Gestão por processos no setor público: uma proposta de otimização nas contratações de bens e serviços da Polícia Militar do Rio Grande do Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa Neto, José Francisco da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30899
Resumo: A gestão pública contemporânea se depara com o desafio da escassez de recursos, sendo dela exigida a capacidade de entregar serviços públicos de qualidade com orçamentos públicos mais enxutos. Dentro deste cenário, o setor público tem buscado, no setor privado, diversos métodos e técnicas notadamente eficientes. A gestão por processos, do termo em inglês Business Process Management (BPM), possui uma visão integrada de todas as atividades da organização, permitindo a formulação de estratégias que contribuam para a promoção da qualidade, com a redução de custos e maior satisfação dos clientes internos e externos. O objetivo deste trabalho foi propor um modelo otimizado do processo das contratações de bens e serviços da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte através do BPM. Para tanto, o caminho metodológico adotado foi o da Design Science Research, partindo da escolha do problema de campo a ser resolvido (diagnóstico da situação problema), em seguida realizou-se revisão sistemática da literatura que culminou na síntese da pesquisa (referencial teórico e normativo), para o passos seguintes, as proposições de design (projeto) e teste para desenvolvimento, utilizou-se a metodologia do Design Thinking para alcançar o objetivo principal deste projeto de intervenção. Após a experimentação, observou-se a diminuição do intervalo médio de tempo para execução dos processos. O presente projeto de intervenção tem como produto para a instituição uma minuta de portaria contendo a modelagem do processo em BPMN resultante da discussão dos atores envolvidos durante a utilização da Design Thinking. Espera-se com a adoção do modelo proposto que, em curto prazo, com a mudança de processos repetitivos para normatizados, haja diminuição dos problemas resultantes da falta de processo padrão que impacta os processos finalísticos da corporação e que, em médio e longo prazo, tais processos se tornem maduros, sendo devidamente mensurados e geridos. Em paralelo, almeja-se que a metodologia percorrida neste projeto seja utilizada pela PMRN na análise e modelagem dos demais processos críticos. Oportunamente, pontuam-se duas oportunidades de estudos futuros decorrentes de problemas constatados e não abordados no escopo deste trabalho: a análise do planejamento de compras e a capacitação de pessoal.
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spelling Costa Neto, José Francisco dahttp://lattes.cnpq.br/5279302572499040Silva, João Batista daMedeiros, Marcos Fernando Machado deSano, Hironobu2020-12-08T00:23:10Z2020-12-08T00:23:10Z2020-07-31COSTA NETO, José Francisco da. Gestão por processos no setor público: uma proposta de otimização nas contratações de bens e serviços da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. 2020. 119f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30899A gestão pública contemporânea se depara com o desafio da escassez de recursos, sendo dela exigida a capacidade de entregar serviços públicos de qualidade com orçamentos públicos mais enxutos. Dentro deste cenário, o setor público tem buscado, no setor privado, diversos métodos e técnicas notadamente eficientes. A gestão por processos, do termo em inglês Business Process Management (BPM), possui uma visão integrada de todas as atividades da organização, permitindo a formulação de estratégias que contribuam para a promoção da qualidade, com a redução de custos e maior satisfação dos clientes internos e externos. O objetivo deste trabalho foi propor um modelo otimizado do processo das contratações de bens e serviços da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte através do BPM. Para tanto, o caminho metodológico adotado foi o da Design Science Research, partindo da escolha do problema de campo a ser resolvido (diagnóstico da situação problema), em seguida realizou-se revisão sistemática da literatura que culminou na síntese da pesquisa (referencial teórico e normativo), para o passos seguintes, as proposições de design (projeto) e teste para desenvolvimento, utilizou-se a metodologia do Design Thinking para alcançar o objetivo principal deste projeto de intervenção. Após a experimentação, observou-se a diminuição do intervalo médio de tempo para execução dos processos. O presente projeto de intervenção tem como produto para a instituição uma minuta de portaria contendo a modelagem do processo em BPMN resultante da discussão dos atores envolvidos durante a utilização da Design Thinking. Espera-se com a adoção do modelo proposto que, em curto prazo, com a mudança de processos repetitivos para normatizados, haja diminuição dos problemas resultantes da falta de processo padrão que impacta os processos finalísticos da corporação e que, em médio e longo prazo, tais processos se tornem maduros, sendo devidamente mensurados e geridos. Em paralelo, almeja-se que a metodologia percorrida neste projeto seja utilizada pela PMRN na análise e modelagem dos demais processos críticos. Oportunamente, pontuam-se duas oportunidades de estudos futuros decorrentes de problemas constatados e não abordados no escopo deste trabalho: a análise do planejamento de compras e a capacitação de pessoal.Contemporary public management is faced with the challenge of scarcity of resources, requiring the ability to deliver quality public services with leaner public budgets. Within this scenario, the public sector has sought, in the private sector, several methods and techniques that are remarkably efficient. Process management, from the term Business Process Management (BPM), has an integrated view of all the organization's activities, allowing the formulation of strategies contributing to the promotion of quality, with cost reduction and greater customer satisfaction. internal and external. The objective of this work was to propose an optimized model of the hiring process for goods and services of the Military Police of the State of Rio Grande do Norte through BPM. To this end, the methodological path adopted was the design science research, based on the choice of the field problem TO BE solved (diagnosis of the problem situation), followed by a systematic review of the literature that culminated in the synthesis of the research (theoretical and normative framework), for the following steps, the design proposals (project) and test for development, the Design Thinking methodology was used to achieve the main objective of this intervention project. After experimentation, there was a decrease in the average time interval for executing the processes. This intervention project has as a product for the institution a draft ordinance containing the modeling of the process in BPMN resulting from the discussion of the actors involved during the use of design thinking. It is expected with the adoption of the proposed model that, in the short term, with the change from repetitive to standardized processes, there will be a reduction in problems resulting from the lack of a standard process that impacts the corporation's final processes and that, in the medium and long term, such processes become mature, being properly measured and managed. In parallel, it is hoped that the methodology covered in this project will be used by PMRN in the analysis and modeling of other critical processes. In due course, two opportunities for future studies resulting from problems found and not addressed in the scope of this work are pointed out: the analysis of purchasing planning and the training of personnel.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICAUFRNBrasilGestão por processosMelhoria de processosSetor públicoPolícia militarCompras públicasDesign science researchDesign thinkingGestão por processos no setor público: uma proposta de otimização nas contratações de bens e serviços da Polícia Militar do Rio Grande do Norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTGestaoprocessossetor_CostaNeto_2020.pdf.txtGestaoprocessossetor_CostaNeto_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain227793https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30899/2/Gestaoprocessossetor_CostaNeto_2020.pdf.txt6e4105d5d1054e629ffcf6212525a163MD52THUMBNAILGestaoprocessossetor_CostaNeto_2020.pdf.jpgGestaoprocessossetor_CostaNeto_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1225https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30899/3/Gestaoprocessossetor_CostaNeto_2020.pdf.jpgdacc00afe01a14ace722a9d4a8e37a29MD53ORIGINALGestaoprocessossetor_CostaNeto_2020.pdfapplication/pdf1894176https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30899/1/Gestaoprocessossetor_CostaNeto_2020.pdf89b7d4c841d422799e5731a374dd983cMD51123456789/308992020-12-13 05:02:21.887oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30899Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-12-13T08:02:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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