann2023-11-10T21:32:37Z2023-11-10T21:32:37Z2023-08-17SILVA, Lidiane Beatriz Ribeiro Sousa da. Desempenho das funções executivas em crianças do ensino fundamental: estudo com intervenção de atividade de pensamento computacional desplugada. Orientadora: Dra. Isabel Dillmann Nunes. 2023. 105f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55290Os debates acerca da importância de estimular, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, habilidades como raciocínio lógico e resolução de problemas, são essenciais aos cidadãos do século XXI e ajudam no desenvolvimento de Funções Executivas. Assim, deve-se pensar em estratégias de facilitar e otimizar os processos e de resolver problemas. Posto isto, o objetivo geral deste estudo é analisar se o Pensamento Computacional (PC) Desplugado pode contribuir para o desempenho das Funções Executivas; e objetivos específicos são: a) Utilizar treino cognitivo e sessões de atividades de Pensamento Computacional que apontem o desenvolvimento das Funções Executivas; b) Comparar e avaliar o desempenho, pré e pós teste, das Funções Executivas do controle inibitório e flexibilidade cognitiva em crianças submetidos à atividade de Pensamento Computacional Desplugado; e c) Produzir um e-book com a sistematização de atividades de PC, relacionando seus pilares às Funções Executivas e suas habilidades como método para o desenvolvimento cognitivo das crianças. A pesquisa é de natureza aplicada, de abordagem quantitativa, com base nos princípios da pesquisa-ação. A partir dos estudos realizados houve a aplicação de pré e pós-testes para analisar o desempenho das Funções Executivas em alunos do 3° ano do Ensino Fundamental I (crianças com idades entre 8-9 anos) de uma escola pública municipal situada em Parnamirim-RN, a partir da aplicação de atividades de treino cognitivo e Pensamento Computacional Desplugado. A sistematização do processo resultou na produção de um e-book que reúne atividades do livro “Computer Science Unplugged” de Tim Bell, Ian H. Witten e Mike Fellows . O trabalho aponta para a importância do desenvolvimento de estratégias para o ensino de Pensamento Computacional diante da realidade educacional das escolas públicas do Brasil com foco no desempenho das Funções Executivas em crianças.Debates about the importance of stimulating, from the early years of Elementary School, skills such as logical reasoning and problem solving, are essential for citizens of the 21st century and help in the development of Executive Functions. Thus, one should think about strategies to facilitate and optimize processes and to solve problems. That said, the general objective of this study is to analyze whether Computational Thinking (PC) Unplugged can contribute to the performance of Executive Functions; and specific objectives are: a) Use cognitive training and sessions of Computational Thinking activities that point to the development of Executive Functions; b) Compare and evaluate the performance, pre and post test, of Executive Functions of inhibitory control and cognitive flexibility in children submitted to the Unplugged Computational Thinking activity; and c) Produce an e-book with the systematization of CT activities, relating its pillars to Executive Functions and their abilities as a method for children's cognitive development. The research is of an applied nature, with a quantitative approach, based on the principles of action research. From the studies carried out, pre and post-tests were applied to analyze the performance of Executive Functions in students of the 3rd year of Elementary School I (children aged between 8-9 years) of a municipal public school located in ParnamirimRN, based on the application of cognitive training activities and Unplugged Computational Thinking. The systematization of the process resulted in the production of an e-book that brings together activities from the book “Computer Science Unplugged” by Tim Bell, Ian H. Witten and Mike Fellows. The work points to the importance of developing strategies for teaching Computational Thinking in the face of the educational reality of public schools in Brazil with a focus on the performance of Executive Functions in children.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPensamento computacionalAtividades desplugadasFunções executivasDesempenho das funções executivas em crianças do ensino fundamental: estudo com intervenção de atividade de pensamento computacional desplugadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDesempenhofuncoesexecutivas_Silva_2023.pdfapplication/pdf3155613https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55290/1/Desempenhofuncoesexecutivas_Silva_2023.pdf391c479845de589f849abbd2b0351f91MD51123456789/552902023-11-10 18:33:21.372oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55290Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-11-10T21:33:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desempenho das funções executivas em crianças do ensino fundamental: estudo com intervenção de atividade de pensamento computacional desplugada |
title |
Desempenho das funções executivas em crianças do ensino fundamental: estudo com intervenção de atividade de pensamento computacional desplugada |
spellingShingle |
Desempenho das funções executivas em crianças do ensino fundamental: estudo com intervenção de atividade de pensamento computacional desplugada Silva, Lidiane Beatriz Ribeiro Sousa da CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Pensamento computacional Atividades desplugadas Funções executivas |
title_short |
Desempenho das funções executivas em crianças do ensino fundamental: estudo com intervenção de atividade de pensamento computacional desplugada |
title_full |
Desempenho das funções executivas em crianças do ensino fundamental: estudo com intervenção de atividade de pensamento computacional desplugada |
title_fullStr |
Desempenho das funções executivas em crianças do ensino fundamental: estudo com intervenção de atividade de pensamento computacional desplugada |
title_full_unstemmed |
Desempenho das funções executivas em crianças do ensino fundamental: estudo com intervenção de atividade de pensamento computacional desplugada |
title_sort |
Desempenho das funções executivas em crianças do ensino fundamental: estudo com intervenção de atividade de pensamento computacional desplugada |
author |
Silva, Lidiane Beatriz Ribeiro Sousa da |
author_facet |
Silva, Lidiane Beatriz Ribeiro Sousa da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0132727662000725 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2087785677186785 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Oliveira, Ana Liz Souto |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8670475877813913 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Madeira, Charles Andrye Galvão |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Lidiane Beatriz Ribeiro Sousa da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nunes, Isabel Dillmann |
contributor_str_mv |
Nunes, Isabel Dillmann |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Pensamento computacional Atividades desplugadas Funções executivas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pensamento computacional Atividades desplugadas Funções executivas |
description |
Os debates acerca da importância de estimular, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, habilidades como raciocínio lógico e resolução de problemas, são essenciais aos cidadãos do século XXI e ajudam no desenvolvimento de Funções Executivas. Assim, deve-se pensar em estratégias de facilitar e otimizar os processos e de resolver problemas. Posto isto, o objetivo geral deste estudo é analisar se o Pensamento Computacional (PC) Desplugado pode contribuir para o desempenho das Funções Executivas; e objetivos específicos são: a) Utilizar treino cognitivo e sessões de atividades de Pensamento Computacional que apontem o desenvolvimento das Funções Executivas; b) Comparar e avaliar o desempenho, pré e pós teste, das Funções Executivas do controle inibitório e flexibilidade cognitiva em crianças submetidos à atividade de Pensamento Computacional Desplugado; e c) Produzir um e-book com a sistematização de atividades de PC, relacionando seus pilares às Funções Executivas e suas habilidades como método para o desenvolvimento cognitivo das crianças. A pesquisa é de natureza aplicada, de abordagem quantitativa, com base nos princípios da pesquisa-ação. A partir dos estudos realizados houve a aplicação de pré e pós-testes para analisar o desempenho das Funções Executivas em alunos do 3° ano do Ensino Fundamental I (crianças com idades entre 8-9 anos) de uma escola pública municipal situada em Parnamirim-RN, a partir da aplicação de atividades de treino cognitivo e Pensamento Computacional Desplugado. A sistematização do processo resultou na produção de um e-book que reúne atividades do livro “Computer Science Unplugged” de Tim Bell, Ian H. Witten e Mike Fellows . O trabalho aponta para a importância do desenvolvimento de estratégias para o ensino de Pensamento Computacional diante da realidade educacional das escolas públicas do Brasil com foco no desempenho das Funções Executivas em crianças. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-11-10T21:32:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-10T21:32:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-08-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Lidiane Beatriz Ribeiro Sousa da. Desempenho das funções executivas em crianças do ensino fundamental: estudo com intervenção de atividade de pensamento computacional desplugada. Orientadora: Dra. Isabel Dillmann Nunes. 2023. 105f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55290 |
identifier_str_mv |
SILVA, Lidiane Beatriz Ribeiro Sousa da. Desempenho das funções executivas em crianças do ensino fundamental: estudo com intervenção de atividade de pensamento computacional desplugada. Orientadora: Dra. Isabel Dillmann Nunes. 2023. 105f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55290 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55290/1/Desempenhofuncoesexecutivas_Silva_2023.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
391c479845de589f849abbd2b0351f91 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832684724125696 |