Entender a perceção do público quanto à validade dos processos de design thinking no universo empresarial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batalha, Marco António Franco
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/31050
Resumo: Tendo como objetivo o reconhecimento da importância dos processos de Design Thinking nas empresas, o presente estudo tenciona criar uma base de trabalho sólida para que tanto as empresas como a própria comunidade científica possam atuar junto do público, valorando a sua perceção dos mesmos. Como tal, o presente estudo desenvolve-se com a confiança de que, aumentando a valorização que o público atribui ao Design Thinking este venha a ser mais utilizado pelas próprias empresas. De modo a desenvolver o presente estudo foi, inicialmente, construída uma revisão literária que esclarece, de acordo com a literatura disponível, a preocupação com a opinião do público e a sua importância, o real contributo do Design Thinking para as empresas, o aspeto da comunidade empresarial lisboeta, para quem é feito e dimensionado o estudo, e de que modo as empresas beneficiam do Design Thinking. Desenvolveu-se então o estudo exploratório para avaliar a verdadeira perceção do público acerca dos processos, bem como o seu nível de conhecimento da área do Design Thinking e Design em geral. Através das respostas de mais de 100 participantes de um questionário online de métodos mistos validaram-se as hipóteses e deram-se resultados ao estudo de relevo suficiente para influenciar a atuação das empresas.
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